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Plano de aula de Mapas e Locais de Vivência

Geografia

Original Teachy

'EF01GE09'

Mapas e Locais de Vivência

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Mapas e Locais de Vivência

Palavras Chavemapas, elaboração de mapas, localização, referenciais espaciais, corpo como referência, atividades práticas, trabalho em equipe, pontos cardeais, leitura de mapas, aplicação do conhecimento, orientação espacial, resolução de problemas, aprendizado colaborativo, contextualização real
Materiais Necessáriosfolhas de papel em branco, lápis de cor, fitas adesivas coloridas, planta baixa do Brasil, mapas impressos do pátio da escola, tesouros ou pequenos objetos para esconder, computador ou projetor para apresentações
Códigos BNCCEF01GE09: Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência.
Ano Escolar1º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Física

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de definição de objetivos é crucial para estabelecer claramente o que se espera alcançar ao final da aula. Ao definir os objetivos, o professor orienta a abordagem de ensino e as atividades práticas, assegurando que todos os elementos do plano de aula estejam alinhados para o desenvolvimento das habilidades propostas. Esta clareza ajuda os alunos a entenderem a importância e a aplicabilidade do tema no seu cotidiano, além de fornecer uma base para avaliação do aprendizado.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do seu local de vivência, utilizando referenciais espaciais e o corpo como referência.

2. Desenvolver a habilidade de orientação espacial e localização em mapas, promovendo a compreensão de direções e distâncias dentro de um contexto familiar para os alunos.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a colaboração e a comunicação entre os alunos durante as atividades práticas.
  2. Estimular o raciocínio lógico e a observação detalhada do ambiente.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos e revisar o conteúdo que estudaram previamente, criando um ambiente propício para a aplicação prática do conhecimento. As situações problema estimulam o pensamento crítico, enquanto a contextualização mostra a relevância do tema no mundo real, aumentando o interesse e a motivação dos alunos. Este momento é essencial para a transição do aprendizado teórico para a prática.

Situações Problema

1. Imagine que você está em uma floresta e precisa encontrar o caminho de volta para uma clareira onde estão seus amigos. Como você utilizaria um mapa simples para se orientar? Descreva os passos que seguiria.

2. Pense em um parque que você visita frequentemente. Agora, suponha que as árvores e os brinquedos tenham sido movidos de lugar. Como você usaria um mapa que desenhou do parque para encontrar o caminho até o balanço?

Contextualização

Os mapas são como um guia mágico que nos ajudam a encontrar o caminho em lugares que não conhecemos bem. Eles são usados para muitas coisas, desde encontrar tesouros até simplesmente não se perder em um grande parque. Curiosamente, até mesmo os animais usam formas de mapas em suas mentes para se orientarem em seus territórios. Saber como criar e ler mapas é uma habilidade muito útil que pode ser usada em muitas situações do dia a dia.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 80 minutos)

A etapa de desenvolvimento no plano de aula é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e lúdica os conceitos estudados sobre mapas e localização em seu ambiente de vivência. Ao trabalhar em grupos, os alunos não só reforçam o aprendizado individual, mas também desenvolvem habilidades de colaboração e comunicação. As atividades propostas são desafiadoras e envolventes, garantindo a atenção dos alunos e proporcionando um ambiente de aprendizado ativo.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - O Mapa da Aventura no Pátio

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a capacidade de elaborar e utilizar mapas simples para localizar pessoas e lugares, além de promover a colaboração e o trabalho em equipe.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo receberá a tarefa de desenhar um mapa simples do pátio da escola, identificando locais de interesse como a caixa de areia, os balanços, o bebedouro, entre outros. Em seguida, eles devem planejar uma 'aventura' onde um dos membros do grupo 'se perde' e os outros precisam usar o mapa para encontrá-lo.

- Instruções:

  • Dividir a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Entregar a cada grupo uma folha de papel em branco e lápis de cor.

  • Orientar os alunos a desenharem um mapa do pátio da escola, incluindo pontos de referência significativos.

  • Cada grupo escolhe um dos seus membros para ser 'o perdido'.

  • Os outros membros do grupo planejam um roteiro no mapa para encontrá-lo, incluindo pistas e desafios a serem superados.

  • Cada grupo apresenta sua aventura para a classe, explicando o mapa e o trajeto escolhido.

Atividade 2 - Caça ao Tesouro Geográfico

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Praticar a leitura e interpretação de mapas, além de estimular o pensamento crítico e a resolução de problemas.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos, divididos em pequenos grupos, participarão de uma caça ao tesouro dentro da sala de aula. Cada grupo receberá um mapa 'incompleto' que mostra o layout da sala com algumas áreas em branco. Eles terão que usar pistas dadas pelo professor para completar o mapa e finalmente encontrar o 'tesouro'.

- Instruções:

  • Organizar a sala para esconder 'tesouros' em locais específicos, que serão marcados no mapa mestre do professor.

  • Dividir os alunos em grupos de até 5.

  • Entregar a cada grupo um mapa incompleto da sala, com algumas áreas não preenchidas.

  • Fornecer a cada grupo uma série de pistas que os ajudarão a completar o mapa.

  • Os alunos devem usar o mapa completo para encontrar os tesouros.

  • O primeiro grupo a encontrar todos os tesouros, seguindo o mapa corretamente, vence.

Atividade 3 - Desafio dos Pontos Cardeais

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aprender a usar os pontos cardeais em um contexto real, além de desenvolver habilidades de trabalho em equipe e organização espacial.

- Descrição: Os alunos em grupos serão desafiados a criar um grande mapa do Brasil no chão da sala utilizando fita adesiva colorida. Eles devem identificar e posicionar os principais pontos cardeais (norte, sul, leste, oeste) e depois, a partir de um ponto central, traçar rotas para cidades importantes do país.

- Instruções:

  • Dividir a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Fornecer fitas adesivas coloridas e uma planta baixa do Brasil para cada grupo.

  • Cada grupo deve identificar e posicionar os pontos cardeais no mapa do Brasil que será montado no chão da sala.

  • Após localizar os pontos cardeais, os alunos devem traçar rotas para cidades importantes, usando uma escala simples.

  • Cada grupo apresenta seu mapa e explica as decisões tomadas para as rotas.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é permitir que os alunos reflitam sobre o que aprenderam e como aplicaram os conceitos de mapas e localização durante as atividades práticas. Esta discussão ajuda a consolidar o conhecimento, permitindo que os alunos articulem o que entenderam e troquem experiências, o que é essencial para o aprendizado colaborativo. Além disso, ajuda o professor a avaliar o entendimento dos alunos sobre o tema e a identificar possíveis áreas que precisam de mais esclarecimentos ou revisão.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a conversa relembrando o objetivo da aula, que foi aprender e aplicar o uso de mapas simples no contexto do ambiente escolar. Encoraje cada grupo a compartilhar suas experiências, desafios enfrentados e soluções encontradas durante as atividades. Utilize perguntas abertas para estimular a reflexão, como 'O que vocês acharam mais difícil ao desenhar ou utilizar os mapas?' ou 'Como os mapas que vocês criaram poderiam ser úteis em situações reais?' Esta discussão ajudará a consolidar o aprendizado e a troca de ideias entre os alunos.

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios ao criar e usar os mapas nas atividades de hoje?

2. Como vocês puderam usar os pontos cardeais para se orientar durante as atividades?

3. De que maneira os mapas que vocês criaram podem ser úteis no dia a dia?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos tenham compreendido os conceitos principais e suas aplicações práticas. Além disso, visa a reforçar a importância do conteúdo aprendido para a vida cotidiana, incentivando os alunos a continuarem explorando e utilizando mapas como ferramentas de orientação e aprendizado.

Resumo

Neste encerramento, o professor deve resumir os conceitos principais abordados durante a aula, relembrando as atividades práticas como a criação de mapas do pátio da escola, a caça ao tesouro geográfico e o desafio dos pontos cardeais. É essencial recapitular como os mapas são ferramentas úteis para a orientação e localização em ambientes conhecidos e desconhecidos, utilizando o corpo como referência e os pontos cardeais para estabelecer direções.

Conexão com a Teoria

O professor deve destacar como a aula de hoje conectou a teoria estudada anteriormente com a prática, enfatizando a importância do uso de mapas no dia a dia. Explique como as atividades práticas permitiram aos alunos aplicar o conhecimento teórico em situações reais e simuladas, reforçando a compreensão dos conceitos de localização, distância e direção.

Fechamento

Por fim, é crucial enfatizar a relevância dos mapas e da habilidade de leitura e elaboração deles. Discuta como essas habilidades são aplicáveis em diversas situações, desde a exploração de novos locais até atividades cotidianas como se orientar em um parque ou na própria escola. Destaque que o aprendizado de hoje não é apenas acadêmico, mas prático e essencial para a autonomia e segurança no dia a dia.

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