Entrar

Plano de aula de Tempo e vivência

Geografia

Original Teachy

'EF01GE010'

Tempo e vivência

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Tempo e vivência

Palavras ChaveRitmos da natureza, Calor, Chuva, Vento, Fenômenos naturais, Observação, Experiências diárias, Geografia, Vivência, 1º ano Ensino Fundamental
Materiais NecessáriosImagens de fenômenos naturais (sol, chuva, vento), Quadro branco e marcadores, Folhas de papel para desenhos, Lápis de cor e giz de cera, Guarda-chuva (para demonstração), Roupas leves (para demonstração), Vídeos curtos sobre os ritmos da natureza (opcional), Livros ou revistas com imagens de diferentes climas
Códigos BNCCEF01GE10: Descrever características de seus lugares de vivência relacionadas aos ritmos da natureza (chuva, vento, calor etc.).
Ano Escolar1º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Física

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é apresentar aos alunos os objetivos principais da aula, garantindo que eles entendam o que será abordado e aprendido durante a sessão. Esta seção serve para orientar tanto o professor quanto os alunos, fornecendo um direcionamento claro para as atividades que seguirão e enfatizando a importância de observar e descrever os fenômenos naturais em seus próprios ambientes de vivência.

Objetivos principais:

1. Compreender os ritmos da natureza (chuva, vento, calor) e como eles afetam o dia a dia.

2. Descrever características dos lugares de vivência com base nas observações dos fenômenos naturais.

3. Identificar e relacionar diferentes elementos climáticos presentes em seu ambiente.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é capturar a atenção dos alunos e prepará-los para o conteúdo que será abordado. Ao fornecer um contexto inicial e curiosidades interessantes, o objetivo é despertar a curiosidade e o interesse deles, facilitando a compreensão dos ritmos da natureza e sua influência em nossas vidas. Isso cria uma base sólida para que os alunos possam relacionar os fenômenos climáticos com suas próprias experiências diárias.

Contexto

Contexto Inicial: Para começar a aula, explique aos alunos que a natureza ao nosso redor está sempre em movimento e mudança. Fale sobre como o tempo pode mudar ao longo do dia e das estações. Use exemplos simples e próximos à realidade deles, como o calor do verão, as chuvas no outono e o vento que sentimos no rosto ao brincar no pátio. Mostre imagens de diferentes fenômenos naturais para tornar a explicação mais visual e envolvente. Destaque como esses elementos são fundamentais para a vida na Terra e impactam diretamente o nosso dia a dia, como a necessidade de usar guarda-chuva em dias de chuva ou vestir roupas mais leves em dias quentes.

Curiosidades

Curiosidade: Sabia que as plantas e os animais também sentem essas mudanças no tempo? Por exemplo, algumas flores só abrem quando está ensolarado, e muitos animais ficam mais ativos durante certas estações do ano. Isso mostra como todos nós, seres vivos, estamos conectados e dependemos do clima e do tempo para nossas atividades diárias.

Desenvolvimento

Duração: 50 - 60 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre os ritmos da natureza, garantindo que eles compreendam como o calor, a chuva e o vento influenciam suas vidas diárias. Ao abordar esses tópicos de maneira detalhada e relacioná-los com suas experiências pessoais, os alunos serão capazes de descrever com mais precisão as características dos lugares onde vivem e como os fenômenos naturais afetam seu cotidiano.

Tópicos Abordados

1. ☀️ Calor: Explique aos alunos o que é o calor e como ele é uma característica do verão. Fale sobre a sensação de calor no corpo e como precisamos beber mais água e usar roupas leves para nos sentir confortáveis. Mostre imagens do sol e de dias ensolarados. 2. ️ Chuva: Descreva o fenômeno da chuva e como ela é comum em certas épocas do ano, como no outono. Fale sobre a necessidade do guarda-chuva e das capas de chuva. Mostre imagens de nuvens carregadas e da chuva caindo. 3.Vento: Fale sobre o vento e como ele pode ser sentido em diferentes intensidades, desde uma brisa suave até ventanias fortes. Explique como o vento pode refrescar-nos em dias quentes e ajudar na polinização das plantas. Mostre imagens de folhas balançando ao vento e de crianças brincando com pipas.

Questões para Sala de Aula

1. 1. O que você mais gosta de fazer em um dia ensolarado? Desenhe ou escreva sobre isso. 2. 2. Como você se sente em um dia de chuva? Descreva ou desenhe suas atividades favoritas nesses dias. 3. 3. O que você observa quando o vento está forte? Desenhe ou escreva sobre as mudanças que você percebe ao seu redor.

Discussão de Questões

Duração: 20 - 25 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos durante a aula, garantindo que eles compreendam e consigam descrever claramente as características dos ritmos da natureza e como esses fenômenos influenciam suas vidas diárias. Ao discutir as respostas e reflexões dos alunos, promove-se um ambiente de aprendizado colaborativo e engajado, reforçando a importância da observação e da descrição dos fenômenos naturais.

Discussão

  • O que você mais gosta de fazer em um dia ensolarado? Explique que dias ensolarados oferecem muitas oportunidades para atividades ao ar livre, como brincar no parque, andar de bicicleta ou fazer um piquenique. Discuta como o calor do sol nos faz sentir e por que é importante usar protetor solar e beber muita água.

  • Como você se sente em um dia de chuva? Fale sobre como a chuva pode afetar nosso humor e nossas atividades. Explique que, embora a chuva possa nos impedir de brincar ao ar livre, ela também é importante para as plantas e para encher os reservatórios de água. Discuta atividades que podem ser feitas em dias chuvosos, como ler um livro, assistir a filmes ou brincar dentro de casa.

  • O que você observa quando o vento está forte? Descreva como o vento pode mover objetos como folhas, pipas e até mesmo balançar árvores. Explique que o vento forte pode trazer frescor em dias quentes, mas também pode causar transtornos como derrubar coisas leves ou espalhar poeira. Incentive os alunos a falar sobre suas experiências e observações pessoais com o vento.

Engajamento dos Alunos

1. ️ Perguntas de Discussão: 2. Por que você acha que o sol é tão importante para a vida na Terra? 3. Como a chuva ajuda as plantas e os animais? 4. O que você faz para se proteger do vento forte? 5. Você já percebeu alguma mudança na natureza antes de chover? O que você observou? 6. Como você acha que os animais se comportam em dias de calor intenso?

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é reforçar e consolidar o conhecimento adquirido durante a aula, garantindo que os alunos compreendam a importância dos ritmos da natureza e como esses fenômenos influenciam suas vidas diárias. Ao resumir e conectar o conteúdo, os alunos são incentivados a refletir sobre o aprendizado e sua aplicação prática.

Resumo

  • Os ritmos da natureza incluem fenômenos como calor, chuva e vento.
  • O calor é uma característica do verão, e precisamos nos proteger bebendo água e usando roupas leves.
  • A chuva é comum em certas épocas do ano e é importante para plantas e reservatórios de água.
  • O vento pode variar de uma brisa suave a uma ventania forte e tem impactos como refrescar o ambiente e ajudar na polinização.

A aula conectou a teoria dos ritmos da natureza com a prática ao relacionar fenômenos climáticos com experiências diárias dos alunos, como usar guarda-chuva em dias de chuva ou beber mais água em dias quentes. Exemplos visuais e discussões ajudaram a aplicar o conteúdo em situações reais do cotidiano dos alunos.

Entender os ritmos da natureza é crucial para o dia a dia, pois nos permite nos preparar melhor para diferentes condições climáticas. Curiosidades como a reação das plantas ao sol e a importância da chuva para a vida vegetal mostram como o clima influencia diretamente nossas atividades e a natureza ao nosso redor.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies