Plano de Aula | Metodologia Teachy | Aumentativo e Diminutivo
Palavras Chave | Aumentativo, Diminutivo, Metodologia Digital, StoryJumper, TikTok, Kahoot!, Aprendizado Ativo, Tecnologias Educacionais, Histórias Digitais, Influenciadores Digitais, Gamificação, Colaboração, Criatividade, Feedback Construtivo |
Materiais Necessários | Celulares, Computadores ou Tablets, Acesso à Internet, Aplicativo StoryJumper, Aplicativo TikTok ou Instagram, Plataforma Kahoot!, Projetor (opcional), Papel e caneta (para anotações) |
Códigos BNCC | EF02LP11: Formar o aumentativo e o diminutivo de palavras com os sufixos -ão e -inho/-zinho. |
Ano Escolar | 2º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Português |
Unidade Temática | Gramática |
Objetivos
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa do plano de aula é orientar claramente os alunos sobre os objetivos do aprendizado referentes ao uso dos sufixos -ão e -inho/-zinho. É fundamental que os alunos compreendam o que se espera deles ao final da aula e assim direcionem seus esforços para atingir esses objetivos. O detalhamento dos objetivos ajuda a manter as atividades focadas e alinhadas com as habilidades a serem desenvolvidas.
Objetivos principais:
1. Formar o aumentativo e o diminutivo de palavras com os sufixos -ão e -inho/-zinho.
2. Reconhecer palavras no aumentativo ou diminutivo em um texto.
Objetivos secundários:
- Incentivar a participação ativa dos alunos.
- Promover a interação entre os alunos através de atividades colaborativas.
Introdução
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa é contextualizar o tema de forma prática e divertida, fazendo com que os alunos se envolvam desde o início da aula. Ao utilizar seus celulares para buscar informações, os alunos se conectam com a realidade digital e atual, o que torna o aprendizado mais significativo. Além disso, as perguntas chave incentivam o debate e a troca de ideias, preparando o terreno para as atividades práticas que virão a seguir.
Aquecendo
Inicie a aula apresentando brevemente o tema de hoje: Aumentativo e Diminutivo. Explique que essas formas ajudam a expressar o tamanho ou a intensidade das coisas no nosso dia a dia. Por exemplo, da palavra 'casa', podemos formar 'casão' (uma casa grande) e 'casinha' (uma casa pequena). Solicite que os alunos utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre o uso do aumentativo e diminutivo na língua portuguesa. Podem procurar exemplos engraçados, expressões populares ou até memes que usem essas formas. Após a busca, peça que compartilhem o que encontraram com a turma.
Reflexões Iniciais
1. Quem pode compartilhar um exemplo interessante de aumentativo ou diminutivo que encontrou?
2. Qual foi a expressão ou meme mais engraçado que vocês acharam?
3. Por que vocês acham que usamos o aumentativo e o diminutivo na nossa fala diária?
4. Vocês já viram algum erro engraçado de aumentativo ou diminutivo nas redes sociais?
Desenvolvimento
Duração: 70 - 80 minutos
A finalidade desta etapa é permitir que os alunos apliquem de forma prática e contextualizada os conhecimentos adquiridos sobre aumentativos e diminutivos, utilizando tecnologias modernas. As atividades propostas incentivam a criatividade, a colaboração e a integração da aprendizagem com o mundo digital, tornando o processo mais envolvente e significativo.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - MiniHistórias Digitais
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Aplicar o conhecimento de aumentativo e diminutivo na criação de narrativas digitais, incentivando a criatividade e o uso de ferramentas tecnológicas.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos criarão pequenas histórias utilizando a ferramenta StoryJumper ou similar (um aplicativo gratuito para criar livros digitais). As histórias devem conter palavras no aumentativo e diminutivo. Cada grupo escolherá um tema (aventura, mistério, comédia) e criará uma narrativa curta, incorporando palavras que sigam as regras de formação de aumentativo e diminutivo.
- Instruções:
-
Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.
-
Explique que cada grupo criará uma história curta utilizando a ferramenta StoryJumper.
-
Cada grupo deve escolher um tema para a história: aventura, mistério, comédia etc.
-
Os alunos devem incluir pelo menos 5 palavras no aumentativo e 5 no diminutivo em suas histórias.
-
Incentive os alunos a usar imagens, textos e até mesmo áudio para tornar as histórias mais dinâmicas.
-
Ao final, cada grupo irá apresentar sua história para o resto da turma, destacando as palavras no aumentativo e diminutivo que usaram.
Atividade 2 - Influenciadores do Aumentativo e Diminutivo
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Integrar o aprendizado dos sufixos de aumentativo e diminutivo com habilidades de comunicação digital e criatividade, simulando o papel de influenciadores digitais.
- Descrição: Os alunos atuarão como influenciadores digitais em um desafio no estilo TikTok. Cada grupo escolherá palavras no aumentativo e diminutivo e criará pequenos vídeos onde explicam as regras de formação, dando exemplos práticos. Os vídeos serão gravados e editados no próprio celular usando aplicativos como TikTok ou Instagram.
- Instruções:
-
Forme grupos de até 5 alunos.
-
Explique que cada grupo criará pequenos vídeos no estilo TikTok ou Reels do Instagram.
-
Os vídeos devem explicar as regras de formação do aumentativo e diminutivo e dar exemplos práticos.
-
Os alunos devem usar palavras do dia a dia e contextualizar com situações do cotidiano.
-
Os vídeos podem incluir atuações, cenários, adereços e até mesmo música para torná-los mais atrativos.
-
Cada grupo apresentará seu vídeo para a turma.
Atividade 3 - Desafio Gamificado de Palavras
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Reforçar o conhecimento sobre aumentativo e diminutivo de forma lúdica e interativa, utilizando uma plataforma de gamificação.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos participarão de um jogo educacional online, como o Kahoot!, onde responderão a perguntas relacionadas ao uso de aumentativo e diminutivo de forma competitiva e divertida. O jogo pode incluir perguntas de múltipla escolha, verdadeiro ou falso, e preencher lacunas, todas relacionadas aos sufixos -ão e -inho/-zinho.
- Instruções:
-
Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.
-
Explique que participarão de um desafio gamificado usando a plataforma Kahoot!.
-
Crie um quiz no Kahoot! com diferentes tipos de perguntas sobre aumentativo e diminutivo.
-
Os alunos devem usar seus celulares ou computadores para acessar o jogo.
-
Os grupos competirão entre si para responder corretamente o maior número de perguntas no menor tempo.
-
Ao final, revele a equipe vencedora e discuta as respostas das perguntas mais desafiadoras.
Retorno
Duração: 20 - 25 minutos
A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado e promover a reflexão sobre o processo de criação e uso de aumentativos e diminutivos. Ao compartilhar suas experiências, os alunos reforçam o conhecimento adquirido, identificam áreas de melhoria e desenvolvem habilidades de comunicação e feedback construtivo, essenciais para o trabalho em grupo e para o crescimento individual.
Discussão em Grupo
Após a apresentação das atividades, promova uma discussão em grupo com todos os alunos. Comece agradecendo o empenho de todos e destacando a criatividade nas atividades. Utilize o seguinte roteiro: 'Agora que todos apresentaram suas criações, vamos conversar sobre o que aprendemos e como foi a experiência. Cada grupo pode compartilhar suas dificuldades, descobertas e o que acharam mais interessante na criação das histórias ou vídeos.'
Reflexões
1. Qual foi a maior dificuldade que vocês enfrentaram ao criar histórias/vídeos com palavras aumentativas e diminutivas? 2. O que vocês aprenderam sobre a formação de aumentativos e diminutivos que não sabiam antes? 3. Como o uso de ferramentas digitais (StoryJumper, TikTok, Kahoot!) ajudou ou dificultou o aprendizado?
Feedback 360°
Explique aos alunos a importância do feedback construtivo e respeitoso. Instrua cada grupo a realizar um feedback 360°, onde cada membro do grupo oferece feedback sobre o desempenho dos colegas. Sugira que os alunos mencionem algo positivo e uma sugestão de melhoria. Exemplo: 'Gostei muito de como você propôs ideias para nossa história, mas acho que poderíamos ter incluído mais palavras no diminutivo.'
Conclusão
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado com uma revisão divertida e moderna, conectando os conceitos de aumentativo e diminutivo com o uso prático no dia a dia. Ao resumir a aula e relatar como as atividades digitais foram aplicadas, o objetivo é garantir que os alunos compreendam a relevância e utilidade do que aprenderam, promovendo um fechamento significativo e engajador para a aula. 易✨
Resumo
Recapitulando! Vamos dar uma olhada em tudo o que aprendemos hoje sobre aumentativo e diminutivo! Aumentativo é quando usamos sufixos como -ão para expressar algo grande (por exemplo, 'casão'); Diminutivo usa sufixos como -inho ou -zinho para indicar algo pequeno (como 'casinha'). Criamos histórias divertidas, viramos influenciadores digitais e jogamos um quiz competitivo para fixar esses conceitos!
No Mundo
Conectando com o Mundo Atual! Na aula de hoje, os alunos vivenciaram o contexto moderno e digital, usando redes sociais e ferramentas tecnológicas como StoryJumper, TikTok e Kahoot! para reforçar o aprendizado. Integrar o ensino de aumentativo e diminutivo com essas plataformas tornou a aula não só educativa, mas também super atual e envolvente!
Na Prática
Aplicações no Dia a Dia! O conhecimento dos sufixos de aumentativo e diminutivo é super útil na comunicação diária. Seja ao contar histórias, fazer descrições detalhadas ou até criar conteúdo para as redes sociais, saber usar essas formas corretamente enriquece a linguagem e torna a comunicação mais expressiva e clara! ️