Entrar

Plano de aula de Matéria-Prima e Indústria

Geografia

Original Teachy

'EF03GE05'

Matéria-Prima e Indústria

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Matéria-Prima e Indústria

Palavras ChaveMatéria-prima, Indústria, Extração, Cultivo, Transformação, Produtos, Minerais, Alimentos, Atividades de trabalho, Agricultura, Pecuária, Mineração
Materiais NecessáriosQuadro branco, Marcadores, Apresentação em slides ou cartazes ilustrativos, Amostras de matérias-primas (ex: pedaço de algodão, madeira, etc.), Vídeos curtos sobre extração e cultivo de matérias-primas, Folhas de papel para anotações, Canetas ou lápis
Códigos BNCCEF03GE05: Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados e extraídos da natureza, comparando as atividades de trabalho em diferentes lugares.
Ano Escolar3º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Humana

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

Esta etapa tem como finalidade introduzir os alunos ao tópico de Matéria-Prima e Indústria, detalhando os conhecimentos e habilidades que serão adquiridos ao longo da aula. Com isso, os alunos terão uma visão clara do que esperar e os objetivos que devem alcançar, facilitando o entendimento do conteúdo e promovendo uma aprendizagem mais estruturada.

Objetivos principais:

1. Conhecer os diferentes tipos de matérias-primas, como alimentos, minerais e outros produtos naturais.

2. Compreender a origem das matérias-primas e como são extraídas ou cultivadas.

3. Comparar as atividades de trabalho relacionadas à extração e cultivo de matérias-primas em diferentes lugares.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

Esta etapa tem como finalidade introduzir os alunos ao tópico de Matéria-Prima e Indústria, detalhando os conhecimentos e habilidades que serão adquiridos ao longo da aula. Com isso, os alunos terão uma visão clara do que esperar e os objetivos que devem alcançar, facilitando o entendimento do conteúdo e promovendo uma aprendizagem mais estruturada.

Contexto

Comece a aula explicando que todos os objetos ao nosso redor são feitos de diferentes matérias-primas que vêm da natureza. Diga que matérias-primas são os materiais básicos usados para fazer todos os tipos de produtos que usamos no dia a dia. Por exemplo, a madeira das cadeiras, o algodão das roupas e os minerais dos eletrônicos. Enfatize que entender de onde vêm essas matérias-primas e como são transformadas em produtos é muito importante para compreendermos o mundo ao nosso redor e o trabalho das pessoas em diferentes lugares.

Curiosidades

Você sabia que o chocolate que comemos vem de uma matéria-prima chamada cacau, que é uma semente de uma fruta? E que os lápis que usamos na escola são feitos de grafite, um tipo de mineral que é extraído de minas subterrâneas? Curiosidades como essas mostram como as matérias-primas são transformadas em produtos que usamos todos os dias.

Desenvolvimento

Duração: (40 - 45 minutos)

Esta etapa tem a finalidade de aprofundar o conhecimento dos alunos sobre as matérias-primas, suas origens, processos de extração e cultivo e sua importância para a indústria. Com isso, os alunos poderão compreender melhor como os produtos que utilizam no dia a dia são fabricados e a relevância das diferentes atividades de trabalho em diversos lugares.

Tópicos Abordados

1. O que é matéria-prima?: Explique que matéria-prima é um material básico que vem da natureza e que é usado para fazer produtos. Dê exemplos como madeira, algodão, petróleo e minerais. 2. Tipos de matéria-prima: Detalhe os diferentes tipos de matérias-primas, como vegetais (algodão, trigo), animais (lã, couro), minerais (ferro, ouro) e energéticas (petróleo, carvão). 3. Processo de extração e cultivo: Explique como diferentes matérias-primas são extraídas ou cultivadas. Por exemplo, a mineração para obter minerais, a agricultura para cultivar alimentos e plantas e a pecuária para obter produtos de origem animal. 4. Transformação das matérias-primas: Descreva como as matérias-primas são transformadas em produtos. Por exemplo, o algodão é transformado em tecido, a madeira é transformada em móveis e o petróleo é refinado para produzir gasolina e plásticos. 5. Importância das matérias-primas na indústria: Explique como as matérias-primas são essenciais para a indústria e a fabricação de produtos. Dê exemplos de indústrias como a têxtil, alimentícia, petroquímica e de mineração.

Questões para Sala de Aula

1. O que é matéria-prima? Dê dois exemplos de matéria-prima que você conhece. 2. Como o algodão é transformado em um produto que usamos no dia a dia? Explique o processo. 3. Por que as matérias-primas são importantes para a indústria? Dê um exemplo de uma indústria e a matéria-prima que ela utiliza.

Discussão de Questões

Duração: (20 - 25 minutos)

Esta etapa tem como finalidade revisar e consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos durante a aula, através da discussão das questões apresentadas e do engajamento com perguntas reflexivas. Isso ajuda a garantir que os alunos compreendam profundamente o conteúdo e possam relacioná-lo com o mundo ao seu redor.

Discussão

  • O que é matéria-prima? Dê dois exemplos de matéria-prima que você conhece. Matéria-prima é um material básico que vem da natureza e é usado para fabricar produtos. Exemplos incluem madeira e algodão.

  • Como o algodão é transformado em um produto que usamos no dia a dia? Explique o processo. O algodão é cultivado em plantações, colhido, limpo para remover impurezas, então é fiado em fios. Esses fios são tecidos para formar tecidos que são usados para fazer roupas e outros produtos têxteis.

  • Por que as matérias-primas são importantes para a indústria? Dê um exemplo de uma indústria e a matéria-prima que ela utiliza. As matérias-primas são essenciais para a indústria porque são a base para a fabricação de produtos. Por exemplo, a indústria têxtil utiliza algodão como matéria-prima para produzir roupas.

Engajamento dos Alunos

1. Qual matéria-prima você achou mais interessante e por quê? 2. Você pode pensar em um produto que usamos diariamente e de qual matéria-prima ele é feito? 3. Por que você acha que é importante conhecer a origem das matérias-primas? 4. Como as diferentes atividades de trabalho (como agricultura e mineração) afetam o local onde são realizadas? 5. Você conhece algum produto feito de uma matéria-prima local? Qual é o processo de produção dele?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

Esta etapa tem como finalidade revisar e consolidar os principais pontos abordados na aula, garantindo que os alunos tenham uma compreensão clara e completa do conteúdo. Ao resumir, conectar à prática e destacar a relevância do tema, esta seção reforça o aprendizado e a aplicação prática do conhecimento adquirido.

Resumo

  • Matéria-prima é um material básico que vem da natureza e é usado para fazer produtos.
  • Existem diferentes tipos de matérias-primas: vegetais (algodão, trigo), animais (lã, couro), minerais (ferro, ouro) e energéticas (petróleo, carvão).
  • As matérias-primas são extraídas ou cultivadas através de processos como mineração, agricultura e pecuária.
  • Matérias-primas são transformadas em produtos, como algodão em tecido, madeira em móveis e petróleo em gasolina.
  • A indústria depende das matérias-primas para fabricar produtos, como a indústria têxtil que utiliza algodão.

A aula conectou a teoria com a prática ao explicar de forma detalhada como as matérias-primas são extraídas, cultivadas e transformadas em produtos que usamos diariamente. Exemplos específicos, como a transformação do algodão em tecido e o uso de minerais na fabricação de eletrônicos, ajudaram os alunos a visualizar e entender a aplicação prática desses processos no dia a dia.

Compreender de onde vêm as matérias-primas e como são transformadas é essencial para valorizar os produtos que usamos e o trabalho das pessoas em diferentes setores. Saber que o chocolate vem do cacau ou que os lápis são feitos de grafite nos ajuda a perceber a importância da natureza e das diferentes atividades econômicas na nossa vida. Além disso, esse conhecimento pode despertar a curiosidade dos alunos sobre o impacto ambiental e social dessas atividades.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies