Entrar

Plano de aula de Arte: Crítica Social

Artes

Original Teachy

'EM13LGG201'

Arte: Crítica Social

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o conceito de crítica social na arte: Os alunos devem ser capazes de entender o conceito de crítica social na arte, reconhecendo como os artistas usam suas obras para expressar suas opiniões e visões sobre questões sociais, políticas e culturais.

  2. Analisar obras de arte como expressões de crítica social: Os alunos devem aprender a analisar obras de arte de diferentes períodos e estilos, identificando as críticas sociais presentes e interpretando o significado por trás delas.

  3. Aplicar o conhecimento adquirido na análise de obras de arte contemporâneas: Os alunos devem ser capazes de aplicar as habilidades de análise desenvolvidas para interpretar e compreender as críticas sociais presentes em obras de arte contemporâneas, reconhecendo a relevância dessas críticas para a sociedade atual.

Objetivos Secundários

  • Estimular o pensamento crítico: Além de compreender a crítica social na arte, os alunos devem ser incentivados a desenvolver seu pensamento crítico ao analisar as obras de arte e as mensagens por trás delas.

  • Promover a discussão e o debate: Através da análise de obras de arte como expressões de crítica social, os alunos devem ser encorajados a participar de discussões e debates em sala de aula, compartilhando suas próprias interpretações e opiniões.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor deve começar a aula fazendo uma breve revisão dos conteúdos relacionados à Arte como expressão cultural, política e social. Os alunos serão relembrados sobre como a arte reflete e influencia a sociedade em diferentes momentos históricos e culturais.

  2. Situações-problema: O professor pode apresentar duas situações-problema para instigar o pensamento crítico dos alunos:

    • A primeira situação pode ser a discussão sobre uma obra de arte contemporânea que gerou polêmica devido à sua crítica social. O professor pode perguntar aos alunos como eles interpretam a obra e quais questões sociais eles acreditam que o artista estava criticando.

    • A segunda situação pode ser a apresentação de uma obra de arte de um período histórico específico que também é uma crítica social. O professor pode pedir aos alunos para comparar a crítica social dessa obra com as questões sociais contemporâneas e discutir se a crítica ainda é relevante.

  3. Contextualização: O professor deve explicar a importância do tema da aula, mostrando como a arte pode ser uma poderosa ferramenta de expressão e reflexão sobre a sociedade. Pode-se mencionar exemplos de artistas famosos que usaram a arte como uma forma de criticar a sociedade, como Picasso, Frida Kahlo e Banksy.

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades ou histórias relacionadas ao tema:

    • Pode-se contar a história de como a pintura "Guernica" de Picasso, que é uma crítica à brutalidade da guerra, foi inicialmente mal recebida e até mesmo censurada, mas hoje é considerada uma das obras mais importantes e poderosas do século XX.

    • Outra curiosidade interessante é a identidade desconhecida do artista de rua Banksy, cujas obras de arte políticas e sociais têm provocado discussões e debates em todo o mundo.

Ao final da Introdução, os alunos devem estar curiosos e motivados para aprender mais sobre como a arte pode ser usada para expressar críticas sociais.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade 1 - Análise de obras de arte (10 - 12 minutos): O professor deve dividir a classe em pequenos grupos e fornecer a cada grupo uma imagem de uma obra de arte famosa que seja uma crítica social. As obras podem ser de diferentes períodos e estilos artísticos, como "Guernica" de Picasso, "Os Trabalhadores" de Tarsila do Amaral, "A Última Ceia" de Leonardo da Vinci, entre outras.

    • Passo 1: Cada grupo deve observar a obra de arte atentamente, discutindo entre si sobre o que a obra representa e quais questões sociais ela critica. Os alunos devem registrar suas observações e interpretações.

    • Passo 2: Após a discussão, cada grupo deve apresentar sua interpretação para a turma. O professor deve mediar a discussão, esclarecendo dúvidas e incentivando os alunos a justificarem suas interpretações.

    • Passo 3: O professor deve então revelar o nome do artista e a época em que a obra foi criada, contextualizando a obra e a crítica social que ela representa.

  2. Atividade 2 - Criação de uma crítica social (10 - 12 minutos): Após a análise das obras de arte, os grupos serão desafiados a criar sua própria obra de arte, que seja uma crítica social.

    • Passo 1: O professor deve pedir aos alunos que reflitam sobre as questões sociais que são relevantes para eles e para a sociedade em geral. Cada grupo deve escolher uma questão e pensar em como representá-la artisticamente.

    • Passo 2: Os alunos devem usar materiais de arte (lápis de cor, giz de cera, canetas, papel, etc.) para criar sua obra de arte. O professor deve circular pela sala, auxiliando os grupos conforme necessário.

    • Passo 3: Quando as obras estiverem prontas, cada grupo deve apresentar sua obra de arte para a turma, explicando a crítica social que ela representa. O professor deve novamente mediar a discussão, incentivando os outros alunos a expressarem suas opiniões e interpretações.

  3. Atividade 3 - Apresentação das obras (5 - 7 minutos): Para encerrar a parte prática da aula, cada grupo deve apresentar brevemente sua obra de arte para a turma.

    • Passo 1: O professor deve dar a cada grupo um tempo limitado para a apresentação, incentivando-os a serem claros e concisos em suas explicações.

    • Passo 2: Após as apresentações, o professor deve abrir o espaço para perguntas e comentários dos outros alunos, promovendo um debate saudável e respeitoso.

Ao final do Desenvolvimento, os alunos devem ter uma compreensão aprofundada de como a arte pode ser usada como uma ferramenta de crítica social e ter experimentado o processo de criação de sua própria obra de arte com uma mensagem social.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em grupo (3 - 4 minutos):

    • O professor deve reunir todos os alunos e promover uma discussão em grupo sobre as conclusões ou aprendizados que cada grupo teve durante a atividade de criação de obras de arte com crítica social.

    • Cada grupo deve ter a oportunidade de compartilhar sua obra de arte e explicar a mensagem social que ela representa.

    • O professor deve incentivar os alunos a expressarem suas opiniões e a fazerem perguntas, promovendo um debate saudável e respeitoso.

  2. Conexão com a teoria (2 - 3 minutos):

    • O professor deve então fazer uma conexão entre as atividades práticas realizadas e a teoria discutida no início da aula.

    • O professor pode destacar como as obras de arte analisadas no início da aula e as obras criadas pelos alunos são exemplos concretos de como os artistas usam a arte para expressar críticas sociais.

  3. Reflexão individual (3 - 4 minutos):

    • O professor deve propor um momento de reflexão individual, onde os alunos terão um minuto para pensar silenciosamente sobre as respostas para as perguntas:

      1. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
      2. Quais questões ainda não foram respondidas?
    • Após o minuto de reflexão, os alunos serão convidados a compartilhar suas respostas. O professor deve ouvir atentamente as respostas dos alunos, esclarecendo dúvidas e reforçando os conceitos mais importantes.

  4. Feedback do professor (1 minuto):

    • Por fim, o professor deve fornecer um feedback geral sobre a aula, elogiando o empenho e a participação dos alunos e destacando os pontos positivos das discussões e das obras de arte criadas.

    • O professor pode também apontar áreas de melhoria e sugerir recursos adicionais para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.

Ao final do Retorno, os alunos devem ter consolidado seus aprendizados sobre a crítica social na arte e ter uma compreensão clara de como os artistas usam a arte para expressar suas visões e opiniões sobre questões sociais, políticas e culturais.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo da aula (2 - 3 minutos): O professor deve fazer um resumo dos principais pontos abordados durante a aula, relembrando os conceitos de crítica social na arte, a análise de obras de arte como expressões de crítica social e a criação de obras de arte com uma mensagem social.

  2. Conexão entre teoria e prática (1 - 2 minutos): O professor deve enfatizar como a aula conectou a teoria e a prática, mencionando as atividades de análise de obras de arte e criação de obras de arte que permitiram aos alunos aplicar o conhecimento teórico de uma forma prática e significativa.

  3. Materiais extras (1 minuto): O professor pode sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Estes podem incluir livros, documentários, visitas a museus, entre outros. Por exemplo, o professor pode recomendar o documentário "Why Beauty Matters", que explora a importância da arte e da estética na sociedade.

  4. Importância do assunto (1 - 2 minutos): Por fim, o professor deve ressaltar a importância do assunto para o dia a dia dos alunos. Deve-se explicar que a arte não é apenas uma forma de entretenimento, mas também uma ferramenta poderosa para expressar ideias e críticas.

    • O professor pode citar exemplos de como a arte tem desempenhado um papel importante na história, influenciando a opinião pública e promovendo mudanças sociais.

    • Deve-se também enfatizar que, mesmo que os alunos não se tornem artistas profissionais, a habilidade de compreender e interpretar a arte pode enriquecer suas vidas, ajudando-os a desenvolver um pensamento crítico e uma apreciação mais profunda do mundo ao seu redor.

Ao final da Conclusão, os alunos devem ter uma compreensão clara do conteúdo da aula, da importância do tema e dos passos que podem seguir para continuar aprendendo sobre o assunto.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies