Entrar

Plano de aula de Materiais do Principais Objetos de Uso Cotidiano

Ciências

Original Teachy

'EF02CI01'

Materiais do Principais Objetos de Uso Cotidiano

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender a diversidade de materiais no cotidiano: Os alunos devem ser capazes de identificar e listar os diferentes materiais que compõem os objetos ao seu redor, tais como madeira, metal, plástico, vidro, papel, tecido, entre outros.

  2. Conhecer a origem dos materiais: Os alunos devem entender de onde vêm esses materiais, distinguindo entre os que são naturais (extraídos da natureza) e os que são artificiais (produzidos pelo ser humano).

  3. Entender o uso consciente e o descarte dos materiais: Os alunos devem compreender a importância do uso consciente e do descarte adequado dos materiais para preservação do meio ambiente. Devem ser capazes de sugerir maneiras de reutilização e reciclagem dos materiais.

Objetivos secundários:

  • Estimular a curiosidade e a atenção: O professor deve incentivar os alunos a observarem e questionarem sobre o mundo ao seu redor, promovendo assim o interesse pela ciência.
  • Promover a interação e cooperação: Através de atividades em grupo, os alunos devem aprender a trabalhar em equipe, respeitando as opiniões uns dos outros e colaborando para a conclusão das tarefas.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Relembrando conteúdos anteriores: O professor deve fazer uma breve revisão sobre os conceitos de materiais naturais e artificiais, explicando novamente que os materiais naturais são aqueles que vêm diretamente da natureza, sem interferência humana, enquanto os materiais artificiais são criados ou modificados pelo homem.

  2. Situação problema 1: O professor pode começar a aula perguntando aos alunos: "Vocês já pararam para pensar do que são feitos os objetos que vocês usam todos os dias? Como o lápis, a borracha, a mochila, a lancheira, o caderno?". Esta pergunta vai incentivar os alunos a pensarem sobre a origem dos materiais dos objetos que usam no dia a dia.

  3. Situação problema 2: Em seguida, o professor pode apresentar outra questão: "E se todos esses materiais desaparecessem de repente? O que aconteceria? Como seria a nossa vida?". Esta pergunta vai instigar os alunos a pensarem sobre a importância dos materiais em nossa vida cotidiana.

  4. Contextualização: O professor deve explicar aos alunos a importância de conhecermos os materiais que usamos no cotidiano, para que possamos usá-los de forma consciente, evitando o desperdício e o descarte inadequado, que podem prejudicar o meio ambiente.

  5. Curiosidade 1: O professor pode contar aos alunos que, há muito tempo atrás, as pessoas não tinham muitos dos objetos que temos hoje, como canetas, lápis, cadernos, mochilas, porque não havia tecnologia para produzi-los. Eles usavam penas de aves para escrever e pedras para desenhar, por exemplo.

  6. Curiosidade 2: O professor pode também falar sobre como alguns materiais são produzidos. Por exemplo, o papel é feito a partir da celulose, que é extraída de árvores, e o plástico é produzido a partir do petróleo, que é um recurso natural não renovável.

Essas situações e curiosidades devem despertar a curiosidade dos alunos e motivá-los a querer aprender mais sobre os materiais do cotidiano.

Desenvolvimento (25 - 30 minutos)

  1. Discussão sobre a origem dos materiais (5 - 7 minutos): O professor deve iniciar a discussão questionando os alunos sobre a origem dos materiais dos objetos que eles usam diariamente. Ele deve orientar a discussão para que os alunos consigam identificar quais materiais são naturais e quais são artificiais.

  2. Explicação sobre os materiais naturais e artificiais (7 - 10 minutos): Em seguida, o professor deve explicar de forma detalhada a diferença entre materiais naturais e artificiais. Os exemplos dados devem estar relacionados com o cotidiano dos alunos para facilitar a compreensão. Por exemplo, o professor pode dizer: "O lápis que usamos para escrever é feito de madeira, que é um material natural, e de grafite, que é um material artificial." Ou "A borracha que usamos para apagar é feita de um material artificial chamado látex, que é produzido a partir de um líquido chamado seiva, que é extraído de árvores."

  3. Apresentação de diversos objetos e discussão sobre os materiais que os compõe (5 - 7 minutos): O professor pode trazer para a sala de aula alguns objetos de uso cotidiano e pedir para os alunos identificarem de que material cada um é feito. Isso ajudará a consolidar o entendimento dos alunos sobre os diferentes tipos de materiais.

  4. Explicação sobre o uso consciente e o descarte dos materiais (8 - 10 minutos): O professor deve explicar aos alunos a importância do uso consciente e do descarte adequado dos materiais, utilizando exemplos práticos. Por exemplo, o professor pode falar sobre a importância de reciclar o papel para preservar as árvores, e de não jogar plástico na natureza, pois ele demora muitos anos para se decompor. O professor deve incentivar os alunos a darem exemplos de pequenas ações do dia a dia que podem ajudar a preservar o meio ambiente, como apagar a luz ao sair de um cômodo, não deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes, separar o lixo para reciclagem, etc.

  5. Discussão sobre a importância dos materiais no nosso cotidiano (5 - 7 minutos): Para finalizar, o professor pode conduzir uma discussão sobre como seria a nossa vida sem vários dos materiais que usamos atualmente. Ele pode perguntar aos alunos: "O que vocês acreditam que aconteceria se não tivéssemos mais papel? E se não tivéssemos mais plástico? E madeira?". As respostas devem levar a uma reflexão sobre a importância de preservarmos os recursos naturais e utilizarmos os materiais de forma consciente.

Durante todo o desenvolvimento da aula, o professor deve incentivar a participação dos alunos, valorizando suas opiniões e esclarecendo eventuais dúvidas. Além disso, deve procurar sempre relacionar o conteúdo com a realidade cotidiana dos alunos, para que eles se sintam motivados a aprender e sejam capazes de aplicar o conhecimento adquirido em sua vida diária.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos): Após o desenvolvimento da aula, o professor deve reunir todos os alunos para uma discussão em grupo. Neste momento, os alunos devem compartilhar suas observações, conclusões e soluções encontradas durante as atividades realizadas. O professor deve coordenar essa discussão, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de falar e expressar suas opiniões. Além disso, o professor deve destacar os pontos principais levantados pelos alunos, validando as suas respostas e corrigindo eventuais erros de entendimento.

  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos): O professor deve então fazer a conexão entre as atividades realizadas e a teoria discutida no início da aula. Ele deve reforçar os conceitos sobre a origem dos materiais, o uso consciente e o descarte adequado, destacando como as atividades práticas ajudaram a compreender melhor esses conceitos. O professor pode perguntar aos alunos: "Como as atividades que fizemos hoje nos ajudaram a entender melhor sobre os materiais do cotidiano?".

  3. Reflexão sobre o Aprendizado (3 - 4 minutos): Para finalizar, o professor deve propor que os alunos reflitam sobre o que aprenderam na aula, fazendo duas perguntas simples:

    a. "O que vocês acharam mais interessante sobre os materiais do cotidiano que estudamos hoje?". Esta pergunta incentiva os alunos a pensarem sobre os aspectos da aula que mais chamaram a sua atenção, ajudando-os a identificar os pontos que mais despertaram o seu interesse.

    b. "Como vocês podem aplicar o que aprenderam hoje na vida de vocês?". Esta pergunta ajuda os alunos a fazerem a conexão entre o conteúdo aprendido em sala de aula e a sua realidade cotidiana, incentivando-os a pensar sobre como podem usar o conhecimento adquirido de maneira prática e significativa.

A etapa de retorno é crucial para garantir que os alunos internalizem os conceitos discutidos durante a aula e para avaliar a eficácia do plano de aula, permitindo que o professor faça os ajustes necessários para as próximas aulas.

Conclusão (5 - 6 minutos)

  1. Resumo dos principais pontos (1 - 2 minutos): O professor deve fazer um resumo dos principais pontos discutidos durante a aula, relembrando os principais materiais do cotidiano, a diferença entre materiais naturais e artificiais, a importância do uso consciente e do descarte adequado dos materiais. O professor pode fazer perguntas rápidas para verificar se os alunos entenderam os principais conceitos: "Quem pode me dizer um exemplo de material natural? E de material artificial?".

  2. Conexão entre teoria e prática (1 - 2 minutos): Em seguida, o professor deve reforçar como a aula conectou teoria e prática, através da discussão sobre a origem dos materiais dos objetos do cotidiano, da identificação de materiais em objetos reais e da reflexão sobre o uso consciente e o descarte adequado dos materiais. O professor pode perguntar aos alunos: "Como vocês vão usar o que aprenderam hoje na vida de vocês?".

  3. Sugestão de materiais complementares (1 - 2 minutos): O professor pode sugerir materiais complementares para aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o assunto. Pode indicar vídeos educativos sobre a produção e o descarte de materiais, sites com informações sobre reciclagem e reutilização de materiais, livros infantis que falem sobre a importância de cuidar do meio ambiente, etc.

  4. Relevância do assunto para o cotidiano (1 - 2 minutos): Por fim, o professor deve explicar brevemente a importância do que foi aprendido para o dia a dia dos alunos, destacando como o conhecimento sobre os materiais do cotidiano pode ajudá-los a fazer escolhas mais conscientes e sustentáveis. O professor pode dizer, por exemplo: "Agora que vocês sabem um pouco mais sobre os materiais que usamos no nosso dia a dia, vocês podem pensar melhor antes de jogar algo fora, ou antes de comprar algo novo. Vocês podem pensar: 'Eu realmente preciso disso? Eu posso reaproveitar algo que eu já tenho? Eu posso reciclar isso quando eu não precisar mais?'. Essas são pequenas atitudes que podem fazer uma grande diferença para o nosso planeta."

O professor deve encerrar a aula reforçando a importância de aprendermos sobre os materiais do cotidiano, não apenas para o nosso conhecimento pessoal, mas também para contribuirmos para um mundo mais sustentável.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies