Plano de Aula | Metodologia Técnica | Posições do Sol e Sombra
Palavras Chave | Movimento de rotação da Terra, Posição do Sol, Sombras, Observação científica, Relógio de sol, Registro de dados, Trabalho em grupo, Aplicação prática, Habilidades analíticas, Engenharia civil, Agricultura, Iluminação natural |
Materiais Necessários | Cartolina, Canudos, Fita adesiva, Régua, Lápis, Vídeo explicativo, Relógio para marcar as horas |
Códigos BNCC | EF02CI07: Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho da sombra projetada. |
Ano Escolar | 2º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Ciências |
Unidade Temática | Terra e Universo |
Objetivos
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao conceito de movimento da Terra e seus efeitos nas sombras projetadas pelo Sol, promovendo uma compreensão prática e direta. Esta base é essencial para o desenvolvimento de habilidades observacionais e analíticas, que são valiosas tanto no contexto acadêmico quanto no mercado de trabalho, onde a capacidade de interpretar dados e fenômenos naturais é altamente valorizada.
Objetivos principais:
1. Compreender o movimento de rotação da Terra e como isso afeta a posição do Sol no céu.
2. Observar e registrar as mudanças nas sombras ao longo do dia.
3. Correlacionar a posição do Sol com o comprimento e a direção das sombras.
Objetivos secundários:
- Desenvolver habilidades de observação e registro científico.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração.
Introdução
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao conceito de movimento da Terra e seus efeitos nas sombras projetadas pelo Sol, promovendo uma compreensão prática e direta. Esta base é essencial para o desenvolvimento de habilidades observacionais e analíticas, que são valiosas tanto no contexto acadêmico quanto no mercado de trabalho, onde a capacidade de interpretar dados e fenômenos naturais é altamente valorizada.
Contextualização
A posição do Sol no céu e as sombras que ele projeta são fenômenos que todos nós observamos diariamente. Desde o amanhecer até o pôr do sol, as sombras mudam de tamanho e direção. Compreender como isso acontece nos ajuda a entender conceitos importantes sobre a Terra e o Sol. Por exemplo, os antigos egípcios usavam as sombras para medir o tempo e criar calendários, técnicas que evoluíram e ainda são utilizadas em nossa sociedade moderna.
Curiosidades e Conexão com o Mercado
Você sabia que os engenheiros civis usam o conhecimento sobre a posição do Sol e as sombras para projetar edifícios que aproveitam melhor a luz natural? Além disso, agricultores planejam o plantio e a colheita baseados na quantidade de luz solar que suas plantações receberão. Até mesmo os cineastas precisam considerar a posição do Sol para garantir a iluminação perfeita em suas filmagens ao ar livre.
Atividade Inicial
Para começar, pergunte aos alunos: 'Vocês já perceberam como a sombra de uma árvore muda de lugar ao longo do dia?' Em seguida, mostre um vídeo curto (2-3 minutos) que explique de maneira lúdica como a Terra gira e como isso afeta a posição do Sol e das sombras.
Desenvolvimento
Duração: 70 - 80 minutos
A finalidade desta etapa é aprofundar a compreensão dos alunos sobre o efeito do movimento da Terra nas sombras projetadas pelo Sol, através de atividades práticas e interativas. Isso promove o desenvolvimento de habilidades observacionais, analíticas e colaborativas, essenciais tanto no contexto acadêmico quanto no mercado de trabalho.
Tópicos a Abordar
- Movimento de rotação da Terra
- Posição do Sol no céu ao longo do dia
- Alteração das sombras com o movimento do Sol
- Métodos de registro e observação de sombras
Reflexões Sobre o Tema
Oriente os alunos a refletirem sobre como o movimento da Terra e a posição do Sol influenciam não apenas as sombras, mas também diversas atividades diárias e profissões. Pergunte: 'Como seria a nossa vida se o Sol não se movesse no céu? Quais atividades seriam afetadas?' Incentive uma discussão em grupo para que os alunos possam compartilhar suas ideias e percepções.
Mini Desafio
Construindo um Relógio de Sol
Os alunos irão construir um relógio de sol simples para observar e registrar a posição das sombras ao longo do dia.
Instruções
- Divida os alunos em grupos de 3 a 4.
- Distribua os materiais necessários: cartolina, canudos, fita adesiva, régua e lápis.
- Explique que eles irão criar um relógio de sol. Oriente-os a fixar um canudo verticalmente no centro de uma cartolina com fita adesiva.
- Peça para os alunos marcarem a posição da sombra do canudo na cartolina a cada hora, usando a régua para desenhar uma linha a partir da base do canudo até a ponta da sombra.
- Após algumas horas, cada grupo deve observar as mudanças nas posições das sombras e discutir suas observações.
- Encerre a atividade com uma breve apresentação de cada grupo sobre suas descobertas.
Objetivo: Permitir que os alunos observem diretamente como a posição do Sol altera as sombras e entendam o conceito de um relógio de sol.
Duração: 40 - 50 minutos
Exercícios de Fixação e Avaliação
- Desenhe a posição do Sol em três momentos diferentes do dia (manhã, meio-dia e tarde) e mostre como a sombra de um objeto muda.
- Explique com suas próprias palavras por que as sombras mudam de posição ao longo do dia.
- Em grupo, discuta como seria possível utilizar o conhecimento sobre as sombras em diferentes profissões e compartilhe com a turma.
Conclusão
Duração: (15 - 20 minutos)
A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, proporcionando um momento de reflexão sobre os conteúdos estudados e suas aplicações práticas. Isso ajuda a fixar o conhecimento adquirido, reforçando a importância do tema tanto no contexto acadêmico quanto no cotidiano e no mercado de trabalho.
Discussão
Promova uma discussão com os alunos sobre o que eles aprenderam ao longo da aula. Incentive-os a refletirem sobre os mini desafios, exercícios e atividades práticas realizadas. Pergunte: 'O que vocês acharam mais interessante sobre as sombras e o movimento do Sol? Como vocês acham que esse conhecimento pode ser útil no dia a dia ou em diferentes profissões?' Facilite uma troca de ideias para que todos possam compartilhar suas percepções e experiências.
Resumo
Recapitule os principais pontos abordados durante a aula: o movimento de rotação da Terra, como a posição do Sol no céu muda ao longo do dia, e como isso afeta o comprimento e a direção das sombras. Relembre as atividades práticas realizadas, como a construção do relógio de sol, e destaque as observações feitas pelos alunos.
Fechamento
Explique como a aula conectou a teoria com a prática e suas aplicações no mundo real. Enfatize a importância de entender os fenômenos naturais, como a posição do Sol e as sombras, para diversas atividades e profissões, desde a agricultura até a engenharia civil. Ressalte que o conhecimento adquirido pode ser aplicado em situações cotidianas e em diferentes carreiras. Finalize destacando a relevância do tema para a compreensão do mundo ao nosso redor.