Entrar

Plano de aula de Efeito Estufa e Ação Humana

Ciências

Original Teachy

'EF07CI13'

Efeito Estufa e Ação Humana

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o conceito de efeito estufa: Os alunos devem ser capazes de entender o que é o efeito estufa, como ele ocorre naturalmente e por que é importante para a vida na Terra. Além disso, eles devem ser capazes de diferenciar entre o efeito estufa natural e o efeito estufa amplificado pelas atividades humanas.

  2. Identificar as ações humanas que intensificam o efeito estufa: Os alunos devem ser capazes de listar e descrever as principais atividades humanas que contribuem para o efeito estufa ampliado, como a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento. Eles também devem entender o impacto dessas ações no clima global.

  3. Discutir as consequências do efeito estufa ampliado: Os alunos devem ser capazes de identificar e discutir as principais consequências do efeito estufa ampliado, como o aquecimento global, as mudanças climáticas e os eventos climáticos extremos. Eles devem entender como essas consequências afetam a vida na Terra e a importância de tomar medidas para mitigar o efeito estufa.

Objetivos secundários

  1. Estimular o pensamento crítico: Além de adquirir conhecimento sobre o efeito estufa, as ações humanas e suas consequências, os alunos devem ser incentivados a questionar, analisar e formar suas próprias opiniões sobre o assunto. Eles devem ser encorajados a pesquisar mais sobre o tópico e a debater em sala de aula.

  2. Promover a consciência ambiental: Através do estudo do efeito estufa e suas implicações, os alunos devem ser estimulados a refletir sobre seu papel como cidadãos e como podem contribuir para a redução do efeito estufa e a mitigação das mudanças climáticas.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor inicia a aula relembrando os conceitos básicos sobre atmosfera, camada de ozônio, radiação solar, efeito estufa natural, e como esses fenômenos são essenciais para a manutenção da vida na Terra. Isso pode ser feito através de uma breve revisão interativa, onde os alunos são convidados a compartilhar o que se lembram e a responder a perguntas do professor.

  2. Situações-problema: Em seguida, o professor propõe duas situações que despertam a curiosidade dos alunos e os instigam a querer aprender mais sobre o tópico:

    • Primeira situação: "Vocês já repararam que a temperatura média do planeta tem aumentado nos últimos anos? O que poderia estar causando esse aumento? Será que é algo natural ou tem a ver com as atividades humanas?"

    • Segunda situação: "Vocês já ouviram falar sobre o derretimento do gelo no Ártico e na Antártida e o aumento do nível do mar? Como isso se relaciona com o que estamos estudando sobre a atmosfera e o efeito estufa?"

  3. Contextualização: O professor, então, contextualiza a importância do assunto, explicando que o efeito estufa, quando ocorre em equilíbrio, é essencial para a vida na Terra, mas que as atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento, estão intensificando esse efeito, causando o aquecimento global e as mudanças climáticas. Isso não apenas afeta o clima, mas também a biodiversidade, os ecossistemas, a agricultura, a saúde humana, entre outros aspectos.

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar a curiosidade e o interesse dos alunos pelo assunto, o professor pode compartilhar algumas curiosidades e fatos impactantes:

    • Curiosidade 1: "Vocês sabiam que o efeito estufa é um fenômeno natural e fundamental para a vida na Terra? Sem ele, a temperatura média do planeta seria de -18ºC, insuportável para a maioria das formas de vida como conhecemos."

    • Curiosidade 2: "No entanto, devido às atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis, a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera atingiu níveis recordes, levando a um aumento da temperatura média global de aproximadamente 1ºC desde a era pré-industrial. Parece pouco, mas já está causando grandes impactos, como o derretimento do gelo polar e o aumento do nível do mar."

    • Fato impactante: "Se não tomarmos medidas urgentes para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, os cientistas preveem que a temperatura média global poderá aumentar entre 2ºC e 4ºC até o final deste século, o que teria consequências catastróficas para a vida na Terra."

Com a Introdução, o professor conseguiu despertar o interesse e a curiosidade dos alunos, contextualizando a importância do assunto e preparando o terreno para o Desenvolvimento da teoria e das atividades práticas.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Apresentação da teoria (10 - 12 minutos): O professor apresenta a teoria sobre o efeito estufa e a ação humana. Ele deve explicar:

    • O que é o efeito estufa e como ele ocorre naturalmente, com foco na interação entre a radiação solar, a atmosfera e a superfície terrestre.

    • Quais são os gases do efeito estufa e suas fontes naturais e humanas. É importante destacar que, embora o vapor d'água seja o principal gás de efeito estufa, o CO2 (dióxido de carbono), o CH4 (metano), o N2O (óxido nitroso) e os CFCs (clorofluorocarbonetos) são os principais responsáveis pelo efeito estufa ampliado causado pelas atividades humanas.

    • O que são as atividades humanas que intensificam o efeito estufa, como a queima de combustíveis fósseis, o desmatamento, a agricultura intensiva, a produção de lixo e a indústria.

    • As principais consequências do efeito estufa ampliado, como o aquecimento global, as mudanças climáticas e os eventos climáticos extremos. O professor pode usar gráficos e imagens para ilustrar essas consequências e torná-las mais compreensíveis para os alunos.

    • O conceito de "pegada de carbono" e como ele pode ser usado para medir e reduzir o impacto das atividades humanas no efeito estufa.

    • A importância de tomar medidas para mitigar o efeito estufa, como a transição para fontes de energia renováveis, a conservação da floresta e a adoção de práticas agrícolas sustentáveis.

  2. Discussão e esclarecimento de dúvidas (5 - 7 minutos): Após a apresentação da teoria, o professor deve abrir um espaço para discussão e esclarecimento de dúvidas. Os alunos podem fazer perguntas, compartilhar suas percepções e opiniões, e o professor deve responder de forma clara e objetiva, garantindo que todos tenham compreendido os conceitos e as informações apresentadas.

  3. Atividade prática - Simulação do Efeito Estufa (5 - 6 minutos): O professor propõe uma atividade prática para ilustrar o funcionamento do efeito estufa e o impacto das atividades humanas. Para isso, ele pode usar um terrário ou um recipiente transparente com uma lâmpada representando o Sol, água no fundo representando os oceanos e gelo no topo representando as calotas polares.

    • Inicialmente, o professor coloca o terrário em uma área bem iluminada e explica que a luz do Sol (radiação solar) entra no terrário, aquece a água e o gelo, mas parte do calor é retido pelo ar (efeito estufa natural).
    • Em seguida, o professor acrescenta um pouco de CO2 (representando a ação humana) no terrário e liga a lâmpada. Os alunos podem observar que a temperatura no terrário aumenta mais rapidamente e o gelo derrete mais rápido, ilustrando o efeito do CO2 na intensificação do efeito estufa.
    • Durante a atividade, o professor pode reforçar os conceitos discutidos na teoria e responder a quaisquer perguntas que os alunos possam ter.
  4. Debate - A Ação Humana e o Futuro do Planeta (5 - 7 minutos): Após a atividade prática, o professor propõe um debate sobre o papel da ação humana no efeito estufa e o que podemos fazer para mitigá-lo. Os alunos podem compartilhar suas opiniões, ideias e propostas, e o professor deve moderar o debate, garantindo que todos tenham a oportunidade de falar, respeitando as opiniões diferentes e mantendo o foco no tema da aula.

Ao final deste Desenvolvimento, os alunos devem ter adquirido um bom entendimento sobre o efeito estufa, a ação humana e suas consequências, e devem estar mais conscientes da importância de agir para reduzir o efeito estufa e proteger o nosso planeta.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Revisão dos conceitos (3 - 4 minutos): O professor deve revisar brevemente os principais conceitos abordados na aula, certificando-se de que os alunos entenderam o que é o efeito estufa, como ele ocorre naturalmente e como é intensificado pelas atividades humanas. Além disso, o professor deve ressaltar as principais ações humanas que contribuem para o efeito estufa ampliado, as consequências desse fenômeno e a importância de se tomar medidas para mitigá-lo.

  2. Conexão da teoria com a prática (2 - 3 minutos): O professor deve explicar como a teoria apresentada na aula se conecta com a atividade prática realizada. Ele pode reforçar que a atividade da simulação do efeito estufa permitiu aos alunos visualizar e compreender de forma concreta como a ação humana pode intensificar o efeito estufa e as consequências disso para o planeta.

  3. Reflexão sobre o aprendizado (2 - 3 minutos): O professor deve propor que os alunos reflitam sobre o que aprenderam na aula. Para isso, ele pode fazer perguntas como:

    • Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?
    • Quais questões ainda não foram respondidas?
    • Como você pode aplicar o que aprendeu sobre o efeito estufa e a ação humana em sua vida diária?
    • O que mais lhe chamou a atenção durante a aula?
  4. Feedback dos alunos (1 minuto): Por fim, o professor deve solicitar que os alunos forneçam um feedback breve sobre a aula, perguntando se eles acharam a aula interessante e compreensível, quais foram os aspectos mais úteis e o que poderia ser melhorado. Esse feedback é valioso para o professor ajustar e melhorar suas futuras aulas.

Ao final deste Retorno, os alunos devem ter consolidado seu entendimento sobre o efeito estufa e a ação humana, terem refletido sobre o que aprenderam e a importância do assunto, e terem fornecido um feedback útil para o professor.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo da Aula (2 - 3 minutos): O professor deve fazer um resumo dos pontos principais que foram abordados durante a aula. Isso inclui relembrar a definição de efeito estufa, a diferença entre o efeito estufa natural e o amplificado pelas atividades humanas, as principais ações humanas que intensificam o efeito estufa, e as consequências do efeito estufa amplificado. O professor pode também reforçar a importância de tomar medidas para mitigar o efeito estufa e proteger o nosso planeta.

  2. Conexão da Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos): O professor deve explicar como a aula conectou a teoria (compreensão do conceito de efeito estufa e ação humana) com a prática (a atividade de simulação do efeito estufa) e com as aplicações no mundo real (a discussão sobre o papel da ação humana no efeito estufa e o debate sobre o que podemos fazer para mitigá-lo). O professor pode reforçar que, ao entender e se conscientizar sobre o efeito estufa e suas implicações, os alunos se tornam mais capazes de tomar decisões e ações informadas e responsáveis em suas vidas diárias.

  3. Materiais Extras (1 minuto): O professor deve sugerir alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o efeito estufa. Esses materiais podem incluir livros, documentários, sites de organizações ambientais, jogos educativos sobre mudanças climáticas, entre outros. O professor pode, por exemplo, sugerir o documentário "Uma Verdade Inconveniente", de Al Gore, ou o jogo "Climate Kids - NASA's Eyes on the Earth". Esses materiais podem ser disponibilizados em uma lista para os alunos consultarem posteriormente.

  4. Importância do Assunto (1 - 2 minutos): Por fim, o professor deve ressaltar a importância do assunto abordado para a vida dos alunos e para o mundo em geral. Ele pode explicar que a compreensão do efeito estufa e suas consequências é crucial para que os alunos possam entender e lidar com um dos desafios mais urgentes e complexos de nosso tempo: as mudanças climáticas. Além disso, o professor pode reforçar que, ao aprender sobre o efeito estufa, os alunos estão adquirindo não apenas conhecimentos científicos, mas também habilidades e atitudes necessárias para se tornarem cidadãos globais ativos e conscientes.

Com a Conclusão, o professor deve ter consolidado os principais pontos da aula, reforçado a importância do assunto, e incentivado os alunos a continuarem aprendendo e refletindo sobre o efeito estufa e a ação humana.

Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies