Entrar

Plano de aula de Sentidos Plurais das Artes

Artes

Original Teachy

'EF15AR06'

Sentidos Plurais das Artes

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Sentidos Plurais das Artes

Palavras ChaveSentidos Plurais das Artes, Artes Visuais, Expressão Emocional, Cores e Formas, Interpretação Artística, Diálogo Crítico, Atividades Práticas, Teatro de Sombras, Pintura, Museu de Sentidos
Materiais NecessáriosMateriais de pintura (tintas, pincéis, papel), Cartolinas coloridas, Tesouras, Fita adesiva, Fonte de luz (lanterna, lâmpada), Grande lençol branco
Códigos BNCCEF15AR06: Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais.
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaArtes
Unidade TemáticaArtes Plasticas

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos tem como finalidade estabelecer as metas de aprendizado para a aula, clarificando o que se espera que os alunos sejam capazes de alcançar ao final da sessão. A definição clara destes objetivos auxilia tanto os alunos quanto o professor a focarem nas competências essenciais de diálogo, reflexão e análise crítica, essenciais para o entendimento e apreciação das artes visuais. Este segmento também serve para alinhar as expectativas e garantir que as atividades propostas estejam diretamente ligadas aos resultados de aprendizagem desejados.

Objetivos principais:

1. Desenvolver a habilidade de diálogo e reflexão crítica sobre as criações artísticas próprias e de colegas, especificamente em artes visuais.

2. Capacitar os alunos a identificar e discutir os diversos sentidos e significados presentes em obras de arte, promovendo uma compreensão mais ampla das artes visuais.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução é projetada para engajar os alunos e conectar o conteúdo estudado previamente com situações do cotidiano e curiosidades, despertando o interesse e a curiosidade. As situações problema estimulam o pensamento crítico e a aplicação prática do conhecimento, enquanto a contextualização ajuda a perceber a relevância do estudo das artes visuais em sua vida. Este segmento prepara o terreno para uma discussão mais profunda e aplicada durante as atividades da aula.

Situações Problema

1. Imagine que você está em uma galeria de arte, olhando para um quadro abstrato. Como você explicaria o que sente ao olhar para esse quadro para um amigo que não está lá?

2. Se você fosse um artista, que tipo de obra de arte você criaria para representar a alegria de brincar no parque? Pense nos materiais que usaria e nas cores que escolheria.

Contextualização

As artes visuais estão presentes em nossa vida diária de diversas maneiras, desde a decoração em nossas casas até as pinturas em paredes de prédios. Além disso, artistas famosos como Pablo Picasso e Frida Kahlo revolucionaram a forma como vemos e entendemos arte. Entender essas conexões e influências ajuda a apreciar melhor as obras de arte e a criar uma perspectiva mais rica sobre o mundo ao nosso redor.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é concebida para permitir que os alunos apliquem e aprofundem o conhecimento adquirido sobre os Sentidos Plurais das Artes. Por meio de atividades práticas e colaborativas, os alunos explorarão a representação de emoções e sentidos através de diferentes formas de arte visual, promovendo a criatividade, o diálogo e a compreensão mútua. Cada proposta de atividade visa a solidificar a compreensão dos alunos sobre como as cores, formas e técnicas artísticas podem ser utilizadas para evocar e comunicar significados e emoções.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Pintando com os Sentidos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a capacidade de expressar emoções visualmente e entender a influência das cores e formas na transmissão dessas emoções.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos explorarão a conexão entre cores, formas e sentimentos. Cada grupo receberá um conjunto de materiais de pintura (tintas, pincéis, papel) e deverá criar uma obra que represente uma emoção atribuída aleatoriamente (alegria, tristeza, medo, surpresa).

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua os materiais de pintura para cada grupo.

  • Peça que cada grupo escolha aleatoriamente uma emoção.

  • Os alunos deverão discutir entre si como poderiam representar essa emoção através das cores, formas e técnicas de pintura.

  • Cada grupo criará uma pintura que represente a emoção escolhida, explicando suas escolhas ao final.

  • Ao concluir, cada grupo apresentará sua obra e o raciocínio por trás da escolha das cores e formas para a turma.

Atividade 2 - Criação de um Museu de Sentidos

> Duração: (50 - 60 minutos)

- Objetivo: Fomentar a compreensão dos sentidos na arte e desenvolver habilidades de curadoria e apresentação.

- Descrição: Os alunos, em grupos, serão curadores de um museu fictício. Eles deverão selecionar e organizar obras de arte (desenhos, colagens, pinturas) criadas por eles e outros grupos, considerando a representação de sentidos como visão, tato e audição.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5.

  • Cada grupo trará suas criações artísticas feitas previamente em casa.

  • Os alunos deverão discutir e decidir como organizar as obras no 'museu', considerando a representação dos sentidos.

  • Eles deverão criar etiquetas para cada obra, descrevendo o sentido representado e a técnica utilizada.

  • Os grupos apresentarão seu museu para a classe, explicando a escolha das obras e como elas representam os diferentes sentidos.

Atividade 3 - Teatro de Sombras e Cores

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar a interação entre cor, forma e luz na criação de atmosferas e narrativas visuais.

- Descrição: Utilizando cartolinas coloridas e uma fonte de luz, os alunos em grupos criarão pequenas peças de teatro de sombras que representem uma história ou emoção específica. A combinação de cores e formas com a iluminação modificará a percepção das histórias.

- Instruções:

  • Divida a sala em grupos de no máximo 5 alunos.

  • Distribua cartolinas coloridas, tesouras e fita adesiva para cada grupo.

  • Instrua os alunos a criarem pequenos cenários de cartolina que representem uma cena que expresse uma emoção ou história.

  • Ensine-os a usar a fonte de luz para projetar as sombras dos recortes nas paredes ou em um grande lençol branco.

  • Cada grupo apresentará sua cena para a classe, explicando a história ou emoção que deseja transmitir e como as cores e formas ajudam nessa transmissão.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa do plano de aula é projetada para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que reflitam sobre o processo criativo e sobre as emoções expressas em suas obras. A discussão em grupo ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e análise crítica, além de proporcionar um ambiente para compartilhar diferentes perspectivas e aprendizados. Este retorno coletivo também serve para que o professor avalie o entendimento dos alunos sobre os sentidos das artes visuais e suas capacidades de expressão artística.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, organize uma discussão em grupo com todos os alunos. Inicie a discussão com uma breve introdução, relembrando os objetivos da aula e a importância de se expressar visualmente. Peça que cada grupo compartilhe suas experiências, discutindo as emoções que tentaram representar e como as cores e formas ajudaram na transmissão dessas emoções. Encoraje os alunos a expressar o que aprenderam e o que acharam mais desafiador ou gratificante.

Perguntas Chave

1. Quais cores vocês acharam mais eficazes para expressar as emoções escolhidas e por quê?

2. Como a escolha das formas e técnicas de pintura influenciou a interpretação das emoções em suas obras?

3. Houve alguma surpresa ou desafio ao tentar representar as emoções através das artes visuais?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A etapa de Conclusão tem como finalidade consolidar o aprendizado, vinculando as experiências práticas com os conceitos teóricos explorados, e destacar a aplicabilidade do conhecimento adquirido. Ao resumir os conteúdos, o professor reforça o que foi aprendido, garantindo que os alunos possam recordar e aplicar esses conhecimentos no futuro. Além disso, ao discutir a relevância das artes visuais no dia a dia, motiva os alunos a continuarem explorando e apreciando diferentes formas de arte.

Resumo

Na conclusão da aula, o professor deve resumir os principais pontos abordados sobre os Sentidos Plurais das Artes, relembrando as atividades realizadas e as discussões em grupo. É importante recapitular como as cores, formas e técnicas de pintura podem ser usadas para expressar e comunicar diferentes emoções. Além disso, o professor deve destacar as habilidades desenvolvidas pelos alunos, como a capacidade de diálogo e reflexão crítica sobre as criações artísticas, e a identificação dos sentidos das artes.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, a teoria foi aplicada por meio da prática. Os alunos tiveram a oportunidade de colocar em ação o conhecimento prévio sobre as artes visuais, explorando a expressão de emoções através da pintura, da criação de um museu de sentidos e do teatro de sombras. Essas atividades práticas serviram para solidificar o entendimento teórico sobre como as artes visuais podem ser interpretadas de maneiras diversas, estimulando a imaginação e a criatividade.

Fechamento

Por fim, é crucial enfatizar a relevância dos Sentidos Plurais das Artes no cotidiano. A capacidade de apreciar e criar arte não só enriquece a vida cultural, mas também desenvolve habilidades de comunicação e percepção. Ao entender e manipular os elementos das artes visuais, os alunos podem aplicar essas habilidades em diversos contextos, promovendo uma compreensão mais profunda e sensível do mundo ao seu redor.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies