Objetivos (5 minutos)
-
Introdução e familiarização com as artes visuais: Os alunos serão introduzidos ao mundo das artes visuais, aprendendo sobre sua importância, suas diversas formas e como elas são usadas para expressar ideias e emoções.
-
Reconhecimento dos elementos constitutivos das artes visuais: Os alunos aprenderão sobre os elementos básicos das artes visuais: cor, linha e ponto. Eles serão capazes de identificar esses elementos em diferentes obras de arte e entender como esses elementos são usados para criar uma imagem ou expressar uma ideia.
-
Exploração dos elementos das artes visuais: Após aprenderem sobre os elementos das artes visuais, os alunos terão a oportunidade de explorá-los por conta própria. Eles serão incentivados a experimentar com cores, linhas e pontos para criar suas próprias peças de arte.
Objetivos secundários:
-
Desenvolvimento da criatividade: Através da exploração e experimentação com os elementos das artes visuais, os alunos terão a oportunidade de expressar sua criatividade. A arte é uma excelente maneira de estimular a imaginação e incentivar o pensamento criativo.
-
Aprimoramento das habilidades de observação: Ao aprender a identificar os elementos das artes visuais em diferentes obras de arte, os alunos desenvolverão suas habilidades de observação. Eles aprenderão a ver mais do que apenas a imagem geral, prestando atenção aos detalhes e entendendo como eles contribuem para a obra como um todo.
-
Aumento da apreciação pela arte: Ao aprender sobre as artes visuais e criar suas próprias peças de arte, os alunos desenvolverão uma maior apreciação pela arte. Eles começarão a entender o trabalho e a habilidade que entram na criação de uma obra de arte e poderão apreciar mais as obras de arte que encontram em sua vida diária.
Introdução (15 - 20 minutos)
-
Revisão dos conceitos anteriores:
- O professor iniciará a aula relembrando os alunos sobre alguns conceitos básicos previamente discutidos, como as diferentes formas de arte (pintura, desenho, escultura) e a ideia de expressão através dela.
-
Apresentação das situações problema:
- O professor então, apresentará duas situações problema para despertar a curiosidade dos alunos e introduzir o tópico da aula:
- "Vocês já se perguntaram por que o céu em uma pintura é azul ou por que a grama é verde? Como vocês acham que os artistas decidem quais cores usar em suas obras de arte?"
- "Vocês já notaram como alguns desenhos têm linhas retas e outros têm linhas curvas? O que essas linhas podem nos contar sobre o que o artista estava tentando expressar?"
- O professor então, apresentará duas situações problema para despertar a curiosidade dos alunos e introduzir o tópico da aula:
-
Contextualização do tópico:
- Em seguida, o professor contextualizará a importância do tópico, explicando como os elementos visuais são usados em todos os lugares, desde a criação de logotipos até a decoração de interiores, e como entender esses elementos pode nos ajudar a apreciar e entender melhor a arte e o design ao nosso redor.
-
Introdução ao tópico:
- Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades ou histórias relacionadas ao tópico:
- "Vocês sabiam que algumas cores podem nos fazer sentir de certa maneira? Por exemplo, o vermelho é frequentemente associado à energia e paixão, enquanto o azul pode nos fazer sentir calmos ou tranquilos."
- "Vocês já ouviram falar de pointillism? É uma técnica de pintura em que pequenos pontos distintos de cor são aplicados em padrões para formar uma imagem. O artista Georges Seurat é famoso por usar essa técnica."
- Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades ou histórias relacionadas ao tópico:
O professor pode então mostrar algumas imagens de obras de arte que utilizam esses elementos de maneira destacada, como uma pintura de Monet para demonstrar o uso da cor, ou um desenho de Picasso para exemplificar o uso de linhas. Após a apresentação das imagens, os alunos serão questionados sobre o que observam, iniciando assim a discussão sobre os elementos constitutivos das artes visuais.
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
-
Definição e exploração dos elementos das artes visuais:
- O professor começará definindo os elementos básicos das artes visuais: ponto, linha e cor. Um ponto pode ser descrito como a unidade mais básica de uma imagem; uma linha pode ser uma marca feita ao mover um ponto; a cor é o aspecto que nossos olhos percebem em objetos e luzes, responsáveis pelo efeito visual.
-
Exploração do uso dos elementos nas artes visuais:
- Com a ajuda de imagens de obras de arte, o professor explicará como cada um desses elementos é usado pelos artistas para transmitir ideias e emoções. Provocará os alunos para que expressem suas percepções e interpretações sobre cada imagem apresentada, baseando-se nos elementos trabalhados.
-
Ponto:
- O professor apresentará várias obras de arte que utilizam o ponto de maneira significativa. Usando estas obras de arte, ele explicará que os pontos podem ser utilizados para sugerir formas e contornos, criar padrões e texturas, ou concentrar a atenção em uma área específica.
- Uma atividade de reconhecimento de padrões utilizando o elemento ponto pode ser aplicada. Os alunos recebem folhas com diferentes disposições de pontos e são estimulados a identificar padrões e criar os seus próprios.
-
Linha:
- O professor mostrará aos alunos exemplos de como as linhas são usadas em arte. Ele explicará que as linhas podem ser usadas para criar contornos e formas, para sugerir movimento e direção, ou para separar ou conectar diferentes áreas de uma imagem. No quadro, desenhará diferentes tipos de linhas (reta, curva, quebrada) e estimulará os alunos a infereir os possíveis sentimentos e sensações que essas linhas podem transmitir.
- Em seguida, promoverá uma atividade de desenho em que os alunos serão incentivados a criar uma imagem usando apenas linhas. Eles podem desenhar linhas retas, curvas ou adcionar efeitos e texturas.
-
Cor:
- O professor fará uma explanação sobre as cores, retomando o significado de cores primárias, secundárias e terciárias. O professor também discutirá como as cores podem ser usadas para estabelecer o clima em uma obra de arte, como certas cores podem nos fazer sentir, e como as cores podem ser usadas para destacar ou minimizar certas partes de uma imagem.
- Os alunos serão incentivados a fazer experimentos com cores, usando aquarelas ou giz de cera para criar sua própria tabela de cores. Esta atividade é uma forma prática dos alunos explorarem o conceito de cores e como elas se misturam.
-
Resumo da seção teórica:
- O professor conclui a seção teórica ressaltando novamente o papel dos elementos das artes visuais em expressar ideias e emoções, além de auxiliar a perceber e apreciar a arte em suas diversas manifestações. Esta é a hora para colocar à disposição dos alunos o tempo necessário para dirimir quaisquer dúvidas remanescentes antes de proseguir para a prática.
Retorno (5 - 10 minutos)
-
Discussão em grupo:
- Após a conclusão das atividades práticas, o professor reunirá todos os alunos e promoverá uma discussão em grupo. Cada grupo apresentará suas obras de arte, explicando como eles usaram pontos, linhas e cores para expressar suas ideias e emoções.
- Os alunos serão incentivados a compartilhar suas observações e discussões sobre as obras de arte apresentadas, proporcionando a oportunidade de aprenderem uns com os outros e de apreciarem as diferentes perspectivas e abordagens para a arte.
-
Conexão com a teoria:
- Em seguida, o professor guiará os alunos para fazerem a conexão entre as atividades práticas e a teoria apresentada no início da aula.
- Ele perguntará: "Como as atividades que vocês fizeram se relacionam com o que aprendemos sobre os elementos das artes visuais? Como vocês usaram pontos, linhas e cores em suas obras de arte?"
- Essa discussão permitirá aos alunos consolidar seu entendimento sobre o tópico e ver como a teoria se aplica na prática.
-
Reflexão final:
- Para encerrar a aula, o professor propõe um momento de reflexão individual. Ele fará duas perguntas e dará um minuto para cada aluno pensar sobre as respostas. As perguntas são:
- "Que novo conhecimento sobre artes visuais você adquiriu hoje e como você pode aplicá-lo em suas futuras criações artísticas?"
- "Qual elemento das artes visuais (ponto, linha ou cor) você mais gostou de explorar e por quê?"
- Esse momento de reflexão é importante para que os alunos internalizem o que aprenderam e percebam sua própria evolução e crescimento.
- Para encerrar a aula, o professor propõe um momento de reflexão individual. Ele fará duas perguntas e dará um minuto para cada aluno pensar sobre as respostas. As perguntas são:
-
Encerramento:
-
Após a reflexão, o professor encerrará a aula agradecendo aos alunos por sua participação e entusiasmo, e os encorajará a continuar explorando os elementos das artes visuais em suas próprias criações artísticas fora da sala de aula.
-
Conclusão (5 - 10 minutos)
-
Resumo da aula:
- O professor inicia a conclusão relembrando os pontos-chave da aula. Ele revisará os três elementos principais das artes visuais - ponto, linha e cor - e os conceitos relacionados que foram discutidos.
- O professor destacará como esses elementos são usados pelos artistas para expressar ideias e emoções e como os alunos aplicaram esse conhecimento em suas próprias criações durante as atividades práticas.
-
Conexão entre teoria e prática:
- Em seguida, o professor reforçará a conexão entre a teoria e a prática, explicando novamente como a discussão teórica sobre os elementos das artes visuais se traduziu nas atividades práticas realizadas pelos alunos. O professor destacará como o conhecimento teórico dos alunos sobre os elementos das artes visuais os ajudou a criar suas próprias obras de arte e a entender melhor as obras de arte discutidas na aula.
-
Sugestões de materiais extras para estudo pessoal:
- O professor então sugerirá alguns materiais extra para os alunos que desejarem aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto. Esses materiais podem incluir livros, sites de museus, documentários sobre artistas famosos, ou aplicativos de arte interativos.
- O professor pode, por exemplo, recomendar o livro "A Cor de Tecelão" de José Parramón para aprofundar o entendimento sobre cores, ou sugerir a visita virtual ao site do Museu de Arte Moderna (MoMA) para ver exemplos de arte moderna que usam de maneira notável os elementos discutidos.
-
Importância do conhecimento adquirido:
- Por fim, o professor explicará a relevância do tópico da aula para a vida cotidiana dos alunos. Ele pode discutir como a compreensão dos elementos das artes visuais pode enriquecer a apreciação dos alunos pela arte em todas as suas formas - seja em um museu, em um livro de histórias, em um videogame ou em um desenho animado.
- O professor também pode enfatizar como o conhecimento desses elementos pode ser útil em outras áreas, como a comunicação visual, o design de interiores e a publicidade.
-
Encerramento da aula:
- O professor encerrará a aula garantindo que todos os alunos tenham entendido os conceitos ensinados e estejam prontos para continuar explorando os elementos das artes visuais em suas próprias criações.
- Ele agradecerá aos alunos por seu engajamento e participação ativa na aula e os incentivará a continuar aprendendo e experimentando com arte.