Entrar

Plano de aula de Uso dos Recursos Naturais

Geografia

Original Teachy

'EF02GE11'

Uso dos Recursos Naturais

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Sensibilizar os alunos sobre a importância dos recursos naturais para a sobrevivência humana e para o equilíbrio do planeta.
  2. Identificar e classificar os principais recursos naturais: água, ar, solo, luz solar, fauna e flora.
  3. Compreender a noção de sustentabilidade, aprendendo a utilizar os recursos naturais de forma consciente e responsável.

No início da aula, o professor deve propor situações-problema que envolvam o uso dos recursos naturais, incentivando a curiosidade e o interesse dos alunos pelo tema. Os alunos serão encorajados a compartilhar suas experiências e conhecimentos prévios sobre o assunto. Os objetivos da aula serão apresentados de maneira clara e acessível, garantindo que os alunos entendam o que é esperado deles ao final da aula.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Relembrando conteúdos anteriores: O professor inicia a aula relembrando conceitos básicos de geografia que os alunos já estudaram, como a diferença entre cidade e campo, a importância da natureza para a vida humana e a existência de diferentes tipos de recursos naturais. Essa revisão é feita de maneira interativa, com perguntas e respostas, para garantir que todos os alunos estejam na mesma página.

  2. Situações-problema: Em seguida, o professor propõe duas situações-problema para despertar o interesse dos alunos e contextualizar a importância do uso consciente dos recursos naturais:

    • "Vocês já pararam para pensar de onde vem a água que bebemos e usamos para tomar banho e lavar roupa? O que aconteceria se ela acabasse?"

    • "E a energia elétrica, vocês sabem como ela é produzida? E o que aconteceria se não tivéssemos mais luz para iluminar nossas casas e escolas?"

  3. Contextualização da importância: O professor segue explicando que essas são algumas das consequências que podemos enfrentar se não cuidarmos dos recursos naturais. Ele pode dar exemplos práticos e reais, como a escassez de água que ocorre em algumas regiões do país, ou a poluição do ar que afeta a qualidade de vida das pessoas em grandes cidades.

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para tornar o assunto mais interessante, o professor pode compartilhar algumas curiosidades, como:

    • "Vocês sabiam que a água que bebemos hoje é a mesma que os dinossauros bebiam milhões de anos atrás? Isso porque a água está em constante movimento na natureza, em um processo chamado ciclo da água."

    • "E vocês sabiam que a luz do sol que nos aquece e ilumina é uma fonte de energia renovável? Isso significa que, se a usarmos de maneira consciente, ela nunca vai acabar."

O objetivo dessa introdução é despertar a curiosidade e o interesse dos alunos pelo tema, preparando-os para as atividades práticas que virão a seguir.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Durante a etapa de desenvolvimento, o professor deve garantir que os alunos tenham a oportunidade de explorar o tema do dia de maneira prática e envolvente. Aqui estão três sugestões de atividades que podem ser realizadas:

  1. Criação de Cartazes:

    • O professor dividirá a turma em pequenos grupos e fornecerá a eles diferentes materiais (papéis coloridos, canetas, lápis de cor, tesouras, etc.).
    • Cada grupo será encarregado de criar um cartaz que represente um dos recursos naturais: água, ar, solo, luz solar, fauna e flora.
    • Os alunos deverão desenhar, escrever e/ou colar imagens que ilustrem o recurso natural em questão, bem como seu uso e importância para a vida humana e para o planeta.
    • Durante a criação dos cartazes, o professor deverá circular pela sala, auxiliando os grupos quando necessário e esclarecendo dúvidas.
  2. Jogo da Memória dos Recursos Naturais:

    • O professor preparará antecipadamente cartas de memória, cada uma contendo uma imagem de um recurso natural (duas cartas para cada recurso).
    • O jogo será montado em uma mesa e os alunos serão divididos em pequenos grupos.
    • Cada turno consiste em um aluno virar duas cartas. Se as imagens nas cartas não forem as mesmas, o aluno as vira novamente, sem perder a vez.
    • Se as imagens nas cartas forem as mesmas, o aluno deverá dizer o nome do recurso natural correspondente e falar brevemente sobre a importância dele. Se sua resposta estiver correta, ele ganha as cartas e joga novamente.
    • O jogo continua até que todas as cartas sejam combinadas. O grupo com o maior número de cartas no final do jogo vence.
  3. Caça ao Tesouro dos Recursos Naturais (versão de sala de aula):

    • O professor esconderá pequenos cartões pela sala, cada um com uma imagem de um recurso natural e uma pergunta relacionada a ele.
    • Os alunos serão divididos em pequenos grupos e, um de cada vez, serão enviados para "caçar" um cartão.
    • Quando encontrar um, o aluno deverá ler em voz alta a pergunta e, em seguida, o grupo terá um minuto para discutir a resposta.
    • Em seguida, o grupo compartilhará a resposta com a classe e o professor dará feedback sobre a resposta.

O professor pode escolher uma (ou mais) dessas atividades, dependendo do tempo disponível e das características da turma. O importante é que os alunos tenham a oportunidade de explorar e aprender sobre os recursos naturais de maneira prática e divertida.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo:

    • O professor reúne todos os alunos e pede que cada grupo compartilhe o que aprendeu durante a atividade prática. Cada grupo deverá explicar seu cartaz, as imagens e/ou textos que utilizou, e o que descobriu sobre o recurso natural que representou.
    • Durante as apresentações, o professor deve incentivar a interação entre os grupos, encorajando perguntas e comentários. Ele também deve aproveitar a oportunidade para fazer conexões entre as diferentes apresentações, destacando a interdependência dos recursos naturais e a importância de utilizá-los de maneira sustentável.
  2. Conexão com a Teoria:

    • Após as apresentações, o professor retoma os conceitos teóricos apresentados no início da aula e faz uma breve revisão, ressaltando como eles se relacionam com as atividades práticas realizadas.
    • Ele pode, por exemplo, reforçar a ideia de que a água, o ar, o solo, a luz solar, a fauna e a flora são recursos essenciais para a vida na Terra, e que dependemos deles para nossa sobrevivência e bem-estar. Além disso, pode reforçar a importância de usarmos esses recursos de forma consciente e responsável, para que possam ser preservados para as gerações futuras.
  3. Reflexão Final:

    • Para encerrar a aula, o professor propõe que os alunos reflitam por um minuto sobre o que aprenderam. Ele faz duas perguntas simples para orientar essa reflexão:
      • "O que vocês acharam mais interessante ou surpreendente sobre os recursos naturais que estudamos hoje?"
      • "O que vocês podem fazer em casa ou na escola para ajudar a cuidar dos recursos naturais?"
    • O professor dá a oportunidade para alguns alunos compartilharem suas reflexões com a turma, encorajando todos a pensarem sobre a importância do tema e o que podem fazer para contribuir com a preservação dos recursos naturais.

O retorno é uma etapa crucial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que eles reflitam sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas. Além disso, a discussão em grupo e a conexão com a teoria permitem que o professor avalie o progresso dos alunos e identifique possíveis lacunas de aprendizado que precisam ser abordadas em aulas futuras.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos: O professor encerra a aula resumindo os principais pontos abordados. Ele pode relembrar as definições de cada recurso natural (água, ar, solo, luz solar, fauna e flora) e sua importância para a vida humana e para o planeta. Além disso, pode reforçar a ideia de que é necessário utilizar esses recursos de maneira sustentável, para que possam ser preservados para as gerações futuras.

  2. Conexão entre Teoria e Prática: O professor destaca como a aula conectou teoria e prática. Ele pode mencionar as atividades realizadas, como a criação de cartazes, o jogo da memória e a caça ao tesouro, e como elas ajudaram os alunos a compreenderem de maneira mais concreta e significativa os conceitos abordados.

  3. Materiais Extras: O professor sugere alguns materiais para aprofundar o estudo dos alunos sobre o tema. Isso pode incluir livros, sites, vídeos e jogos educativos que falem sobre a importância dos recursos naturais e a necessidade de preservação. Por exemplo, ele pode sugerir o livro "A Turma da Floresta", que conta a história de animais que lutam para preservar sua casa, ou o site da Agência Nacional de Águas, que tem jogos e atividades educativas sobre a água.

  4. Relevância do Assunto: Por fim, o professor ressalta a importância do assunto estudado para a vida cotidiana dos alunos. Ele pode mencionar que, ao entenderem o valor dos recursos naturais e a necessidade de preservá-los, os alunos estarão mais preparados para agir de maneira consciente e responsável em relação ao meio ambiente. Isso pode incluir a economia de água e energia, a separação correta do lixo, o cuidado com a flora e a fauna locais, entre outras práticas sustentáveis.

A conclusão serve para consolidar o aprendizado dos alunos, reforçando os conceitos-chave e sua aplicação prática. Além disso, ela ajuda a motivar os alunos a continuarem aprendendo sobre o assunto, ao sugerir materiais adicionais de estudo. Por fim, ao destacar a relevância do assunto para a vida cotidiana, a conclusão ajuda a promover a consciência ambiental e a importância da sustentabilidade.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies