Entrar

Plano de aula de Vida em Família

História

Original Teachy

'EF01HI06'

Vida em Família

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Conceituar e contextualizar a Vida em Família: O professor deve introduzir o conceito de família, explicando que é a unidade básica da sociedade. Deve mostrar que a família é formada por pessoas que geralmente vivem juntas, compartilham responsabilidades e se cuidam mutuamente, promovendo o crescimento e o desenvolvimento de cada membro.

  2. Identificar e Descrever os Membros da Família: O professor deve ajudar os alunos a reconhecer os diferentes membros de uma família e suas respectivas funções. Deve destacar que a família é composta por pai, mãe e filhos, mas que há muitas variações possíveis, como famílias com apenas um pai ou uma mãe, ou famílias com avós, tios, primos, etc.

  3. Promover a Consciência da Importância da Vida em Família: O professor deve ressaltar a importância da família na vida de cada aluno, explicando que é na família que se aprendem os primeiros valores e princípios que irão guiar a vida de cada um. Deve incentivar os alunos a valorizarem e respeitarem seus familiares.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Anteriores: O professor deve começar a aula relembrando os alunos sobre a importância do passado e da história, conceitos que foram abordados em aulas anteriores. O professor pode fazer isso por meio de perguntas, como: "Quem lembra de um acontecimento importante que aconteceu na semana passada?" ou "Quem lembra do que é uma história?". Isso ajudará a preparar os alunos para a nova informação que será apresentada.

  2. Situações Problema: O professor pode propor duas situações que ajudarão os alunos a entender a importância da família e como ela é representada na sociedade. A primeira situação pode ser: "Imagine que você vai para a escola e não tem ninguém para te ajudar a se arrumar e preparar o café da manhã. Como você se sentiria?". A segunda situação pode ser: "Imagine que você ganhou um prêmio na escola e não tem ninguém para compartilhar essa alegria. Como você se sentiria?". Essas situações devem levar os alunos a refletir sobre a importância da família.

  3. Contextualização: O professor deve então explicar que, assim como na sala de aula, onde todos são uma grande família, na sociedade as famílias também desempenham um papel importante. Deve ressaltar que, assim como na escola, na família também existe a divisão de tarefas e responsabilidades, e que todos os membros são importantes e contribuem para o bom funcionamento do grupo.

  4. Ganhar a Atenção dos Alunos: O professor deve utilizar curiosidades e fatos interessantes para chamar a atenção dos alunos e despertar o interesse deles pelo tema da aula. Por exemplo, pode contar a história de uma família famosa e como ela influenciou a história do mundo. Outra curiosidade pode ser sobre as diferentes formas de família ao redor do mundo, mostrando para os alunos que não existe apenas um jeito certo de ser uma família.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Apresentação da Teoria: O professor deve começar a parte teórica, apresentando aos alunos o conceito de "Vida em Família". Isso pode ser feito por meio de uma explicação simples e direta, utilizando linguagem adequada à idade dos alunos. O professor pode falar sobre como a família é um grupo de pessoas que vivem juntas, se cuidam e compartilham responsabilidades.

  2. Exploração das Variações de Família: O professor deve então discutir com os alunos sobre as diferentes formas de família que existem. Pode-se mencionar que a família pode ser formada por pai, mãe e filhos, mas também pode incluir avós, tios, primos, padrinhos, entre outros. O professor deve reforçar que o mais importante é o amor e o cuidado que cada membro da família tem uns pelos outros, independentemente de como a família é composta.

  3. Sugestão de Atividade em Grupo 1: "Árvore Genealógica": Após a apresentação da teoria, o professor deve propor uma atividade que ajudará os alunos a visualizar a estrutura de uma família e a entender melhor o conceito de "Vida em Família". A atividade sugerida é a construção de uma árvore genealógica. Para isso, o professor pode distribuir folhas de papel, lápis de cor e canetinhas para os alunos. Cada aluno deve desenhar a sua própria árvore genealógica, começando por eles mesmos e incluindo os membros da família que moram com eles. O professor deve circular pela sala, orientando os alunos e esclarecendo dúvidas. Ao final da atividade, os alunos devem compartilhar suas árvores genealógicas com os colegas, explicando quem são as pessoas representadas e qual a relação com elas.

  4. Sugestão de Atividade em Grupo 2: "A Casa da Família": O professor pode propor uma segunda atividade em que os alunos terão a chance de explorar mais sobre a vida em família. Esta atividade consiste em desenhar a casa da família. Cada grupo de alunos deve receber uma cartolina e materiais artísticos. Eles devem desenhar a casa e todos os membros da família. O professor deve orientar os alunos a distribuírem as tarefas e a se organizarem para que todos tenham a oportunidade de participar. Ao final, cada grupo deve apresentar a sua casa e os membros da família, explicando o papel de cada um na rotina familiar. Esta atividade ajuda os alunos a entenderem como as tarefas e responsabilidades são divididas na família.

  5. Discussão e Reflexão: Ao final das atividades, o professor deve conduzir uma discussão em grupo, incentivando os alunos a compartilharem suas experiências, aprendizados e sentimentos. O professor deve reforçar a importância da família, independentemente de como ela é formada, e como todos os membros contribuem para o bem-estar e o desenvolvimento de cada um. O professor deve também ressaltar a importância do respeito e do amor dentro da família, valores fundamentais para a convivência harmoniosa.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo: Após as atividades em grupo, os alunos devem se reunir em um grande círculo para compartilhar as conclusões de cada grupo. O professor deve incentivar os alunos a se expressarem, fazendo perguntas como: "O que vocês descobriram sobre a vida em família que não sabiam antes?" ou "Qual a parte mais importante da família para vocês? Por quê?". Esse momento de discussão permitirá que os alunos aprendam uns com os outros e reforcem os conceitos aprendidos durante a aula.

  2. Conexão com a Teoria: Em seguida, o professor deve retomar os principais pontos da teoria discutida no início da aula e verificar como as atividades em grupo se conectam a ela. O professor pode perguntar, por exemplo: "Como as árvores genealógicas que vocês desenharam representam a vida em família?". E "Como a divisão de tarefas na casa desenhada por vocês se relaciona com as responsabilidades na vida em família?". Essa conexão entre a teoria e a prática ajudará os alunos a consolidar o que aprenderam e a entender a relevância do tema para o seu cotidiano.

  3. Reflexão Individual: Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos façam uma reflexão individual sobre o que aprenderam. Para isso, cada aluno receberá uma folha de papel e um lápis. O professor fará duas perguntas simples que os alunos devem responder por escrito. As perguntas sugeridas são:

    • "Qual é a parte mais importante da sua família para você? Por quê?"
    • "O que você pode fazer para valorizar e respeitar mais a sua família?".

    Essas perguntas ajudarão os alunos a pensar sobre o papel da família em suas vidas e a importância de valorizar e respeitar seus familiares.

  4. Devolução das Reflexões (opcional): Para concluir a aula, o professor pode dar a oportunidade para alguns alunos compartilharem suas respostas com a turma. Isso ajudará a reforçar os sentimentos de pertencimento e união na turma, além de proporcionar um momento de escuta e respeito entre os alunos.

  5. Encerramento da Aula: O professor deve encerrar a aula agradecendo a participação de todos e reforçando a importância da família na vida de cada um. Pode finalizar com uma frase de reflexão, por exemplo: "A família é onde nossa história começa. É onde aprendemos sobre amor, respeito e responsabilidade.".

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos: O professor deve fazer um resumo dos principais pontos abordados durante a aula. Deve relembrar os alunos sobre o conceito de "Vida em Família", a importância da família na sociedade, as diferentes formas de família e como as tarefas e responsabilidades são divididas na família. O professor deve destacar que, independentemente de como a família é formada, o amor e o cuidado entre os membros é o que realmente importa.

  2. Conexão entre Teoria, Atividades e Reflexão: O professor deve explicar como a aula conectou a teoria, as atividades em grupo e a reflexão individual. Deve enfatizar que as atividades permitiram aos alunos visualizar e compreender melhor os conceitos teóricos apresentados. Deve também ressaltar que a reflexão individual proporcionou aos alunos a oportunidade de aplicar o que aprenderam à sua própria realidade e de pensar sobre o valor e a importância da família em suas vidas.

  3. Materiais Complementares: O professor pode sugerir alguns materiais extras para os alunos que desejarem aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Pode indicar livros infantis que abordem a temática da família de maneira lúdica e educativa, como "A Família do Sol" de Ruth Rocha, "O Livro da Família" de Todd Parr, entre outros. Além disso, pode sugerir que os alunos conversem com seus familiares sobre a árvore genealógica de suas famílias, para que possam aprender mais sobre suas raízes e história familiar.

  4. Importância do Assunto: Por fim, o professor deve reforçar a importância do tema da aula para a vida dos alunos. Deve explicar que entender o conceito de "Vida em Família" e valorizar a própria família é fundamental para o desenvolvimento pessoal e social de cada um. Deve ressaltar que, ao compreender a importância da família na sociedade, os alunos estarão mais preparados para valorizar e respeitar todas as formas de família.

  5. Encerramento: O professor deve encerrar a aula reforçando a ideia de que a família é um lugar de amor, cuidado e aprendizado, e que cada aluno é importante e especial na sua própria família. Pode finalizar com uma frase de reflexão, por exemplo: "Lembre-se, a família é o nosso porto seguro, o lugar onde podemos ser nós mesmos e sermos amados por quem somos".

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies