Entrar

Plano de aula de Construção das Artes Visuais

Artes

Original Teachy

'EF15AR02'

Construção das Artes Visuais

Objetivos (5 minutos)

  1. Introdução e familiarização com as artes visuais: Os alunos serão introduzidos ao mundo das artes visuais, aprendendo sobre sua importância, suas diversas formas e como elas são usadas para expressar ideias e emoções.

  2. Reconhecimento dos elementos constitutivos das artes visuais: Os alunos aprenderão sobre os elementos básicos das artes visuais: cor, linha e ponto. Eles serão capazes de identificar esses elementos em diferentes obras de arte e entender como esses elementos são usados para criar uma imagem ou expressar uma ideia.

  3. Exploração dos elementos das artes visuais: Após aprenderem sobre os elementos das artes visuais, os alunos terão a oportunidade de explorá-los por conta própria. Eles serão incentivados a experimentar com cores, linhas e pontos para criar suas próprias peças de arte.

Objetivos secundários:

  • Desenvolvimento da criatividade: Através da exploração e experimentação com os elementos das artes visuais, os alunos terão a oportunidade de expressar sua criatividade. A arte é uma excelente maneira de estimular a imaginação e incentivar o pensamento criativo.

  • Aprimoramento das habilidades de observação: Ao aprender a identificar os elementos das artes visuais em diferentes obras de arte, os alunos desenvolverão suas habilidades de observação. Eles aprenderão a ver mais do que apenas a imagem geral, prestando atenção aos detalhes e entendendo como eles contribuem para a obra como um todo.

  • Aumento da apreciação pela arte: Ao aprender sobre as artes visuais e criar suas próprias peças de arte, os alunos desenvolverão uma maior apreciação pela arte. Eles começarão a entender o trabalho e a habilidade que entram na criação de uma obra de arte e poderão apreciar mais as obras de arte que encontram em sua vida diária.

Introdução (15 - 20 minutos)

  1. Revisão dos conceitos anteriores:

    • O professor iniciará a aula relembrando os alunos sobre alguns conceitos básicos previamente discutidos, como as diferentes formas de arte (pintura, desenho, escultura) e a ideia de expressão através dela.
  2. Apresentação das situações problema:

    • O professor então, apresentará duas situações problema para despertar a curiosidade dos alunos e introduzir o tópico da aula:
      • "Vocês já se perguntaram por que o céu em uma pintura é azul ou por que a grama é verde? Como vocês acham que os artistas decidem quais cores usar em suas obras de arte?"
      • "Vocês já notaram como alguns desenhos têm linhas retas e outros têm linhas curvas? O que essas linhas podem nos contar sobre o que o artista estava tentando expressar?"
  3. Contextualização do tópico:

    • Em seguida, o professor contextualizará a importância do tópico, explicando como os elementos visuais são usados em todos os lugares, desde a criação de logotipos até a decoração de interiores, e como entender esses elementos pode nos ajudar a apreciar e entender melhor a arte e o design ao nosso redor.
  4. Introdução ao tópico:

    • Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades ou histórias relacionadas ao tópico:
      • "Vocês sabiam que algumas cores podem nos fazer sentir de certa maneira? Por exemplo, o vermelho é frequentemente associado à energia e paixão, enquanto o azul pode nos fazer sentir calmos ou tranquilos."
      • "Vocês já ouviram falar de pointillism? É uma técnica de pintura em que pequenos pontos distintos de cor são aplicados em padrões para formar uma imagem. O artista Georges Seurat é famoso por usar essa técnica."

O professor pode então mostrar algumas imagens de obras de arte que utilizam esses elementos de maneira destacada, como uma pintura de Monet para demonstrar o uso da cor, ou um desenho de Picasso para exemplificar o uso de linhas. Após a apresentação das imagens, os alunos serão questionados sobre o que observam, iniciando assim a discussão sobre os elementos constitutivos das artes visuais.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Definição e exploração dos elementos das artes visuais:

    • O professor começará definindo os elementos básicos das artes visuais: ponto, linha e cor. Um ponto pode ser descrito como a unidade mais básica de uma imagem; uma linha pode ser uma marca feita ao mover um ponto; a cor é o aspecto que nossos olhos percebem em objetos e luzes, responsáveis pelo efeito visual.
  2. Exploração do uso dos elementos nas artes visuais:

    • Com a ajuda de imagens de obras de arte, o professor explicará como cada um desses elementos é usado pelos artistas para transmitir ideias e emoções. Provocará os alunos para que expressem suas percepções e interpretações sobre cada imagem apresentada, baseando-se nos elementos trabalhados.
  3. Ponto:

    • O professor apresentará várias obras de arte que utilizam o ponto de maneira significativa. Usando estas obras de arte, ele explicará que os pontos podem ser utilizados para sugerir formas e contornos, criar padrões e texturas, ou concentrar a atenção em uma área específica.
    • Uma atividade de reconhecimento de padrões utilizando o elemento ponto pode ser aplicada. Os alunos recebem folhas com diferentes disposições de pontos e são estimulados a identificar padrões e criar os seus próprios.
  4. Linha:

    • O professor mostrará aos alunos exemplos de como as linhas são usadas em arte. Ele explicará que as linhas podem ser usadas para criar contornos e formas, para sugerir movimento e direção, ou para separar ou conectar diferentes áreas de uma imagem. No quadro, desenhará diferentes tipos de linhas (reta, curva, quebrada) e estimulará os alunos a infereir os possíveis sentimentos e sensações que essas linhas podem transmitir.
    • Em seguida, promoverá uma atividade de desenho em que os alunos serão incentivados a criar uma imagem usando apenas linhas. Eles podem desenhar linhas retas, curvas ou adcionar efeitos e texturas.
  5. Cor:

    • O professor fará uma explanação sobre as cores, retomando o significado de cores primárias, secundárias e terciárias. O professor também discutirá como as cores podem ser usadas para estabelecer o clima em uma obra de arte, como certas cores podem nos fazer sentir, e como as cores podem ser usadas para destacar ou minimizar certas partes de uma imagem.
    • Os alunos serão incentivados a fazer experimentos com cores, usando aquarelas ou giz de cera para criar sua própria tabela de cores. Esta atividade é uma forma prática dos alunos explorarem o conceito de cores e como elas se misturam.
  6. Resumo da seção teórica:

    • O professor conclui a seção teórica ressaltando novamente o papel dos elementos das artes visuais em expressar ideias e emoções, além de auxiliar a perceber e apreciar a arte em suas diversas manifestações. Esta é a hora para colocar à disposição dos alunos o tempo necessário para dirimir quaisquer dúvidas remanescentes antes de proseguir para a prática.

Retorno (5 - 10 minutos)

  1. Discussão em grupo:

    • Após a conclusão das atividades práticas, o professor reunirá todos os alunos e promoverá uma discussão em grupo. Cada grupo apresentará suas obras de arte, explicando como eles usaram pontos, linhas e cores para expressar suas ideias e emoções.
    • Os alunos serão incentivados a compartilhar suas observações e discussões sobre as obras de arte apresentadas, proporcionando a oportunidade de aprenderem uns com os outros e de apreciarem as diferentes perspectivas e abordagens para a arte.
  2. Conexão com a teoria:

    • Em seguida, o professor guiará os alunos para fazerem a conexão entre as atividades práticas e a teoria apresentada no início da aula.
    • Ele perguntará: "Como as atividades que vocês fizeram se relacionam com o que aprendemos sobre os elementos das artes visuais? Como vocês usaram pontos, linhas e cores em suas obras de arte?"
    • Essa discussão permitirá aos alunos consolidar seu entendimento sobre o tópico e ver como a teoria se aplica na prática.
  3. Reflexão final:

    • Para encerrar a aula, o professor propõe um momento de reflexão individual. Ele fará duas perguntas e dará um minuto para cada aluno pensar sobre as respostas. As perguntas são:
      1. "Que novo conhecimento sobre artes visuais você adquiriu hoje e como você pode aplicá-lo em suas futuras criações artísticas?"
      2. "Qual elemento das artes visuais (ponto, linha ou cor) você mais gostou de explorar e por quê?"
    • Esse momento de reflexão é importante para que os alunos internalizem o que aprenderam e percebam sua própria evolução e crescimento.
  4. Encerramento:

    • Após a reflexão, o professor encerrará a aula agradecendo aos alunos por sua participação e entusiasmo, e os encorajará a continuar explorando os elementos das artes visuais em suas próprias criações artísticas fora da sala de aula.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo da aula:

    • O professor inicia a conclusão relembrando os pontos-chave da aula. Ele revisará os três elementos principais das artes visuais - ponto, linha e cor - e os conceitos relacionados que foram discutidos.
    • O professor destacará como esses elementos são usados pelos artistas para expressar ideias e emoções e como os alunos aplicaram esse conhecimento em suas próprias criações durante as atividades práticas.
  2. Conexão entre teoria e prática:

    • Em seguida, o professor reforçará a conexão entre a teoria e a prática, explicando novamente como a discussão teórica sobre os elementos das artes visuais se traduziu nas atividades práticas realizadas pelos alunos. O professor destacará como o conhecimento teórico dos alunos sobre os elementos das artes visuais os ajudou a criar suas próprias obras de arte e a entender melhor as obras de arte discutidas na aula.
  3. Sugestões de materiais extras para estudo pessoal:

    • O professor então sugerirá alguns materiais extra para os alunos que desejarem aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto. Esses materiais podem incluir livros, sites de museus, documentários sobre artistas famosos, ou aplicativos de arte interativos.
    • O professor pode, por exemplo, recomendar o livro "A Cor de Tecelão" de José Parramón para aprofundar o entendimento sobre cores, ou sugerir a visita virtual ao site do Museu de Arte Moderna (MoMA) para ver exemplos de arte moderna que usam de maneira notável os elementos discutidos.
  4. Importância do conhecimento adquirido:

    • Por fim, o professor explicará a relevância do tópico da aula para a vida cotidiana dos alunos. Ele pode discutir como a compreensão dos elementos das artes visuais pode enriquecer a apreciação dos alunos pela arte em todas as suas formas - seja em um museu, em um livro de histórias, em um videogame ou em um desenho animado.
    • O professor também pode enfatizar como o conhecimento desses elementos pode ser útil em outras áreas, como a comunicação visual, o design de interiores e a publicidade.
  5. Encerramento da aula:

    • O professor encerrará a aula garantindo que todos os alunos tenham entendido os conceitos ensinados e estejam prontos para continuar explorando os elementos das artes visuais em suas próprias criações.
    • Ele agradecerá aos alunos por seu engajamento e participação ativa na aula e os incentivará a continuar aprendendo e experimentando com arte.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies