Entrar

Plano de aula de Figuras Planas: Lados e Vértices

Matemática

Original Teachy

'EF03MA15'

Figuras Planas: Lados e Vértices

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Figuras Planas: Lados e Vértices

Palavras ChaveFiguras Planas, Lados e Vértices, Classificação, Comparação, Atividades Práticas, Aprendizado Colaborativo, Investigação Geométrica, Construção de Cidades, Desfile de Moda, Reflexão e Discussão
Materiais NecessáriosCartões grandes com figuras desenhadas, Papel kraft, Cartões com figuras planas escondidos em envelopes, Fichas de investigação, Cartolinas de diferentes cores e tamanhos, Grande folha de papel kraft
Códigos BNCCEF03MA15: Classificar e comparar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo) em relação a seus lados (quantidade, posições relativas e comprimento) e vértices.
Ano Escolar3º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaGeometria

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 7 minutos)

Esta etapa do plano de aula é crucial para estabelecer uma base sólida de entendimento sobre as figuras planas, permitindo que os alunos identifiquem e diferenciem figuras com base em suas propriedades fundamentais. Ao definir claramente os objetivos, os alunos serão orientados a focar nos aspectos essenciais que determinam a classificação das figuras, facilitando assim a aplicação prática desses conceitos em atividades de sala de aula.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a classificar figuras planas baseando-se no número de lados e vértices que cada uma possui.

2. Desenvolver a habilidade de comparação entre figuras planas, identificando suas características distintivas.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos na discussão de exemplos práticos de figuras planas, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e engajado.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução tem como finalidade engajar os alunos com o conteúdo que já estudaram em casa, utilizando situações problema que desafiem sua capacidade de aplicar o conhecimento teórico em contextos práticos e reais. Além disso, a contextualização busca mostrar a relevância do tema no dia a dia, aumentando o interesse e a percepção de utilidade do aprendizado, incentivando os alunos a verem a matemática como algo vivo e presente em suas vidas.

Situações Problema

1. Apresente aos alunos um desenho de um parque com diversas estruturas geométricas, como escorregadores, balanços e cercas. Peça para que identifiquem quais figuras planas estão presentes nesse cenário e discutam quantos lados e vértices cada uma possui.

2. Mostre uma série de cartões com diferentes figuras planas desenhadas, como triângulos, quadrados e círculos, e pergunte aos alunos para agrupá-los de acordo com o número de lados e vértices. Este exercício pode ser feito em grupos para promover a discussão e a colaboração.

Contextualização

Explique a importância de reconhecer e entender as figuras planas no cotidiano, como na arquitetura de prédios, no design de objetos e até mesmo em jogos, como o famoso Tangram, que é um quebra-cabeça chinês composto por sete peças que formam um quadrado e cinco triângulos. Destaque como o conhecimento das propriedades das figuras planas pode ajudar a resolver problemas práticos e a apreciar a beleza e a lógica da geometria no mundo ao nosso redor.

Desenvolvimento

Duração: (65 - 75 minutos)

A etapa de desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e lúdica o conhecimento adquirido sobre figuras planas em casa. Ao trabalhar em grupos, eles não só reforçam seu entendimento sobre o número de lados e vértices, mas também desenvolvem habilidades de colaboração, comunicação e resolução de problemas. Cada atividade proposta visa consolidar o aprendizado de maneira engajadora e significativa, garantindo que os conceitos sejam internalizados através da prática e da interação com os colegas.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Construtores de Figuras

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar o conhecimento sobre classificação de figuras planas em um contexto lúdico e colaborativo, reforçando a identificação de lados e vértices.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas. Cada grupo receberá cartões grandes com diferentes figuras desenhadas (triângulos, quadrados, retângulos, pentágonos, etc.). O desafio é construir uma 'cidade' sobre uma base de papel kraft, utilizando as figuras fornecidas. Eles precisarão agrupar as figuras de acordo com o número de lados e vértices, criando bairros ou áreas específicas (por exemplo, um bairro só de triângulos).

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua os cartões contendo as figuras planas para cada grupo.

  • Forneça uma grande folha de papel kraft como base para a 'cidade'.

  • Os alunos devem classificar as figuras de acordo com o número de lados e vértices, e construir sua 'cidade'.

  • Cada grupo apresentará sua 'cidade' para a classe, explicando a organização e a classificação das figuras.

Atividade 2 - Detetives Geométricos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a habilidade de observação e classificação, além de promover a colaboração e o trabalho em equipe.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos, organizados em grupos, receberão um kit de cartões com figuras planas escondidos em envelopes. Cada grupo deverá 'investigar' os cartões, revelando as figuras, e classificá-las de acordo com o número de lados e vértices. Eles utilizarão uma 'ficha de investigação' para registrar suas descobertas.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5.

  • Entregue a cada grupo um kit de cartões escondidos.

  • Explique que eles devem usar a 'ficha de investigação' para anotar as características das figuras conforme as descobrem.

  • Permita que investiguem os cartões e classifiquem as figuras.

  • Ao final, cada grupo apresenta suas descobertas e conclui a investigação com a classe.

Atividade 3 - O Desfile das Figuras

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular a criatividade e a compreensão das características das figuras planas, reforçando o aprendizado através de uma atividade lúdica e visual.

- Descrição: Os alunos, em grupos, criarão um desfile de moda onde as 'modelos' serão figuras planas. Cada grupo receberá cartolinas de diferentes cores e tamanhos, representando diferentes figuras. Eles devem organizar um desfile, onde cada figura desfilará, e o grupo deverá explicar a classificação baseada nos lados e vértices.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua cartolinas coloridas de diferentes tamanhos para cada grupo.

  • Explique que cada cartolina representa uma figura plana e que eles devem desfilar e classificar as figuras baseadas em lados e vértices.

  • Cada grupo organiza seu desfile e apresenta para a classe, explicando cada figura.

  • Ao final, discuta as classificações feitas por cada grupo e corrija se necessário.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos reflitam sobre o que aprenderam e articulem seu entendimento em um contexto de grupo. Discutir as atividades realizadas não apenas reforça o aprendizado, mas também desenvolve habilidades de comunicação e argumentação. Além disso, essa etapa ajuda o professor a avaliar o nível de compreensão dos alunos e a identificar quaisquer áreas que possam necessitar de revisão adicional.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor pode pedir que cada grupo compartilhe o que mais surpreendeu ou desafiou durante as atividades. Em seguida, os alunos devem descrever o processo de classificação e construção das figuras, destacando quais estratégias foram mais eficazes e por quê. O professor pode orientar a discussão para que todos os alunos tenham a oportunidade de falar e ouvir as ideias dos colegas, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo.

Perguntas Chave

1. Quais foram as principais características que ajudaram vocês a classificar as figuras planas durante as atividades?

2. Houve alguma figura que vocês acharam mais difícil de classificar? Como resolveram esse desafio?

3. Como o trabalho em grupo ajudou a melhorar o entendimento sobre lados e vértices das figuras planas?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade da conclusão é consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos tenham clareza sobre os conceitos discutidos e sua aplicabilidade. Ao resumir e conectar a teoria com as práticas, esta etapa ajuda os alunos a internalizarem o conhecimento e a perceberem sua relevância no mundo real, além de proporcionar um fechamento efetivo para a aula.

Resumo

Nesta etapa final, o professor deverá resumir e recapitular os conceitos principais abordados sobre figuras planas, enfatizando a identificação e classificação pelo número de lados e vértices. Deve-se revisitar as atividades práticas realizadas, destacando as figuras comuns como triângulos, quadrados e círculos, e as propriedades que as distinguem.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi estruturada para conectar a teoria matemática com a prática por meio de atividades interativas. Ao construir uma 'cidade' e participar de desfiles e investigações, os alunos aplicaram os conceitos teóricos em situações do dia a dia, o que ajudou a solidificar o aprendizado e a perceber a matemática como algo vivo e relevante.

Fechamento

Por fim, é crucial destacar a importância do estudo das figuras planas, pois esses conceitos são fundamentais não só na matemática, mas também em diversas aplicações do cotidiano, como na arquitetura, design e até mesmo em jogos como o Tangram. Compreender as propriedades das figuras planas abre portas para a resolução de problemas práticos e estimula o pensamento lógico e a criatividade.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies