Entrar

Plano de aula de Adição e Subtração de Naturais Menores que 100

Matemática

Original Teachy

'EF01MA08'

Adição e Subtração de Naturais Menores que 100

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Adição e Subtração de Naturais Menores que 100

Palavras Chaveadição, subtração, números naturais, algoritmos, resolução de problemas, atividades práticas, aprendizado cooperativo, contextualização, habilidades matemáticas, raciocínio lógico, aplicação prática, engajamento, interatividade, estratégias de cálculo
Materiais Necessárioslistas de preços fictícias, dinheiro fictício, balões, cartões com problemas de adição e subtração, conjunto de pistas para o mistério matemático, prêmios para os vencedores das atividades, quadro branco, marcadores, papel, canetas
Códigos BNCCEF01MA08: Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.
Ano Escolar1º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos é crucial para direcionar o foco dos alunos e do professor para as metas específicas de aprendizagem da aula. Ao estabelecer claramente o que se espera alcançar, tanto os alunos quanto o professor podem melhor se preparar para as atividades em sala, garantindo que o tempo em classe seja utilizado de maneira eficaz e direcionada. Esses objetivos também servem para alinhar as expectativas e oferecer um critério claro de avaliação do progresso ao longo da aula.

Objetivos principais:

1. Desenvolver a capacidade dos alunos em somar e subtrair números de dois algarismos, utilizando ou não algoritmos específicos para facilitar o cálculo.

2. Aprimorar as habilidades de resolução de problemas matemáticos que envolvam adição e subtração de números até dois algarismos, promovendo a aplicação prática dessas operações.

Objetivos secundários:

  1. Fomentar o desenvolvimento de habilidades analíticas e de raciocínio lógico nos alunos através de atividades práticas e interativas.
  2. Encorajar a colaboração e comunicação entre os alunos durante as atividades em grupo, promovendo um ambiente de aprendizado cooperativo.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução visa engajar os alunos com o tema da aula através de situações-problema que fazem uso do conhecimento prévio adquirido. Ao apresentar problemas que eles possam encontrar em suas vidas cotidianas, a contextualização ajuda a perceber a relevância do que estão aprendendo, aumentando o interesse e a motivação para explorar o tema mais a fundo.

Situações Problema

1. Imagine que você está numa loja de doces e quer comprar 47 balas de goma e 32 chocolates. Quantos itens no total você levará para casa?

2. Se você tem 85 adesivos e decide dar 29 para o seu melhor amigo, quantos adesivos você terá depois?

Contextualização

Adição e subtração são habilidades fundamentais que usamos no nosso dia a dia, desde calcular troco em uma compra até distribuir igualmente lanches em uma festa. Saber como manipular números ajuda não apenas nas tarefas diárias, mas também desenvolve o raciocínio lógico e a capacidade de resolver problemas mais complexos.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A etapa de desenvolvimento é projetada para aplicar os conceitos de adição e subtração de maneira prática e envolvente, utilizando métodos que estimulem a participação ativa dos alunos. As atividades propostas são desenhadas para envolver os estudantes em cenários que replicam situações reais ou lúdicas, ajudando-os a consolidar o aprendizado de forma divertida e significativa. Cada atividade é planejada para ser autocontida, garantindo que, independentemente da escolha do professor, os objetivos de aprendizagem sejam alcançados.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Supermercado dos Números

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Praticar adição e subtração em um contexto prático e divertido, incentivando o trabalho em equipe e o raciocínio rápido.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos são divididos em grupos e cada grupo recebe a tarefa de 'comprar' itens para uma festa de aniversário utilizando uma lista de preços e uma quantia fixa de dinheiro fictício. Cada item tem um preço e os alunos devem somar e subtrair valores para se manterem dentro do orçamento.

- Instruções:

  • Dividir a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribuir a lista de preços dos itens da festa e a quantia de dinheiro fictício.

  • Os alunos devem escolher os itens que desejam 'comprar', somando seus preços para não ultrapassar o montante disponível.

  • Para cada item escolhido, um membro do grupo deve explicar a soma ou subtração feita para chegar ao total gasto até o momento.

  • Ao final, cada grupo apresenta o que conseguiu 'comprar' e como distribuiu o dinheiro.

Atividade 2 - Corrida dos Balões

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de adição e subtração em um ambiente dinâmico e competitivo, promovendo também a cooperação e comunicação entre os alunos.

- Descrição: Os alunos participam de uma corrida de revezamento onde cada etapa envolve resolver problemas de adição ou subtração para avançar. Cada resposta correta permite que o grupo avance para a próxima estação, onde um novo desafio os espera.

- Instruções:

  • Organizar a sala em estações, cada uma com um problema de adição ou subtração.

  • Dividir os alunos em grupos e alinhar cada grupo à sua estação inicial.

  • Ao sinal, o primeiro aluno de cada grupo resolve o problema em sua estação e, se correto, avança para a próxima estação.

  • O próximo membro do grupo resolve o novo problema e assim por diante, até que o grupo complete o circuito.

  • O grupo que terminar primeiro, resolvendo todos os problemas corretamente, vence.

Atividade 3 - Mistério Matemático

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular o pensamento crítico e a aplicação de adição e subtração em um contexto lúdico, incentivando a colaboração e raciocínio lógico.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos usam suas habilidades de adição e subtração para resolver um 'mistério' em que devem descobrir combinações de números que se encaixam em pistas dadas. Cada pista leva a outra, até que o grupo solucione o enigma final.

- Instruções:

  • Distribuir um conjunto de pistas para cada grupo, onde cada pista envolve uma operação de adição ou subtração.

  • Os alunos devem resolver as operações e anotar os resultados para descobrir a próxima pista.

  • Cada pista resolvida leva a outra, formando uma cadeia até o enigma final.

  • O primeiro grupo a resolver o mistério final ganha um pequeno prêmio.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

Esta etapa do plano de aula é essencial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que eles reflitam sobre o processo de aprendizagem e compartilhem suas experiências. A discussão em grupo ajuda a reforçar conceitos matemáticos ao permitir que os alunos expressem suas próprias compreensões e ouçam as perspectivas de seus colegas, promovendo uma aprendizagem mais profunda e colaborativa.

Discussão em Grupo

Promover uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar a experiência e suas conclusões. Sugira iniciar a discussão com a seguinte abordagem: 'Vamos compartilhar o que cada grupo descobriu durante as atividades. Gostaria que cada grupo mencionasse um ponto interessante ou desafiador que encontraram e como o superaram.'

Perguntas Chave

1. Quais foram as estratégias que seu grupo usou para resolver os problemas de adição e subtração mais rapidamente?

2. Como vocês se ajudaram mutuamente nas atividades de grupo?

3. Houve algum erro que o grupo cometeu inicialmente e como vocês o corrigiram?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de conclusão é crucial para solidificar o entendimento dos alunos sobre o tema trabalhado. Ao resumir os pontos chave, conectar a teoria com a prática e destacar a relevância para a vida diária, esta seção ajuda os alunos a internalizar o aprendizado e a perceber o valor prático das habilidades matemáticas desenvolvidas. Além disso, prepara o terreno para futuras aulas, reforçando a importância de aplicar o conhecimento matemático em diversas situações.

Resumo

Na conclusão da aula, é feito um resumo enfatizando os procedimentos de adição e subtração de números naturais menores que 100, reiterando as estratégias e algoritmos utilizados. Recapitula-se a importância da precisão nos cálculos e como as habilidades adquiridas se aplicam em diversas situações práticas.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, os conceitos teóricos de adição e subtração foram aplicados em atividades práticas como o 'Supermercado dos Números', que simulou uma experiência de compra, e a 'Corrida dos Balões', que incorporou movimento e competição ao aprendizado. Isso demonstrou como a matemática está intrinsecamente ligada ao cotidiano, facilitando a compreensão e a retenção dos conhecimentos pelos alunos.

Fechamento

Ao final, destacou-se a relevância do aprendizado de adição e subtração para o dia a dia dos alunos, desde calcular trocos até gerenciar pequenas quantias de dinheiro. Essas habilidades são essenciais não apenas para o sucesso acadêmico em matemática, mas também para a vida cotidiana, ajudando os alunos a se tornarem mais independentes e confiantes em suas habilidades matemáticas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies