Entrar

Plano de aula de Sequências: Elementos Ausentes

Matemática

Original Teachy

'EF01MA10'

Sequências: Elementos Ausentes

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Sequências: Elementos Ausentes

Palavras ChaveSequências, Elementos Ausentes, Padrões, Matemática, 1º ano do Ensino Fundamental, Aprendizagem Ativa, Metodologia Digital, Redes Sociais, Gamificação, Trabalho em Grupo, Tecnologias Digitais, Desenvolvimento da Comunicação, Pensamento Crítico, Problemas Lógicos
Materiais NecessáriosCelulares/Tablets com acesso à internet, Plataformas de comunicação digital (WhatsApp, Google Classroom, etc.), Aplicativos de pesquisa (Google, YouTube, TikTok, Instagram etc.), Ferramentas de gravação de vídeo (TikTok, Instagram Reels, aplicativos de gravação), Plataforma de quiz digital (Kahoot, Quizizz), Projetor ou tela interativa para exibição do quiz, Papéis e canetas para anotações, Computador ou dispositivo do professor conectado à internet
Códigos BNCCEF01MA10: Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.
Ano Escolar1º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaÁlgebra

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

Esta etapa do plano de aula visa fornecer um entendimento claro e detalhado dos objetivos gerais e específicos que os alunos devem alcançar. Ela orienta o professor sobre os temas principais a serem abordados e destaca a importância do reconhecimento de padrões e da identificação de elementos ausentes em sequências, habilidades essenciais para o desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental.

Objetivos principais:

1. Reconhecer padrões em sequências utilizando números naturais, objetos ou figuras.

2. Identificar e preencher elementos ausentes em diversas sequências.

Objetivos secundários:

  1. Estimular o pensamento lógico e a capacidade de resolução de problemas.
  2. Fomentar a colaboração através de atividades em grupo e uso de tecnologias digitais.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

Esta etapa inicial tem o objetivo de introduzir o tema de maneira envolvente e interativa, despertando a curiosidade dos alunos. Além disso, ao utilizar os celulares para a pesquisa, os alunos começam a se conectar com a metodologia digital, integrando suas experiências digitais cotidianas ao aprendizado. As perguntas chave servirão para iniciar um debate inicial, ajudando a revisar e consolidar o conhecimento prévio que os alunos já possuem sobre o tema.

Aquecendo

Inicie a aula apresentando o tema 'Sequências: Elementos Ausentes' de uma forma engajante. Explique aos alunos que as sequências estão presentes em vários aspectos do nosso cotidiano, desde as senhas de nossos celulares até a organização dos dias da semana. Peça para que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre sequências que possam compartilhar com a turma. Eles podem usar aplicativos de pesquisa ou até mesmo vídeos curtos de plataformas como YouTube ou TikTok para encontrar essas informações.

Reflexões Iniciais

1. O que vocês acham que é uma sequência?

2. Vocês podem dar exemplos de sequências que veem no dia a dia?

3. Como podemos identificar o próximo elemento em uma sequência?

4. Que tipos de padrões vocês acham que existem nas sequências?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

Esta etapa do plano de aula tem como finalidade proporcionar aos alunos oportunidades práticas e interativas para aprofundar o entendimento de sequências e padrões. As atividades propostas visam integrar o uso de tecnologias digitais e redes sociais, tornando o aprendizado mais lúdico e contextualizado para a realidade dos alunos. O trabalho em grupo e as estratégias lúdicas promovem a colaboração, a comunicação e o pensamento crítico.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Caça ao Tesouro Numérico 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Estimular a capacidade de identificação de padrões e resolução de problemas, usando as redes sociais e plataformas digitais como ferramentas de aprendizagem.

- Descrição: Os alunos serão desafiados a participar de uma caça ao tesouro digital, onde precisarão encontrar e preencher elementos ausentes em sequências numéricas espalhadas por diversas plataformas digitais.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo receberá uma lista de pistas digitais que levarão a diferentes plataformas (YouTube, Instagram, TikTok, etc.).

  • Cada pista conterá uma sequência numérica com um ou mais elementos ausentes.

  • Os grupos deverão usar as pistas para encontrar os elementos ausentes, acessando vídeos, perfis de influenciadores e postagens nas redes sociais.

  • Uma vez que encontrarem a sequência correta, deverão enviar uma resposta digital (pode ser uma foto ou um vídeo curto explicativo) por meio de uma plataforma de comunicação escolhida (WhatsApp, Google Classroom, etc.).

  • O grupo que completar todas as sequências corretamente e mais rapidamente será o vencedor.

Atividade 2 -  Game Show das Sequências 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Utilizar a gamificação para reforçar o aprendizado sobre sequências, promovendo a colaboração e o pensamento crítico.

- Descrição: Crie um jogo no estilo Game Show em que os alunos responderão a perguntas sobre sequências numéricas, objetos ou figuras. Utilizaremos uma ferramenta digital de quiz, como Kahoot ou Quizizz.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Crie um quiz interativo utilizando uma plataforma como Kahoot ou Quizizz, com perguntas sobre sequências (incluir sequências numéricas, de objetos e figuras).

  • Projete o quiz na sala e explique as regras do jogo.

  • Cada grupo deve discutir e responder às perguntas do quiz, identificando e preenchendo os elementos ausentes nas sequências apresentadas.

  • A cada resposta correta, os grupos ganham pontos.

  • No final do quiz, o grupo com mais pontos será declarado vencedor e poderá escolher uma 'recompensa digital' (como um tema exclusivo para o fundo de tela do tablet ou celular).

Atividade 3 - ✨ Influenciador das Sequências 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de comunicação e criatividade, ao mesmo tempo em que reforça a compreensão de sequências e padrões.

- Descrição: Os alunos se transformarão em influenciadores digitais e criarão vídeos curtos explicando sequências e preenchendo seus elementos ausentes. Eles deverão utilizar habilidades de storytelling para engajar seu 'público'.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo escolherá uma sequência (numérica, de objetos ou figuras) e identificará os elementos ausentes.

  • Os grupos deverão criar um roteiro para um vídeo curto (até 2 minutos) onde explicarão a sequência, mostrarão como identificar o padrão e preencherão os elementos ausentes.

  • Os alunos poderão usar aplicativos como TikTok, Instagram Reels ou mesmo ferramentas de gravação simples no celular.

  • Os vídeos devem ser criativos e atrativos, incentivando o uso de linguagem simples e visualmente interessante.

  • Ao final, os vídeos serão apresentados para a turma e compartilhados em uma plataforma escolhida (como Google Classroom ou um grupo de WhatsApp).

  • Os vídeos serão avaliados pela criatividade, clareza da explicação e precisão na identificação dos elementos ausentes.

Retorno

Duração: 15 - 20 minutos

Esta etapa do plano de aula tem como finalidade proporcionar uma reflexão coletiva sobre o trabalho realizado, permitindo que os alunos consolidem seu aprendizado através da troca de experiências e feedback construtivo. O debate e a avaliação mútua incentivam a autocrítica e a melhoria contínua, promovendo um ambiente colaborativo e de crescimento conjunto.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar as atividades e suas conclusões. Utilize o seguinte roteiro para introduzir a discussão:

  1. Introdução: Explique aos alunos a importância de compartilhar suas experiências e aprendizados. Diga-lhes que este é um momento para refletir sobre o que funcionou bem e o que pode ser melhorado.

  2. Compartilhamento: Peça para que cada grupo apresente suas conclusões sobre as atividades realizadas. Sugira que abordem os seguintes tópicos:

    • Que padrões foram identificados?
    • Quais estratégias foram usadas para encontrar os elementos ausentes?
    • Quais desafios encontraram e como foram superados?
  3. Debate: Incentive os alunos a fazer perguntas uns aos outros e compartilhar insights adicionais. Facilite a troca de ideias e soluções.

Reflexões

1. Quais foram as estratégias mais eficazes para encontrar os elementos ausentes nas sequências? 2. Como as atividades de hoje ajudaram a melhor entender a identificação de padrões? 3. O que vocês aprenderam sobre trabalhar em grupo e colaborar usando ferramentas digitais?

Feedback 360°

Instrua os alunos a realizar uma etapa de feedback 360°. Cada aluno deve receber um feedback dos outros alunos do grupo com quem trabalhou na atividade. Oriente a turma para que o feedback seja construtivo e respeitoso. Sugira que abordem os seguintes pontos:

  • Pontos Fortes: O que o colega fez bem? Identifique habilidades e atitudes positivas que ajudaram no sucesso das atividades.
  • Áreas para Melhoria: O que o colega pode melhorar? Dê sugestões específicas e construtivas que possam ajudar no desenvolvimento pessoal e acadêmico.
  • Colaboração: Como foi trabalhar com o colega? Comente sobre a contribuição do colega para o trabalho em equipe e a colaboração durante as atividades.

Conclusão

Duração: 5 - 10 minutos

Esta etapa do plano de aula visa consolidar o aprendizado dos alunos, conectando o conteúdo estudado com a realidade e as aplicações práticas do dia a dia. A conclusão permite que os alunos vejam a relevância do que aprenderam e sintam-se motivados a continuar explorando o tema.

Resumo

Resumo Divertido: Hoje, nós brincamos de detetives digitais para encontrar peças faltantes em sequências! Desvendamos padrões escondidos e preenchemos lacunas numéricas, de objetos e até de figuras. Parabéns, superdetetives das sequências! ️‍♂️️‍♀️

No Mundo

No Mundo Atual: As sequências estão em todos os lugares, desde os algoritmos das redes sociais até as filas de supermercado! Saber encontrar o que falta em uma sequência pode te ajudar a entender melhor desde padrões matemáticos até a lógica por trás das suas playlists favoritas no Spotify. 

Na Prática

⚙️ Aplicações: Compreender e identificar padrões em sequências é uma habilidade crucial no nosso dia a dia. Seja para resolver problemas matemáticos, organizar nosso tempo ou mesmo entender como funcionam as redes sociais, os padrões estão sempre presentes e são fundamentais para a nossa rotina. 里

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies