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Plano de aula de Arte: Introdução

Artes

Original Teachy

Arte: Introdução

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Arte: Introdução

Palavras ChaveArte, Expressão, Subjetividade, Criação, Obras de arte, Redes sociais, Instagram, Influenciadores digitais, Caça ao tesouro, Storytelling visual, Colaboração, Ferramentas digitais, Análise crítica
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Computadores ou tablets, Ferramentas de edição de imagem e vídeo (Canva, InShot, etc.), Projetor ou monitor, QR codes ou links para pistas digitais, Papéis e materiais de escrita, Caneta, Papel
Códigos BNCC-
Ano Escolar1º ano do Ensino Médio
DisciplinaArtes
Unidade TemáticaHistória da Arte

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar aos alunos uma compreensão clara do conceito de arte e suas múltiplas facetas, permitindo que eles se preparem para explorar e criar suas próprias manifestações artísticas. Definir objetivos específicos ajuda a guiar o aprendizado e garantir que os principais pontos sejam abordados de maneira estruturada e eficaz.

Objetivos principais:

1. Compreender o conceito de arte como uma expressão da subjetividade humana.

2. Reconhecer a produção consciente de obras de arte como um processo de criação.

3. Identificar diferentes formas e objetos artísticos.

Objetivos secundários:

  1. Estimular o pensamento crítico sobre o papel da arte na sociedade contemporânea.
  2. Fomentar a discussão sobre a influência das redes sociais na percepção da arte.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é engajar os alunos desde o início, incentivando-os a usar ferramentas digitais para explorar o tema de maneira prática. Ao buscar fatos interessantes e compartilhar com os colegas, os alunos começarão a refletir sobre a abrangência e a diversidade do conceito de arte, preparando-se para aprofundar o conhecimento e participar ativamente das atividades subsequentes.

Aquecendo

Para iniciar a aula, explique aos alunos que a arte é uma forma de expressão que reflete a subjetividade humana e a criação consciente de obras. Em seguida, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre qualquer obra de arte, artista ou movimento artístico que tenha chamado sua atenção. Eles terão alguns minutos para realizar esta pesquisa e compartilhar suas descobertas com a turma.

Reflexões Iniciais

1. O que é arte para você?

2. Como a arte pode expressar diferentes emoções e ideias?

3. Você conhece algum artista ou obra de arte que o inspire? Por quê?

4. De que forma as redes sociais influenciam a percepção das obras de arte atualmente?

5. Você acha que todos podem ser artistas? Por quê ou por que não?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar seus conhecimentos sobre arte de maneira prática e divertida, utilizando tecnologias digitais. Ao trabalhar em grupo, os alunos poderão desenvolver habilidades de colaboração, criatividade e pensamento crítico, enquanto se engajam profundamente com os conceitos artísticos estudados.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Influenciadores de Arte no Instagram!

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Fazer os alunos se apropriarem dos conceitos de arte, utilizando uma plataforma popular entre eles, e incentivando a criatividade e o uso de ferramentas digitais.

- Descrição: Os alunos irão simular a criação de uma conta de influenciador digital focada em arte no Instagram. Eles devem criar posts, histórias e reels que expliquem conceitos de arte, destaquem obras famosas e mostrem suas próprias criações artísticas.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve criar uma conta fictícia de influenciador de arte no Instagram (não precisa ser uma conta real, pode ser em papel ou apresentação).

  • Os alunos devem planejar e criar, no mínimo, 3 posts, 2 histórias e 1 reel.

  • Os posts precisam explicar um conceito de arte, destacar uma obra famosa e mostrar uma criação artística do próprio grupo.

  • As histórias podem incluir enquetes e perguntas para engajar o público.

  • O reel deve ser um vídeo curto explicando um movimento artístico ou uma técnica.

  • Os alunos podem usar ferramentas como Canva para criar conteúdos visuais.

  • Ao final, cada grupo apresenta sua conta para a turma, explicando as escolhas feitas e os conceitos abordados.

Atividade 2 - ️ Gamificação: Caça ao Tesouro Artístico!

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Encorajar a pesquisa ativa e o trabalho em equipe, enquanto os alunos se aprofundam nos conceitos de arte de maneira lúdica e engajante.

- Descrição: Criação de um 'caça ao tesouro' digital, onde os alunos precisam resolver pistas relacionadas a conceitos de arte e identificar obras de arte famosas para encontrar o 'tesouro'.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve receber um conjunto de pistas digitais (podem ser QR codes espalhados pela sala ou links enviados pelo professor).

  • As pistas devem levar a páginas de internet, vídeos ou textos que expliquem conceitos de arte ou mostrem obras de artistas famosos.

  • Resolvendo cada pista, o grupo recebe uma nova dica que os leva mais perto do 'tesouro'.

  • O 'tesouro' pode ser códigos que levam a uma última mensagem reveladora sobre a importância da arte na vida humana.

  • O professor pode usar ferramentas como Google Forms para criar as pistas e os links.

Atividade 3 -  Arte e Redes Sociais: Um Storytelling Visual!

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Explorar a arte como uma narrativa visual, utilizando as ferramentas e plataformas que os alunos já conhecem e utilizam, para criar uma apresentação envolvente e educativa.

- Descrição: Os alunos devem criar uma narrativa visual utilizando uma série de fotos e vídeos curtos, montados em um stories no Instagram, que contem a história de uma obra de arte famosa.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher uma obra de arte famosa (por exemplo, 'A Noite Estrelada' de Van Gogh).

  • Eles precisam pesquisar e reunir imagens, vídeos e informações sobre a obra e o artista.

  • Usando ferramentas de edição de vídeo e imagem (como Canva ou InShot), os grupos vão montar uma sequência de stories que contem a história da obra e do artista, explicando o contexto, técnica e impacto da obra.

  • Os stories devem ser criativos e informativos, com uso de texto, efeitos, e trilha sonora, se desejado.

  • Ao final, cada grupo compartilha sua sequência de stories com a turma e o professor.

Retorno

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado, promovendo a reflexão e o pensamento crítico sobre o processo de criação artística e o uso de ferramentas digitais. Ao discutir e compartilhar experiências, os alunos aprofundam seu entendimento e reforçam suas habilidades de colaboração e comunicação, além de aprenderem a dar e receber feedback construtivo.

Discussão em Grupo

Sugestão de Roteiro: Inicie a discussão pedindo a cada grupo para apresentar suas atividades e principais aprendizados. Utilize um projetor ou monitor para que as apresentações visuais possam ser exibidas. Incentive os alunos a falarem sobre os desafios que enfrentaram, as soluções criativas que encontraram e como as ferramentas digitais ajudaram na compreensão dos conceitos de arte. Após cada apresentação, promova um breve debate com a turma para que todos possam compartilhar suas opiniões e fazer perguntas.

Reflexões

1. Como a criação de conteúdo digital ajudou a entender melhor os conceitos de arte discutidos? 2. Quais foram os principais desafios que vocês encontraram ao usar ferramentas digitais para expressar conceitos artísticos? 3. De que maneira a colaboração em grupo influenciou o resultado final do trabalho?

Feedback 360°

Instrua os alunos a realizar um Feedback 360°. Cada aluno deve dar e receber feedback dos outros membros do grupo. Peça que o feedback seja construtivo, focando em aspectos positivos e sugestões de melhoria. Utilize a técnica do 'Sanduíche de Feedback', onde se começa com um elogio, seguido de um ponto a melhorar e finaliza com outro elogio.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado de maneira divertida e reflexiva. Ao resumir os principais pontos da aula e conectar o conteúdo com o mundo atual, os alunos reforçam e internalizam os conceitos aprendidos. Além disso, entender as aplicações práticas dos conhecimentos adquiridos é fundamental para motivar e engajar os alunos no seu processo de aprendizagem contínua. 

Resumo

 O Show de Talentos da Arte Digital!  Imagina só: a arte é como aquela playlist fantástica que você cria para um momento especial. Ela expressa sentimentos, ideias e é uma produção consciente que brilha como um hit top nas paradas! Hoje, vocês exploraram como ela pode ser apresentada nas redes sociais, como influenciadores de arte , e se aventuraram em um emocionante 'Caça ao Tesouro Artístico' ️‍♂️, além de contar histórias épicas através dos 'Stories' do Instagram! 

No Mundo

 No mundo atual, onde as redes sociais dominam a comunicação e a informação, a arte também encontrou seu espaço. Hoje, vocês compreenderam como artistas e entusiastas usam plataformas digitais para compartilhar suas criações e influenciar outros. A aula conectou o conceito tradicional de arte com a forma moderna de consumo e criação de conteúdo digital. 

Na Prática

A importância do assunto discutido está na habilidade de compreender e utilizar as plataformas digitais não só para consumo, mas também para a produção de conteúdos artísticos. Isso abre portas para novas formas de expressão e comunicação, essenciais em um mundo onde a imagem se tornou um poderoso meio de transmitir mensagens e emoções. 

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