Plano de Aula | Metodologia Técnica | Representação e Leitura de Pesquisas
Palavras Chave | Gráficos, Tabelas, Coleta de Dados, Interpretação de Dados, Habilidades Práticas, Atividades Maker, Mercado de Trabalho, Educação Matemática, Ensino Fundamental, Leitura Crítica, Análise de Informações, Mini Desafios |
Materiais Necessários | Vídeo explicativo sobre gráficos e tabelas, Folhas de papel, Lápis e borracha, Régua, Marcadores coloridos, Folhas com gráficos de colunas simples e tabelas para exercícios de fixação, Quadro branco e canetas, Projetor ou TV para exibição do vídeo |
Códigos BNCC | EF01MA21: Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples.; EF01MA22: Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais. |
Ano Escolar | 1º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Matemática |
Unidade Temática | Combinatória, Probabilidade e Estatística |
Objetivos
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa é proporcionar uma compreensão clara dos objetivos de aprendizado, destacando a importância de identificar e interpretar corretamente os atributos e dados em gráficos e tabelas. Isso é fundamental para desenvolver habilidades práticas que são valiosas tanto no contexto escolar quanto no mercado de trabalho, onde a capacidade de analisar informações visuais e tomar decisões informadas é crucial.
Objetivos principais:
1. Identificar os atributos principais de uma pesquisa ou gráfico, incluindo o que está sendo pesquisado e os títulos.
2. Interpretar dados expressos em tabelas e gráficos de colunas simples.
Objetivos secundários:
- Desenvolver a habilidade de leitura crítica de gráficos e tabelas.
- Incentivar a curiosidade e o interesse pelo uso de dados na vida cotidiana.
Introdução
Duração: (15 - 20 minutos)
Finalidade: A finalidade desta etapa é preparar os alunos para a aula, despertando o interesse e mostrando a importância prática do tema na vida cotidiana e no mercado de trabalho. Isso ajuda a criar uma conexão emocional e cognitiva com o conteúdo, facilitando a aprendizagem.
Contextualização
Contextualização: A habilidade de ler e interpretar gráficos e tabelas é uma competência essencial não apenas na matemática, mas também em diversas situações do dia a dia. Imagine que você está em uma feira de ciências e precisa explicar os resultados de uma pesquisa; ou talvez, ao assistir ao noticiário, você se depara com gráficos que mostram a evolução do tempo ou a quantidade de chuva ao longo do mês. Saber interpretar esses dados ajuda a entender melhor o mundo ao seu redor e a tomar decisões informadas.
Curiosidades e Conexão com o Mercado
Curiosidades e Conexão com o Mercado: No mercado de trabalho, a capacidade de interpretar gráficos e tabelas é altamente valorizada. Profissionais de marketing utilizam gráficos para analisar tendências de mercado e planejar campanhas publicitárias. Engenheiros usam gráficos para monitorar o desempenho de projetos. Médicos e cientistas analisam gráficos para entender resultados de pesquisas e tomar decisões sobre tratamentos. Esses são apenas alguns exemplos de como essa habilidade é aplicada em diferentes áreas.
Atividade Inicial
Atividade Inicial: Para despertar o interesse dos alunos, inicie a aula com uma pergunta provocadora: "Vocês já viram um gráfico ou tabela na televisão ou em algum lugar recentemente? O que ele mostrava?". Em seguida, apresente um vídeo curto (1-2 minutos) que explique de forma divertida e simples como ler gráficos e tabelas. O vídeo pode ser encontrado no YouTube e deve ser adequado para a faixa etária dos alunos.
Desenvolvimento
Duração: (60 - 65 minutos)
A finalidade desta etapa é permitir que os alunos apliquem ativamente o conhecimento adquirido sobre a leitura e interpretação de gráficos e tabelas, desenvolvendo habilidades práticas e essenciais para a compreensão de dados. Através de atividades práticas e desafiadoras, os alunos conseguem consolidar seu aprendizado de forma efetiva e significativa.
Tópicos a Abordar
- Identificação de Títulos em Gráficos e Tabelas
- Compreensão do que está sendo pesquisado
- Leitura e Interpretação de Dados em Tabelas
- Leitura e Interpretação de Gráficos de Colunas Simples
Reflexões Sobre o Tema
Oriente os alunos a refletirem sobre como a interpretação correta de gráficos e tabelas pode ser útil em suas vidas diárias. Questione-os sobre situações em que podem ter visto gráficos e tabelas sendo usados e como isso os ajudou a entender informações importantes, como notas de provas, desempenho de times de futebol, ou até mesmo informações sobre clima e tempo.
Mini Desafio
Desenhando um Gráfico de Colunas
Nesta atividade prática, os alunos irão criar seu próprio gráfico de colunas simples com base em uma pesquisa realizada com os colegas de classe. O objetivo é que eles aprendam a coletar dados, organizá-los em uma tabela e, em seguida, representá-los graficamente.
Instruções
- Divida a turma em pequenos grupos de 3-4 alunos.
- Cada grupo deve escolher um tema para a pesquisa, como 'frutas favoritas', 'brincadeiras preferidas' ou 'animais de estimação mais comuns'.
- Os alunos devem entrevistar os colegas e coletar dados sobre o tema escolhido.
- Após a coleta, os alunos devem organizar os dados em uma tabela simples.
- Com base na tabela, cada grupo deve desenhar um gráfico de colunas simples representando os dados coletados.
- Os grupos devem apresentar seus gráficos para a turma, explicando os títulos, o que foi pesquisado e a interpretação dos dados.
Objetivo: Desenvolver habilidades de coleta, organização e interpretação de dados através da criação de gráficos de colunas simples.
Duração: (40 - 45 minutos)
Exercícios de Fixação e Avaliação
- Distribua uma folha com diferentes gráficos de colunas simples e tabelas. Peça para que os alunos identifiquem o título, o que está sendo pesquisado e interpretem os dados apresentados.
- Solicite aos alunos que troquem seus gráficos desenhados na atividade prática com outro grupo e façam a interpretação dos gráficos dos colegas, identificando os atributos principais e discutindo os resultados.
Conclusão
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, proporcionando uma visão clara de como os conteúdos teóricos e práticos se interligam e são aplicáveis no dia a dia. A discussão e reflexão promovem uma compreensão mais profunda e significativa do tema, ajudando os alunos a reconhecerem a importância da interpretação de gráficos e tabelas em diferentes contextos.
Discussão
Promova uma discussão aberta com os alunos sobre como a interpretação correta de gráficos e tabelas pode ser aplicada em diferentes contextos de suas vidas. Oriente-os a refletirem sobre o desafio e os exercícios realizados, incentivando-os a compartilhar suas experiências e dificuldades. Pergunte como se sentiram ao coletar e organizar dados e se conseguiram entender melhor as informações apresentadas nos gráficos. Destaque a importância de saber interpretar dados para tomar decisões informadas, tanto na escola quanto no cotidiano.
Resumo
Recapitule os principais conteúdos abordados na aula, como a identificação de títulos em gráficos e tabelas, compreensão do que está sendo pesquisado, leitura e interpretação de dados em tabelas e gráficos de colunas simples. Relembre os alunos sobre as etapas da atividade prática e como elas ajudaram a desenvolver habilidades importantes.
Fechamento
Explique aos alunos como a aula conectou teoria e prática, mostrando aplicações reais do que aprenderam. Ressalte a importância de saber interpretar gráficos e tabelas para entender melhor o mundo ao redor e tomar decisões mais acertadas. Encerre a aula destacando como essa habilidade é valiosa em diversas áreas do mercado de trabalho e na vida cotidiana, incentivando-os a continuar praticando e aprimorando suas habilidades.