🇧🇷
Entrar

Plano de aula de Intertextualidade

Português

Original Teachy

'EF89LP32'

Intertextualidade

Plano de Aula | Metodologia Expositiva | Intertextualidade

Palavras ChaveIntertextualidade, Relações intertextuais, Citação direta, Alusão, Paródia, Pastiche, Interpretação de textos, Análise de textos, Exemplos práticos, Diálogo entre textos
Materiais NecessáriosQuadro branco ou quadro negro, Marcadores ou giz, Projetor e computador (opcional, para apresentação de slides), Cópias de textos literários, músicas e filmes que exemplifiquem intertextualidade, Folhas de papel e canetas para anotações, Livros didáticos de Português
Códigos BNCCEF89LP32: Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso de mecanismos de intertextualidade (referências, alusões, retomadas) entre os textos literários, entre esses textos literários e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, artes visuais e midiáticas, música), quanto aos temas, personagens, estilos, autores etc., e entre o texto original e paródias, paráfrases, pastiches, trailer honesto, vídeos-minuto, vidding, dentre outros.
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaSemântica

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos estejam cientes dos objetivos específicos da aula e entendam a importância de aprender sobre intertextualidade. Ao compreenderem o que se espera deles, os alunos poderão focar sua atenção nas habilidades que precisam desenvolver para interpretar textos de forma mais eficaz, reconhecendo e analisando as conexões entre diferentes obras.

Objetivos principais:

1. Compreender o conceito de intertextualidade.

2. Identificar diferentes tipos de relações intertextuais entre textos.

3. Aplicar o conhecimento sobre intertextualidade na interpretação de textos.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos estejam cientes dos objetivos específicos da aula e entendam a importância de aprender sobre intertextualidade. Ao compreenderem o que se espera deles, os alunos poderão focar sua atenção nas habilidades que precisam desenvolver para interpretar textos de forma mais eficaz, reconhecendo e analisando as conexões entre diferentes obras.

Contexto

Para iniciar a aula sobre intertextualidade, é importante contextualizar os alunos sobre a relevância desse conceito na compreensão dos textos. Explique que a intertextualidade ocorre quando um texto faz referência a outro, estabelecendo um diálogo entre eles. Isso pode acontecer de várias formas, como por meio de citações diretas, alusões, paródias, entre outros. A intertextualidade enriquece a interpretação, permitindo que o leitor compreenda melhor os significados e as intenções do autor ao relacionar diferentes obras.

Curiosidades

Um exemplo interessante de intertextualidade é a famosa obra 'Romeu e Julieta', de William Shakespeare, que já inspirou inúmeras adaptações e referências em filmes, músicas, peças de teatro e até em outros livros. Isso mostra como as obras podem se conectar e dialogar entre si, enriquecendo a cultura e a arte ao longo do tempo.

Desenvolvimento

Duração: (50 - 60 minutos)

A finalidade desta etapa é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre intertextualidade, oferecendo uma explicação detalhada e exemplos claros dos diferentes tipos de intertextualidade. Além disso, ao resolverem as questões propostas, os alunos terão a oportunidade de aplicar o que aprenderam, reforçando sua capacidade de identificar e analisar intertextualidade em diversos textos.

Tópicos Abordados

1. Definição de Intertextualidade: Explique que a intertextualidade é a relação que um texto estabelece com outros textos. A ideia central é que nenhum texto é criado em um vácuo e que os textos dialogam entre si através de citações, alusões, paródias, entre outros. Ressalte a importância desse conceito na compreensão e interpretação dos textos. 2. Tipos de Intertextualidade: Detalhe os principais tipos de intertextualidade, como citação direta (quando um texto faz referência direta a outro), alusão (referência indireta a outro texto), paródia (uma imitação cômica ou satírica de outro texto), e pastiche (uma imitação que homenageia o texto original). Forneça exemplos para cada tipo. 3. Exemplos Práticos: Apresente alguns exemplos concretos de intertextualidade. Utilize trechos de obras literárias, músicas, filmes ou outras mídias que os alunos possam reconhecer. Por exemplo, mostre como a música “Monte Castelo” de Legião Urbana cita a Bíblia e Camões. Discussões sobre como esses exemplos enriquecem a interpretação dos textos. 4. Análise de Intertextualidade: Oriente os alunos sobre como identificar e analisar intertextualidade em diferentes textos. Explique as perguntas que devem fazer ao ler um texto: 'Este texto se refere a outro texto? Como? Qual é o efeito dessa referência?'. Forneça um passo a passo para a análise.

Questões para Sala de Aula

1. Explique o que é intertextualidade e dê um exemplo de uma obra literária que utilize essa técnica. 2. Identifique e explique uma citação direta e uma alusão em um texto de sua escolha. Como essas referências contribuem para a compreensão do texto? 3. Escolha um trecho de uma música ou filme que você conhece e analise a intertextualidade presente. O que essa referência acrescenta ao significado da obra?

Discussão de Questões

Duração: (20 - 25 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o conhecimento dos alunos sobre intertextualidade, permitindo que eles discutam e reflitam sobre o que aprenderam. Ao engajar-se em discussões e responder a perguntas reflexivas, os alunos poderão desenvolver uma compreensão mais profunda e crítica das relações entre textos, aprimorando sua capacidade de interpretação e análise.

Discussão

  • Explique que a intertextualidade é a relação que um texto estabelece com outros textos. Um exemplo de obra literária que utiliza essa técnica é 'Dom Casmurro' de Machado de Assis, que faz referência à Bíblia e a obras de Shakespeare.

  • Identifique uma citação direta e uma alusão em um texto de sua escolha. Por exemplo, na música 'Monte Castelo' de Legião Urbana, há uma citação direta do 'Cântico dos Cânticos' da Bíblia e uma alusão a 'Os Lusíadas' de Camões. Essas referências enriquecem a compreensão da música, trazendo profundidade emocional e histórica ao texto.

  • Escolha um trecho de uma música ou filme que você conhece e analise a intertextualidade presente. Por exemplo, no filme 'O Rei Leão', há várias alusões a 'Hamlet' de Shakespeare. Essas referências acrescentam uma camada de complexidade à narrativa, permitindo que o público faça conexões entre as duas obras e enriqueça sua interpretação.

Engajamento dos Alunos

1. Quais foram os textos ou obras que você identificou como referências em seus exemplos? Como essas referências ajudaram a aprofundar a compreensão do texto principal? 2. Você acredita que a presença de intertextualidade torna a leitura de um texto mais interessante? Por quê? 3. Discuta com seus colegas: Alguma vez você já encontrou uma referência em um texto ou filme que você não entendeu de imediato? Como você lidou com isso? 4. Qual é a importância de reconhecer e entender a intertextualidade ao estudar literatura e outras formas de arte?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o conhecimento adquirido durante a aula, garantindo que os alunos tenham uma compreensão clara e coesa do conceito de intertextualidade. Ao resumir os pontos principais e refletir sobre a importância e aplicação prática do tema, os alunos reforçam o aprendizado e a capacidade de usar essas habilidades em diferentes contextos.

Resumo

  • Intertextualidade é a relação entre textos, onde um faz referência a outro.
  • Existem diferentes tipos de intertextualidade: citação direta, alusão, paródia e pastiche.
  • Exemplos práticos de intertextualidade enriquecem a interpretação de textos.
  • Passos para identificar e analisar intertextualidade incluem: identificar referências, analisar o efeito dessas referências e entender a importância delas.

A aula conectou a teoria com a prática ao apresentar definições e exemplos claros de intertextualidade, seguidos de atividades onde os alunos puderam identificar e analisar essas relações em diferentes textos. Isso permitiu que eles aplicassem o conhecimento teórico em situações práticas, facilitando a compreensão do conceito.

Entender a intertextualidade é fundamental no dia a dia, pois a comunicação está repleta de referências a outros textos e contextos. Reconhecer essas conexões enriquece a leitura e a interpretação de obras literárias, músicas, filmes, e outros meios, ajudando a desenvolver uma visão mais crítica e informada sobre o mundo ao nosso redor.

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies