Entrar

Plano de aula de Mapas e Locais de Vivência

Geografia

Original Teachy

'EF01GE09'

Mapas e Locais de Vivência

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Identificar a importância dos mapas e dos locais de vivência: O professor explicará de maneira clara e simples a importância dos mapas e como eles nos ajudam a entender e a organizar o mundo ao nosso redor. Além disso, os alunos serão incentivados a compartilhar suas experiências e conhecimentos sobre os locais onde vivem.

  2. Reconhecer e interpretar os símbolos e elementos presentes em mapas simples: Os alunos aprenderão a identificar e interpretar símbolos e elementos básicos presentes em mapas simples, como a representação de rios, estradas, casas, escolas etc. Para isso, o professor usará exemplos visuais e práticos.

  3. Construir um mapa coletivo da sala de aula e do entorno escolar: Em grupos, os alunos terão a oportunidade de aplicar o que aprenderam, construindo um mapa coletivo da sala de aula e do entorno escolar. Eles serão orientados a identificar e representar os diversos espaços e elementos presentes nesses locais.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Relembrando conteúdos importantes: O professor iniciará a aula relembrando conceitos básicos de localização e orientação espacial, perguntando aos alunos sobre situações do dia a dia em que eles precisam se orientar, como ir à escola, à casa de um amigo, ao parque, etc. Isso servirá para contextualizar a importância do estudo dos mapas e dos locais de vivência.

  2. Situações-problema: O professor apresentará duas situações-problema para instigar a curiosidade e o pensamento crítico dos alunos:

    • "Vamos imaginar que vocês são exploradores e precisam chegar a um tesouro escondido no parque perto da nossa escola. Como vocês fariam para se orientar e encontrar o caminho sem se perder?"
    • "E se vocês fossem planejar uma festa surpresa para um colega de classe e precisassem desenhar um mapa com a localização da escola, da sala de aula e dos outros espaços importantes, como a biblioteca e o refeitório? Como esse mapa seria?"
  3. Contextualização da importância do assunto: O professor explicará que o conhecimento sobre mapas e locais de vivência é muito importante, pois nos ajuda a entender e a organizar o mundo ao nosso redor. Ele mencionará algumas profissões que usam muito os mapas, como os geógrafos, os arquitetos, os pilotos, os marinheiros, entre outros. Além disso, o professor ressaltará que, ao conhecer bem os lugares onde vivemos, podemos nos locomover com mais facilidade, planejar nossas atividades e até mesmo ajudar os outros a se orientarem.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Exploradores do Tesouro" (10 - 12 minutos)

    • O professor dividirá a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo receberá um mapa simples do parque próximo à escola, que será pré-preparado pelo professor.
    • O objetivo do grupo será encontrar o "tesouro" (que pode ser uma simples recompensa, como um doce ou um adesivo) marcado no mapa.
    • Para isso, eles terão que se orientar usando os pontos de referência presentes no mapa (como árvores, bancos, balanços, etc.) e as direções (norte, sul, leste, oeste) indicadas pelo professor.
    • O professor circulará entre os grupos, ajudando e orientando quando necessário.
  2. Atividade "Desenhe seu Mapa" (10 - 12 minutos)

    • Cada grupo receberá um papel grande e alguns materiais de desenho (lápis de cor, canetinhas, etc.).
    • O professor pedirá para que os alunos desenhem um mapa do local da escola que eles consideram mais importante (pode ser a sala de aula, o refeitório, a quadra, etc.).
    • Eles devem representar os elementos e espaços da maneira mais próxima possível da realidade, lembrando-se de utilizar os símbolos e as cores adequadas (por exemplo, a biblioteca pode ser representada com um livro, o pátio com um quadrado verde, etc.).
    • Ao final, cada grupo apresentará o seu mapa para a turma, explicando o que cada elemento representa.
  3. Atividade "Mapa Coletivo da Sala de Aula" (5 - 6 minutos)

    • Em seguida, os grupos juntarão seus mapas individuais para criar um "Mapa Coletivo da Sala de Aula".
    • Eles terão que discutir e negociar a melhor maneira de unificar os elementos de cada mapa em um só, levando em conta o espaço disponível no papel.
    • O professor sugerirá que eles representem os elementos da sala de aula (as carteiras, a lousa, as janelas, a porta, etc.) e também os colegas de classe, como pequenos bonequinhos.
    • Ao final, o professor ajudará os alunos a analisarem o "Mapa Coletivo da Sala de Aula", promovendo uma discussão sobre a importância da colaboração e do respeito às ideias dos outros na construção de um mapa coletivo.

Essas atividades foram planejadas para serem divertidas, práticas e envolventes, permitindo que os alunos aprendam sobre mapas e locais de vivência de maneira lúdica e significativa. O professor deve estar atento para ajudar os alunos a compreenderem os conceitos, tirar dúvidas e garantir que todos participem ativamente.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos)

    • O professor reunirá todos os alunos em um grande círculo para uma discussão em grupo. Nesse momento, cada equipe terá a oportunidade de compartilhar suas experiências e aprendizados.
    • O professor iniciará a discussão perguntando sobre as soluções encontradas na atividade "Exploradores do Tesouro". Os alunos serão encorajados a compartilhar como se orientaram no mapa e quais dificuldades encontraram. O professor irá perguntar qual a importância dos pontos de referência e das direções em um mapa.
    • Em seguida, as equipes apresentarão seus "Mapas do Local da Escola" e explicarão as escolhas que fizeram na representação dos espaços. O professor incentivará os alunos a compararem as representações, identificando semelhanças e diferenças.
    • Por fim, a equipe responsável pelo "Mapa Coletivo da Sala de Aula" apresentará seu trabalho, explicando o processo de negociação e colaboração que ocorreu para a construção do mapa.
  2. Conexão com a Teoria (3 - 5 minutos)

    • Após as apresentações, o professor fará uma breve revisão da teoria, conectando-a com as atividades práticas realizadas. Ele reforçará a importância de conhecermos os locais de vivência e de sabermos nos orientar através dos mapas.
    • O professor relembrará os principais conceitos abordados na aula, como a importância dos pontos de referência, das direções e dos símbolos em um mapa.
    • Para consolidar o aprendizado, o professor fará algumas perguntas de revisão, como: "Por que é importante saber se orientar em um mapa?" e "O que são pontos de referência e por que eles são úteis em um mapa?".
  3. Reflexão Final (2 - 3 minutos)

    • O professor proporá que os alunos reflitam por um momento sobre o que aprenderam na aula. Ele fará duas perguntas simples para orientar a reflexão:
      1. "O que vocês descobriram hoje sobre a importância dos mapas e dos locais de vivência?"
      2. "Como vocês podem usar o que aprenderam hoje em suas vidas, tanto na escola quanto fora dela?"
    • Os alunos serão incentivados a compartilhar suas reflexões com a turma, respeitando o tempo e o espaço de cada um.

Esse retorno é essencial para que o professor possa avaliar o aprendizado dos alunos, corrigir possíveis equívocos, reforçar os conceitos mais importantes e promover uma reflexão sobre a aplicabilidade do que foi aprendido. Além disso, a discussão em grupo permite que os alunos aprendam uns com os outros, desenvolvam habilidades de comunicação e colaboração e se sintam parte de uma comunidade de aprendizagem.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo do Conteúdo (2 - 3 minutos)

    • O professor fará um resumo dos principais pontos abordados na aula. Ele relembrará a importância dos mapas e dos locais de vivência, a necessidade de se orientar e de conhecer os pontos de referência e as direções em um mapa, e a representação dos espaços e elementos em um mapa.
    • O professor reforçará que, ao conhecermos bem os lugares onde vivemos, podemos nos locomover com mais facilidade, planejar nossas atividades e até mesmo ajudar os outros a se orientarem. Ele também ressaltará a importância da colaboração e do respeito às ideias dos outros na construção de um mapa coletivo.
  2. Conexão Teoria-Prática (1 - 2 minutos)

    • O professor explicará como a aula conectou a teoria, a prática e a aplicação do conhecimento. Ele mencionará que, por meio das atividades lúdicas e práticas, os alunos puderam aplicar os conceitos teóricos de mapas e locais de vivência, desenvolvendo suas habilidades de orientação espacial e interpretação de mapas.
  3. Materiais Extras (1 minuto)

    • O professor sugerirá alguns materiais extras para os alunos que desejarem aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto. Ele pode indicar livros infantis que tratem de mapas e viagens, sites educativos com jogos e atividades interativas sobre mapas, e até mesmo aplicativos de dispositivos móveis que permitam explorar mapas e lugares de maneira interativa.
  4. Importância do Assunto (1 - 2 minutos)

    • Por fim, o professor reforçará a importância do assunto para a vida cotidiana dos alunos. Ele mencionará que, além de serem úteis para explorar e conhecer o mundo, os mapas são ferramentas importantes em várias profissões, como a de geógrafo, arquiteto, piloto, marinheiro, entre outras.
    • O professor também lembrará os alunos que, mesmo sem serem profissionais dessas áreas, eles podem usar o conhecimento sobre mapas em suas vidas diárias, seja para se orientarem em um local desconhecido, para planejar uma viagem, ou até mesmo para organizar o espaço da sala de aula ou de suas casas.

Essa conclusão permitirá que os alunos consolidem o que aprenderam, entendam a relevância do assunto para suas vidas e se sintam motivados a continuar aprendendo sobre o tema. Além disso, ao sugerir materiais extras, o professor estimula o autodidatismo e o interesse dos alunos pelo estudo da Geografia.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies