Entrar

Plano de aula de Elementos Básicos da Ginástica: Equilíbrios, Saltos e Giros

Educação Física

Original Teachy

'EF12EF07'

Elementos Básicos da Ginástica: Equilíbrios, Saltos e Giros

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Elementos Básicos da Ginástica: Equilíbrios, Saltos e Giros

Palavras Chaveginástica, elementos básicos, equilíbrios, saltos, giros, atividades práticas, trabalho em equipe, apresentações, circo na sala de aula, olimpíadas da ginástica, construtores de rotinas, reflexão, comunicação, autoexpressão, desenvolvimento pessoal
Materiais NecessáriosEspaço amplo para atividades práticas, Colchonetes ou tapetes para ginástica, Cartões com tipos de movimentos (equilíbrios, saltos, giros), Música para acompanhar as apresentações, Câmera ou celular para gravar as rotinas (opcional), Papel e canetas para anotações
Códigos BNCCEF12EF07: Experimentar, fruir e identificar diferentes elementos básicos da ginástica (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais) e da ginástica geral, de forma individual e em pequenos grupos, adotando procedimentos de segurança.; EF12EF08: Planejar e utilizar estratégias para a execução de diferentes elementos básicos da ginástica e da ginástica geral.; EF12EF09: Participar da ginástica geral, identificando as potencialidades e os limites do corpo, e respeitando as diferenças individuais e de desempenho corporal.; EF12EF10: Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita e audiovisual), as características dos elementos básicos da ginástica e da ginástica geral, identificando a presença desses elementos em distintas práticas corporais.
Ano Escolar1º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaEducação Física
Unidade TemáticaEducação Física

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é fundamental para estabelecer uma base clara do que se espera alcançar durante a aula. Ela serve para orientar tanto o professor quanto os alunos sobre os focos de aprendizagem, assegurando que todos os envolvidos estejam alinhados com as metas de ensino. Neste caso, os objetivos são desenhados para garantir que os alunos compreendam e sejam capazes de aplicar os elementos básicos da ginástica de forma prática e teórica, desenvolvendo assim uma compreensão abrangente e aprofundada da disciplina.

Objetivos principais:

1. Descrever e identificar os elementos básicos da ginástica: equilíbrios, saltos e giros, explicando suas características e importância na prática da ginástica.

2. Demonstrar e praticar movimentos técnicos que envolvem precisão, força e flexibilidade, a fim de desenvolver uma compreensão clara de como esses elementos são aplicados.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a colaboração e o trabalho em equipe durante as atividades práticas.
  2. Fomentar a autoconfiança e a autoexpressão dos alunos por meio da execução dos movimentos de ginástica.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A Introdução serve para engajar os alunos e revisar o conhecimento prévio por meio de situações problema que estimulam a reflexão e a aplicação prática dos elementos da ginástica. Além disso, a contextualização busca conectar o conteúdo teórico com o mundo real, aumentando o interesse dos alunos e mostrando a relevância dos estudos em ginástica em diversas áreas da vida prática e cultural.

Situações Problema

1. Imagine que você é um acrobata em um circo e precisa realizar um salto mortal perfeito. Quais elementos da ginástica você acha que são mais importantes para executar esse salto?

2. Pensem em um bailarino clássico que precisa realizar um grande giro no palco. Que tipo de treinamento vocês acham que ele faz para aprimorar sua técnica de giro?

Contextualização

A ginástica não é apenas um esporte, mas também uma forma de arte e expressão cultural. Desde os primórdios, povos antigos utilizavam a ginástica em suas cerimônias e rituais, demonstrando força, agilidade e graça. Além disso, a ginástica moderna tem uma grande influência no cinema, em espetáculos circenses e até mesmo na moda, com os collants e sapatilhas inspirados nos trajes dos ginastas. Compreender essas conexões pode ajudar os alunos a valorizar mais o aprendizado dos elementos básicos da ginástica.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e criativa os conhecimentos prévios adquiridos sobre os elementos básicos da ginástica: equilíbrios, saltos e giros. Através das atividades propostas, os alunos irão não só reforçar sua compreensão teórica, mas também desenvolver habilidades de trabalho em equipe, apresentação e criatividade. Esta etapa é crucial para a consolidação do aprendizado e para a prática efetiva dos movimentos, garantindo que os alunos possam experimentar e vivenciar o conteúdo de maneira significativa.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Circo na Sala de Aula

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar os conhecimentos sobre equilíbrios, saltos e giros de maneira prática e criativa, desenvolvendo habilidades de apresentação e trabalho em equipe.

- Descrição: Nesta atividade, a sala de aula se transformará em um pequeno circo, onde os alunos terão a oportunidade de praticar e apresentar elementos básicos da ginástica para a classe. Eles serão divididos em grupos e cada grupo escolherá um elemento (equilíbrio, salto ou giro) para focar.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe um dos elementos da ginástica para trabalhar.

  • Os alunos devem criar e praticar uma pequena rotina que inclua o elemento escolhido.

  • Após a prática, cada grupo apresenta sua rotina para a classe, explicando os movimentos e suas técnicas.

  • A classe avalia cada apresentação, dando feedback sobre o uso dos elementos da ginástica.

Atividade 2 - Olimpíadas da Ginástica

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de execução rápida e eficaz dos movimentos da ginástica, promovendo um ambiente de competição saudável e motivador.

- Descrição: Os alunos irão participar de uma competição dentro da sala de aula, onde cada grupo deve demonstrar sua habilidade em realizar um determinado número de movimentos de equilíbrio, salto ou giro em um curto período de tempo, simulando uma competição olímpica.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo sorteia um cartão que contém o tipo de movimento (equilíbrio, salto ou giro) que deverá ser realizado.

  • Os grupos têm 10 minutos para treinar e preparar sua apresentação.

  • Realize a competição, onde cada grupo executa o movimento sorteado na frente da classe.

  • A classe vota nos melhores desempenhos, considerando critérios como técnica, graça e dificuldade.

Atividade 3 - Construtores de Rotinas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Fomentar a criatividade e o pensamento crítico ao planejar uma sequência de movimentos de ginástica, além de promover a apreciação de como a transição entre os diferentes elementos é importante.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão desafiados a criar uma rotina de ginástica que combine equilíbrios, saltos e giros de forma harmoniosa. Eles terão que pensar não apenas nos movimentos, mas também na transição entre eles.

- Instruções:

  • A classe é dividida em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo recebe a tarefa de criar uma rotina que inclua pelo menos um movimento de cada tipo (equilíbrio, salto, giro).

  • Os grupos têm 30 minutos para planejar e ensaiar sua rotina.

  • Cada grupo apresenta sua rotina para a classe, tentando manter a fluidez entre os movimentos.

  • Após as apresentações, cada grupo discute o que funcionou bem e o que poderia ser melhorado.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

Esta etapa do plano de aula, o Retorno, é crucial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que reflitam sobre as atividades práticas e façam conexões com o conteúdo teórico estudado previamente. A discussão em grupo ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e autoavaliação, além de proporcionar um espaço para os alunos compartilharem insights e estratégias, enriquecendo assim o entendimento coletivo do tema.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor deve pedir que cada grupo compartilhe suas principais descobertas e aprendizados das atividades. É importante que o professor estimule os alunos a refletir sobre como os elementos da ginástica (equilíbrios, saltos e giros) são aplicados não apenas na prática esportiva, mas também em outros contextos. O professor pode usar perguntas como: 'Como vocês se sentiram ao executar os movimentos de ginástica? Quais foram os maiores desafios encontrados e como os superaram?'.

Perguntas Chave

1. Quais elementos da ginástica vocês acharam mais desafiadores e por quê?

2. Como a prática de equilíbrios, saltos e giros pode ajudar em outras atividades do dia a dia?

3. Que estratégias de trabalho em equipe foram mais eficazes durante as atividades?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A Conclusão da aula é essencial para consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos revisitem os conceitos chave e reflitam sobre sua aplicação e importância prática. Esta etapa serve também para reafirmar a conexão entre a teoria estudada e as atividades práticas realizadas, garantindo que os alunos possam perceber a relevância do que aprenderam em um contexto mais amplo. Além disso, destaca a utilidade dos conhecimentos adquiridos, incentivando os alunos a valorizarem a ginástica não só como uma disciplina esportiva, mas como uma ferramenta de desenvolvimento pessoal.

Resumo

Nesta aula, exploramos os elementos básicos da ginástica, focando em equilíbrios, saltos e giros. Revisamos a importância destes elementos e como são aplicados tanto na prática esportiva quanto em contextos artísticos e culturais. Os alunos participaram ativamente de atividades práticas que permitiram a aplicação dos conceitos teóricos em uma abordagem lúdica e colaborativa.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi projetada para conectar a teoria com a prática de maneira integrada. Por meio de atividades como 'Circo na Sala de Aula', 'Olimpíadas da Ginástica' e 'Construtores de Rotinas', os alunos puderam vivenciar diretamente os conceitos discutidos, demonstrando como os elementos da ginástica são fundamentais para a execução de movimentos precisos e graciosos.

Fechamento

Compreender os elementos básicos da ginástica não apenas enriquece o repertório esportivo dos alunos, mas também desenvolve habilidades essenciais como coordenação, flexibilidade, trabalho em equipe e autoexpressão. Estas habilidades são transferíveis para muitos outros aspectos da vida dos alunos, tornando o aprendizado de hoje valioso e prático.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies