Entrar

Plano de aula de Características de Plantas e Animais

Ciências

Original Teachy

'EF02CI04'

Características de Plantas e Animais

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Características de Plantas e Animais

Palavras ChaveCaracterísticas de Plantas e Animais, Diferenças e Semelhanças, Observação e Classificação, Interdependência na Natureza, Atividades Práticas, Aprendizagem Interativa, Colaboração em Grupo, Aplicação de Conhecimento Prévio, Biodiversidade, Pensamento Crítico, Comunicação e Expressão
Materiais NecessáriosCartões com características de plantas e animais, Materiais para desenho (lápis de cor, papel, recortes de revistas), Espaço para apresentações de teatro, Marcadores, Quadro branco, Canetas para quadro, Cópias de roteiros ou instruções das atividades
Códigos BNCCEF02CI04: Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaVida e Evolução

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para direcionar o foco da aula e assegurar que tanto os alunos quanto o professor tenham claro o que se espera alcançar. Ao estabelecer objetivos claros, os alunos podem manter uma orientação precisa durante as atividades de aprendizado em sala, facilitando a aplicação prática do conhecimento adquirido previamente em casa. Esta etapa também serve para motivar os alunos, mostrando a relevância do estudo das características de plantas e animais para a compreensão da biodiversidade e interdependência dos seres vivos.

Objetivos principais:

1. Desenvolver a capacidade dos alunos de identificar e descrever as principais características físicas que diferenciam plantas e animais.

2. Explorar e comparar as características comuns entre plantas e animais, ressaltando suas funções e importância na natureza.

Objetivos secundários:

  1. Estimular o pensamento crítico e a curiosidade dos alunos através de atividades práticas que envolvam observação e comparação.
  2. Desenvolver habilidades de comunicação e colaboração durante discussões em grupo.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução visa engajar os alunos e conectar o conhecimento prévio adquirido em casa com a realidade de maneira prática e significativa. As situações problema estimulam os alunos a pensar criticamente sobre as diferenças entre plantas e animais, utilizando exemplos do cotidiano para facilitar a associação de características. A contextualização destaca a importância dos temas abordados, promovendo uma compreensão mais profunda da interdependência e diversidade na natureza.

Situações Problema

1. Imagine que você está em um jardim e vê uma borboleta pousando em uma flor. Como você poderia dizer se a borboleta e a flor são plantas ou animais apenas olhando para elas?

2. Pense em uma árvore que está ao lado do seu prédio. Quais partes da árvore você acha que ajudam a árvore a se manter viva? E se fosse um cachorro, quais partes seriam essenciais para sua sobrevivência?

Contextualização

Plantas e animais são parte essencial do nosso dia a dia. Desde o ar que respiramos até os alimentos que comemos, esses organismos desempenham papéis vitais. Por exemplo, algumas plantas podem ser usadas na medicina para fazer remédios, enquanto animais, como as abelhas, ajudam na polinização das plantas, permitindo que elas cresçam e produzam frutos. Compreender suas características físicas e suas funções nos ajuda a valorizar e proteger a natureza.

Desenvolvimento

Duração: (5 - 10 minutos para organização dos grupos, 60 - 70 minutos para realização da atividade escolhida, 10 - 15 minutos para apresentação e discussão dos resultados)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e interativa o conhecimento adquirido sobre as características de plantas e animais. Ao trabalhar em grupo, eles desenvolvem habilidades de colaboração e comunicação, ao mesmo tempo que aprofundam sua compreensão sobre a importância da biodiversidade e da interdependência na natureza. Escolhendo uma das atividades propostas, os alunos terão a oportunidade de explorar o tema de maneira criativa e lúdica, garantindo uma aprendizagem mais significativa.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Detetives da Natureza

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de observação e classificação, reforçando o entendimento das características que diferenciam plantas e animais.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos se tornarão detetives para descobrir características únicas de plantas e animais. Serão divididos em grupos de até 5 membros. Cada grupo receberá cartões com características físicas dos dois tipos de organismos e deverá classificar cada característica como de uma planta ou de um animal.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de no máximo 5 alunos.

  • Entregue para cada grupo um conjunto de cartões, metade contendo características de plantas e a outra metade de animais.

  • Peça que cada grupo discuta e classifique cada cartão como característica de planta ou animal.

  • Cada grupo deverá justificar suas escolhas com base no conhecimento prévio e nas características discutidas.

  • Ao final, cada grupo apresentará suas descobertas para a classe, discutindo as principais diferenças e semelhanças entre plantas e animais.

Atividade 2 - Desfile da Diversidade

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular a criatividade e o pensamento crítico, enquanto os alunos aplicam seu conhecimento sobre as características de plantas e animais em um contexto inovador.

- Descrição: Os alunos irão criar e desenhar 'novos' animais e plantas, combinando características de ambos. Eles deverão pensar em como essas características mistas poderiam ajudar esses seres vivos a sobreviver em diferentes ambientes.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Forneça materiais como lápis de cor, papel, e recortes de revistas para desenhar e montar seus novos seres vivos.

  • Peça que cada grupo imagine um ambiente específico (como um deserto, uma floresta tropical, ou até mesmo um ambiente urbano) e desenhe um 'novo' ser vivo que possa sobreviver nesse ambiente, combinando características de plantas e animais.

  • Cada grupo apresentará seu 'novo' ser vivo para a classe, explicando como as diferentes características ajudam o organismo a sobreviver e prosperar no ambiente escolhido.

Atividade 3 - Teatro da Biodiversidade

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Promover a compreensão da interdependência entre plantas e animais de maneira envolvente e criativa, melhorando a expressão oral e a colaboração entre os alunos.

- Descrição: Nesta atividade lúdica, cada grupo criará uma pequena peça de teatro onde os personagens principais são uma planta e um animal. Eles deverão representar de maneira divertida e educativa como esses seres interagem e dependem um do outro.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe uma planta e um animal para serem os personagens de sua peça.

  • Os alunos desenvolvem um roteiro que mostra a interação entre esses dois seres vivos e como se ajudam mutuamente.

  • Os grupos ensaiam suas peças e, finalmente, as apresentam para a classe.

  • Após as apresentações, discuta com a classe as diferentes formas de interação entre plantas e animais, destacando a importância da biodiversidade.

Retorno

Duração: (20 - 30 minutos)

A etapa de Retorno é fundamental para consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos reflitam sobre o que aprenderam e articulem seu entendimento. Ao discutir em grupo, os alunos têm a oportunidade de ouvir diferentes perspectivas e aprofundar seu conhecimento através do diálogo. Esta etapa também serve para avaliar o entendimento dos alunos sobre o tema, permitindo que o professor identifique quaisquer lacunas no aprendizado e reforce conceitos importantes.

Discussão em Grupo

Após a conclusão das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a discussão com uma breve introdução: 'Agora que todos tiveram a chance de investigar e criar, vamos compartilhar o que descobrimos e o que criamos. Cada grupo terá a oportunidade de explicar o que fez e o porquê de suas escolhas. Vamos ouvir atentamente e aprender com as ideias de cada um.' Encoraje os alunos a expressarem suas opiniões e a refletirem sobre o processo de aprendizagem.

Perguntas Chave

1. Quais foram as características que vocês consideraram mais importantes para diferenciar plantas de animais?

2. Como as diferentes características observadas ajudam os seres vivos a sobreviver em seus ambientes?

3. O que você aprendeu de novo sobre a interdependência entre plantas e animais?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A etapa de Conclusão serve para consolidar o aprendizado, permitindo aos alunos revisar e relembrar os conteúdos abordados durante a aula. Além disso, ajuda a estabelecer a ligação entre a teoria estudada e suas aplicações práticas, garantindo que os alunos compreendam a relevância dos conceitos aprendidos e possam aplicá-los de forma consciente em situações reais. Esta etapa também visa reforçar a importância do tema no desenvolvimento de uma consciência ambiental e científica.

Resumo

Na conclusão da aula, o professor deve resumir as características principais de plantas e animais discutidas, como a estrutura, funções e diferenças entre eles. Deve-se recapitular os pontos em comum, como a necessidade de água e luz, e as particularidades que os distinguem, como a capacidade de locomoção.

Conexão com a Teoria

É importante destacar como a aula conectou a teoria com a prática, utilizando atividades dinâmicas e interativas para reforçar o aprendizado. As atividades de classificação, criação e representação permitiram aos alunos aplicar o conhecimento teórico em situações práticas, facilitando a compreensão das diferenças e semelhanças entre plantas e animais.

Fechamento

Por fim, o professor deve enfatizar a importância do estudo de plantas e animais, destacando como esses conhecimentos são fundamentais para compreender a biodiversidade e a interdependência dos seres vivos. Deve-se também ressaltar a relevância do tema no cotidiano, como no cuidado com o meio ambiente e na aplicação de conceitos científicos na vida diária.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies