Entrar

Plano de aula de Multiplicação e Divisão de Números Decimais

Matemática

Original Teachy

''EF05MA08''

Multiplicação e Divisão de Números Decimais

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Multiplicação e Divisão de Números Decimais

Palavras ChaveMultiplicação de números decimais, Divisão de números decimais, Aplicações práticas, Atividades em grupo, Resolução de problemas, Cálculo de custos, Contextualização histórica, Discussão em grupo, Raciocínio matemático, Pensamento crítico
Materiais NecessáriosFichas com informações de veículos e capacidade de tanques de combustível, Preço atual do combustível, Lista de produtos com preços por unidade e peso, Orçamento fictício para simulação de compra, Lista de itens com preços unitários e quantidades, Prêmio simbólico para grupo vencedor, Quadro branco, Marcadores para quadro, Papel e canetas para anotações
Códigos BNCCEF05MA08: Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para estabelecer uma base clara do que se espera alcançar ao final da aula. Essa clareza é necessária para orientar tanto o processo de aprendizado dos alunos quanto a avaliação do professor sobre o desempenho deles. Os objetivos delineados ajudam a focar os esforços de ensino e aprendizado nas competências essenciais de multiplicação e divisão de números decimais, preparando os alunos para aplicar esses conceitos em problemas do dia a dia.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a resolver problemas práticos envolvendo a multiplicação e divisão de números decimais, como por exemplo, calcular o custo total ao abastecer um veículo.

2. Desenvolver habilidades de raciocínio matemático e aplicação de conceitos de multiplicação e divisão em situações do cotidiano.

Objetivos secundários:

  1. Fomentar a autonomia dos alunos na resolução de problemas matemáticos, incentivando o pensamento crítico e a lógica de resolução de problemas.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução é projetada para engajar os alunos desde o início da aula, utilizando situações-problema que eles possam enfrentar no cotidiano para que vejam a relevância prática do tema. Contextualizar a importância da multiplicação e divisão de números decimais com exemplos reais e curiosidades históricas ajuda a consolidar a aprendizagem, motivando os alunos a aplicar o conhecimento de forma significativa.

Situações Problema

1. Imagine que vocês estão planejando uma viagem de carro com amigos e precisam calcular quanto custará o total de combustível, considerando que o preço é R$ 4,59 por litro. Se o tanque do carro comporta 50 litros e vocês planejam encher o tanque, quanto irão gastar?

2. O supermercado está vendendo chocolate em barra por R$ 3,99 cada 100 gramas. Se uma barra pesa 250 gramas e você quer comprar 8 barras, quanto você gastaria? Ajudem a lojista a calcular o total da compra.

Contextualização

A multiplicação e divisão de números decimais são habilidades cruciais no mundo real, usadas diariamente em tarefas como compras, planejamento financeiro e até mesmo em projetos de engenharia. Essas operações são usadas para calcular preços, medidas e proporções, e entender seu funcionamento é essencial para lidar eficientemente com o dinheiro e outros recursos. Além disso, curiosidades sobre o uso de decimais na história, como os primeiros registros de frações decimais, podem despertar o interesse dos alunos e mostrar a aplicabilidade desses conceitos ao longo dos séculos.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e contextualizada os conceitos de multiplicação e divisão de números decimais que estudaram previamente. Ao trabalhar em grupos, eles não apenas reforçam o aprendizado colaborativo, mas também desenvolvem habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico. Esta seção é essencial para a consolidação dos conhecimentos, permitindo que os alunos vivenciem a matemática em situações que simulam o mundo real.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - A Corrida do Combustível

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar os conceitos de multiplicação e adição de números decimais em um contexto prático e competitivo, estimulando o raciocínio lógico e a colaboração entre os membros do grupo.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas. Cada grupo receberá uma ficha com diferentes tipos de veículos e seus tanques de combustível. Os alunos deverão calcular o custo para encher cada tanque, considerando o preço do combustível fornecido pela escola. O grupo que calcular corretamente o menor custo total ganhará um prêmio simbólico.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua uma ficha para cada grupo, contendo informações de diferentes veículos e capacidade de seus tanques de combustível.

  • Forneça o preço atual do combustível por litro.

  • Os alunos devem calcular o custo total para encher o tanque de cada veículo listado na ficha.

  • Ao final, cada grupo apresenta suas respostas e justifica os cálculos.

  • O grupo com o menor custo total, calculado corretamente, é o vencedor.

Atividade 2 - Supermercado Decimal

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de multiplicação e soma de decimais, além de exercitar o planejamento financeiro em uma situação prática de compras.

- Descrição: Os alunos, em grupos, simularão uma ida ao supermercado onde precisarão calcular o custo de vários produtos, cada um com seu peso e preço por unidade. O desafio é manter-se dentro do orçamento, usando apenas uma quantia fictícia de 'dinheiro'.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua a cada grupo uma lista de produtos com seus preços por unidade e peso.

  • Informe o orçamento total disponível para cada grupo.

  • Os alunos devem calcular o custo total dos produtos que desejam comprar, mantendo-se dentro do orçamento.

  • Além do cálculo, devem preparar uma lista final de compras para apresentar.

  • O grupo que conseguir comprar mais produtos, dentro do orçamento, vence.

Atividade 3 - O Grande Preço é Certo

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Praticar a multiplicação e adição de números decimais de forma dinâmica e competitiva, estimulando o pensamento rápido e estratégico.

- Descrição: Inspire-se no famoso programa de TV, os alunos em grupos devem adivinhar o custo total de uma série de itens, multiplicando seus preços por suas quantidades, com base em informações dadas pelo professor.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Apresente uma lista de itens com seus preços unitários e quantidades.

  • Os grupos devem calcular o custo total de cada item.

  • Cada grupo apresenta suas estimativas.

  • Revele os custos reais e some os pontos de cada grupo.

  • O grupo com a estimativa mais próxima do valor real, sem ultrapassar, vence.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos reflitam sobre o que realizaram e verbalizem os processos de pensamento e resolução de problemas. Esta discussão ajuda a identificar lacunas de compreensão e reforça o conhecimento, além de promover habilidades de comunicação e colaboração. Através das respostas dos alunos, o professor pode avaliar a eficácia do ensino e aprofundar em áreas que possam ter gerado mais dúvidas.

Discussão em Grupo

Após a conclusão das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Comece perguntando aos grupos sobre as estratégias que usaram para resolver os problemas e quais foram os maiores desafios encontrados. Incentive cada grupo a explicar como aplicaram os conceitos de multiplicação e divisão de números decimais nas soluções encontradas. Este é um momento para que os alunos compartilhem suas experiências e aprendizados, promovendo uma troca de ideias e conhecimentos.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios ao aplicar a multiplicação e divisão de números decimais nas situações propostas?

2. Como vocês decidiram a melhor forma de calcular o custo total em cada atividade?

3. Houve alguma estratégia que funcionou para a maioria dos grupos?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão é projetada para reafirmar o que foi aprendido, vinculando os conceitos teóricos com as aplicações práticas vivenciadas em sala. Essa recapitulação ajuda os alunos a consolidar o conhecimento e a perceber a matemática como uma ferramenta útil e presente em diversas situações do dia a dia. Além disso, reforça a importância do estudo de números decimais para o desenvolvimento de habilidades essenciais em matemática e na vida cotidiana.

Resumo

Para encerrar, recapitularemos os principais pontos abordados sobre multiplicação e divisão de números decimais, focando em como aplicar esses conceitos em situações práticas do dia a dia, como calcular custos de combustível ou produtos no supermercado. Revisitamos as técnicas de multiplicação por decimais, alinhando-as com as atividades realizadas.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, a conexão entre teoria e prática foi claramente estabelecida através das atividades lúdicas e discussões em grupo. Os alunos puderam ver como os conceitos matemáticos estudados se aplicam em cenários reais, fortalecendo o entendimento da importância dos números decimais no cotidiano.

Fechamento

Por fim, é crucial destacar a relevância dos números decimais em nossas vidas. Compreender e manejar esses conceitos é essencial para o sucesso em tarefas diárias, desde tarefas simples como compras até operações financeiras mais complexas. A aplicação direta dos estudos de hoje pode ser vista no planejamento de gastos e na resolução de problemas práticos que envolvem medidas e valores.

Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies