Entrar

Plano de aula de Família e Comunidade

História

Original Teachy

'EF01HI02'

Família e Comunidade

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreender o conceito de família e comunidade: Os alunos devem ser capazes de definir o que é uma família e uma comunidade, e entender a importância de ambos em suas vidas.

  2. Identificar diferentes tipos de famílias e comunidades: Os alunos devem aprender que existem diferentes tipos de famílias e comunidades, e que todas são igualmente válidas e importantes.

  3. Reconhecer a importância da família e da comunidade na História: Os alunos devem ser capazes de observar como a família e a comunidade têm sido fundamentais ao longo da história para a sobrevivência e desenvolvimento da humanidade.

Objetivos Secundários:

  1. Desenvolver habilidades de cooperação e respeito: Durante a aula, os alunos serão incentivados a trabalhar em equipe, compartilhando suas ideias e ouvindo as dos colegas. Isso irá ajudá-los a desenvolver habilidades de cooperação e respeito.

  2. Promover o pensamento crítico e a reflexão: Ao explorar diferentes tipos de famílias e comunidades, os alunos serão desafiados a pensar criticamente sobre o assunto e a refletir sobre suas próprias experiências.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Relembrando conteúdos anteriores: O professor inicia a aula relembrando os conceitos de "história" e "tempo", que foram aprendidos em aulas anteriores. Ele pode fazer perguntas como: "O que é história?" e "Por que é importante aprender sobre a história?". Isso ajuda a preparar o terreno para a discussão sobre a importância da família e da comunidade na história.

  2. Situação-problema 1: O tesouro perdido: O professor propõe a seguinte situação: "Imagine que vocês são exploradores e descobriram um mapa do tesouro. Mas, para chegar ao tesouro, vocês precisam passar por diferentes comunidades. Como vocês acham que essas comunidades podem ajudar a encontrar o tesouro?". Esta situação ajuda a introduzir o papel da comunidade na vida das pessoas.

  3. Situação-problema 2: O dia sem família: O professor traz uma situação na qual os alunos precisariam enfrentar um dia inteiro sem a presença de suas famílias. Ele pergunta: "Como vocês acham que seria passar um dia sem a presença de suas famílias? O que vocês mais sentiriam falta?". Esta situação ajuda a destacar a importância da família na vida dos alunos.

  4. Contextualização com o dia a dia: O professor explica que, assim como na situação do tesouro, as comunidades sempre tiveram um papel importante na história, ajudando as pessoas a sobreviverem e se desenvolverem. Da mesma forma, a família, assim como os exploradores, sempre foi e continua sendo essencial para a vida de cada pessoa.

  5. Curiosidades sobre a história e a comunidade: Para despertar o interesse dos alunos, o professor compartilha duas curiosidades: a) "Você sabia que as primeiras comunidades foram formadas por pessoas que se uniram para caçar, pescar e cultivar alimentos juntas?"; b) "E você sabia que, na antiguidade, a família era muito grande, incluindo não só os pais e filhos, mas também os avós, tios, primos e até mesmo escravos e serviçais?".

  6. Introdução do tópico da aula: O professor introduz o tópico da aula, dizendo: "Hoje vamos aprender sobre a família e a comunidade na história. Vamos entender como elas se formaram ao longo do tempo e porque são tão importantes para nós até hoje".

Durante toda a introdução, o professor deve encorajar os alunos a compartilharem suas ideias e opiniões, criando um ambiente de respeito e colaboração. Ele também deve se certificar de que todos os alunos compreenderam as situações e conceitos apresentados.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Nesta etapa, o professor deve propor atividades lúdicas e interativas para que os alunos possam explorar de forma prática o conteúdo aprendido. São sugeridas duas atividades, sendo que o professor deve escolher uma delas para aplicar em sala de aula.

Atividade 1: "Formando uma Comunidade Juntos"

  1. Preparação: O professor divide a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Em seguida, distribui para cada grupo um conjunto de cartões coloridos. Cada cartão representa um membro da comunidade, como o chefe, o agricultor, o padeiro, o professor, o médico, entre outros. O número de cartões deve ser proporcional ao número de alunos em cada grupo.

  2. Regras do jogo: O professor explica as regras do jogo. Os alunos precisam, juntos, formar uma comunidade. Cada membro do grupo deve escolher um cartão sem mostrar aos outros. O objetivo é que os alunos, sem falar qual é a sua "profissão", encontrem um lugar na sala que represente o seu local de trabalho na comunidade.

  3. Desenvolvimento: Após todos os alunos terem escolhido um cartão, o professor inicia a contagem regressiva de 10 segundos. Os alunos devem se locomover pela sala, sem falar, para encontrar o seu "lugar de trabalho".

  4. Discussão: Após a contagem, o professor pergunta a cada aluno onde ele escolheu ficar e por quê. Em seguida, o professor inicia uma discussão em grupo sobre como cada um dos "membros da comunidade" contribui para o bem-estar do grupo e como a cooperação é importante.

Atividade 2: "A Árvore Genealógica"

  1. Preparação: O professor distribui para cada grupo uma grande folha de papel e materiais para desenho. Ele também pede aos alunos que tragam de casa fotos de seus familiares. Estas fotos não precisam ser recentes, podem ser de quando o aluno era bebê, por exemplo.

  2. Regras do jogo: O professor explica que os alunos terão que fazer uma árvore genealógica. Eles devem colar as fotos dos membros de sua família na folha de papel e desenhar linhas conectando as pessoas de acordo com a relação familiar (pais, avós, tios, primos, etc.).

  3. Desenvolvimento: Os alunos, em seus grupos, começam a desenhar a árvore genealógica. O professor circula pela sala, auxiliando os alunos e fazendo perguntas para estimular a reflexão, como: "Você tem muitos primos? Como é o nome do irmão do seu pai?".

  4. Discussão: Após todos os grupos terem concluído suas árvores genealógicas, o professor pede que cada grupo apresente a sua para a turma. Durante as apresentações, o professor faz perguntas para ajudar os alunos a refletirem sobre a diversidade de tipos de famílias que existem.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo: O professor reúne todos os alunos em uma grande roda e inicia uma discussão em grupo sobre as soluções e descobertas de cada equipe. Ele pode fazer perguntas como: "Quais foram as diferentes funções que vocês encontraram na comunidade formada?" (Atividade 1) ou "Quais são as semelhanças e diferenças que vocês notaram nas árvores genealógicas de cada grupo?" (Atividade 2). Esta discussão permite que os alunos compartilhem suas experiências e aprendam uns com os outros, além de reforçar os conceitos abordados durante a aula.

  2. Conexão com a Teoria: O professor, então, conecta as atividades realizadas com a teoria aprendida. Ele pode destacar como a atividade "Formando uma Comunidade Juntos" ilustrou a importância da cooperação e da diversidade de funções na comunidade, assim como na vida real. Além disso, pode ressaltar como a atividade "A Árvore Genealógica" revelou a diversidade de tipos de famílias existentes, consolidando o entendimento dos alunos sobre o tema.

  3. Reflexão Individual: Para concluir a aula, o professor propõe que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam. Ele faz duas perguntas simples e pede que os alunos pensem por um minuto antes de compartilhar suas respostas com a turma:

    • "Qual foi a coisa mais interessante que você aprendeu hoje sobre a família e a comunidade na história?"
    • "Por que você acha que a família e a comunidade são importantes para a nossa vida hoje?"
  4. Compartilhamento das Reflexões: Após a reflexão, o professor convida os alunos a compartilharem suas respostas. Ele pode começar pedindo a opinião de dois ou três alunos e, em seguida, dar a oportunidade para os demais que desejem compartilhar. Durante este momento, o professor deve garantir que todos os alunos se sintam valorizados e respeitados, reforçando a importância da diversidade de ideias e opiniões.

  5. Feedback Final: Por fim, o professor dá um feedback final, reforçando os pontos-chave da aula e elogiando o esforço e a participação dos alunos. Ele encoraja os alunos a continuarem refletindo sobre o assunto em casa e a compartilharem com suas famílias o que aprenderam na aula.

Este retorno é uma etapa crucial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que eles reflitam sobre o que aprenderam e como isso se relaciona com sua vida cotidiana. Além disso, promove a autoexpressão, a escuta ativa e o respeito pelas opiniões dos outros, habilidades importantes para o desenvolvimento social e emocional dos alunos.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação: O professor inicia a conclusão da aula fazendo um resumo dos principais pontos abordados. Ele reitera a definição e a importância da família e da comunidade, ressaltando as descobertas e aprendizados feitos durante as atividades práticas. O professor pode fazer perguntas para verificar o entendimento dos alunos, como: "Quem pode me dizer o que é uma família?" e "Por que a família e a comunidade são importantes?".

  2. Ligando a Teoria à Prática: Em seguida, o professor conecta a teoria apresentada no início da aula com as atividades práticas realizadas. Ele explica que, assim como nas atividades, as comunidades na história se formaram por pessoas que tinham funções diferentes, que juntas garantiam a sobrevivência e o desenvolvimento de todos. Da mesma forma, as famílias também têm diferentes membros, cada um com sua função, e todos são importantes para o bem-estar da família.

  3. Materiais Extras: O professor sugere materiais extras para que os alunos possam aprofundar seu conhecimento sobre o assunto. Ele pode indicar livros de história que falam sobre a formação das primeiras comunidades, ou livros infantis que abordam a diversidade de tipos de famílias. Além disso, o professor pode sugerir que os alunos investiguem sobre a história de suas próprias famílias, conversando com seus pais e avós e fazendo uma pequena pesquisa.

  4. Importância do Assunto: Por fim, o professor reforça a importância do assunto para o dia a dia dos alunos. Ele explica que, ao entender a importância da família e da comunidade na história, os alunos também estão aprendendo a valorizar a sua própria família e a comunidade em que vivem. Além disso, ao compreender a diversidade de tipos de famílias e comunidades, os alunos estão desenvolvendo a empatia e o respeito pelas diferenças, habilidades fundamentais para a convivência em sociedade.

  5. Encerramento: O professor encerra a aula agradecendo a participação de todos e reforçando que o aprendizado sobre a família e a comunidade é um processo contínuo. Ele encoraja os alunos a observarem e valorizarem a sua família e a comunidade ao seu redor, e a continuarem aprendendo e explorando o assunto.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies