Entrar

Plano de aula de Interação: Pessoas e Comunidade

Geografia

Original Teachy

'EF02GE01'

Interação: Pessoas e Comunidade

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Interação: Pessoas e Comunidade

Palavras ChaveHistória local, Comunidade, Marcos históricos, Pesquisa, Entrevistas, Mapas interativos, Redes sociais, Gamificação, Tecnologia digital, Colaboração, Engajamento, Exploração, Curiosidade, Identidade local
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Computadores com acesso à internet, Plataforma de mapas online (ex: Google Maps, Mapbox), Ferramentas de criação de quizzes (ex: Kahoot, Quizizz), Apps de edição de vídeo/foto, Câmeras fotográficas (opcional), Bloco de notas e canetas (para anotações durante entrevistas)
Códigos BNCCEF02GE01: Descrever a história das migrações no bairro ou comunidade em que vive.
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Humana

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é fornecer aos alunos uma compreensão clara dos objetivos da aula, preparando-os para se engajar ativamente nas atividades que se seguirão. Este momento também serve para alinhar as expectativas e motivar os alunos a explorar e valorizar a história e as interações dentro de sua própria comunidade.

Objetivos principais:

1. Conhecer as histórias das pessoas locais e do bairro ou comunidade em que vivem.

2. Reconhecer momentos importantes e marcos históricos da comunidade.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a curiosidade e o interesse pela história local.
  2. Desenvolver habilidades de pesquisa e entrevistas.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é fornecer aos alunos uma compreensão clara dos objetivos da aula, preparando-os para se engajar ativamente nas atividades que se seguirão. Este momento também serve para alinhar as expectativas e motivar os alunos a explorar e valorizar a história e as interações dentro de sua própria comunidade.

Aquecendo

Aquecimento: Inicie a aula explicando brevemente o tema 'Interação: Pessoas e Comunidade', destacando a importância de conhecer a história das pessoas e os marcos históricos do bairro ou comunidade em que vivemos. Peça aos alunos que, utilizando seus celulares, busquem um fato interessante sobre a história da sua comunidade local ou um evento importante que aconteceu nela. Incentive-os a compartilhar o que encontraram com a turma.

Reflexões Iniciais

1. Quais são alguns marcos históricos importantes na sua comunidade?

2. Você conhece alguma história interessante sobre um morador famoso ou antigo do seu bairro?

3. Por que é importante conhecer a história da nossa comunidade?

4. Como a história da nossa comunidade influencia a forma como vivemos hoje?

5. Quais mudanças você já observou na sua comunidade ao longo do tempo?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 85 minutos

A finalidade desta etapa é engajar os alunos de maneira ativa e colaborativa na exploração da história e dos marcos importantes da comunidade. Utilizando tecnologias digitais, os alunos são incentivados a utilizar a criatividade, desenvolver habilidades de pesquisa, comunicação e colaboração, além de fortalecer os laços com sua própria comunidade.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Exploradores Digitais do Bairro

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Estimular a curiosidade e a apreciação pela história local através da criação de um recurso digital interativo.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos vão formar grupos para criar um 'mapa interativo' da comunidade utilizando uma plataforma de mapas online. Eles deverão identificar marcos históricos, pontos importantes e histórias interessantes coletadas através de pesquisas e entrevistas com moradores.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve usar celulares e um computador com acesso à internet para acessar uma plataforma de mapas online (ex: Google Maps, Mapbox).

  • Peça aos alunos que façam uma pesquisa prévia sobre marcos e histórias do bairro, utilizando fontes online e entrevistas com moradores (podem ser familiares ou vizinhos).

  • Oriente os alunos a buscar imagens e vídeos que possam ser adicionados ao mapa interativo para enriquecer a experiência.

  • Crie um roteiro simples para a coleta de informações: Nome do lugar, história associada, fotos e vídeos, e depoimentos.

  • Cada grupo deve criar um mapa interativo que inclua pelo menos 5 pontos de interesse da comunidade.

  • Ao final, cada grupo compartilha seu mapa com a turma, explicando as histórias e marcos importantes que encontraram.

Atividade 2 - Influenciadores da Comunidade

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Utilizar redes sociais para promover o engajamento com a história local, desenvolvendo habilidades de comunicação digital.

- Descrição: Os alunos vão se transformar em 'influenciadores digitais' e criar uma série de postagens para redes sociais (Instagram, TikTok) sobre a história e os marcos importantes da comunidade. Eles vão usar vídeos, fotos e textos curtos para contar essas histórias de forma envolvente e visual.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher uma rede social (Instagram, TikTok) onde irão postar suas descobertas.

  • Utilize os celulares para gravar vídeos, tirar fotos e escrever textos curtos que contem histórias e destacam marcos importantes da comunidade.

  • Crie um plano de postagem, onde os alunos devem planejar pelo menos 3 postagens, incluindo uma mistura de vídeo, foto e texto.

  • Incentive os alunos a serem criativos e utilizarem ferramentas de edição de vídeo/foto disponíveis nos celulares para tornar as postagens mais atraentes.

  • Ao final, cada grupo deve apresentar suas postagens para os colegas, explicando as escolhas feitas e as histórias descobertas.

Atividade 3 - Jogo da História da Comunidade

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Reforçar o aprendizado sobre a história local através da gamificação, promovendo a colaboração e o uso de tecnologias digitais de forma lúdica.

- Descrição: Os alunos vão criar um jogo de quiz digital utilizando ferramentas online como Kahoot ou Quizizz. As perguntas devem ser baseadas em fatos históricos e marcos importantes do bairro ou comunidade. Após a criação, todos os alunos participarão do jogo para testar seus conhecimentos.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve utilizar celulares e um computador com acesso à internet para acessar uma plataforma de criação de quizzes (ex: Kahoot, Quizizz).

  • Instruir os alunos a pesquisar fatos históricos e marcos importantes da comunidade.

  • Cada grupo deve criar um quiz com pelo menos 10 perguntas e respostas relacionadas à comunidade local.

  • As perguntas devem ser diversas: podem incluir fotos de marcos, datas importantes, pessoas notáveis, etc.

  • Após a criação dos quizzes, cada grupo deve compartilhar um código/link do quiz com a turma.

  • Todos os alunos devem então participar dos quizzes criados pelos colegas, respondendo às perguntas em seus celulares.

  • Ao final, discuta com a turma os resultados e as informações mais interessantes descobertas através do jogo.

Retorno

Duração: 15 - 20 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado através da troca de ideias e experiências entre os alunos. A discussão em grupo e o feedback 360° promovem a reflexão crítica e o desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação, além de fortalecer os laços comunitários e o entendimento das histórias locais.

Discussão em Grupo

️ Discussão em Grupo: Inicie a discussão pedindo aos grupos que compartilhem suas experiências e descobertas durante as atividades. Utilize o seguinte roteiro para introduzir a discussão:

  1. Introdução: 'Vamos compartilhar o que cada grupo aprendeu sobre a nossa comunidade. Cada grupo terá 3 minutos para apresentar suas descobertas principais.'
  2. Compartilhamento: Convide cada grupo a apresentar seus mapas interativos, postagens para redes sociais ou resultados dos quizzes.
  3. Reflexão Coletiva: Após as apresentações, pergunte à turma o que mais chamou a atenção em cada atividade e como essas atividades mudaram sua percepção sobre a comunidade.

Reflexões

1. Qual foi a descoberta mais interessante que fizeram sobre a comunidade? 2. Como a interação com a tecnologia ajudou a aprofundar seu entendimento sobre a história local? 3. Qual a importância de conhecer as histórias e marcos importantes da nossa comunidade?

Feedback 360°

Feedback 360°: Após a discussão em grupo, promova uma sessão de feedback 360° dentro dos grupos. Explique que cada aluno deve compartilhar algo positivo sobre a contribuição de seus colegas e uma sugestão de melhoria. Enfatize a importância de ser construtivo e respeitoso. Sugestão de como orientar:

  1. Feedback Positivo: 'Compartilhe algo que você achou que seu colega fez muito bem.'
  2. Sugestão de Melhoria: 'Diga uma coisa que poderia ser melhorada ou fez falta.'
  3. Ouvir e Agradecer: Cada aluno ouve o feedback e agradece ao colega.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, conectando-o ao cotidiano dos alunos e ao mundo moderno. Este momento de reflexão e resumo serve para reforçar a importância do tema discutido e mostrar como as ferramentas digitais podem ser aliadas valiosas no processo de aprendizado e na valorização de nossa comunidade. 

Resumo

Resumo: Fim de Jornada!  Hoje embarcamos numa aventura digital pelo nosso bairro/comunidade. Exploramos marcos históricos, entrevistamos moradores e criamos mapas interativos e postagens para redes sociais. Transformamo-nos em verdadeiros detetives da história local ao criar quizzes digitais que testaram nossos conhecimentos adquiridos. Tudo isso nos ajudou a entender melhor a importância de nossa comunidade e como ela evoluiu ao longo do tempo! 

No Mundo

Conexão com o Mundo Moderno: Nesta era digital, o mundo ao nosso redor está em constante mudança e a tecnologia é uma ferramenta poderosa para nos conectarmos com nossa própria história. Utilizar plataformas online, redes sociais e ferramentas digitais não só torna o aprendizado mais envolvente e dinâmico, mas também nos prepara para aproveitarmos os recursos digitais de maneira produtiva e educativa. 盧

Na Prática

Importância para o Dia a Dia: Conhecer a história de nossa comunidade nos ajuda a valorizar nossas raízes e entender como nossa identidade local foi moldada. Além disso, desenvolvemos habilidades digitais e de pesquisa que são essenciais no mundo moderno, nos tornando cidadãos mais conscientes e engajados. ️

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies