🇧🇷
Entrar

Plano de aula de Brasil: Indústria Durante 1980: Revisão

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS102', 'EM13CHS201'

Brasil: Indústria Durante 1980: Revisão

Plano de Aula | Metodologia Digital | Brasil: Indústria Durante 1980: Revisão

Palavras ChaveIndústria Brasileira, Década de 1980, Inflação, Crescimento Econômico, Metodologia Digital, Storytelling Digital, Instagram, Gamificação, Jogo de Tabuleiro Digital, Podcast, Economia Brasileira, Crise da Dívida, Políticas Econômicas, História Econômica, Metodologias Ativas
Materiais NecessáriosCelulares ou tablets, Acesso à internet, Aplicativos de design gráfico (e.g., Canva), Plataforma de rede social (e.g., Instagram), Plataformas de criação de jogos (e.g., Minecraft Education, Scratch), Papel e caneta para brainstorm, Aplicativos de gravação de áudio (e.g., Anchor, Audacity), Computadores para edição de áudio, Fones de ouvido, Projetor ou tela para apresentações
Códigos BNCCEM13CHS102: Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.; EM13CHS201: Analisar e caracterizar as dinâmicas das populações, das mercadorias e do capital nos diversos continentes, com destaque para a mobilidade e a fixação de pessoas, grupos humanos e povos, em função de eventos naturais, políticos, econômicos, sociais, religiosos e culturais, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a esses processos e às possíveis relações entre eles.
Ano Escolar3º ano do Ensino Médio
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Humana

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer uma visão clara e estruturada dos objetivos que os alunos devem alcançar ao estudar a indústria brasileira durante a década de 1980. Isso permitirá que o professor direcione as atividades e discussões de maneira eficaz, garantindo que os alunos estejam focados nos aspectos mais relevantes do tema, como as questões inflacionárias e o baixo crescimento econômico da época.

Objetivos principais:

1. Compreender o comportamento da indústria brasileira durante a década de 1980.

2. Identificar as principais questões relacionadas à inflação e ao baixo crescimento econômico no Brasil durante esse período.

Objetivos secundários:

  1. Relacionar o contexto histórico da década de 1980 com a situação atual da indústria brasileira.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é ativar o conhecimento prévio dos alunos e engajá-los na temática da aula. Através do uso de celulares para pesquisa rápida, os alunos podem buscar informações e fatos interessantes, aumentando sua curiosidade e interesse pelo tema. As perguntas chave visam direcionar a discussão inicial, promover o pensamento crítico e contextualizar a relevância histórica da década de 1980 para o entendimento das dinâmicas econômicas e industriais do Brasil.

Aquecendo

A década de 1980 foi marcada por grandes desafios econômicos e industriais no Brasil. A crise da dívida, as políticas econômicas instáveis e a inflação desenfreada impactaram significativamente o setor industrial. Para introduzir o tema, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre a indústria brasileira nos anos 80, seja uma curiosidade, um evento marcante ou uma estatística relevante. Incentive-os a compartilhar essas informações com a turma.

Reflexões Iniciais

1. Quais foram os principais setores industriais que sofreram com a crise econômica dos anos 80 no Brasil?

2. Como a inflação afetou o dia a dia das indústrias e dos trabalhadores durante essa década?

3. Quais medidas econômicas foram tomadas pelo governo para tentar aliviar a crise e quais foram seus impactos?

4. Existe algum paralelo entre a indústria dos anos 80 e a indústria brasileira atual?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer atividades criativas e engajantes que permitam aos alunos aprofundar seu entendimento sobre a indústria brasileira durante a década de 1980. Utilizando tecnologias digitais e metodologias ativas de aprendizagem, os alunos trabalharão em equipe para resolver problemas e criar conteúdos, reforçando seus conhecimentos de forma prática e contextualizada.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Storytelling Digital: A Crise dos Anos 80 no Instagram

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Promover a compreensão crítica dos desafios enfrentados pela indústria brasileira durante os anos 80 através de ferramentas digitais e redes sociais, estimulando a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos.

- Descrição: Os alunos criarão uma série de postagens no Instagram para narrar a história da indústria brasileira durante a década de 1980, incorporando elementos como inflação, crise da dívida e medidas governamentais. Utilizando recursos gráficos, fotos históricas e textos informativos, cada grupo desenvolverá um perfil fictício que represente uma indústria específica da época.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo escolhe um setor industrial (automobilístico, têxtil, siderúrgico, etc.) para representar.

  • Os grupos devem pesquisar sobre o setor escolhido e coletar dados relevantes dos anos 80: estatísticas, eventos marcantes, personagens importantes, etc.

  • Utilizando celulares e aplicativos de design gráfico como Canva, criar postagens que contem a história do setor durante a década de 80.

  • Postar o conteúdo em um perfil fictício no Instagram e interagir com outros grupos, comentando e fazendo perguntas.

  • Ao final, cada grupo apresentará seu perfil à turma, destacando os principais pontos abordados.

Atividade 2 -  Gamificação: A Indústria nos Anos 80 em um Jogo de Tabuleiro Digital

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Utilizar a gamificação para facilitar a compreensão das dinâmicas econômicas dos anos 80 de uma forma prática e envolvente, incentivando trabalho em equipe e habilidades tecnológicas.

- Descrição: Os alunos usarão uma plataforma de criação de jogos como 'Minecraft Education' ou 'Scratch' para desenvolver um jogo de tabuleiro digital que simule os desafios econômicos enfrentados pela indústria brasileira na década de 1980. Cada grupo criará regras e situações que reflitam as políticas econômicas, a inflação e as crises setoriais.

- Instruções:

  • Formar grupos de até 5 alunos.

  • Distribuir papel e caneta para que os alunos possam brainstorm ideias e desenhar um esboço do tabuleiro e das regras.

  • Cada grupo deve decidir sobre os principais eventos e crises que desejam incluir no jogo, como medidas governamentais, hiperinflação e impacto das crises internacionais.

  • Utilizando a plataforma escolhida (Minecraft Education ou Scratch), os alunos devem construir digitalmente o tabuleiro e programar as regras do jogo.

  • Os grupos devem testar o jogo entre si e fazer ajustes conforme necessário.

  • No final, cada grupo apresentará seu jogo para a classe, explicando as regras e o contexto histórico incluído.

Atividade 3 -  Podcast: Entrevista com um Economista dos Anos 80

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa, escrita e comunicação digital ao explorar o tema através da criação de um conteúdo de áudio, incentivando a análise crítica e a criatividade dos alunos.

- Descrição: Os alunos criarão um episódio de podcast onde 'entrevistarão' um economista fictício que viveu e trabalhou durante os anos 80, discutindo temas como inflação, crise da dívida e impacto das políticas governamentais na indústria. O podcast deve ser roteirizado, gravado e editado pelos alunos.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 pessoas.

  • Os grupos devem pesquisar sobre a economia dos anos 80 e criar um roteiro de entrevista com perguntas relevantes sobre a indústria brasileira dessa década.

  • Definir papeis: entrevistadores, economista entrevistado, editor de som, etc.

  • Usar aplicativos de gravação de áudio em celulares (como Anchor ou Audacity) para gravar o podcast.

  • Editar o áudio utilizando softwares ou aplicativos gratuitos, adicionando efeitos sonoros e trilhas de fundo quando necessário.

  • Os grupos finalizam o podcast e o apresentam à turma, discutindo as partes mais desafiadoras e as descobertas mais interessantes.

Retorno

Duração: 25 - 30 minutos

A finalidade desta etapa é promover a reflexão coletiva sobre os aprendizados adquiridos durante as atividades práticas, incentivando a troca de conhecimentos e a avaliação crítica. Isso permite que os alunos consolidem o conhecimento adquirido, recebam feedback construtivo e desenvolvam habilidades de comunicação e autocrítica.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar a experiência e suas conclusões. Use o seguinte roteiro para introduzir a discussão:

  1. Peça para cada grupo descrever brevemente seu projeto (Instagram, jogo ou podcast).
  2. Pergunte aos alunos quais foram os maiores desafios que enfrentaram durante a criação do projeto.
  3. Incentive os grupos a compararem suas descobertas sobre a indústria dos anos 80 com a situação atual.
  4. Abra espaço para que os alunos façam perguntas uns aos outros sobre os projetos apresentados.

Reflexões

1. Como a pesquisa e o desenvolvimento do projeto ajudaram a entender a complexidade da indústria brasileira nos anos 80? 2. Quais foram as medidas econômicas mais impactantes identificadas por vocês e como elas se refletiram na prática industrial da época? 3. Existe alguma lição aprendida na década de 1980 que ainda pode ser aplicada à indústria brasileira atual?

Feedback 360°

Realize uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber feedback dos outros membros do grupo. Oriente a turma a fazer um feedback construtivo e respeitoso, focando nos aspectos positivos e áreas de melhoria. Utilize este roteiro:

  1. Cada aluno diz um ponto positivo sobre a contribuição de cada colega no projeto.
  2. Em seguida, cada aluno sugere uma área de melhoria de forma construtiva.
  3. Peça para que todos escrevam um pequeno parágrafo de autoavaliação sobre sua própria participação.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade  A conclusão tem como objetivo consolidar os conhecimentos adquiridos, destacando os pontos principais de forma envolvente e contextualizada. Isso ajuda os alunos a refletirem sobre a relevância do tema tanto no passado quanto no presente, promovendo uma aprendizagem mais significativa e conectada com a realidade. 欄✨

Resumo

Super Flashback dos Anos 80!  Vamos resumir o que aprendemos hoje de uma forma diferente: Pensem que estamos em um programa de TV dos anos 80! ️✨ Primeiramente, falamos sobre a inflação galopante que roubava a cena e o crescimento econômico que quase não apareceu.  Entendemos como a crise da dívida e as instáveis políticas econômicas foram como um videogame em modo difícil para a indústria brasileira.  E não podemos esquecer das medidas governamentais que eram como boosters improvisados tentando salvar o dia! ️

No Mundo

Conexão com o Mundo Atual  A aula de hoje nos ajuda a entender melhor os desafios econômicos e industriais que ainda podem ser percebidos no Brasil e no mundo. Questões como inflação, políticas econômicas e crises setoriais continuam sendo relevantes, e compreender o passado nos permite identificar padrões e antecipar possíveis soluções para o futuro. 

Na Prática

Importância no Dia a Dia  Conhecer os desafios da indústria brasileira dos anos 80 nos ajuda a ter uma visão crítica sobre as políticas econômicas atuais, as oscilações do mercado e até mesmo a entender melhor o discurso de economistas e políticos. Esse conhecimento é fundamental para tomarmos decisões mais informadas e conscientes no nosso cotidiano. 易

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies