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Plano de aula de Registro Musical

Artes

Original Teachy

'EF69AR22'

Registro Musical

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Registro Musical

Palavras ChaveRegistro Musical, Arranjos Musicais, Composições, Letras de Músicas, Partituras, Ferramentas Digitais, Redes Sociais, Colaboração, Criatividade, Feedback, Metodologia Ativa
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Computadores ou tablets, Acesso ao Google Classroom, Aplicativos de produção musical (GarageBand, FL Studio, Soundtrap), Softwares de criação de partituras (MuseScore, Noteflight), Fones de ouvido, Documentos digitais (Google Docs ou similar), Materiais de escrita (papel e caneta, opcional)
Códigos BNCCEF69AR22: Explorar e identificar diferentes formas de registro musical (notação musical tradicional, partituras criativas e procedimentos da música contemporânea), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual.
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaArtes
Unidade TemáticaArtes Plasticas

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é fornecer uma visão geral clara e compreensível dos principais conceitos e habilidades que os alunos deverão adquirir ao longo da aula. Ao definir esses objetivos, posiciona-se a direção do aprendizado, garantindo que todos entendam o que é esperado e estejam motivados a explorar o tema de forma engajada e aplicada à realidade digital contemporânea.

Objetivos principais:

1. Compreender os diferentes métodos de registro musical, incluindo arranjos musicais, composições, letras e partituras.

2. Identificar e utilizar ferramentas digitais modernas para registrar e compartilhar música.

Objetivos secundários:

  1. Fomentar a colaboração entre os estudantes por meio de práticas de registro musical em grupo.
  2. Explorar a influência das redes sociais e plataformas digitais no registro e na disseminação da música.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é despertar o interesse dos alunos pelo tema e incentivá-los a compartilhar conhecimentos prévios e novas descobertas. Este aquecimento inicial ajudará a criar um ambiente de aprendizado colaborativo e a preparar o terreno para as atividades práticas subsequentes que exploram a metodologia digital no registro musical.

Aquecendo

 Para iniciar a aula sobre Registro Musical, explique brevemente como a música é uma forma de arte que pode ser eternizada através de diferentes registros: arranjos, composições, letras e partituras. Peça aos alunos que utilizem seus celulares para pesquisar e compartilhar um fato interessante sobre como a música foi registrada ao longo da história. Isso ajudará a conectar a teoria com exemplos concretos e contemporâneos. Dê-lhes 5 minutos para realizar a pesquisa e mais 5 minutos para compartilhar os fatos encontrados com a turma.

Reflexões Iniciais

1. ❓ Como vocês acham que a tecnologia mudou a forma como registramos música?

2. ❓ Quais são os benefícios de registrar uma composição musical digitalmente?

3. ❓ Alguém sabe explicar a diferença entre arranjo musical, composição e partitura?

4. ❓ Como as redes sociais influenciam na disseminação de novas músicas e composições?

5. ❓ Por que é importante registrar legalmente uma composição musical?

Desenvolvimento

Duração: (70 - 80 minutos)

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos se envolvam em atividades práticas que utilizem tecnologias digitais modernas para registrar música. Estas atividades incentivam a colaboração, a criatividade e a aplicação de conhecimentos previamente adquiridos, contextualizando o aprendizado na dinâmica da vida moderna e no uso de redes sociais e plataformas digitais.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Mega Concurso de Arranjos Musicais Digitais!

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Capacitar os alunos a utilizar ferramentas digitais para criar e registrar arranjos musicais, promovendo a criatividade e a colaboração entre eles.

- Descrição: Os alunos irão criar arranjos musicais digitais utilizando aplicativos de produção musical, como GarageBand, FL Studio, ou mesmo ferramentas online como Soundtrap. Eles deverão registrar e compartilhar esses arranjos em uma plataforma de redes sociais simulada criada no Google Classroom.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher uma música conhecida ou compor uma nova melodia.

  • Utilizando o aplicativo ou ferramenta online de escolha, os alunos criarão um arranjo musical. Eles podem adicionar instrumentos, efeitos e explorar diferentes estilos musicais.

  • Os alunos devem registrar todo o processo de criação, incluindo anotações sobre as escolhas de instrumentos e efeitos.

  • Cada grupo deve criar uma postagem na plataforma de redes sociais simulada no Google Classroom, incluindo o arranjo final e um texto explicativo sobre o processo criativo.

  • Incentive os alunos a comentarem nas postagens dos colegas, promovendo uma discussão sobre os diferentes arranjos e técnicas utilizadas.

Atividade 2 -  Letra de Música em Rede Social: O Desafio da Composição!

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular a criatividade dos alunos na composição de letras musicais e ensinar-lhes como utilizar dinâmicas de redes sociais para promover e registrar suas criações.

- Descrição: Os alunos irão usar suas habilidades de composição para criar letras de música e compartilhá-las em uma rede social fictícia. Eles deverão utilizar hashtags, menções e outras dinâmicas de rede social para aumentar a visibilidade de suas composições e engajar o público.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Cada grupo deve criar uma letra de música original. Eles podem escolher o tema que desejarem, desde que seja apropriado para o ambiente escolar.

  • Os alunos devem registrar a letra utilizando um documento digital (Google Docs ou similar) e revisá-la em conjunto.

  • Depois, criarão um perfil na rede social fictícia (criada no Google Classroom) e postarão a letra da música, utilizando hashtags relevantes e convidando outros grupos para comentar e interagir.

  • Cada grupo deve também comentar nas postagens dos colegas, oferecendo feedback construtivo e sugestões para melhorar as composições.

Atividade 3 -  Partituras Digitais: Compondo e Compartilhando!

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Ensinar os alunos a utilizar ferramentas digitais de criação de partituras, aprimorando suas habilidades de leitura e escrita musical, e promovendo a troca de conhecimentos musicais entre os grupos.

- Descrição: Os alunos irão explorar softwares de criação de partituras, como MuseScore e Noteflight, para compor e compartilhar partituras digitais. Este desafio reforça o aprendizado da leitura e escrita de partituras, bem como a colaboração e o uso de tecnologias digitais.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher uma melodia simples ou criar uma composição original.

  • Utilizando um software de criação de partituras, os alunos deverão transcrever a melodia em uma partitura digital, adicionando detalhes como dinâmica e articulação.

  • Os grupos devem compartilhar suas partituras na plataforma de rede social fictícia no Google Classroom, explicando as escolhas feitas durante a composição.

  • Incentive os alunos a revisar e comentar nas partituras dos colegas, sugerindo melhorias e discutindo aspectos musicais técnicos e artísticos.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é promover a reflexão sobre o aprendizado, permitindo que os alunos consolidem os conhecimentos adquiridos através da troca de experiências e feedbacks. Este momento de discussão e avaliação mútua encoraja o desenvolvimento de habilidades críticas e colaborativas, fundamentais para o engajamento contínuo e aplicação prática dos conceitos estudados.

Discussão em Grupo

️ Para iniciar a discussão em grupo, comece agradecendo a todos os alunos pela participação nas atividades. Depois, peça que cada grupo compartilhe brevemente o que aprendeu durante o processo de criação dos arranjos, letras e partituras. Sugira perguntas para guiar a apresentação, como: 'Quais foram os maiores desafios que enfrentaram?', 'Que ferramentas digitais acharam mais úteis?' e 'O que mudariam se tivessem mais tempo ou recursos?'. Incentive todos os alunos a ouvirem atentamente e participarem das discussões, destacando pontos positivos e áreas de melhoria.

Reflexões

1.  Como a utilização de ferramentas digitais influenciou o processo de criação musical de vocês? 2.  De que forma a interação nas plataformas de redes sociais fictícias ajudou no desenvolvimento e feedback das suas composições? 3.  Quais habilidades ou conhecimentos novos vocês acreditam que desenvolveram ao longo das atividades? Como isso pode ser útil no futuro?

Feedback 360°

✅ O Feedback 360° é uma parte essencial para o crescimento e aprendizado colaborativo. Instrua os alunos a oferecerem feedback construtivo e respeitoso para seus colegas nos grupos de trabalho. Cada aluno deve receber pelo menos um comentário positivo sobre algo que fez bem, junto com uma sugestão de algo em que poderia melhorar. Lembre os alunos de serem específicos e gentis, e incentive-os a agradecerem pelo feedback recebido.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

Finalidade: Esta etapa visa consolidar o aprendizado, refletindo sobre os conceitos estudados e incentivando os alunos a enxergarem as aplicações práticas dos registros musicais no mundo real. É um momento para celebrar os trabalhos produzidos e entender como o que foi aprendido se conecta com a vida moderna e digital.

Resumo

Resumo Divertido: ‘O Show dos Registros Musicais’  Imagine que cada grupo de alunos formou uma banda incrível! Eles exploraram como as músicas podem ser registradas em arranjos, letras e partituras. Com as ferramentas digitais, cada banda criou algo único e compartilhou suas obras em uma rede social fictícia cheia de comentários e interações. Foi um verdadeiro espetáculo de criatividade e tecnologia!

No Mundo

Conexão com o Mundo Atual: No mundo digital de hoje, a música é compartilhada instantaneamente e globalmente. Plataformas como YouTube, Spotify e redes sociais permitem que novos talentos sejam descobertos e que as músicas viajem por todo o planeta em segundos. Esta aula mostrou aos alunos como se inserir nesse cenário moderno, usando as mesmas ferramentas que os profissionais da música utilizam atualmente.

Na Prática

Importância para o Dia a Dia: Registrar músicas corretamente é vital para proteger as criações artísticas e possibilitar que sejam usufruídas por um público global. Entender o processo de registro e utilizar ferramentas digitais capacita os alunos a explorarem suas habilidades musicais de forma profissional e inovadora. Esses conhecimentos são aplicáveis não apenas na música, mas em qualquer área que envolva criatividade digital.

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