Entrar

Plano de aula de Fatos Básicos da Multiplicação

Matemática

Original Teachy

'EF03MA03'

Fatos Básicos da Multiplicação

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Fatos Básicos da Multiplicação

Palavras ChaveMultiplicação, Adição Repetida, Fatos Básicos, Propriedades da Multiplicação, Exemplos Práticos, Comutativa, Identidade, Resolução de Problemas, Engajamento dos Alunos, Revisão
Materiais NecessáriosQuadro branco, Marcadores, Objetos reais (como maçãs ou laranjas), Desenhos ilustrativos, Caderno e lápis para anotações, Folhas de atividades com multiplicações básicas
Códigos BNCCEF03MA03: Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.
Ano Escolar3º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é estabelecer claramente o que os alunos deverão aprender durante a aula, fornecendo uma visão geral dos conceitos fundamentais da multiplicação. Isso ajudará os alunos a entender a relevância do conteúdo e a importância de dominar os fatos básicos da multiplicação para o sucesso em operações matemáticas mais avançadas.

Objetivos principais:

1. Compreender que fatos básicos da multiplicação são as multiplicações simples que formam a base para a compreensão de operações matemáticas mais complexas.

2. Realizar operações básicas, como 4 x 3 = 12, com confiança e precisão.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

 A finalidade desta etapa é oferecer uma introdução clara e envolvente ao conceito de multiplicação, conectando-o a situações do cotidiano dos alunos. Isso ajudará a despertar o interesse deles e a estabelecer a relevância do tema para suas vidas diárias, preparando o terreno para uma compreensão mais profunda dos fatos básicos da multiplicação.

Contexto

✨ Para iniciar a aula, apresente aos alunos a ideia de multiplicação como uma forma de adicionar grupos de números iguais. Por exemplo, explique que se eles têm 3 grupos de 4 maçãs, isso é o mesmo que somar 4 + 4 + 4. Esta abordagem visual pode ajudar os alunos a entenderem a lógica por trás da multiplicação. Use objetos reais ou desenhos no quadro para ilustrar este conceito. Uma representação visual clara ajudará a tornar o conceito mais tangível e compreensível para os alunos.

Curiosidades

 Sabia que a multiplicação é uma habilidade que usamos todos os dias? Por exemplo, quando calculamos quantos dias faltam para um evento especial ou quantos chocolates cada amigo receberá em uma festa de aniversário. A multiplicação nos ajuda a resolver essas questões de forma rápida e eficiente!

Desenvolvimento

Duração: 40 - 50 minutos

 A finalidade desta etapa é aprofundar a compreensão dos alunos sobre os fatos básicos da multiplicação, fornecendo uma base sólida através de explicações detalhadas e exemplos práticos. Essa abordagem permitirá que os alunos vejam a aplicação direta dos conceitos e reforcem seu aprendizado por meio de prática guiada e resolução de problemas.

Tópicos Abordados

1. Conceito de Multiplicação: Explique que a multiplicação é uma forma de adição repetida. Por exemplo, 3 x 4 é o mesmo que somar 4 + 4 + 4. Utilize exemplos visuais e objetos concretos para ilustrar. 2. Fato Básico da Multiplicação: Enfatize que os fatos básicos da multiplicação são multiplicações simples que envolvem números de 0 a 10. Estes fatos são a base para operações mais complexas no futuro. 3. Propriedades da Multiplicação: Aborde as propriedades comutativas (a ordem dos fatores não altera o produto) e a identidade (qualquer número multiplicado por 1 é ele mesmo). Dê exemplos para cada uma das propriedades. 4. Exemplos Práticos: Resolva algumas multiplicações básicas no quadro, como 2 x 3, 4 x 5, 6 x 7, explicando cada passo. Permita que os alunos anotem e façam junto com o professor para reforçar o aprendizado.

Questões para Sala de Aula

1. Calcule: 5 x 3 2. Qual é o resultado de 7 x 2? 3. Se você tem 4 grupos de 6 maçãs, quantas maçãs você tem ao todo?

Discussão de Questões

Duração: 15 - 20 minutos

 A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o aprendizado dos alunos, garantindo que eles compreendam corretamente os conceitos apresentados. A discussão detalhada das questões e o engajamento dos alunos através de perguntas reflexivas ajudam a reforçar o conteúdo e a esclarecer quaisquer dúvidas, promovendo uma compreensão mais profunda dos fatos básicos da multiplicação.

Discussão

  • Para a questão 'Calcule: 5 x 3': Explique que multiplicar 5 por 3 é o mesmo que somar 5 três vezes (5 + 5 + 5). Assim, 5 x 3 = 15.

  • Para a questão 'Qual é o resultado de 7 x 2?': Detalhe que multiplicar 7 por 2 é o mesmo que somar 7 duas vezes (7 + 7). Portanto, 7 x 2 = 14.

  • Para a questão 'Se você tem 4 grupos de 6 maçãs, quantas maçãs você tem ao todo?': Ilustre que multiplicar 4 por 6 significa que há quatro grupos contendo 6 maçãs em cada um (6 + 6 + 6 + 6). Logo, 4 x 6 = 24 maçãs.

Engajamento dos Alunos

1. Quantos grupos de 4 você precisa para obter 12? (Resposta: 3 grupos de 4, pois 3 x 4 = 12) 2. Se você tem 3 grupos de 5 laranjas, quantas laranjas você tem no total? (Resposta: 15 laranjas, pois 3 x 5 = 15) 3. Qual é a propriedade da multiplicação que diz que a ordem dos fatores não altera o produto? (Resposta: A propriedade comutativa) 4. Por que é importante aprender os fatos básicos da multiplicação? (Resposta: Porque eles são a base para operações matemáticas mais complexas e são usados em muitas situações do cotidiano)

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar os principais conteúdos apresentados durante a aula, garantindo que os alunos tenham uma compreensão clara e completa dos fatos básicos da multiplicação. Esta revisão final ajuda a reforçar o aprendizado, esclarecendo eventuais dúvidas e conectando a teoria com a prática de forma significativa.

Resumo

  • Compreensão de que a multiplicação é uma forma de adição repetida.
  • Fatos básicos da multiplicação envolvem números de 0 a 10.
  • Propriedades da multiplicação: comutativa e identidade.
  • Exemplos práticos de multiplicação básica, como 2 x 3, 4 x 5, 6 x 7.

A aula conectou a teoria com a prática ao utilizar exemplos visuais e objetos concretos para ilustrar a multiplicação como adição repetida. Além disso, a resolução de problemas práticos ajudou os alunos a aplicar os conceitos teóricos aprendidos em situações cotidianas, reforçando a compreensão através da prática guiada.

Aprender os fatos básicos da multiplicação é essencial para os alunos, pois essas operações simples são utilizadas em inúmeras situações do dia a dia, como calcular quantidades, distribuir itens igualmente e resolver problemas de forma rápida e eficiente. A multiplicação é uma habilidade fundamental que facilita o entendimento de operações matemáticas mais complexas no futuro.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies