Entrar

Plano de aula de Unidades de Medida: Capacidade e Massa

Matemática

Original Teachy

'EF03MA17'

Unidades de Medida: Capacidade e Massa

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Unidades de Medida: Capacidade e Massa

Palavras Chaveunidades de medida, capacidade, massa, litros, mililitros, gramas, quilogramas, instrumentos de medição, balança, medidor de volume, metodologia digital, chefs digitais, missão gamificada, influenciadores digitais, aprendizado ativo, atividades práticas, colaboração, curiosidade, cotidiano, tecnologia
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Aplicativos de redes sociais (Instagram, TikTok) ou plataforma de blog, Aplicativo de realidade aumentada (AR) ou planilha digital, Software de edição de vídeo, Material para anotação (papel e caneta ou dispositivos digitais), Instrumentos de medição (balança, medidores de volume), Conexão à internet de alta velocidade, Projetor ou TV para apresentação dos conteúdos digitais
Códigos BNCCEF03MA17: Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.; EF03MA18: Escolher a unidade de medida e o instrumento mais apropriado para medições de comprimento, tempo e capacidade.; EF03MA20: Estimar e medir capacidade e massa, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), reconhecendo-as em leitura de rótulos e embalagens, entre outros.; EF04MA20: Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local.
Ano Escolar3º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é fornecer uma visão clara dos objetivos específicos da aula, ajudando os alunos a entenderem o que será esperado deles ao longo da atividade. Estes objetivos guiarão tanto o professor quanto os alunos, garantindo que todos os participantes tenham um foco comum no reconhecimento e aplicação das unidades de medida e dos instrumentos de medição.

Objetivos principais:

1. Reconhecer e compreender as principais unidades de medida de capacidade (litros, mililitros) e massa (gramas, quilogramas).

2. Identificar os instrumentos usados para medir capacidade e massa, como balanças e medidores de volume.

Objetivos secundários:

  1. Estimular o interesse dos alunos pelo uso prático das unidades de medida no cotidiano.
  2. Desenvolver habilidades de pensamento crítico ao relacionar as unidades de medida com situações do dia a dia.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é engajar os alunos desde o início, fazendo-os refletir sobre o conhecimento prévio que possuem e incentivando a curiosidade e a pesquisa. Isso também cria um ambiente participativo e colaborativo, preparando-os para as atividades práticas que virão a seguir.

Aquecendo

Para iniciar a aula, explique aos alunos que as unidades de medida de capacidade e massa são fundamentais para diversas atividades cotidianas, desde cozinhar até realizar experiências científicas. Peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre esses temas, como, por exemplo, a capacidade de um tanque de combustível de um carro ou a quantidade de massa em um laptop. Após encontrarem, solicite que compartilhem esses fatos com a turma.

Reflexões Iniciais

1. Quais são as unidades de medida de capacidade e massa que vocês conhecem?

2. Em que situações do dia a dia usamos litros e mililitros?

3. Que objetos ou alimentos podemos medir em gramas e quilogramas?

4. Quais instrumentos de medição vocês já viram ou usaram em casa ou na escola?

5. Por que é importante medir a capacidade e a massa de objetos e substâncias?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma oportunidade de aplicar e aprofundar seus conhecimentos sobre unidades de medida de capacidade e massa em contextos práticos e modernos. Utilizando ferramentas digitais e desenvolvendo habilidades de colaboração, comunicação e resolução de problemas, os alunos poderão ver como o conhecimento matemático é vital em diversas situações cotidianas.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Chefs Digitais: Cozinhando com Medidas 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Aplicar as unidades de medida de capacidade e massa em um contexto prático e cotidiano, utilizando habilidades digitais e de comunicação.

- Descrição: Os alunos irão se dividir em grupos e atuar como 'Chefs Digitais', criando uma receita fictícia que será compartilhada em uma rede social fictícia (como um blog, Instagram ou TikTok). Eles deverão calcular as quantidades de ingredientes usando as unidades de medida de capacidade e massa discutidas em aula, e criar conteúdo digital (texto, foto ou vídeo) para explicar a receita e as medidas usadas.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher uma receita simples (como um bolo ou uma limonada) para criar.

  • Utilizando celulares e a internet, os alunos devem pesquisar as quantidades de cada ingrediente e convertê-las, se necessário, para as unidades de medida aprendidas (litros, mililitros, gramas, quilogramas).

  • Os alunos devem criar um conteúdo digital explicando a receita e destacando as unidades de medida utilizadas. Isso pode ser um post em um blog fictício, um story no Instagram ou um vídeo curto no TikTok.

  • Peça que os grupos compartilhem seus conteúdos com a turma, explicando suas escolhas e como calcularam as medidas.

Atividade 2 -  Missão Gamificada: Aventura das Medidas 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de resolução de problemas e colaboração, utilizando formas criativas e tecnológicas de medir capacidade e massa em um cenário próximo à vida real.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão embarcar em uma 'missão gamificada'. Eles receberão um desafio para resolver um problema envolvendo medidas de capacidade e massa em uma simulação digital de um supermercado. Utilizando um aplicativo de realidade aumentada (AR) ou uma planilha digital, cada grupo deverá encontrar os produtos corretos e calcular suas medidas, pontuando conforme completam as tarefas.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Forneça um briefing da 'missão', explicando que eles são 'agentes secretos' em um supermercado e precisam encontrar produtos que totalizem uma certa quantidade de litros, mililitros, gramas e quilogramas.

  • Utilize um aplicativo de realidade aumentada para criar uma simulação do supermercado ou forneça uma planilha digital que os alunos possam usar para registrar e calcular os produtos.

  • Cada grupo deve trabalhar em equipe para encontrar os produtos e calcular as unidades de medida necessárias para completar a missão.

  • Peça que os grupos apresentem suas soluções, explicando as medições e cálculos que fizeram.

Atividade 3 -  Influenciadores Digitais: Medidas na Vida Real 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Incentivar a criatividade e o pensamento crítico, ao mesmo tempo que reforça o conhecimento sobre unidades de medida de capacidade e massa através do uso de ferramentas digitais e de comunicação.

- Descrição: Os alunos irão se dividir em grupos e se transformarão em 'Influenciadores Digitais' que precisam explicar a importância das unidades de medida na vida cotidiana. Cada grupo criará um vídeo educativo para uma plataforma de compartilhamento de vídeos, explicando como medir a capacidade e a massa dos objetos em diferentes situações (como cozinhar, comprar alimentos, ou fazer experiências científicas).

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher um tema (cozinhar, comprar alimentos, experiências científicas) para focar seu vídeo educativo.

  • Utilizando suas habilidades digitais, os alunos devem pesquisar e preparar um roteiro que explique as unidades de medida e mostre como utilizá-las na prática.

  • Os alunos devem gravar e editar o vídeo, utilizando seus celulares e softwares disponíveis, para criar um conteúdo envolvente e educativo.

  • Peça que os grupos compartilhem seus vídeos com a turma, destacando os pontos principais e as unidades de medida utilizadas.

Retorno

Duração: 20 - 25 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado através da reflexão e do compartilhamento de experiências, promovendo a troca de conhecimentos entre os alunos. Além disso, a etapa de feedback 360° visa desenvolver habilidades de comunicação e promover um ambiente colaborativo e de respeito mútuo, incentivando o crescimento pessoal e acadêmico de cada aluno.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilhem o que aprenderam ao realizar as atividades e suas conclusões. Utilize o seguinte roteiro para introduzir a discussão:

  1. Introdução: Agradeça aos alunos pelo empenho nas atividades. Explique que a discussão em grupo é uma oportunidade para refletir sobre o que foi aprendido e compartilhar experiências.
  2. Compartilhamento das Experiências: Pergunte aos grupos quais foram as maiores dificuldades encontradas e como elas foram superadas.
  3. Aprendizados: Peça que cada grupo destaque os principais aprendizados obtidos ao longo das atividades e como eles se relacionam com a vida cotidiana.
  4. Encerramento: Conclua a discussão ressaltando a importância de compreender e aplicar unidades de medida de capacidade e massa em diversas situações do dia a dia.

Reflexões

1. Quais são os principais desafios que vocês encontraram ao utilizar as unidades de medida em situações práticas? 2. Como vocês acham que o conhecimento sobre as unidades de medida de capacidade e massa pode ser útil em outras disciplinas ou atividades fora da escola? 3. O que vocês aprenderam com seus colegas durante a realização das atividades e a discussão em grupo?

Feedback 360°

Instrua os alunos a realizarem uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber feedback dos outros membros do grupo em que trabalhou. Oriente a turma para garantir que o feedback seja construtivo e respeitoso. Utilize o seguinte procedimento:

  1. Explicação: Explique aos alunos a importância do feedback construtivo para o desenvolvimento pessoal e coletivo.
  2. Feedback Positivo: Peça que cada aluno comece destacando aspectos positivos do trabalho de seus colegas, como a colaboração, criatividade ou precisão nas medições.
  3. Sugestões de Melhoria: Oriente os alunos a darem sugestões respeitosas de melhoria, focando em aspectos específicos que podem ser aprimorados nas próximas atividades.
  4. Reflexão Individual: Dê um tempo para que cada aluno reflita sobre o feedback recebido e escreva um breve plano de ação para futuras atividades.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

 Finalidade da Conclusão 

A finalidade desta etapa é consolidar o conhecimento adquirido de maneira divertida e prática, reforçando a relevância das unidades de medida no cotidiano. Esta reflexão final ajuda os alunos a conectar o que aprenderam com situações reais, promovendo uma compreensão mais profunda e duradoura do conteúdo estudado.

Resumo

 Resumo Divertido: Jornada das Medidas! 

Parabéns, jovens exploradores das unidades de medida! Hoje, mergulhamos no mundo dos litros, mililitros, gramas e quilogramas. Como verdadeiros Chefs Digitais, criamos receitas incríveis, usamos habilidades secretas em missões gamificadas e nos tornamos influenciadores digitais de ponta! Tudo isso ao medir capacidades e massas de objetos e substâncias. 

No Mundo

 Conexão com o Mundo Atual 

Na era digital, as unidades de medida não estão confinadas aos livros de matemática - elas estão em todo o lado! Seja ao medir ingredientes para um post de blog culinário, ao calcular a massa de produtos em uma simulação de supermercado, ou ao criar vídeos educativos para plataformas sociais: medir é essencial para nossa vida moderna, onde precisão e clareza são fundamentais.

Na Prática

 Aplicações Práticas 

Compreender as unidades de medida de capacidade e massa facilita nosso cotidiano em inúmeras situações. Desde cozinhar e fazer compras até entender quantidades em contextos científicos e tecnológicos, essas habilidades são essenciais. Saber medir corretamente garante que seguimos receitas, fazemos compras precisas e realizamos experimentos seguros e bem-sucedidos. 菱

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies