Entrar

Plano de aula de Partilha Desigual

Matemática

Original Teachy

''EF05MA13''

Partilha Desigual

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Partilha Desigual

Palavras ChavePartilha Desigual, Razão entre as Partes, Matemática Prática, Atividades Colaborativas, Resolução de Problemas, Raciocínio Lógico, Trabalho em Equipe, Aplicação de Conceitos, Discussão em Grupo, Contextualização Real, Engajamento Aluno
Materiais NecessáriosCestas de piquenique fictícias, Alimentos variados (maçãs, laranjas, sanduíches, biscoitos), Balas de diferentes tipos e quantidades, Materiais de construção (palitos de sorvete, cola, barbante), Caixinhas de peso para simular cargas, Projetor para exibição de vídeo, Curto vídeo sobre a divisão de um tesouro, Papel e canetas para anotações e cálculos
Códigos BNCCEF05MA13: Resolver problemas envolvendo a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, tais como dividir uma quantidade em duas partes, de modo que uma seja o dobro da outra, com compreensão da ideia de razão entre as partes e delas com o todo.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaÁlgebra

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

Esta etapa do plano de aula é crucial para estabelecer as bases do entendimento dos alunos sobre a partilha desigual, um conceito matemático fundamental. Os objetivos definidos visam garantir que os alunos não apenas compreendam a teoria por trás da partilha desigual, mas também sejam capazes de aplicar esse conhecimento de forma prática em situações variadas. Através desta abordagem, espera-se que os alunos desenvolvam uma compreensão profunda e uma habilidade prática de resolver problemas que envolvam partilhas desiguais, preparando-os para desafios matemáticos futuros.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a resolver problemas que envolvem a partilha desigual de quantidades, identificando a razão entre as partes e sua relação com o todo.

2. Desenvolver habilidades de raciocínio lógico e matemático através da aplicação prática de conceitos de partilha desigual.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a colaboração e o trabalho em equipe durante as atividades práticas em sala de aula.
  2. Fomentar a confiança dos alunos em suas habilidades matemáticas através da resolução de problemas em grupo.

Introdução

Duração: (20 - 25 minutos)

A introdução tem como objetivo engajar os alunos no tema da aula através de situações problema que eles possam relacionar com suas experiências e vivências. Essas situações são projetadas para ativar o conhecimento prévio e estimular a curiosidade, preparando o terreno para a exploração mais profunda do conceito de partilha desigual. A contextualização busca mostrar a relevância do tema no cotidiano, aumentando o interesse dos alunos e facilitando a conexão entre a teoria matemática e sua aplicação prática.

Situações Problema

1. Imagine que você e um amigo têm uma caixa de chocolates, e decidem compartilhar de maneira desigual: você recebe o dobro do que seu amigo. Se a caixa contém 24 chocolates, quantos chocolates cada um de vocês receberá?

2. Maria e João foram a uma festa e ganharam uma grande quantidade de balas. Eles decidem dividir as balas, mas Maria, que ajudou na organização, ficará com o dobro das balas de João. Se Maria ficou com 36 balas, quantas balas ao todo eles ganharam e quantas balas João ficou?

Contextualização

A partilha desigual é um conceito matemático que encontramos em muitos aspectos da vida real, desde dividir um lanche com um amigo até resolver grandes problemas de engenharia. Entender como dividir quantidades de forma desigual pode ajudar a resolver conflitos de maneira justa e eficiente. Além disso, esse conceito é essencial para entender proporções e razões em matemática, que são usadas em muitas outras áreas do conhecimento.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem os conceitos de partilha desigual de forma prática e envolvente. Através de atividades lúdicas e contextualizadas, os alunos terão a oportunidade de resolver problemas reais e imaginários, desenvolvendo suas habilidades matemáticas, de raciocínio lógico, e de trabalho em equipe. Essa abordagem prática visa solidificar o entendimento teórico adquirido previamente e preparar os alunos para situações reais onde a partilha desigual é uma necessidade.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Festa dos Sabores Desiguais

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar o conceito de partilha desigual em um cenário prático, desenvolvendo habilidades de cálculo, raciocínio lógico e trabalho em equipe.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo receberá uma 'cesta de piquenique' com diferentes tipos de alimentos em quantidades desiguais. O desafio é planejar um piquenique onde cada membro do grupo receba uma quantidade total de alimento proporcional ao seu peso. Cada tipo de alimento representa uma proporção diferente do total.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Distribua as 'cestas de piquenique' para cada grupo, contendo itens como maçãs, laranjas, sanduíches e biscoitos, cada um com quantidades desiguais.

  • Explique que cada aluno deve receber uma quantidade total de alimentos proporcional ao seu peso. Por exemplo, se um aluno pesa o dobro de outro, deverá receber o dobro de alimentos.

  • Os alunos devem calcular e decidir como dividir os alimentos para que cada membro do grupo receba a proporção correta.

  • Cada grupo apresentará seu planejamento, explicando as razões e cálculos feitos para a divisão.

  • Discussão em classe sobre os diferentes métodos de divisão e as razões utilizadas.

Atividade 2 - Construtores de Pontes

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Entender o conceito de partilha desigual através de um desafio de engenharia simples, desenvolvendo habilidades de cálculo, planejamento e execução.

- Descrição: Os alunos, organizados em grupos, receberão materiais de construção como palitos de sorvete, cola e barbante. O desafio é construir uma ponte que suporte pesos desiguais. Cada grupo receberá 'cargas' (caixinhas de peso) que devem ser distribuídas na ponte de maneira desigual, sendo necessário calcular a razão da distribuição de cargas para que a ponte não desmorone.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua materiais de construção para cada grupo: palitos de sorvete, cola e barbante.

  • Cada grupo recebe 'cargas' de diferentes pesos que devem ser distribuídas na ponte de maneira desigual.

  • Os grupos devem calcular e construir a ponte de modo que suporte as cargas, considerando a partilha desigual de pesos.

  • Teste as pontes ao final do tempo de construção, colocando cuidadosamente as cargas na ponte para ver se suporta.

  • Discussão sobre as estratégias usadas e as razões para a distribuição dos pesos.

Atividade 3 - Cinema Matemático: A Divisão do Tesouro

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Utilizar a narrativa para envolver os alunos no conceito de partilha desigual, promovendo o pensamento crítico e a argumentação.

- Descrição: Nesta atividade lúdica, os alunos, divididos em grupos, assistirão a um curto vídeo onde um grupo de piratas deve dividir um tesouro de forma desigual. Após o vídeo, cada grupo deve discutir e propor uma divisão justa do tesouro, baseada no peso, valor e utilidade dos itens.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5.

  • Apresente o vídeo onde os piratas dividem o tesouro.

  • Após o vídeo, cada grupo deve discutir e decidir como dividir o tesouro de forma desigual, justificando suas decisões com base nas características dos itens.

  • Cada grupo apresenta sua divisão e justificativas para a classe.

  • Discussão em classe sobre as diferentes abordagens e justificativas dadas pelos grupos.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa do plano de aula é fundamental para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que reflitam sobre o que aprenderam e compartilhem insights com seus colegas. A discussão em grupo ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e argumentação, além de proporcionar uma oportunidade para aprofundar o entendimento do conceito de partilha desigual através da troca de experiências e perspectivas. Esta reflexão coletiva também ajuda a avaliar o quão bem os alunos internalizaram o conteúdo e a identificar áreas que possam necessitar de revisão adicional.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor deve pedir que cada grupo compartilhe suas descobertas e estratégias utilizadas durante as atividades. É importante que o professor encoraje os alunos a explicarem não apenas o resultado final, mas também o processo de raciocínio e os desafios enfrentados. A discussão deve ser estruturada de forma a permitir que todos os grupos tenham a oportunidade de falar e que possam aprender uns com os outros.

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios que seu grupo enfrentou ao tentar dividir as quantidades de maneira desigual?

2. Como a compreensão da razão entre as partes ajudou na resolução dos problemas?

3. Você pode pensar em alguma situação do dia a dia onde o conceito de partilha desigual poderia ser aplicado?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é assegurar que os alunos tenham uma visão clara e consolidada do conteúdo abordado, ligando a teoria à prática e reconhecendo a importância do tema no dia a dia. A conclusão ajuda os alunos a sintetizar o conhecimento adquirido e a compreender sua aplicabilidade, preparando-os para futuras aplicações matemáticas e incentivando a reflexão sobre a utilidade dos conceitos aprendidos.

Resumo

Na etapa final da aula, o professor deve resumir e recapitular os principais pontos abordados sobre a partilha desigual, enfatizando a compreensão da razão entre as partes e sua relação com o todo. Esta recapitulação ajudará a reforçar o aprendizado e garantir que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada do tema.

Conexão com a Teoria

Para conectar a teoria com a prática, o professor deve destacar como as atividades realizadas em sala de aula, como a 'Festa dos Sabores Desiguais' e a 'Construção de Pontes', ilustram a aplicação dos conceitos matemáticos em situações reais e lúdicas. Essa abordagem prática não só reforça o entendimento teórico, como também prepara os alunos para aplicar esses conceitos em situações cotidianas e problemas matemáticos mais complexos.

Fechamento

Por fim, é importante que o professor destaque a relevância do estudo da partilha desigual no cotidiano dos alunos. Este conceito matemático não só ajuda a resolver problemas práticos, como também desenvolve habilidades de raciocínio lógico e trabalho em equipe, essenciais em diversas situações da vida real.

Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies