Entrar

Plano de aula de Características da Terra

Ciências

Original Teachy

'EF03CI07'

Características da Terra

Objetivos (5 minutos)

  1. Apresentar aos alunos as características básicas da Terra, de forma a familiarizá-los com o planeta em que vivem. Isso inclui uma descrição geral de como a Terra é estruturada internamente (crosta terrestre, manto e núcleo) e externamente (litosfera, hidrosfera, biosfera e atmosfera).

  2. Desenvolver a habilidade dos alunos de visualizar e compreender conceitos científicos complexos através de atividades práticas e divertidas. Isso será feito através de uma atividade de modelagem, onde os alunos criarão seus próprios modelos da Terra usando materiais comuns da sala de aula.

  3. Incentivar a colaboração e a comunicação entre os alunos, permitindo-lhes trabalhar em grupos para a atividade de modelagem e promover discussões sobre suas descobertas e compreensões. Isso também permitirá que eles desenvolvam habilidades de trabalho em equipe e resolução de problemas.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Para começar, o professor relembrará os alunos sobre o conceito básico do que é a Terra, fazendo referências simplificadas à sua forma (esfera), ao fato de ser o planeta onde vivemos e à existência de outros planetas no Sistema Solar. Esta revisão é importante para garantir que todos os alunos tenham uma base de compreensão para a aula.

  2. Em seguida, o professor apresentará duas situações problemas para os alunos considerarem:

    • Primeiro, por que acreditamos que a Terra é redonda mesmo que pareça plana para nós?
    • Segundo, o que aconteceria se a Terra fosse composta apenas de água, sem terra ou ar? Essas questões têm como objetivo despertar a curiosidade dos alunos e prepará-los para os conceitos que serão explorados na aula.
  3. O professor então contextualizará a importância do assunto, explicando que conhecer a estrutura da Terra é fundamental para entender muitos fenômenos naturais, como terremotos, vulcões, e até mesmo o clima. Além disso, o professor pode mencionar como a exploração do subsolo da Terra é vital para muitas atividades humanas, como mineração e busca de água subterrânea.

  4. Para introduzir o tópico e captar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre a Terra. Por exemplo, eles podem mencionar que a Terra é o único planeta conhecido que possui vida, ou que a crosta terrestre, a parte mais externa da Terra, é muito fina em comparação com o restante do planeta - é como a casca de uma maçã em relação ao resto da fruta.

  5. Ao final da introdução, o professor apresentará a atividade prática da aula: os alunos irão construir seus próprios modelos da Terra! Isso servirá não apenas para consolidar o conhecimento que eles irão adquirir ao longo da aula, mas também para despertar seu interesse e entusiasmo pelo tema.

Desenvolvimento (15 - 20 minutos)

Atividade em Sala de Aula: Modelos da Terra

  1. O professor dividirá a turma em pequenos grupos de 3 a 4 estudantes, distribuindo para cada grupo:

    • Uma bola de isopor grande para representar a Terra
    • Tintas de cores diferentes (azul para água, verde/ marrom para terra, branco para nuvens)
    • Palitos de dente
    • Etiquetas pequenas
  2. O objetivo da atividade será criar um modelo em 3D do nosso planeta Terra, representando suas camadas internas e externas. O professor incentivará os alunos a pensarem sobre as proporções relativas das camadas e a usarem diferentes cores para representá-las.

Sugestão 1: "Construir a Terra"

  • Neste jogo, o professor irá fazer perguntas sobre as características da Terra e cada grupo terá que adicionar uma característica ao seu modelo, dependendo da resposta. Por exemplo, "Qual é a camada mais externa da Terra? (Resposta: Crosta Terrestre). Ok, agora adicione a crosta terrestre ao seu modelo da Terra."
  • Este jogo pode continuar até que todas as camadas internas e externas da Terra tenham sido adicionadas ao modelo.

Sugestão 2: "Alien Explorer"

  • Imaginando um cenário onde são exploradores alienígenas que acabaram de chegar à Terra, os grupos terão que criar um modelo do Planeta Terra para transmitir ao seu planeta natal as principais características deste.
  • Eles poderão usar os materiais fornecidos para criar um modelo que represente a Terra em seu estado atual, incluindo uma etapa onde vão utilizar palitos de dente e etiquetas para marcar e nomear as camadas internas e externas da Terra.

Sugestão 3: "Quiz da Terra"

  • Como um quiz em que cada grupo com seu modelo terá que responder a perguntas feitas pelo professor.
  • As perguntas estarão relacionadas às características da Terra, e para cada resposta correta, eles poderão adicionar um elemento ao seu modelo.
  • O objetivo é ter um modelo completo da Terra ao final do jogo.

O professor escolherá uma das atividades de acordo com a dinâmica da turma.

Ao final, cada grupo deverá apresentar os modelos para a classe, discutindo e explicando cada parte do modelo, incentivando assim a explicação do próprio aluno sobre os conceitos aprendidos. O professor utilizará este momento para corrigir possíveis concepções errôneas, consolidar o aprendizado e encorajar a confiança do aluno em discutir complexos conceitos científicos.

Este é um exercício prático, onde os estudantes poderão explorar conceitos adquiridos de forma lúdica e colaborativa, reforçando a aprendizagem através da ação.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Após as apresentações dos grupos, o professor reunirá todos os alunos em uma grande roda para discutir as descobertas e conclusões de cada grupo. Esta roda de conversa é uma ótima oportunidade para os alunos compartilharem suas ideias, aprenderem uns com os outros e compreenderem diferentes pontos de vista.

    • O professor pode iniciar a discussão pedindo aos alunos que compartilhem algo que acharam interessante ou surpreendente em seu modelo da Terra.
    • Em seguida, o professor pode perguntar aos alunos o que eles acharam desafiador na atividade e como superaram esses desafios.
    • O professor também pode pedir aos alunos para compartilhar algo que aprenderam com a atividade que não sabiam antes.
  2. Durante esta discussão, o professor irá verificar o que foi aprendido com a atividade em grupo. O professor fará perguntas para garantir que os alunos compreendam como a atividade se conecta com a teoria apresentada no início da aula.

    • Por exemplo, o professor pode perguntar: "Como o modelo que vocês criaram representa a estrutura da Terra?". "O que cada camada do modelo representa na realidade?".
    • Outra pergunta pode ser: "Por que é importante conhecer as diferentes camadas da Terra e o que elas representam?".
  3. Finalmente, para encerrar a aula, o professor proporá que os alunos reflitam sobre o que aprenderam na aula.

    • O professor pode fazer duas perguntas simples:
      1. "O que foi a coisa mais interessante que você aprendeu hoje sobre a Terra?"
      2. "Como você pode usar o que aprendeu hoje em sua vida cotidiana ou em outras matérias?"
    • O professor dará um minuto para os alunos pensarem em suas respostas e depois convidará vários alunos para compartilhar suas respostas com a classe.
  4. Durante todo o retorno, o professor estará atento às respostas dos alunos, corrigindo quaisquer conceitos mal compreendidos e reforçando os conceitos corretos. O objetivo é garantir que todos os alunos saiam da aula com um entendimento claro e correto da estrutura da Terra.

  5. Por fim, o professor irá agradecer a participação e esforço de todos na atividade e lembrar que a descoberta e a aprendizagem são processos contínuos, incentivando a curiosidade e a busca por conhecimento fora da sala de aula.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Para finalizar a aula, o professor iniciará uma recapitulação dos principais pontos aprendidos durante a aula. Isso incluirá as partes internas da Terra (crosta terrestre, manto e núcleo) e suas divisões externas (litosfera, hidrosfera, biosfera e atmosfera).

  2. O professor lembrará que, através da atividade prática, os alunos conseguiram observar de forma concreta e visual as camadas da Terra, solidificando o entendimento teórico apresentado no início da aula.

  3. O professor destacará como a atividade prática permitiu aos alunos aplicar o conhecimento teórico em um contexto real, construindo seus próprios modelos da Terra. Isso demonstra a importância de combinar teoria com prática para uma aprendizagem mais eficaz e duradoura.

  4. O professor, então, sugerirá recursos adicionais para os alunos explorarem em casa ou durante o tempo livre. Isso pode incluir:

    • Livros: "O Misterioso Planeta Terra" de Seymour Simon, "A Terra: Nosso Planeta no Espaço" de Steve Tomecek.
    • Documentários: "Planeta Terra" da BBC, "O Universo" do History Channel.
    • Sites: NASA Kids Club, National Geographic Kids, Google Earth.

    A intenção é encorajar os alunos a continuar aprendendo e explorando o assunto por conta própria, cultivando a curiosidade e o amor pelo aprendizado.

  5. Finalmente, o professor explicará como o conhecimento sobre a Terra e suas camadas é relevante para a vida cotidiana. Ele pode mencionar como os terremotos ocorrem devido ao movimento das placas tectônicas na crosta terrestre, como o clima é afetado pela atmosfera e como a vida como a conhecemos depende da biosfera. Este vínculo com a vida real ajudará os alunos a entender a importância prática do que aprenderam.

  6. Em conclusão, o professor agradecerá aos alunos por seu envolvimento e esforço durante a aula e os encorajará a continuar explorando e fazendo perguntas sobre o mundo ao seu redor. Isso servirá para encerrar a aula de maneira positiva e motivadora, incentivando os alunos a manterem uma atitude de aprendizagem ativa.

  7. Por fim, o professor lembrará que a aprendizagem é um processo contínuo de descoberta e que cada nova lição constrói sobre as anteriores. Ele pode sugerir que os alunos mantenham seus modelos da Terra e os usem para revisar o que aprenderam e para ajudar em futuras lições sobre geologia e ciências da Terra.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies