Entrar

Plano de aula de Leitura de Relógios

Matemática

Original Teachy

'EF03MA22'

Leitura de Relógios

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Leitura de Relógios

Palavras ChaveRelógio de Ponteiros, Relógio Digital, Ponteiros das Horas, Ponteiros dos Minutos, Ponteiros dos Segundos, Leitura das Horas, Exemplos Práticos, Comparação de Relógios, Curiosidades sobre Relógios
Materiais NecessáriosRelógio de Ponteiros Grande, Relógio Digital, Quadro Branco e Marcadores, Folhas de Papel e Lápis, Cartazes com Diferentes Horários, Cartões com Horários Digitais e de Ponteiros
Códigos BNCCEF03MA22: Ler e registrar medidas e intervalos de tempo, utilizando relógios (analógico e digital) para informar os horários de início e término de realização de uma atividade e sua duração.; EF03MA23: Ler horas em relógios digitais e em relógios analógicos e reconhecer a relação entre hora e minutos e entre minuto e segundos.
Ano Escolar3º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaGeometria

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é garantir que os alunos compreendam claramente os objetivos de aprendizagem para a aula. Isso fornecerá um foco claro e direcionado, ajudando os alunos a entender a importância do conteúdo a ser ensinado e a relevância das habilidades que irão adquirir. Ao estabelecer objetivos claros desde o início, os alunos estarão mais preparados e motivados para absorver e aplicar o conhecimento apresentado ao longo da aula.

Objetivos principais:

1. Ensinar os alunos a identificar e nomear corretamente os ponteiros da hora, dos minutos e dos segundos em um relógio de ponteiros.

2. Capacitar os alunos a ler a hora correta em um relógio digital.

3. Ajudar os alunos a compreender a relação entre os ponteiros do relógio e a passagem do tempo.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é introduzir o tema da aula de forma clara e envolvente, capturando a atenção dos alunos e despertando seu interesse pelo assunto. Ao conectar o tema à vida cotidiana e compartilhar curiosidades, os alunos estarão mais engajados e motivados para aprender a ler as horas corretamente.

Contexto

Comece a aula mostrando um relógio de ponteiros grande para a turma. Explique que hoje eles aprenderão a ler as horas em relógios de ponteiros e digitais. Diga que os relógios são ferramentas essenciais em nosso dia a dia para organizar nosso tempo e realizar diversas atividades, como acordar na hora certa, ir à escola, comer e brincar.

Curiosidades

Você sabia que o primeiro relógio mecânico foi inventado há mais de 700 anos? Antes dos relógios, as pessoas usavam o sol e as estrelas para medir o tempo. Agora, em qualquer lugar que vamos, sempre temos um relógio por perto, seja no celular, no pulso ou na parede!

Desenvolvimento

Duração: (45 - 55 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre a leitura de relógios, tanto de ponteiros quanto digitais. Ao abordar cada tópico de maneira detalhada e fornecer exemplos práticos, os alunos poderão compreender melhor como interpretar as horas corretamente. As questões propostas servirão para consolidar o aprendizado e permitir que o professor verifique a compreensão dos alunos, corrigindo eventuais dúvidas.

Tópicos Abordados

1. Identificação dos Ponteiros do Relógio: Explique detalhadamente os diferentes ponteiros que compõem um relógio de ponteiros. O ponteiro mais curto é o das horas, o ponteiro maior e mais fino é o dos minutos, e o ponteiro ainda mais fino e geralmente em movimento contínuo é o dos segundos. Use um relógio de ponteiros grande para demonstrar cada um. 2. Leitura da Hora em Relógio de Ponteiros: Mostre como identificar a hora correta observando a posição do ponteiro das horas e dos minutos. Por exemplo, se o ponteiro das horas está entre o 3 e o 4 e o ponteiro dos minutos está no 6, a hora é 3:30. 3. Leitura da Hora em Relógio Digital: Explique como ler a hora em um relógio digital. Mostre que os dois primeiros dígitos representam as horas e os dois últimos representam os minutos. Por exemplo, 14:30 significa duas e meia da tarde. 4. Comparação entre Relógio de Ponteiros e Digital: Destaque as diferenças e semelhanças entre a leitura das horas nos dois tipos de relógio. Enfatize a importância de saber ler ambos. 5. Exemplos Práticos: Apresente exemplos práticos e faça perguntas aos alunos para que eles tentem ler a hora tanto em relógios de ponteiros quanto em digitais. Use diferentes horários para garantir que compreendam bem.

Questões para Sala de Aula

1. Qual é a hora mostrada no relógio de ponteiros se o ponteiro das horas está no 5 e o dos minutos no 12? 2. Se um relógio digital mostra 07:45, que horas são? 3. Desenhe os ponteiros de um relógio para mostrar 2:30.

Discussão de Questões

Duração: (20 - 25 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos durante a aula. Ao discutir as respostas das questões apresentadas e engajar os alunos com perguntas reflexivas, o professor pode verificar a compreensão dos conceitos e corrigir eventuais dúvidas. Este momento também oferece uma oportunidade para os alunos se expressarem e compartilharem experiências, reforçando a relevância do conteúdo aprendido em suas vidas diárias.

Discussão

  • Explique detalhadamente as respostas das questões apresentadas anteriormente:

  • Qual é a hora mostrada no relógio de ponteiros se o ponteiro das horas está no 5 e o dos minutos no 12?

  • Resposta: A hora é exatamente 5:00. O ponteiro das horas está apontando para o 5, e o ponteiro dos minutos está apontando para o 12, indicando que é uma hora cheia.

  • Se um relógio digital mostra 07:45, que horas são?

  • Resposta: São sete e quarenta e cinco da manhã. Os dois primeiros dígitos (07) representam as horas, e os dois últimos dígitos (45) representam os minutos.

  • Desenhe os ponteiros de um relógio para mostrar 2:30.

  • Resposta: O ponteiro das horas deve estar entre o 2 e o 3, mais próximo do 2, e o ponteiro dos minutos deve estar no 6. Isso representa duas horas e trinta minutos.

Engajamento dos Alunos

1. Sugestões de perguntas e reflexões para engajar os alunos: 2. Por que é importante saber ler tanto um relógio de ponteiros quanto um digital? 3. Como a leitura correta das horas pode ajudar no seu dia a dia? 4. Alguém pode compartilhar um momento em que precisou saber a hora exata para uma atividade importante? 5. Vamos praticar mais algumas leituras: Qual a hora se o ponteiro das horas está entre o 8 e o 9 e o ponteiro dos minutos está no 3? E se um relógio digital mostra 16:20, que horas são?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é recapitular os principais pontos abordados, garantindo que os alunos consolidem o conhecimento adquirido. Ao resumir os conteúdos e destacar a relevância prática do tema, os alunos são incentivados a aplicar o que aprenderam em suas vidas diárias, reforçando a importância de saber ler as horas corretamente.

Resumo

  • Identificação dos ponteiros do relógio: horas, minutos e segundos.
  • Leitura da hora em relógios de ponteiros.
  • Leitura da hora em relógios digitais.
  • Comparação entre relógios de ponteiros e digitais.
  • Exemplos práticos de leitura de horas em ambos os tipos de relógio.

A aula conectou a teoria com a prática ao utilizar relógios reais e digitais para demonstrar a leitura das horas. Os alunos participaram ativamente, respondendo perguntas e praticando a leitura das horas em diferentes cenários, o que facilitou a compreensão do conteúdo e suas aplicações práticas no dia a dia.

Saber ler a hora corretamente é essencial na vida cotidiana para organizar atividades e compromissos. A habilidade de interpretar relógios de ponteiros e digitais permite aos alunos gerenciar melhor seu tempo, cumprindo horários escolares, participando de eventos e estabelecendo rotinas diárias. Curiosidades como a evolução dos relógios ao longo do tempo ajudam a contextualizar a importância desse conhecimento.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies