Entrar

Plano de aula de Posições do Sol e Sombra

Ciências

Original Teachy

'EF02CI07'

Posições do Sol e Sombra

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Posições do Sol e Sombra

Palavras ChaveMovimento de rotação da Terra, Posição do Sol, Sombras, Observação científica, Relógio de sol, Registro de dados, Trabalho em grupo, Aplicação prática, Habilidades analíticas, Engenharia civil, Agricultura, Iluminação natural
Materiais NecessáriosCartolina, Canudos, Fita adesiva, Régua, Lápis, Vídeo explicativo, Relógio para marcar as horas
Códigos BNCCEF02CI07: Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho da sombra projetada.
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaTerra e Universo

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao conceito de movimento da Terra e seus efeitos nas sombras projetadas pelo Sol, promovendo uma compreensão prática e direta. Esta base é essencial para o desenvolvimento de habilidades observacionais e analíticas, que são valiosas tanto no contexto acadêmico quanto no mercado de trabalho, onde a capacidade de interpretar dados e fenômenos naturais é altamente valorizada.

Objetivos principais:

1. Compreender o movimento de rotação da Terra e como isso afeta a posição do Sol no céu.

2. Observar e registrar as mudanças nas sombras ao longo do dia.

3. Correlacionar a posição do Sol com o comprimento e a direção das sombras.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de observação e registro científico.
  2. Estimular o trabalho em grupo e a colaboração.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao conceito de movimento da Terra e seus efeitos nas sombras projetadas pelo Sol, promovendo uma compreensão prática e direta. Esta base é essencial para o desenvolvimento de habilidades observacionais e analíticas, que são valiosas tanto no contexto acadêmico quanto no mercado de trabalho, onde a capacidade de interpretar dados e fenômenos naturais é altamente valorizada.

Contextualização

A posição do Sol no céu e as sombras que ele projeta são fenômenos que todos nós observamos diariamente. Desde o amanhecer até o pôr do sol, as sombras mudam de tamanho e direção. Compreender como isso acontece nos ajuda a entender conceitos importantes sobre a Terra e o Sol. Por exemplo, os antigos egípcios usavam as sombras para medir o tempo e criar calendários, técnicas que evoluíram e ainda são utilizadas em nossa sociedade moderna.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Você sabia que os engenheiros civis usam o conhecimento sobre a posição do Sol e as sombras para projetar edifícios que aproveitam melhor a luz natural? Além disso, agricultores planejam o plantio e a colheita baseados na quantidade de luz solar que suas plantações receberão. Até mesmo os cineastas precisam considerar a posição do Sol para garantir a iluminação perfeita em suas filmagens ao ar livre.

Atividade Inicial

Para começar, pergunte aos alunos: 'Vocês já perceberam como a sombra de uma árvore muda de lugar ao longo do dia?' Em seguida, mostre um vídeo curto (2-3 minutos) que explique de maneira lúdica como a Terra gira e como isso afeta a posição do Sol e das sombras.

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa é aprofundar a compreensão dos alunos sobre o efeito do movimento da Terra nas sombras projetadas pelo Sol, através de atividades práticas e interativas. Isso promove o desenvolvimento de habilidades observacionais, analíticas e colaborativas, essenciais tanto no contexto acadêmico quanto no mercado de trabalho.

Tópicos a Abordar

  1. Movimento de rotação da Terra
  2. Posição do Sol no céu ao longo do dia
  3. Alteração das sombras com o movimento do Sol
  4. Métodos de registro e observação de sombras

Reflexões Sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre como o movimento da Terra e a posição do Sol influenciam não apenas as sombras, mas também diversas atividades diárias e profissões. Pergunte: 'Como seria a nossa vida se o Sol não se movesse no céu? Quais atividades seriam afetadas?' Incentive uma discussão em grupo para que os alunos possam compartilhar suas ideias e percepções.

Mini Desafio

Construindo um Relógio de Sol

Os alunos irão construir um relógio de sol simples para observar e registrar a posição das sombras ao longo do dia.

Instruções

  1. Divida os alunos em grupos de 3 a 4.
  2. Distribua os materiais necessários: cartolina, canudos, fita adesiva, régua e lápis.
  3. Explique que eles irão criar um relógio de sol. Oriente-os a fixar um canudo verticalmente no centro de uma cartolina com fita adesiva.
  4. Peça para os alunos marcarem a posição da sombra do canudo na cartolina a cada hora, usando a régua para desenhar uma linha a partir da base do canudo até a ponta da sombra.
  5. Após algumas horas, cada grupo deve observar as mudanças nas posições das sombras e discutir suas observações.
  6. Encerre a atividade com uma breve apresentação de cada grupo sobre suas descobertas.

Objetivo: Permitir que os alunos observem diretamente como a posição do Sol altera as sombras e entendam o conceito de um relógio de sol.

Duração: 40 - 50 minutos

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Desenhe a posição do Sol em três momentos diferentes do dia (manhã, meio-dia e tarde) e mostre como a sombra de um objeto muda.
  2. Explique com suas próprias palavras por que as sombras mudam de posição ao longo do dia.
  3. Em grupo, discuta como seria possível utilizar o conhecimento sobre as sombras em diferentes profissões e compartilhe com a turma.

Conclusão

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, proporcionando um momento de reflexão sobre os conteúdos estudados e suas aplicações práticas. Isso ajuda a fixar o conhecimento adquirido, reforçando a importância do tema tanto no contexto acadêmico quanto no cotidiano e no mercado de trabalho.

Discussão

Promova uma discussão com os alunos sobre o que eles aprenderam ao longo da aula. Incentive-os a refletirem sobre os mini desafios, exercícios e atividades práticas realizadas. Pergunte: 'O que vocês acharam mais interessante sobre as sombras e o movimento do Sol? Como vocês acham que esse conhecimento pode ser útil no dia a dia ou em diferentes profissões?' Facilite uma troca de ideias para que todos possam compartilhar suas percepções e experiências.

Resumo

Recapitule os principais pontos abordados durante a aula: o movimento de rotação da Terra, como a posição do Sol no céu muda ao longo do dia, e como isso afeta o comprimento e a direção das sombras. Relembre as atividades práticas realizadas, como a construção do relógio de sol, e destaque as observações feitas pelos alunos.

Fechamento

Explique como a aula conectou a teoria com a prática e suas aplicações no mundo real. Enfatize a importância de entender os fenômenos naturais, como a posição do Sol e as sombras, para diversas atividades e profissões, desde a agricultura até a engenharia civil. Ressalte que o conhecimento adquirido pode ser aplicado em situações cotidianas e em diferentes carreiras. Finalize destacando a relevância do tema para a compreensão do mundo ao nosso redor.

Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies