Entrar

Plano de aula de Classificação de Eventos

Matemática

Original Teachy

'EF01MA20'

Classificação de Eventos

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Classificação de Eventos

Palavras ChaveProbabilidade, Eventos do acaso, Classificação de eventos, Sala de aula invertida, Atividades interativas, Jogos educativos, Trabalho em equipe, Aplicação prática, Discussão em grupo, Pensamento crítico
Materiais NecessáriosDados, Bolas de cores diferentes, Caixas pequenas, Figuras geométricas variadas, Pastas com pistas, Papel e caneta para cálculos, Materiais para decoração das estações (opcional), Prêmios simbólicos para a caça ao tesouro (opcional)
Códigos BNCCEF01MA20: Classificar eventos envolvendo o acaso, tais como “acontecerá com certeza”, “talvez aconteça” e “é impossível acontecer”, em situações do cotidiano.; EF02MA21: Classificar resultados de eventos cotidianos aleatórios como “pouco prováveis”, “muito prováveis”, “improváveis” e “impossíveis”.
Ano Escolar2º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaCombinatória, Probabilidade e Estatística

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é essencial para direcionar o foco da aula e garantir que tanto o professor quanto os alunos estejam alinhados em relação ao que será aprendido e como será aplicado o conhecimento prévio sobre a classificação de eventos. Estabelecer objetivos claros proporciona uma base sólida para as atividades subsequentes, orientando os alunos na aplicação dos conceitos em situações reais e teóricas.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a classificar eventos do acaso em categorias de probabilidade: 'acontecerá com certeza', 'talvez aconteça' e 'é impossível acontecer'.

2. Desenvolver a habilidade de relacionar a classificação dos eventos com exemplos práticos do cotidiano, promovendo a compreensão do conceito de probabilidade.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar o pensamento crítico e a discussão em grupo sobre as diferentes classificações de eventos do acaso.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução serve para engajar os alunos e conectar o conteúdo que eles estudaram previamente em casa com a aplicação prática em sala. As situações problema propostas estimulam o raciocínio e a aplicação direta do conceito de probabilidade, enquanto a contextualização com exemplos do cotidiano ajuda a perceber a relevância do tema em suas vidas, motivando-os a explorar e aprofundar seu entendimento durante a aula.

Situações Problema

1. Imagine que você está em casa e resolve jogar um dado. Qual a chance de sair o número 3?

2. Se uma pessoa vai à escola de bicicleta, e a cada dia ela pode escolher entre três caminhos diferentes, mas apenas um deles está bloqueado por uma construção. Como podemos avaliar a probabilidade de ela encontrar o caminho bloqueado?

3. Suponha que em uma cesta de frutas existem 5 maçãs vermelhas e 3 maçãs verdes, todas misturadas. Se você pegar uma maçã sem olhar, qual a chance de ser uma maçã verde?

Contextualização

A compreensão da probabilidade e da classificação de eventos do acaso em 'acontecerá com certeza', 'talvez aconteça' e 'é impossível acontecer' é crucial não apenas em problemas matemáticos, mas também em situações cotidianas. Por exemplo, ao decidir se deve levar guarda-chuva para a escola, os alunos estão avaliando a probabilidade de chuva baseada em observações anteriores e em previsões meteorológicas. Da mesma forma, entender esses conceitos ajuda em jogos de tabuleiro, onde a estratégia pode ser afetada pela avaliação de possíveis resultados.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento tem como finalidade principal permitir que os alunos apliquem, de maneira prática e lúdica, os conceitos de probabilidade e classificação de eventos do acaso em situações que simulam desafios do cotidiano. As atividades propostas visam consolidar o aprendizado prévio dos alunos, estimulando o raciocínio matemático e a colaboração em equipe. Escolhendo apenas uma das atividades detalhadas, o professor garante uma imersão completa no tema, proporcionando aos alunos a oportunidade de explorar profundamente os conceitos em um ambiente divertido e interativo.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Caça ao Tesouro das Chances

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar o conceito de probabilidade na resolução de problemas práticos e promover o trabalho em equipe.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas para realizar uma 'Caça ao Tesouro' dentro da sala, onde cada pista leva a outra e, finalmente, ao 'tesouro'. Cada pista estará associada a uma situação de probabilidade (ex: qual a chance de tirar uma bola azul de uma sacola com 3 bolas azuis e 2 vermelhas). Os alunos devem calcular a probabilidade de sucesso em cada etapa para avançar.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Explique que cada pista está relacionada a um evento do acaso e que os alunos devem calcular a probabilidade de sucesso para resolver a pista.

  • Distribua as primeiras pistas que devem estar escondidas em locais estratégicos da sala.

  • Cada pista resolvida corretamente leva à próxima, e assim por diante, até o 'tesouro'.

  • O primeiro grupo a encontrar o 'tesouro' será o vencedor.

Atividade 2 - Festival de Probabilidades

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de cálculo de probabilidade e promover a interação entre os alunos.

- Descrição: Os alunos irão organizar um pequeno festival matemático na sala, com diferentes estações de jogos que envolvem cálculos de probabilidade. Cada estação terá um jogo diferente (ex: lançamento de dados, pescaria de números em uma caixa misteriosa) e os alunos deverão calcular a probabilidade de sucesso em cada estação antes de jogar.

- Instruções:

  • Divida a sala em estações, cada uma com um jogo diferente que envolve lançar dados, pescar objetos de uma caixa, etc.

  • Os alunos devem calcular a probabilidade de sucesso no jogo antes de jogar, baseado nas regras do jogo e no conhecimento de probabilidade.

  • Permita que cada grupo visite todas as estações, calculando e jogando.

  • Ao final, discuta as probabilidades esperadas e compare com os resultados reais dos jogos.

Atividade 3 - O Mistério das Figuras Geométricas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar conceitos de probabilidade em um contexto de resolução de problemas e melhorar as habilidades de raciocínio lógico.

- Descrição: Neste jogo de detetive, os alunos precisam descobrir qual figura geométrica misteriosa está escondida em cada pasta, usando pistas que envolvem eventos do acaso e probabilidade (ex: 'A figura não tem lados iguais. Qual a chance de ser um quadrado?').

- Instruções:

  • Prepare pastas com pistas e figuras geométricas escondidas.

  • Distribua as pastas para cada grupo de alunos.

  • Os alunos devem usar as pistas para calcular a probabilidade de cada figura e tentar adivinhar o conteúdo da pasta.

  • Cada resposta correta avança para a próxima pista.

  • O primeiro grupo a resolver todos os enigmas é o vencedor.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa de retorno é crucial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que reflitam sobre a aplicação prática dos conceitos de probabilidade e classificação de eventos do acaso. Através da discussão em grupo, os alunos podem verbalizar e compartilhar o que aprenderam, o que ajuda na fixação do conteúdo e na identificação de possíveis áreas de confusão. Além disso, essa etapa reforça a importância do trabalho em equipe e da comunicação eficaz na resolução de problemas matemáticos.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Comece perguntando a cada grupo sobre suas descobertas e desafios durante as atividades. Incentive-os a compartilhar como aplicaram os conceitos de probabilidade para resolver os problemas propostos e quais estratégias de trabalho em equipe foram mais eficazes. Utilize as perguntas sugeridas para guiar a discussão e garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de falar sobre suas experiências.

Perguntas Chave

1. Quais foram os eventos que vocês classificaram como 'acontecerá com certeza', 'talvez aconteça' e 'é impossível acontecer'?

2. Como vocês aplicaram o conceito de probabilidade para calcular as chances em cada etapa das atividades?

3. Houve alguma situação em que o grupo teve que mudar sua estratégia devido a uma nova compreensão de probabilidade? Se sim, como isso influenciou o resultado?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão serve para consolidar o conhecimento adquirido durante a aula, permitindo que os alunos revisitem e reforcem os conceitos chave. Além disso, ajuda a ligar a teoria à prática, mostrando aos alunos como o que aprenderam pode ser aplicado fora da sala de aula. Esta revisão final ajuda a assegurar que os alunos tenham uma compreensão clara e duradoura dos tópicos abordados.

Resumo

Na conclusão, recapitule os principais conceitos abordados, como a classificação de eventos do acaso em 'acontecerá com certeza', 'talvez aconteça' e 'é impossível acontecer', e a aplicação prática da probabilidade em diversas situações. Relembre as atividades realizadas, como a Caça ao Tesouro das Chances e o Festival de Probabilidades, destacando os resultados obtidos e as estratégias utilizadas pelos alunos.

Conexão com a Teoria

Explique como a aula de hoje conectou a teoria estudada em casa com práticas interativas em sala, demonstrando a aplicabilidade dos conceitos de probabilidade em problemas reais e jogos educativos. Destaque como a metodologia de sala de aula invertida permitiu uma aprendizagem mais dinâmica e participativa, reforçando a compreensão dos alunos sobre o tema.

Fechamento

Por fim, enfatize a relevância da probabilidade no dia a dia, como na tomada de decisões baseadas em riscos e incertezas, e em situações cotidianas que envolvem previsões e planejamento. Destaque como o entendimento desses conceitos pode ajudar os alunos a serem mais críticos e informados em suas escolhas e avaliações.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies