Entrar

Plano de aula de Escrita: Introdução

Português

Original Teachy

'EF01LP18'

Escrita: Introdução

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Familiarizar os alunos com o conceito de escrita, explicando que ela é uma maneira de registrar nossos pensamentos, ideias e sentimentos através de símbolos e letras.
  2. Introduzir o alfabeto, apresentando as 26 letras que o compõem, além de suas formas maiúsculas e minúsculas.
  3. Desenvolver a habilidade de identificar e escrever as letras do alfabeto, através de atividades práticas e interativas, como jogos e desafios.

Os alunos serão capazes de:

  • Entender o que é a escrita e por que ela é importante.
  • Identificar e representar as letras do alfabeto, tanto em suas formas maiúsculas quanto minúsculas.
  • Escrever as letras do alfabeto de forma clara e correta.

Objetivos secundários (opcional):

  • Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pela escrita e pelo alfabeto, através de atividades lúdicas e atraentes.

  • Desenvolver a coordenação motora fina dos alunos, à medida que eles praticam a escrita das letras.

  • Promover o trabalho em equipe, através de atividades colaborativas.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Relembrar conteúdos anteriores: O professor inicia a aula relembrando os alunos sobre o que eles já aprenderam em relação à linguagem escrita. Pode-se fazer perguntas como: "O que é um livro?" e "Para que serve uma carta?". Essas perguntas ajudarão a contextualizar o novo conteúdo na vida cotidiana dos alunos.

  2. Situações-problema: O professor apresenta duas situações-problema para despertar o interesse dos alunos. A primeira situação pode ser a seguinte: "Imaginem que vocês encontram um mapa no parque e querem descobrir o tesouro que ele indica, mas não sabem ler as instruções escritas nele. O que vocês fariam?". A segunda situação pode ser: "E se vocês quisessem escrever um bilhete para um amigo que mora longe, mas não soubessem como formar as palavras?". Essas situações incentivam os alunos a perceberem a importância da escrita em suas vidas.

  3. Contextualização: O professor explica que, assim como eles usam a fala para se comunicar, a escrita é outra forma de comunicação. Ele/ela pode apontar exemplos de escrita ao redor da sala de aula, como o quadro-negro, os livros, e os cartazes. O professor também pode mencionar que a escrita é usada em todos os lugares, desde a escola até os supermercados e parques.

  4. Introdução do tópico: O professor então introduz o tópico da aula, dizendo: "Hoje, vamos aprender mais sobre a escrita. Vamos descobrir como as letras são usadas para formar palavras e frases, e vamos começar aprendendo o alfabeto. Vocês já ouviram falar sobre o alfabeto?". Esta introdução deve preparar os alunos para o novo conteúdo e despertar sua curiosidade.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Aqui estão três sugestões de atividades lúdicas e interativas para ajudar os alunos a aprenderem mais sobre a escrita, o alfabeto e suas letras:

  1. Jogo da Memória do Alfabeto:

    • O professor prepara previamente um conjunto de cartas, cada uma com uma letra do alfabeto (maiúscula e minúscula) escrita de forma clara e grande.
    • Os alunos são divididos em pequenos grupos e cada grupo recebe um conjunto de cartas.
    • Os alunos, em rodadas, devem virar duas cartas de cada vez, tentando encontrar a correspondência entre a letra maiúscula e a minúscula.
    • O jogo continua até que todas as cartas sejam combinadas.
    • Durante o jogo, o professor pode ajudar os alunos a identificar as letras e a diferenciar as formas maiúsculas e minúsculas.
  2. Caça ao Tesouro do Alfabeto:

    • O professor esconde cartas com letras do alfabeto (maiúsculas e minúsculas) pela sala de aula ou em um espaço externo.
    • Os alunos são divididos em equipes e cada equipe recebe um mapa com pistas para encontrar as cartas escondidas.
    • As equipes devem seguir as pistas, encontrar as cartas e, ao final, formar o alfabeto corretamente.
    • Durante a atividade, o professor pode auxiliar os alunos na formação correta do alfabeto e nas diferenças entre as formas maiúsculas e minúsculas.
  3. Desenho do Alfabeto:

    • Os alunos são convidados a desenhar cada letra do alfabeto em suas formas maiúsculas e minúsculas.
    • O professor pode fornecer modelos de cada letra para ajudar os alunos.
    • Depois de desenhar cada letra, os alunos devem escrever palavras que começam com a letra desenhada ao lado do desenho.
    • Esta atividade ajuda os alunos a praticar a identificação das letras e a associá-las a palavras.

Lembrando que essas são apenas sugestões de atividades e o professor deve escolher a que melhor se adequa à realidade da turma. Além disso, o professor deve estar atento para orientar e auxiliar os alunos durante as atividades, garantindo que todos tenham a oportunidade de aprender e se divertir.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos):

    • Após a conclusão das atividades, o professor reúne todos os alunos em um grande círculo para uma discussão em grupo. Cada grupo terá a oportunidade de compartilhar o que aprendeu e suas experiências durante as atividades.
    • O professor deve fazer perguntas orientadoras, como: "Quais letras do alfabeto foram mais fáceis ou difíceis de encontrar?", "Vocês notaram alguma diferença entre as letras maiúsculas e minúsculas?" e "Como vocês se sentiram ao escrever as letras do alfabeto e formar palavras?".
    • O objetivo dessa discussão é promover a reflexão dos alunos sobre o que aprenderam e como aplicaram esse conhecimento nas atividades.
  2. Verificação da Aprendizagem (3 - 5 minutos):

    • Após a discussão em grupo, o professor faz perguntas individuais para verificar a aprendizagem dos alunos. Essas perguntas podem ser simples, como: "Qual é a primeira letra do alfabeto?", "Qual é a última letra do alfabeto?" e "Quais são as vogais do alfabeto?".
    • O professor deve garantir que cada aluno tenha a oportunidade de responder a pelo menos uma pergunta para avaliar individualmente a compreensão do conteúdo.
  3. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos):

    • Por fim, o professor faz a conexão entre as atividades práticas e a teoria que foi apresentada no início da aula. Ele/ela pode relembrar os alunos sobre a importância da escrita e do alfabeto, e como essas habilidades são fundamentais para a comunicação e a expressão de nossas ideias.
    • O professor pode ressaltar que, assim como em um jogo ou em uma caça ao tesouro, aprender a escrever é um processo que requer prática, paciência e persistência.

Este retorno é crucial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que eles reflitam sobre o que aprenderam, corrijam possíveis equívocos e façam conexões com o mundo real. Além disso, a verificação da aprendizagem individual permite ao professor identificar quais alunos podem precisar de reforço ou de um desafio adicional na próxima aula.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Revisão dos Conteúdos (2 - 3 minutos):

    • O professor inicia a conclusão recapitulando os principais pontos abordados durante a aula. Ele/ela pode fazer perguntas simples para revisar o conteúdo, como: "Quem pode me dizer a primeira letra do alfabeto?" e "Quais são as vogais do alfabeto?".
    • O professor também pode pedir aos alunos que relembram as situações-problema discutidas no início da aula e como eles usaram o que aprenderam para resolvê-las.
    • Esta recapitulação ajuda a consolidar o conhecimento dos alunos e a reforçar a importância do conteúdo apresentado.
  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos):

    • Em seguida, o professor explica como a aula conectou a teoria (conceito de escrita e alfabeto) com a prática (atividades lúdicas e interativas). Ele/ela pode dizer: "Nós aprendemos sobre o alfabeto e como escrever suas letras. Depois, usamos esse conhecimento em jogos e atividades divertidas para praticar o que aprendemos".
    • O professor pode destacar como os alunos aplicaram o que aprenderam nas atividades e como essas atividades ajudaram a reforçar o conhecimento deles.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos):

    • O professor sugere materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seu aprendizado sobre o alfabeto e a escrita. Pode ser indicado um site interativo, um aplicativo educativo ou um livro com atividades divertidas de escrita e alfabetização.
    • O professor também pode sugerir que os alunos pratiquem a escrita em casa, escrevendo pequenas mensagens para a família ou copiando palavras de um livro.
  4. Importância do Assunto (1 - 2 minutos):

    • Por fim, o professor ressalta a importância do que foi aprendido, explicando que a escrita e o alfabeto são fundamentais para a comunicação e a expressão de ideias. Ele/ela pode dizer: "Agora que sabemos o alfabeto, podemos começar a ler e escrever palavras. Isso nos ajuda a comunicar nossos pensamentos e sentimentos. E também nos ajuda a entender o mundo ao nosso redor, pois a escrita está em todos os lugares: nos livros, nos rótulos dos produtos, nos sinais de trânsito, entre outros".
    • O professor pode encorajar os alunos a usarem o que aprenderam em suas vidas diárias, observando as letras ao seu redor e tentando formar palavras.

A conclusão serve para reforçar o que os alunos aprenderam, conectar a teoria com a prática, e motivar os alunos a continuar explorando e aprendendo sobre o assunto.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies