🇧🇷
Entrar

Plano de aula de Composição de Textos

Português

Original Teachy

'EF01LP22'

Composição de Textos

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Composição de Textos

Palavras ChaveComposição de Textos, Entrevista, Diagrama, Jornalismo Escolar, Habilidades de Escrita, Estrutura de Textos, Comunicação, Criatividade, Colaboração, Aplicação Prática
Materiais NecessáriosPapel pardo, Materiais de desenho, Cartolinas, Canetas coloridas, Material de escrita, Recursos para apresentação (computador, projetor, etc.)
Códigos BNCCEF01LP22: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, diagramas, entrevistas, curiosidades, dentre outros gêneros do campo investigativo, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
Ano Escolar1º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para definir as metas de aprendizagem que guiarão as atividades em sala. Ao estabelecer claramente o que se espera alcançar, os alunos podem direcionar melhor seus esforços e compreender a relevância do tema. Nesta seção, detalham-se os objetivos principais, que visam não só o aprendizado técnico de como compor textos em formatos específicos, mas também a compreensão da importância da escrita clara e coerente em diferentes contextos. Isso prepara os alunos para serem capazes de aplicar o conhecimento adquirido de forma prática e relevante.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a produzir textos simples em formatos como diagramas e entrevistas, adequando-se à situação e ao tema propostos.

2. Desenvolver habilidades de expressão escrita dos alunos, focando na clareza e coesão textual.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a criatividade dos alunos na elaboração de textos.
  2. Promover a colaboração e a troca de ideias entre os alunos durante as atividades práticas.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A Introdução serve para engajar os alunos com o conteúdo que estudaram previamente e prepará-los para as atividades práticas que realizarão em sala. Ao propor situações-problema, os alunos são incentivados a aplicar o conhecimento de forma criativa e prática, enquanto a contextualização ajuda a perceber a utilidade dos textos em suas vidas. Esta etapa também visa a estabelecer uma conexão afetiva e prática com o tema, aumentando o interesse e a motivação dos alunos.

Situações Problema

1. Imagine que vocês são repórteres de um jornal da escola e precisam escrever uma entrevista com o diretor sobre as novas regras de convivência na escola. Como estruturariam essa entrevista?

2. Pensem que estão participando de um concurso de desenho e precisam explicar, em um diagrama, o processo criativo que os levou a finalizar o desenho vencedor. Como organizariam as informações no diagrama para que qualquer pessoa pudesse entender?

Contextualização

Entender a importância de saber compor diferentes tipos de texto é fundamental, não apenas na escola, mas em muitas situações da vida cotidiana e profissional. Por exemplo, um bom diagrama pode ajudar a explicar um conceito complexo mais claramente, enquanto uma entrevista bem feita pode informar e entreter ao mesmo tempo. Na história, grandes avanços científicos e tecnológicos muitas vezes foram comunicados efetivamente por meio de textos claros e bem estruturados, destacando a relevância prática do que será aprendido hoje.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para aplicar de forma prática e interativa os conceitos estudados sobre a composição de textos em formatos específicos. As atividades propostas visam não apenas consolidar o conhecimento teórico, mas também desenvolver habilidades de colaboração, pensamento crítico e criatividade. A escolha de uma das atividades permite que a aprendizagem seja focada e aprofundada, garantindo que os alunos possam explorar o tema de maneira envolvente e significativa.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Entrevistando o Herói da Cartola

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de escrita e comunicação através da criação de uma entrevista estruturada e coerente.

- Descrição: Os alunos, divididos em grupos de até 5 pessoas, assumirão o papel de jornalistas de um jornal escolar. Eles devem elaborar uma entrevista com um 'herói imaginário' que usa uma cartola mágica para resolver problemas na escola. A entrevista deve abordar questões como o dia a dia do herói, suas responsabilidades e como ele usa sua cartola mágica para solucionar conflitos.

- Instruções:

  • Dividir a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe um 'herói da cartola' e elabora um breve perfil com nome, aparência e superpoderes.

  • Os grupos preparam uma lista de perguntas para a entrevista, considerando os aspectos do perfil criado.

  • Realizar a simulação da entrevista, onde cada grupo representa um jornalista e outro grupo representa o 'herói da cartola'.

  • Após a simulação, discutir as diferentes abordagens e o que cada grupo aprendeu sobre a importância da estrutura de uma entrevista.

Atividade 2 - Diagramando um Dia na Vida do Herói

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aprimorar a capacidade de síntese e organização de informações em um formato visual.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão criar um diagrama que represente um dia na vida do 'herói da cartola'. O diagrama deve incluir os momentos em que o herói usa sua cartola mágica, as situações que encontra e como resolve os problemas. O objetivo é que o diagrama seja não apenas informativo, mas também visualmente atrativo e claro.

- Instruções:

  • Formar grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo recebe papel pardo e materiais de desenho.

  • Os alunos discutem e decidem quais momentos do dia do herói desejam incluir no diagrama.

  • Desenhar e colorir o diagrama, destacando os momentos chave do dia do herói.

  • Apresentar o diagrama para a classe, explicando cada parte e como elas se conectam.

Atividade 3 - Debate dos Heróis

> Duração: (20 - 30 minutos)

- Objetivo: Fomentar habilidades de argumentação e oratória, além de promover a apreciação e crítica construtiva dos trabalhos dos colegas.

- Descrição: Após a criação dos textos e diagramas, os alunos participarão de um debate onde defenderão a importância de seu herói e como seus textos e diagramas retratam efetivamente suas ações e impacto na comunidade escolar.

- Instruções:

  • Organizar a sala em um formato de debate, com cadeiras em círculo.

  • Cada grupo apresenta seu herói, texto e diagrama para a classe.

  • Iniciar o debate com uma rodada de apresentações curtas de cada grupo.

  • Permitir que os outros grupos façam perguntas ou comentários sobre os heróis apresentados.

  • Concluir com uma votação simbólica sobre qual herói e apresentação foi mais convincente.

Atividade 4 - O Jornal dos Heróis

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Promover a integração de habilidades de escrita, desenho e apresentação, além de proporcionar uma oportunidade para os alunos aplicarem o que aprenderam em um projeto finalizado e tangível.

- Descrição: Por fim, os grupos irão compilar suas entrevistas, diagramas e debates em um 'Jornal dos Heróis', que será apresentado para outras turmas ou mesmo a direção da escola. Este jornal irá contar não só as histórias dos heróis imaginários, mas também refletirá o aprendizado sobre a estrutura e a importância dos diferentes tipos de texto.

- Instruções:

  • Reunir todo o material produzido pelos grupos: entrevistas, diagramas e anotações do debate.

  • Escolher um aluno de cada grupo para ser o editor do jornal, responsável por organizar o conteúdo.

  • Utilizar cartolinas e outros materiais de arte para criar as páginas do jornal.

  • Revisar e corrigir o conteúdo final do jornal antes da apresentação.

  • Agendar uma apresentação do jornal para a escola, convidando outras turmas a participar.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem o que aprenderam e compartilhem insights e desafios. A discussão em grupo ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e reflexão crítica, além de reforçar a compreensão dos conceitos de composição textual. Este momento também serve para avaliar o entendimento dos alunos sobre o tema e identificar áreas que podem necessitar de revisão ou aprofundamento.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão em grupo, reunindo todos os alunos em um círculo. Comece com uma breve introdução: 'Agora que todos tiveram a chance de ser jornalistas e heróis, vamos refletir sobre o que aprendemos. Cada grupo terá a oportunidade de compartilhar suas experiências e descobertas. Vamos começar com o Grupo 1. O que vocês acharam mais desafiador ao criar a entrevista e o diagrama do herói?' Encoraje os alunos a expressarem suas opiniões e a ouvirem atentamente uns aos outros.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios ao criar a estrutura da entrevista e do diagrama?

2. Como vocês aplicaram o conhecimento sobre composição textual em suas atividades?

3. Houve alguma parte do processo que vocês acharam mais divertida ou interessante?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da etapa de Conclusão é garantir que os alunos tenham compreendido os conceitos chave da aula e possam vincular o que aprenderam com situações práticas e relevantes. Além disso, busca-se reforçar a importância do tema estudado, incentivando os alunos a reconhecerem a aplicabilidade do conhecimento adquirido em seu dia a dia. Esta etapa também serve para avaliar o entendimento geral dos alunos e identificar quaisquer pontos que possam necessitar de revisão adicional.

Resumo

Na conclusão da aula, o professor deve resumir e recapitular os principais pontos abordados sobre a composição de textos, destacando as técnicas utilizadas na criação de entrevistas e diagramas. Este momento é crucial para reforçar o aprendizado e garantir que os alunos tenham clareza sobre os conceitos discutidos.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, a conexão entre teoria e prática foi estabelecida através de atividades lúdicas e contextualizadas, como a simulação de uma entrevista com um 'herói da cartola' e a criação de diagramas representando um dia na vida desse personagem. Essas práticas permitiram aos alunos aplicar diretamente o conhecimento teórico em situações que simulam o uso real dos textos em contextos variados.

Fechamento

Por fim, é importante destacar a relevância do estudo da composição de textos na vida diária, enfatizando como a habilidade de comunicar efetivamente através da escrita é essencial em diversas situações, desde o ambiente escolar até o profissional. Este entendimento ajuda os alunos a valorizar e aplicar o que aprenderam em contextos reais fora da sala de aula.

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies