Entrar

Plano de aula de Divisão de Naturais

Matemática

Original Teachy

'EF03MA08'

Divisão de Naturais

Objetivos (5 minutos)

  1. Apresentar e explicar a divisão de números naturais de forma clara e didática para os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, de acordo com cada nível de compreensão.
  2. Proporcionar aos alunos a oportunidade de praticar a divisão de números naturais através de exercícios de aplicação direta e situações-problema, estimulando a resolução de problemas de maneira lúdica e interativa.
  3. Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender e aplicar a divisão em situações do cotidiano, incentivando a aplicação dos conceitos matemáticos aprendidos em situações reais.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor inicia a aula relembrando brevemente conceitos fundamentais que os alunos já aprenderam sobre números naturais, como adição e subtração. Essa revisão ajuda a preparar o terreno para o novo conceito de divisão que será abordado. (3 - 4 minutos)

  2. Situação-problema: O professor apresenta duas situações reais que podem ser resolvidas com a divisão de números naturais. Por exemplo, "Se uma caixa de chocolates tem 24 bombons e queremos dividir igualmente entre 4 amigos, quantos bombons cada um vai receber?" e "Se temos um pacote com 45 figurinhas e queremos dividir igualmente entre 3 amigos, quantas figurinhas cada um vai receber?". Essas situações ajudam a contextualizar a importância da divisão no dia a dia. (2 - 3 minutos)

  3. Contextualização: O professor explica que a divisão é uma operação que usamos quando temos um total e queremos distribuí-lo em partes iguais. Isso pode ser útil em muitas situações, como dividir brinquedos com os amigos, compartilhar alimentos, distribuir tarefas, entre outros. O professor também menciona que a divisão é a operação inversa da multiplicação, o que pode ajudar os alunos a entenderem melhor o conceito. (2 - 3 minutos)

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para introduzir o tópico de maneira envolvente, o professor pode compartilhar algumas curiosidades matemáticas sobre a divisão. Por exemplo, "Você sabia que a divisão pode ser representada de diferentes maneiras? Além do tradicional sinal de divisão, podemos usar uma linha horizontal, ou até mesmo palavras como 'dividido por' ou 'repartido em partes iguais'." Outra curiosidade é que a divisão é uma das operações matemáticas mais antigas, usada por civilizações antigas como os egípcios e os babilônios. (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Batalha Matemática" (10 - 12 minutos)

    • O professor organiza a turma em grupos de 4 a 5 alunos e entrega a cada equipe um conjunto de cartões numerados de 1 a 20.
    • O professor então projeta uma série de problemas de divisão de números naturais no quadro, variando de acordo com o nível de dificuldade dos alunos. Exemplos de problemas podem incluir: "10 balas divididas por 5 amigos", "24 brinquedos divididos em 4 caixas", "15 chocolates divididos por 3 crianças", entre outros.
    • Os alunos, em cada equipe, devem resolver o problema que aparece no quadro utilizando os cartões numerados. O objetivo é que eles "dividam" corretamente os cartões entre si para resolver o problema.
    • O grupo que resolver corretamente o maior número de problemas em um determinado tempo (por exemplo, 5 minutos) ganha a "Batalha Matemática".
  2. Jogo da Memória Matemático: Dividindo em Partes Iguais (10 - 12 minutos)

    • O professor prepara um conjunto de cartões para o jogo da memória. Cada par de cartões deve conter uma imagem de um objeto (como bolas, doces, animais) e um número natural que representa a quantidade total de objetos.
    • Os alunos, em duplas, jogam o jogo da memória. Eles devem combinar a imagem com o número correspondente e, em seguida, dividir igualmente a quantidade total de objetos entre eles.
    • O professor circula pela sala, oferecendo suporte e orientando os alunos conforme necessário.
  3. Atividade "Fábrica de Brigadeiros" (10 - 12 minutos)

    • O professor organiza a sala em grupos de 4 a 5 alunos e fornece a cada equipe materiais para a atividade: uma receita de brigadeiro, ingredientes medidos e utensílios de cozinha (colheres, tigelas, panela, fogão de brinquedo ou um micro-ondas, etc.).
    • O professor explica que cada grupo será uma "fábrica de brigadeiros" e terá que dividir a quantidade de ingredientes da receita (por exemplo, 20 colheres de sopa de leite condensado, 10 colheres de sopa de chocolate em pó, 5 colheres de sopa de manteiga) entre os membros da equipe.
    • Os alunos, em cada equipe, realizam a atividade, dividindo os ingredientes conforme a receita e misturando-os para fazer brigadeiros.
    • Ao final, os alunos terão não só praticado a divisão de números naturais, mas também terão uma deliciosa recompensa por seu trabalho.

O professor pode escolher uma ou mais dessas atividades, dependendo do tempo disponível e do ritmo de aprendizado dos alunos. Todas as atividades são projetadas para serem divertidas e envolventes, encorajando a colaboração, a resolução de problemas e a aplicação prática dos conceitos de divisão.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em grupo (4 - 5 minutos)

    • Após a conclusão das atividades, o professor reúne todos os alunos em uma roda de discussão. Cada grupo é convidado a compartilhar uma solução de problema, uma estratégia usada para resolver a divisão de números naturais ou uma observação feita durante as atividades.
    • O professor deve incentivar os alunos a explicarem suas respostas e raciocínios, promovendo a comunicação e o pensamento crítico. Ele também deve esclarecer quaisquer dúvidas ou equívocos que possam surgir durante a discussão, garantindo que todos os alunos tenham uma compreensão clara do conceito de divisão.
  2. Conexão com a Teoria (3 - 4 minutos)

    • Após a discussão em grupo, o professor deve ressaltar como as atividades práticas se relacionam com o conceito teórico de divisão. Por exemplo, ele pode explicar como a atividade "Batalha Matemática" envolveu a divisão de um número total em partes iguais, assim como a divisão de chocolates entre amigos.
    • Da mesma forma, o professor pode mencionar como a atividade "Fábrica de Brigadeiros" ilustrou a divisão de uma quantidade de ingredientes em partes iguais, assim como a divisão de uma receita entre os membros de uma equipe.
  3. Reflexão sobre o Aprendizado (3 - 4 minutos)

    • O professor encerra a aula com um momento de reflexão, onde os alunos são convidados a pensar sobre o que aprenderam. Ele pode fazer duas perguntas simples aos alunos: "O que foi mais fácil para vocês na divisão de números naturais?" e "O que foi mais difícil?".
    • Os alunos são incentivados a compartilhar suas respostas, ajudando o professor a avaliar a eficácia da aula e a identificar áreas que podem precisar de revisão ou reforço. Além disso, esta reflexão ajuda os alunos a consolidar seu aprendizado e a desenvolver um entendimento mais profundo do conceito de divisão.

O retorno é uma parte vital do plano de aula, pois permite ao professor avaliar o progresso dos alunos, corrigir quaisquer mal-entendidos e reforçar o aprendizado. Ao mesmo tempo, ele fornece aos alunos a oportunidade de refletir sobre seu próprio aprendizado, identificar áreas que precisam de mais prática e reconhecer seu próprio progresso.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos)

    • O professor inicia a conclusão recapitulando os principais pontos abordados durante a aula. Ele reforça a definição e a importância da divisão de números naturais, ressaltando que a divisão é a operação que usamos quando queremos dividir um total em partes iguais.
    • O professor também relembra as estratégias de resolução de problemas de divisão que foram discutidas durante a aula, destacando a importância de entender o problema, dividir corretamente e verificar a solução.
  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos)

    • O professor explica como as atividades práticas realizadas durante a aula ajudaram a reforçar o conceito teórico de divisão. Ele destaca como o jogo da memória, a "Batalha Matemática" e a "Fábrica de Brigadeiros" proporcionaram aos alunos a oportunidade de aplicar a teoria em situações reais e concretas, tornando o aprendizado mais significativo e envolvente.
  3. Materiais Extras (1 minuto)

    • O professor sugere alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre a divisão de números naturais. Estes podem incluir sites educacionais com jogos e atividades interativas de divisão, livros de matemática adequados para a idade dos alunos, e aplicativos de matemática divertidos para dispositivos móveis.
    • Ele também pode recomendar que os alunos pratiquem a divisão em casa, usando objetos do cotidiano, como doces, brinquedos, livros, para criar seus próprios problemas de divisão e resolvê-los.
  4. Importância no Dia a Dia (1 - 2 minutos)

    • Por fim, o professor destaca a relevância da divisão de números naturais no dia a dia. Ele menciona que a divisão é uma habilidade matemática essencial que usamos em muitas situações da vida real, desde dividir uma pizza entre amigos até compartilhar tarefas em casa ou em um grupo de trabalho.
    • O professor também ressalta que a capacidade de entender e aplicar a divisão pode ajudar os alunos a se tornarem mais autônomos e confiantes, permitindo-lhes resolver problemas práticos de maneira eficaz e eficiente.

A conclusão é uma parte crucial do plano de aula, pois permite ao professor reforçar os conceitos aprendidos, conectar a teoria à prática, fornecer recursos adicionais para o aprendizado contínuo e destacar a importância do tópico no dia a dia. Ao final da aula, os alunos devem ter uma compreensão clara e abrangente da divisão de números naturais, bem como de sua relevância e aplicação.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies