Entrar

Plano de aula de Escola e Comunidade

História

Original Teachy

'EF01HI08'

Escola e Comunidade

Objetivos (5 minutos)

  1. Compreender a importância da escola na comunidade: Os alunos devem ser capazes de entender que a escola é um lugar onde eles aprendem e se desenvolvem, mas também é um lugar onde eles interagem com outras pessoas e contribuem para a comunidade.

  2. Identificar a relação entre a escola e a comunidade: Os alunos devem ser capazes de identificar como a escola está conectada à comunidade ao seu redor. Eles devem ser capazes de reconhecer que a escola é um recurso para a comunidade e que a comunidade também apoia a escola.

  3. Reconhecer a importância da colaboração entre a escola e a comunidade: Os alunos devem ser capazes de reconhecer que a colaboração entre a escola e a comunidade é benéfica para todos. Eles devem entender que a comunidade pode ajudar a escola de várias maneiras e que a escola também pode contribuir para a comunidade.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Relembrar conteúdos anteriores: O professor deve iniciar a aula relembrando os alunos sobre o que eles já aprenderam sobre o conceito de comunidade. Pode-se fazer perguntas como "O que é uma comunidade?" e "Quais são os diferentes tipos de pessoas que fazem parte de uma comunidade?". Esta revisão ajudará a preparar o terreno para a nova informação que será apresentada.

  2. Situação problema 1: O professor pode então apresentar uma questão para os alunos pensar: "Vocês já pararam para pensar por que a escola é tão importante para nossa comunidade?". Esta pergunta irá provocar a curiosidade dos alunos e os incentivar a pensar sobre o papel da escola na comunidade.

  3. Situação problema 2: Em seguida, o professor pode propor outra pergunta: "Vocês conseguem pensar em algumas maneiras em que a escola e a comunidade podem trabalhar juntas?". Esta pergunta irá desafiar os alunos a pensar sobre a relação entre a escola e a comunidade e a importância da colaboração entre os dois.

  4. Contextualização: O professor pode então explicar que a escola e a comunidade estão interligadas de muitas maneiras. Por exemplo, a escola é um lugar onde os alunos aprendem sobre a comunidade e como eles podem contribuir para ela. Ao mesmo tempo, a comunidade apoia a escola, fornecendo recursos e oportunidades de aprendizado fora da sala de aula.

  5. Ganhar a atenção dos alunos: Para ganhar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades. Por exemplo, pode-se mencionar que em algumas comunidades, a escola é o único lugar onde as crianças têm acesso a livros, computadores e outras ferramentas de aprendizado. Ou que, em algumas comunidades, a escola também serve como um centro comunitário, onde os adultos podem participar de aulas de educação para adultos ou atividades sociais.

  6. Introdução ao tópico: Finalmente, o professor pode introduzir o tópico da aula, explicando que eles vão aprender mais sobre como a escola e a comunidade estão conectadas e por que é importante para eles entenderem essa conexão.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Nesta etapa, o professor deve desenvolver as atividades que ajudem os alunos a compreender a relação entre a escola e a comunidade. O professor pode escolher entre as seguintes atividades sugeridas, lembrando-se de adaptar o tempo gasto de acordo com a duração da aula.

  1. Atividade interativa: A escola em nossa comunidade (10 - 15 minutos)

    • O professor divide a classe em pequenos grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo recebe uma folha de papel A3 e um conjunto de canetas coloridas.

    • Em seguida, o professor apresenta a tarefa: "Vocês devem desenhar um mapa da nossa comunidade. Lembrem-se, a comunidade inclui a escola e as pessoas e lugares ao redor dela. Usem as cores para representar coisas diferentes como casas, parques, lojas, e claro, a nossa escola!"

    • Enquanto os alunos desenham, o professor pode circular pela sala para fornecer orientações e esclarecer dúvidas.

    • Após a conclusão dos desenhos, cada grupo apresenta seu mapa para a turma, explicando o que cada elemento representa. O professor pode aproveitar esta oportunidade para destacar a importância da escola na comunidade.

  2. Atividade de ligar os pontos: Conexão entre a escola e a comunidade (10 - 15 minutos)

    • O professor distribui para cada aluno uma folha com pontos numerados. Alguns pontos devem representar instalações ou serviços da comunidade, como o supermercado, a biblioteca, o parque, a padaria, etc. Outros pontos devem representar atividades ou recursos que a escola oferece, como a biblioteca da escola, a quadra de esportes, o laboratório de ciências, as aulas de música, entre outros.

    • Cada aluno deve ligar os pontos que considera que têm uma relação entre si. Por exemplo, um aluno pode ligar o ponto da biblioteca com o ponto da biblioteca da escola, mostrando que a comunidade e a escola compartilham este recurso. Ou um aluno pode ligar o ponto do parque com o ponto das aulas de educação física, mostrando que a escola usa o parque em suas atividades.

    • Após todos os alunos terem ligado os pontos, o professor convida alguns deles a compartilhar suas ligações com a turma, explicando a relação que veem entre os pontos. O professor pode reforçar os exemplos dados pelos alunos, destacando a colaboração entre a escola e a comunidade.

  3. Atividade de dramatização: A escola e a comunidade em ação (10 - 15 minutos)

    • O professor divide a turma em pequenos grupos e atribui a cada grupo um papel que representa um elemento da escola ou da comunidade (por exemplo, a escola, a biblioteca, o parque, a padaria, etc).

    • Cada grupo deve preparar uma breve cena que ilustre como sua "personagem" interage com a escola ou a comunidade. Por exemplo, o grupo que representa a escola pode mostrar como a escola organiza uma feira de livros para a comunidade. Ou o grupo que representa a padaria pode mostrar como a padaria fornece pães para o café da manhã dos alunos.

    • Após a preparação, cada grupo apresenta sua cena para a turma. O professor pode então conduzir uma discussão sobre as cenas, incentivando os alunos a pensar sobre as diferentes maneiras que a escola e a comunidade podem colaborar.

Lembrando que essas são apenas sugestões e que o professor pode escolher as atividades que achar mais adequadas para sua turma. O importante é que as atividades sejam lúdicas, interativas e permitam aos alunos explorar a relação entre a escola e a comunidade de maneira ativa e envolvente.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em grupo: (5 - 7 minutos)

    • O professor deve reunir todos os alunos em um grande círculo para uma discussão em grupo. Cada grupo terá a oportunidade de compartilhar o que aprendeu durante a atividade. Eles devem explicar como reconheceram a importância da escola na comunidade, as maneiras como a escola e a comunidade podem colaborar e como a relação entre a escola e a comunidade é benéfica para ambas as partes.
    • O professor deve encorajar todos os alunos a participar da discussão, fazendo perguntas diretas e abertas para garantir que todos tenham a chance de expressar suas ideias e opiniões.
  2. Conexão com a teoria: (3 - 4 minutos)

    • Após a discussão, o professor deve retomar os pontos-chave da aula, reforçando a importância da escola na comunidade, a relação entre a escola e a comunidade e a importância da colaboração entre os dois. O professor pode fazer isso relembrando as respostas dos alunos durante a discussão e conectando-as com os conceitos teóricos apresentados no início da aula.
    • O professor também pode propor reflexões adicionais, como "Como vocês podem aplicar o que aprenderam hoje na vida real?" ou "Que ações vocês podem tomar para fortalecer a relação entre a escola e a comunidade?".
  3. Reflexão individual: (2 - 3 minutos)

    • Para encerrar a aula, o professor deve dar aos alunos um momento de reflexão individual. Eles devem pensar sobre o que aprenderam durante a aula e como isso se conecta com suas vidas. O professor pode fazer duas perguntas simples para orientar a reflexão dos alunos: "O que vocês acharam mais interessante sobre a relação entre a escola e a comunidade?" e "Como vocês podem contribuir para a relação entre a escola e a comunidade?".
    • Os alunos devem ter a oportunidade de compartilhar suas reflexões com a turma, se sentirem confortáveis. O professor deve enfatizar que todas as respostas são válidas e que a reflexão individual é uma parte importante do processo de aprendizagem.

O retorno é uma parte crucial da aula, pois permite que o professor avalie a compreensão dos alunos sobre o tópico e ajuste futuras lições, se necessário. Além disso, o retorno proporciona aos alunos a oportunidade de consolidar seu aprendizado, refletir sobre o que aprenderam e fazer conexões com suas vidas e experiências. Portanto, é importante que o professor reserve tempo suficiente para esta etapa e conduza as discussões e reflexões de maneira respeitosa e inclusiva.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos conteúdos abordados: (2 - 3 minutos)

    • O professor deve começar a conclusão relembrando os principais pontos da aula. Isso inclui a importância da escola na comunidade, a relação entre a escola e a comunidade e a importância da colaboração entre os dois. O professor pode reforçar estes conceitos fazendo perguntas como "Por que a escola é um lugar importante para a nossa comunidade?" e "O que aconteceria se não tivéssemos uma escola em nossa comunidade?".
    • O professor deve explicar que a escola oferece oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para os alunos, mas também desempenha um papel vital na comunidade, fornecendo serviços e recursos e promovendo a colaboração e o envolvimento comunitário.
  2. Conexão entre teoria e prática: (1 - 2 minutos)

    • Em seguida, o professor deve destacar como as atividades da aula ajudaram a reforçar a compreensão dos alunos sobre a relação entre a escola e a comunidade. O professor pode lembrar dos desenhos dos mapas, das ligações entre os pontos e das cenas de dramatização, explicando como cada atividade ilustrou diferentes aspectos da relação entre a escola e a comunidade.
    • O professor deve enfatizar que a aprendizagem não é apenas sobre a teoria, mas também sobre a aplicação prática do conhecimento. As atividades lúdicas e interativas da aula permitiram aos alunos explorar a relação entre a escola e a comunidade de maneira concreta e significativa.
  3. Materiais extras: (1 minuto)

    • Para complementar o aprendizado em sala de aula, o professor pode sugerir alguns materiais extras. Isso pode incluir livros infantis que falam sobre a importância da escola na comunidade, documentários educativos sobre a história das escolas e da educação, ou sites e jogos interativos que exploram a relação entre a escola e a comunidade.
    • O professor deve explicar que estes materiais são opcionais, mas podem ser uma maneira divertida e interessante de aprender mais sobre o tópico.
  4. Importância do tema para a vida diária: (1 - 2 minutos)

    • Por fim, o professor deve ressaltar a importância do tema da aula para a vida diária dos alunos. O professor pode explicar que, ao entender a relação entre a escola e a comunidade, os alunos podem se tornar cidadãos mais conscientes e ativos.
    • O professor pode dar exemplos de como os alunos podem aplicar o que aprenderam em suas vidas diárias. Por exemplo, os alunos podem se inspirar a participar mais ativamente em atividades escolares ou comunitárias, ou a valorizar mais os recursos e serviços que a escola e a comunidade oferecem.

A conclusão é uma parte crucial da aula, pois permite que o professor resuma os principais pontos da discussão, reforce a compreensão dos alunos sobre o tópico, sugira materiais extras para estudo adicional e destaque a relevância do tema para a vida diária dos alunos. Ao fazer isso, o professor ajuda a consolidar o aprendizado dos alunos, estimula a continuidade do estudo e promove a aplicação prática do conhecimento.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies