Entrar

Plano de aula de Fatos Básicos da Adição

Matemática

Original Teachy

'EF01MA06'

Fatos Básicos da Adição

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Fatos Básicos da Adição

Palavras Chaveadicao, operacoes basicas, matematica pratica, interatividade, estrategia de aprendizado, sala de aula invertida, atividades de grupo, problemas do cotidiano, desenvolvimento de habilidades, engajamento estudantil
Materiais Necessárioscestas de compras, itens etiquetados com preços, blocos numerados, menus de piquenique, material para desenhos, quadro branco, marcadores para quadro, papéis, canetas
Códigos BNCCEF01MA06: Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.
Ano Escolar1º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

Esta etapa do plano de aula é crucial para estabelecer uma compreensão sólida dos fundamentos da adição, essencial para o desenvolvimento matemático dos alunos. Ao definir claramente os objetivos, o professor alinha as expectativas de aprendizagem e prepara o terreno para atividades interativas e aplicadas, facilitando a transição para a prática em sala de aula. Esta clareza ajuda os alunos a focar nos aspectos chave do aprendizado da adição e a aplicar o conhecimento adquirido de forma eficaz durante a aula.

Objetivos principais:

1. Garantir que os alunos compreendam os fatos básicos da adição como somas simples que formam a base para todas as outras operações de adição.

2. Desenvolver a habilidade de realizar operações básicas de adição, como 2 + 4 = 6, de maneira autônoma e correta.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos durante a discussão dos conceitos pré-ensinados em casa.
  2. Promover a confiança dos alunos em suas habilidades matemáticas por meio de feedback positivo e suporte contínuo.

Introdução

Duração: (20 - 25 minutos)

A introdução da aula, através das situações problema, visa engajar os alunos numa reflexão ativa sobre o conhecimento prévio de adição, incentivando-os a aplicar esse conhecimento em cenários práticos. A contextualização do tema, com exemplos do cotidiano, ajuda a reforçar a relevância do aprendizado da adição na vida diária, facilitando a compreensão e o interesse dos alunos pelo assunto.

Situações Problema

1. Imagine que você tem 3 maçãs e seu amigo lhe dá mais 2 maçãs. Quantas maçãs você tem agora? Discuta com seus colegas como chegaram à resposta.

2. Se em uma festa de aniversário havia 4 balões pendurados na parede e mais 3 foram adicionados, quantos balões estão decorando a parede agora? Use desenhos para representar os balões e somá-los.

Contextualização

A adição é uma habilidade matemática fundamental que usamos em nosso dia a dia. Por exemplo, quando vamos ao mercado e compramos itens, precisamos somar os preços para saber quanto vamos pagar. Ou quando estamos dividindo doces entre amigos, precisamos calcular para garantir que todos recebam a mesma quantidade. Entender adição é fundamental para muitas atividades cotidianas, tornando o aprendizado deste conceito algo muito prático e necessário.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem os conceitos de adição que estudaram em casa em um ambiente interativo e prático. Ao trabalhar em grupos, os alunos têm a oportunidade de discutir estratégias, resolver problemas conjuntamente e aprender uns com os outros, consolidando sua compreensão dos fatos básicos da adição de maneiras criativas e engajadoras. Cada atividade proposta aqui é elaborada para maximizar a participação dos alunos e aplicar o conhecimento matemático em contextos práticos e divertidos, garantindo assim uma aprendizagem efetiva e significativa.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Mercadinho Matemático

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Praticar a adição de números em um contexto de compras, desenvolvendo habilidades de cálculo e estimativa.

- Descrição: Nesta atividade, a sala de aula será transformada em um pequeno mercado, onde cada grupo de alunos receberá uma cesta e a tarefa de 'comprar' itens etiquetados com preços simples. Cada item terá uma etiqueta com um número representando seu custo, e os alunos deverão somar os valores para determinar o total gasto.

- Instruções:

  • Divida a sala em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua a cada grupo uma cesta de compras vazia.

  • Espalhe itens etiquetados com preços pelo espaço da sala.

  • Cada grupo deve escolher itens que, somados, não ultrapassem um valor limite estipulado pelo professor.

  • Os alunos devem calcular o total dos preços dos itens escolhidos.

  • Cada grupo apresenta suas escolhas e explica como realizaram as somas.

Atividade 2 - Construtores de Números

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de cooperação e resolução de problemas em equipe, aplicando conceitos de adição para alcançar um objetivo comum.

- Descrição: Os alunos serão desafiados a construir números usando blocos de construção, onde cada bloco possui um número. O objetivo é formar uma estrutura cuja soma dos números nos blocos seja igual a um número alvo dado pelo professor.

- Instruções:

  • Cada grupo recebe um conjunto de blocos numerados.

  • O professor anuncia um número alvo.

  • Os grupos devem usar os blocos para construir uma estrutura cuja soma dos números seja igual ao número alvo.

  • Os alunos devem discutir e testar várias combinações de blocos para alcançar o número alvo.

  • Apresentar a estrutura final e explicar o processo de adição utilizado.

Atividade 3 - Piquenique dos Números

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular o uso prático da adição em situações de planejamento financeiro, promovendo habilidades de cálculo e decisão.

- Descrição: Os alunos planejam um piquenique, escolhendo itens de um menu com preços, onde devem calcular o custo total de seu piquenique sem ultrapassar um orçamento definido.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5.

  • Distribua um 'menu' de piquenique com itens e preços.

  • Defina um orçamento máximo para cada grupo.

  • Os alunos escolhem itens do menu que gostariam de incluir em seu piquenique, somando os preços para garantir que não ultrapassem o orçamento.

  • Cada grupo apresenta o resultado de seu planejamento, explicando as escolhas e somas realizadas.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa do plano de aula é essencial para que os alunos possam verbalizar e refletir sobre o que aprenderam, permitindo ao professor avaliar o entendimento de cada aluno sobre os conceitos fundamentais da adição. A discussão em grupo também fortalece habilidades sociais e de comunicação, enquanto os alunos compartilham diferentes perspectivas e aprendizados, enriquecendo a experiência educacional de todos.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão em grupo pedindo que cada grupo compartilhe suas experiências durante as atividades. Encoraje os alunos a explicarem como chegaram às soluções dos problemas propostos e quais estratégias foram mais eficazes. Reforce a importância de discutir e refletir sobre os métodos utilizados, pois isso ajuda a consolidar o aprendizado.

Perguntas Chave

1. Quais estratégias vocês usaram para resolver os problemas de adição durante as atividades?

2. Houve algum momento que vocês acharam difícil? Como superaram esse desafio?

3. O que vocês aprenderam sobre adição que não sabiam antes das atividades?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, garantindo que eles possam conectar os conceitos matemáticos com suas aplicações práticas. Resumir os pontos chave ajuda na retenção de conhecimento e proporciona uma clara visão de como a adição é utilizada no dia a dia. Essa reflexão final é vital para que os alunos percebam a relevância do que aprenderam e como podem aplicar este conhecimento em diversas situações.

Resumo

Nesta aula, exploramos os fundamentos da adição através de atividades práticas que simulam situações cotidianas, como compras e planejamento de eventos. Os alunos praticaram a adição de números simples, reforçando o entendimento de que a adição é uma ferramenta essencial no dia a dia.

Conexão com a Teoria

A metodologia de sala de aula invertida permitiu que os alunos aplicassem a teoria previamente estudada em casa, utilizando-a em atividades práticas durante a aula. Isso não apenas facilitou a compreensão conceitual, mas também mostrou como a adição se aplica em diversos contextos práticos.

Fechamento

Compreender e aplicar a adição é crucial, pois é uma habilidade fundamental na resolução de problemas cotidianos e no desenvolvimento de raciocínio lógico e matemático. Ao integrar a adição em atividades práticas, os alunos puderam ver o valor real desta operação matemática em suas vidas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies