Entrar

Plano de aula de Sinonímia e Antonímia

Português

Original Teachy

'EF01LP15'

Sinonímia e Antonímia

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Sinonímia e Antonímia

Palavras ChaveSinonímia, Antonímia, Palavras, Comunicação, Atividades práticas, Trabalho em grupo, Jogo de associação, Textos, Detetives linguísticos, Caça ao tesouro, Construção de histórias, Reflexão, Consolidação de aprendizado
Materiais NecessáriosCópias de textos com espaços em branco, Conjunto de palavras separadas, Cartas de palavras, Folhas de anotações, Prêmio simbólico para caça ao tesouro, Pistas para caça ao tesouro
Códigos BNCCEF01LP15: Agrupar palavras pelo critério de aproximação de significado (sinonímia) e separar palavras pelo critério de oposição de significado (antonímia).
Ano Escolar1º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaSemântica

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para direcionar o foco dos alunos e estabelecer o que se espera alcançar ao final da aula. Ao definir claramente os objetivos, os alunos podem melhor organizar seu pensamento e esforço de aprendizagem. Esta etapa também serve para alinhar as expectativas do professor com as dos alunos, garantindo uma abordagem coesa e eficaz durante a aula.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificar e aplicar corretamente palavras sinônimas (com significados semelhantes) e antônimas (com significados opostos) no contexto da língua portuguesa.

2. Desenvolver habilidades de análise e associação de termos, estimulando o raciocínio lógico e a compreensão do significado das palavras.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a participação ativa dos alunos por meio de discussões em grupo e atividades práticas.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução tem o objetivo de ativar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema e prepará-los para a aplicação prática dos conceitos em sala. As situações problema incentivam a reflexão e a associação direta com o conteúdo estudado, enquanto a contextualização mostra a relevância do tema no cotidiano, engajando os alunos e aumentando o interesse pelo aprendizado.

Situações Problema

1. Peça aos alunos para pensarem em situações onde precisam descrever um objeto, mas sem usar as palavras comuns. Por exemplo, ao invés de dizer 'frio', podem usar 'gelado' ou 'congelante'.

2. Proponha um jogo de associação de palavras, onde eles devem ligar palavras que são sinônimas ou antônimas. Por exemplo, associar 'alegre' a 'contente' e 'alegre' a 'triste'.

Contextualização

Explique a importância de usar palavras corretas para expressar nossos pensamentos de maneira clara e eficaz. Por exemplo, em um livro, o autor pode usar diferentes palavras para descrever as emoções de um personagem, e essas palavras podem ser sinônimas ou antônimas, alterando a percepção do leitor sobre a cena. Além disso, comente sobre como essas habilidades são úteis não apenas na escrita, mas também na comunicação diária.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e lúdica os conceitos de sinônimos e antônimos que estudaram previamente. Ao trabalhar em grupos, eles também desenvolvem habilidades de colaboração e comunicação. Escolhendo uma das atividades propostas, o professor pode adaptar o nível de desafio de acordo com o conhecimento prévio e o ritmo da classe, garantindo uma aprendizagem eficaz e engajadora.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - O Mistério das Palavras Desaparecidas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Identificar e aplicar corretamente palavras sinônimas e antônimas em um contexto textual, promovendo o raciocínio lógico e a colaboração entre os alunos.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão detetives linguísticos, resolvendo um mistério onde palavras sinônimas e antônimas desapareceram de um texto. O texto original será fornecido com espaços em branco onde as palavras deveriam estar.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua cópias do texto com espaços em branco e um conjunto de palavras separadas, que são as opções para preencher os espaços.

  • Os alunos devem ler o texto e decidir em grupo qual palavra sinônima ou antônima preenche cada espaço.

  • Cada grupo apresenta sua versão do texto preenchido e justifica suas escolhas.

  • Discuta em classe as diferentes escolhas feitas pelos grupos e esclareça quais palavras são corretas, promovendo uma correção coletiva.

Atividade 2 - Caça ao Tesouro dos Sinônimos e Antônimos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Reforçar o aprendizado e a identificação de palavras sinônimas e antônimas de forma lúdica e interativa.

- Descrição: Os alunos participarão de uma caça ao tesouro no qual devem encontrar pistas escondidas pela sala. Cada pista contém uma palavra e os alunos devem relacioná-la a uma palavra sinônima ou antônima em uma folha de anotações.

- Instruções:

  • Prepare antecipadamente pistas que levem a diferentes locais da sala de aula.

  • Cada pista deve conter uma palavra que os alunos devem relacionar a uma palavra sinônima ou antônima na folha de anotações.

  • Os grupos devem seguir as pistas e anotar suas respostas na folha de caça ao tesouro.

  • Ao final, verifique as respostas dos grupos e conceda um prêmio simbólico ao grupo que tiver mais respostas corretas.

  • Discuta as respostas e promova uma recapitulação dos conceitos de sinônimos e antônimos.

Atividade 3 - Construtores de Histórias

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a capacidade de escolher palavras adequadas para uma narrativa e compreender o impacto dos sinônimos e antônimos na construção de sentidos.

- Descrição: Os alunos, em grupos, irão construir uma história coletiva utilizando cartas de palavras. Cada carta contém uma palavra e os alunos devem escolher sinônimos ou antônimos para formar uma narrativa coerente.

- Instruções:

  • Distribua um conjunto de cartas de palavras para cada grupo.

  • Os grupos devem formar uma história, escolhendo sinônimos ou antônimos das palavras das cartas para garantir a coesão narrativa.

  • Cada grupo lê sua história para a classe, e os outros alunos devem identificar as palavras sinônimas e antônimas usadas.

  • Realize uma discussão sobre como o uso de diferentes palavras altera o significado e a fluidez da história.

  • Peça que cada grupo reescreva a história, substituindo as palavras sinônimas por antônimas e vice-versa, para explorar as mudanças de significado.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade da etapa de Retorno é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo-lhes articular o conhecimento adquirido e refletir sobre sua aplicação prática. Esta discussão ajuda a reforçar a compreensão dos conceitos de sinônimos e antônimos e a importância de escolher as palavras corretas em diferentes contextos. Além disso, promove a habilidade de comunicação e argumentação dos alunos, essencial para o desenvolvimento da competência linguística.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão, o professor pode pedir que cada grupo compartilhe brevemente suas descobertas e desafios enfrentados durante as atividades. Em seguida, pode propor uma reflexão conjunta sobre como a escolha de palavras afeta a compreensão de uma história ou texto. Encoraje os alunos a expressarem o que aprenderam sobre sinônimos e antônimos e como esses conceitos podem ser aplicados em situações reais de comunicação. Utilize exemplos das atividades para ilustrar pontos importantes e promover uma troca de ideias enriquecedora.

Perguntas Chave

1. Quais foram as palavras sinônimas e antônimas mais desafiadoras de identificar e por quê?

2. Como o uso de sinônimos e antônimos pode alterar o significado de uma frase ou história?

3. Por que é importante usar palavras corretas para expressar nossos pensamentos?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão serve para consolidar o aprendizado, vinculando teoria e prática, e destacar a relevância do tema para a comunicação eficaz. Ao resumir e recapitular, o professor ajuda os alunos a fixarem os conceitos e a entenderem a aplicabilidade do que aprenderam. Esta etapa também prepara os alunos para futuras explorações linguísticas, incentivando a continuidade do estudo e prática dos sinônimos e antônimos.

Resumo

Na etapa de Conclusão, o professor deve resumir os principais pontos abordados durante a aula, reforçando a definição e exemplos de sinônimos e antônimos. É essencial recapitular as atividades realizadas e os conceitos aprendidos, garantindo que todos os alunos tenham uma compreensão clara dos conteúdos.

Conexão com a Teoria

Explique como as atividades práticas, como o 'Mistério das Palavras Desaparecidas' e a 'Caça ao Tesouro dos Sinônimos e Antônimos', ajudaram a vincular a teoria estudada em casa com a prática em sala, demonstrando a aplicabilidade dos conceitos de sinônimos e antônimos em situações reais e lúdicas.

Fechamento

Por fim, destaque a importância do uso correto de sinônimos e antônimos na língua portuguesa e como esses conceitos ajudam a enriquecer a comunicação, permitindo maior precisão e variedade no discurso. Encoraje os alunos a continuarem explorando e aplicando esses conhecimentos em suas leituras e escritas diárias.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies