Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Uso dos Recursos Naturais
Palavras Chave | Uso dos Recursos Naturais, Geografia, 2º ano do Ensino Fundamental, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, RULER, Reconhecer Emoções, Compreender Emoções, Nomear Emoções, Expressar Emoções, Regular Emoções, Recursos Naturais, Uso do Solo, Uso da Água, Impactos Ambientais, Sustentabilidade, Mapa dos Recursos Naturais, Reflexão, Metas Pessoais |
Materiais Necessários | Folhas de papel A3, Lápis de cor, Canetinhas, Cadeiras confortáveis, Ambiente tranquilo para atividades de respiração, Papéis para redação ou discussão em grupo |
Códigos BNCC | EF02GE11: Reconhecer a importância do solo e da água para a vida, identificando seus diferentes usos (plantação e extração de materiais, entre outras possibilidades) e os impactos desses usos no cotidiano da cidade e do campo. |
Ano Escolar | 2º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Geografia |
Unidade Temática | Geografia Humana |
Objetivos
Duração: (15 - 20 minutos)
A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao tema do uso dos recursos naturais, destacando a importância de reconhecer e compreender os diferentes usos do solo e da água. Além disso, esta etapa visa desenvolver a consciência socioemocional dos alunos, permitindo que eles explorem e expressem suas emoções relacionadas ao tema, promovendo o autoconhecimento e a compreensão das consequências das ações humanas no meio ambiente.
Objetivos Principais
1. Identificar os diferentes usos de recursos naturais, como solo e água, no cotidiano da cidade e do campo.
2. Compreender os impactos positivos e negativos do uso dos recursos naturais no meio ambiente e na sociedade.
3. Desenvolver a capacidade de reconhecer e nomear emoções relacionadas às questões ambientais, utilizando o método RULER.
Introdução
Duração: (15 - 20 minutos)
Atividade de Aquecimento Emocional
Respiração da Natureza
Respiração Profunda Guiada
1. Peça aos alunos que se sentem confortavelmente em suas cadeiras, com as costas retas e os pés tocando o chão.
2. Instrua os alunos a fecharem os olhos e a colocarem as mãos sobre a barriga.
3. Explique que eles devem inspirar profundamente pelo nariz, sentindo a barriga se expandir, e expirar lentamente pela boca, sentindo a barriga se contrair.
4. Oriente a repetição do processo de respiração profunda por cinco ciclos, focando a atenção somente na respiração e no movimento da barriga.
5. Após os cinco ciclos, peça aos alunos que abram os olhos lentamente e se alonguem gentilmente, voltando a atenção ao ambiente ao redor.
Contextualização do Conteúdo
Os recursos naturais são fundamentais para a nossa vida diária, tanto na cidade quanto no campo. Por exemplo, a água que usamos para beber, cozinhar e tomar banho vem de fontes naturais como rios e reservatórios. O solo, por sua vez, é utilizado para cultivar alimentos que consumimos todos os dias. Quando entendemos como esses recursos são utilizados, podemos tomar decisões mais responsáveis sobre seu uso e conservação.
Além disso, é importante reconhecer como nos sentimos ao aprender sobre a exploração e conservação dos recursos naturais. As emoções podem influenciar nossas ações e decisões. Ao compreender e expressar essas emoções de maneira adequada, podemos contribuir de forma mais positiva para a proteção do meio ambiente e a sustentabilidade dos recursos naturais.
Desenvolvimento
Duração: (60 - 75 minutos)
Roteiro Teórico
Duração: (20 - 25 minutos)
1. Recursos Naturais: Explique que recursos naturais são elementos da natureza que são utilizados pelos seres humanos para diversas finalidades, como água, solo, ar, minerais, plantas e animais.
2. Uso da Água: Detalhe que a água é utilizada para consumo humano, agricultura, indústria, geração de energia e lazer. Dê exemplos práticos, como a água que bebemos, que rega as plantas ou que é usada em fábricas.
3. Uso do Solo: Explique que o solo é fundamental para o cultivo de alimentos, construção de habitações e outras infraestruturas. Utilize analogias simples, como um jardim que precisa de solo fértil para crescer plantas.
4. Impactos Positivos e Negativos: Discuta que o uso dos recursos naturais pode ter impactos positivos, como a geração de alimentos e energia, mas também pode causar problemas como poluição, desmatamento e escassez de água.
5. Sustentabilidade: Introduza o conceito de sustentabilidade, explicando que é o uso consciente e responsável dos recursos naturais para garantir que eles estejam disponíveis para as futuras gerações. Dê exemplos de práticas sustentáveis, como reciclagem e o uso racional da água.
Atividade com Feedback Socioemocional
Duração: (35 - 40 minutos)
Mapa dos Recursos Naturais
Nesta atividade, os alunos irão criar um mapa ilustrativo mostrando os diferentes usos dos recursos naturais em seu dia a dia, tanto na cidade quanto no campo. Eles terão a oportunidade de reconhecer e expressar suas emoções relacionadas ao uso e conservação desses recursos.
1. Distribua uma folha de papel A3 e materiais de desenho (lápis de cor, canetinhas, etc.) para cada aluno.
2. Peça aos alunos que desenhem um mapa da cidade e do campo, destacando onde e como os recursos naturais, como água e solo, são utilizados.
3. Oriente os alunos a incluir elementos como rios, plantações, casas, fábricas e outros locais onde os recursos naturais são empregados.
4. Solicite que cada aluno escreva pequenas legendas explicando o uso de cada recurso natural representado no mapa.
5. Após terminarem os desenhos, peça aos alunos que compartilhem seus mapas com a turma, explicando o que desenharam e como se sentem em relação ao uso dos recursos naturais.
Discussão e Feedback em Grupo
Após a atividade de desenho, organize uma roda de conversa para aplicar o método RULER. Comece pedindo aos alunos para reconhecer e compartilhar as emoções que sentiram ao criar seus mapas (Felicidade? Tristeza? Preocupação?). Em seguida, ajude-os a compreender as causas dessas emoções, perguntando: 'Por que você se sente assim ao pensar sobre o uso dos recursos naturais?'.
Peça para os alunos nomearem as emoções percebidas com precisão (Ex.: 'Eu me sinto preocupado com a poluição dos rios'). Incentive-os a expressar essas emoções de maneira apropriada, talvez escrevendo uma frase ou criando um símbolo no mapa. Por fim, discutam maneiras de regular essas emoções e tomar decisões responsáveis, como praticar a economia de água ou reciclar materiais.
Conclusão
Duração: (15 - 20 minutos)
Reflexão e Regulação das Emoções
Após a atividade de desenho e discussão, peça aos alunos para refletirem sobre os desafios enfrentados durante a aula e como eles geriram suas emoções. Esta reflexão pode ser realizada por meio de uma redação curta ou uma discussão em grupo. Instrua-os a pensar sobre momentos específicos em que sentiram emoções fortes (como frustração ao desenhar ou preocupação ao pensar sobre a poluição) e a descrever como lidaram com essas emoções. Encoraje-os a compartilhar estratégias que encontraram eficazes para regular suas emoções e manter o foco na atividade.
Objetivo: O objetivo desta subseção é encorajar os alunos a autoavaliar suas experiências emocionais durante a aula, identificando estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras. Este processo de autoavaliação e regulação emocional é essencial para ajudar os alunos a desenvolverem a capacidade de reconhecer, compreender, nomear, expressar e regular suas emoções, promovendo um maior autoconhecimento e autocontrole.
Encerramento e Olhar para o Futuro
Para encerrar a aula, peça aos alunos que definam metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo abordado. Eles podem escrever essas metas em um papel ou compartilhá-las oralmente com a turma. As metas devem incluir ações práticas que eles podem realizar para contribuir com a conservação dos recursos naturais, como economizar água em casa ou participar de atividades de reciclagem na escola. Além disso, incentive-os a refletir sobre como essas ações podem impactar positivamente o meio ambiente e sua comunidade.
Possíveis Ideias de Metas:
1. Economizar água durante o banho e ao escovar os dentes.
2. Separar o lixo reciclável do não reciclável em casa.
3. Participar de projetos de plantio de árvores na escola ou na comunidade.
4. Compartilhar o que aprenderam sobre a importância dos recursos naturais com amigos e familiares.
5. Desenvolver o hábito de apagar as luzes ao sair de um cômodo para economizar energia. Objetivo: O objetivo desta subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do que aprenderam durante a aula. Ao definir metas pessoais e acadêmicas, os alunos são incentivados a continuar o desenvolvimento acadêmico e pessoal, aplicando os conhecimentos adquiridos sobre o uso e a conservação dos recursos naturais em suas vidas diárias. Isso promove um senso de responsabilidade e compromisso com a sustentabilidade ambiental.