Entrar

Plano de aula de Fonema e Grafema

Português

Original Teachy

'EF01LP02'

Fonema e Grafema

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreender a relação fonema-grafema: Os alunos devem ser capazes de identificar a ligação entre o som e a letra que o representa. Eles aprenderão que a palavra "gato", por exemplo, é composta pelos sons /g/, /a/ e /t/ e pelas letras G, A e T.

  2. Distinguir entre vogais e consoantes: Os alunos devem ser capazes de diferenciar entre vogais (A, E, I, O, U) e consoantes (as demais letras do alfabeto). Eles aprenderão que as vogais representam os sons mais abertos, enquanto as consoantes são mais fechadas e precisam da ajuda das vogais para formar palavras.

  3. Identificar diferenças entre fonema e grafema: Os alunos devem ser capazes de entender que um fonema é um som da fala, enquanto um grafema é a letra (ou combinação de letras) que representa esse som na escrita. Eles aprenderão que a palavra "sol" possui 3 fonemas (/s/, /o/ e /l/) e 3 grafemas (S, O e L).

Objetivos secundários:

  • Encorajar a participação ativa dos alunos na aula, seja através de perguntas, discussões ou atividades práticas.
  • Desenvolver habilidades de escuta e observação, à medida que os alunos aprendem a ouvir os diferentes sons das palavras.
  • Estimular a curiosidade e a vontade de aprender, apresentando o conteúdo de forma lúdica e interessante.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor inicia a aula relembrando os alunos sobre a importância do alfabeto na escrita e leitura. Ele pode pedir que os alunos recitem o alfabeto em conjunto, destacando as vogais e consoantes. Também é interessante fazer uma rápida revisão sobre o que são sílabas, explicando que cada sílaba é composta por um ou mais sons.

  2. Situações-problema: O professor apresenta duas situações que servirão como gancho para a aula. Primeiro, ele pergunta aos alunos por que a palavra "sol" é escrita com S e não com Z. Segundo, ele pede aos alunos para tentarem escrever a palavra "mochila" apenas com as letras que representam os sons que eles ouvem ao falarem a palavra.

  3. Contextualização da importância do assunto: O professor explica que entender a relação entre som e letra é fundamental para aprender a ler e escrever corretamente. Ele pode dar exemplos de palavras que possuem o mesmo som, mas são escritas de maneira diferente, como "saco" e "sapo", ou "casa" e "caça". Ele também pode mencionar que, ao conhecer bem os sons das letras, os alunos serão capazes de ler palavras novas e desconhecidas.

  4. Introdução ao tópico: O professor introduz o tópico da aula, explicando que hoje eles irão aprender sobre fonemas e grafemas, que são os nomes dados aos sons e às letras que representam esses sons na escrita. Ele pode usar exemplos simples, como a palavra "gato", para explicar que a letra G representa o som /g/, a letra A representa o som /a/ e a letra T representa o som /t/. O professor também pode mencionar que algumas letras, como o C e o G, podem representar mais de um som, dependendo das letras que as acompanham.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Nesta etapa, os alunos, trabalhando em grupo, irão explorar e aprender sobre fonemas e grafemas por meio de atividades interativas e lúdicas. O professor deve circular pela sala, orientando, esclarecendo dúvidas e incentivando a participação de todos.

Sugestões de atividades:

  1. Atividade "Fábrica de Palavras" (10 - 15 minutos)

    • Materiais necessários: cartões com letras do alfabeto, cartões com figuras de objetos (cada figura deve representar uma palavra de 3 a 4 letras).
    • O professor, antes da aula, prepara os cartões e coloca-os em duas pilhas separadas, com as letras em uma pilha e as figuras na outra.
    • Os alunos, divididos em grupos, retiram um cartão de cada pilha e devem formar a palavra correspondente à figura utilizando as letras retiradas.
    • Após formarem a palavra, cada grupo deve identificar os fonemas e grafemas presentes nela, explicando para a turma.
    • O professor pode orientar a atividade fazendo perguntas como: "Qual é o som que vocês ouvem no início da palavra? Que letra representa esse som? E no meio? E no final?".
  2. Atividade "Ligando Sons e Letras" (10 - 15 minutos)

    • Materiais necessários: papel, lápis de cor ou canetas hidrográficas.
    • O professor distribui para cada grupo uma folha de papel com uma tabela desenhada. Cada célula da tabela contém uma letra do alfabeto.
    • A tarefa dos alunos é preencher a tabela com as letras que representam os sons que eles ouvem ao falar as palavras que o professor fala. Por exemplo, se o professor falar "sol", os alunos devem desenhar um "S" na célula da tabela correspondente ao som /s/, um "O" na célula correspondente ao som /o/ e um "L" na célula correspondente ao som /l/.
    • O professor deve falar diversas palavras, alternando entre palavras com sons já representados na tabela e palavras com sons ainda não representados. O objetivo é que os alunos percebam que nem sempre uma letra representa o mesmo som em palavras diferentes.

Cabe ressaltar que essas são sugestões de atividades e o professor pode optar por realizar apenas uma delas ou adaptá-las conforme a necessidade e o ritmo da turma. É importante que o professor mantenha o clima descontraído e lúdico, valorizando a participação e o esforço de cada aluno.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos)

    • O professor deve reunir todos os alunos em um grande círculo e iniciar uma discussão em grupo. Cada equipe terá a oportunidade de compartilhar as palavras que formaram e explicar quais fonemas e grafemas estavam presentes em cada uma delas.
    • Durante a discussão, o professor deve encorajar os alunos a fazerem perguntas uns aos outros e a darem suas opiniões. Isso irá promover a reflexão e o aprofundamento do tópico estudado.
    • O professor pode também aproveitar esse momento para corrigir eventuais equívocos e reforçar os conceitos mais importantes.
  2. Conexão com a Teoria (3 - 5 minutos)

    • Após a discussão em grupo, o professor deve retomar as atividades realizadas e fazer a conexão com a teoria. Ele pode, por exemplo, mostrar como as palavras formadas na "Fábrica de Palavras" e na atividade "Ligando Sons e Letras" exemplificam a relação entre fonemas e grafemas.
    • O professor deve reforçar que os fonemas são os sons da fala, enquanto os grafemas são as letras (ou combinações de letras) que representam esses sons na escrita. Ele pode usar as palavras formadas pelos alunos como exemplos, destacando quais fonemas e grafemas estão presentes em cada uma delas.
  3. Reflexão Final (2 - 3 minutos)

    • Por fim, o professor deve propor um momento de reflexão individual. Ele pode fazer duas perguntas simples para os alunos pensarem por um minuto antes de compartilharem suas respostas com a turma. As perguntas podem ser:
      1. "O que você aprendeu de novo hoje sobre a relação entre sons e letras?"
      2. "Por que é importante entender a relação entre fonemas e grafemas para ler e escrever?"

O retorno é uma etapa essencial do plano de aula, pois permite ao professor avaliar o que os alunos aprenderam e identificar possíveis lacunas de aprendizagem. Além disso, proporciona aos alunos a oportunidade de consolidar o que aprenderam e refletir sobre a relevância do assunto estudado.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo da Aula: O professor faz um resumo dos principais pontos abordados na aula, reforçando a ideia de que os fonemas são os sons da fala e os grafemas são as letras que representam esses sons na escrita. Ele pode usar palavras que os alunos formaram durante as atividades para ilustrar esse conceito. Por exemplo, se um grupo formou a palavra "sol", o professor pode dizer: "Lembrem-se, 'sol' tem 3 fonemas (/s/, /o/ e /l/) e 3 grafemas (S, O e L)".
  2. Conexão da Teoria com a Prática: O professor explica como as atividades realizadas em sala de aula ajudaram a reforçar a teoria. Ele pode destacar, por exemplo, que a atividade "Fábrica de Palavras" permitiu aos alunos identificar os grafemas presentes em diferentes palavras, enquanto a atividade "Ligando Sons e Letras" os ajudou a entender como os fonemas se relacionam com os grafemas.
  3. Materiais Extras: O professor sugere materiais extras para os alunos que querem aprofundar o seu conhecimento no assunto. Ele pode indicar sites educativos que ofereçam jogos e atividades interativas sobre fonemas e grafemas, ou livros didáticos que expliquem de forma simples e clara esse conceito.
  4. Relevância do Assunto: Por fim, o professor ressalta a importância de entender a relação entre fonemas e grafemas para a vida cotidiana dos alunos. Ele explica que, ao conhecer bem os sons das letras, os alunos serão capazes de ler e escrever corretamente. Além disso, eles serão capazes de decodificar palavras desconhecidas, o que é fundamental para a compreensão de textos e para a comunicação eficaz. O professor pode dar exemplos de situações do dia a dia em que essa habilidade é útil, como ler um livro, escrever uma carta ou mensagem, ou mesmo entender as placas de trânsito.

A conclusão é uma etapa importante do plano de aula, pois permite ao professor encerrar a aula de forma organizada, reforçar os conceitos aprendidos e motivar os alunos a continuar aprendendo. Além disso, ajuda a consolidar o conhecimento adquirido e a torná-lo relevante para a vida dos alunos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies