Entrar

Plano de aula de Unidades de Medida: Comprimento e Tempo

Matemática

Original Teachy

'EF03MA17'

Unidades de Medida: Comprimento e Tempo

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o conceito de unidades de medida de comprimento e tempo: Os alunos devem ser capazes de entender que as unidades de medida são usadas para quantificar e comparar o comprimento de objetos e a duração de eventos. Eles devem se familiarizar com as unidades de medida comuns, como centímetros, metros, segundos e minutos.

  2. Relacionar unidades de medida de comprimento e tempo com situações cotidianas: Os alunos devem ser capazes de identificar e descrever situações reais em que as unidades de medida de comprimento e tempo são usadas. Isso pode incluir medir o comprimento de um lápis, a duração de uma música ou o tempo que leva para chegar à escola.

  3. Aplicar o conhecimento sobre unidades de medida de comprimento e tempo em atividades práticas: Os alunos devem ser capazes de usar as unidades de medida de comprimento e tempo em atividades práticas. Isso pode incluir medir o comprimento de objetos usando uma régua, ou medir o tempo usando um relógio ou um cronômetro.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Relembrar conteúdos anteriores sobre números e contagem: O professor inicia a aula relembrando os alunos sobre os conceitos básicos de números e contagem, que são fundamentais para a compreensão das unidades de medida. Pode-se propor alguns desafios de contagem simples para envolver os alunos e ativar seus conhecimentos prévios.

  2. Situação problema: O professor apresenta duas situações problema para despertar o interesse dos alunos. A primeira situação pode ser: "Como podemos saber se um lápis é mais longo do que o outro?" e a segunda: "Como podemos saber quanto tempo levamos para chegar à escola?". Essas situações são escolhidas para facilitar a introdução do conceito de comprimento e tempo, e como as unidades de medida são usadas para resolver esses problemas.

  3. Contextualização: O professor explica que as unidades de medida de comprimento e tempo são usadas diariamente em várias situações. Por exemplo, quando medimos o comprimento de um lápis para saber se ele caberá em nossa caixa de lápis, ou quando usamos um relógio para saber que horas são.

  4. Curiosidades: O professor compartilha algumas curiosidades para despertar a curiosidade dos alunos. Por exemplo, ele pode dizer que a unidade de medida de tempo, o segundo, foi originalmente definida como a fração 1/86.400 do dia solar médio. Outra curiosidade pode ser que a unidade de medida de comprimento, o metro, foi originalmente definida como a distância entre dois riscos em uma barra de platina-irídio mantida no Bureau Internacional de Pesos e Medidas, em Paris.

  5. Ganhar a atenção dos alunos: Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode fazer duas atividades interativas. A primeira é uma corrida de caracóis, onde os alunos cronometram quanto tempo leva para um caracol percorrer uma certa distância. A segunda é uma competição de "quem tem o lápis mais longo", onde os alunos medem o comprimento de seus lápis usando uma régua.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade 1: "A corrida dos caracóis" (10 - 12 minutos)

    O professor inicia a atividade dividindo os alunos em pequenos grupos de 4 ou 5. Em seguida, coloca uma linha de partida e uma linha de chegada a uma distância considerável.

    Passo 1: Cada grupo recebe um caracol e um cronômetro (ou um relógio com cronômetro) e deve observar o tempo que o caracol leva para atravessar a distância entre a linha de partida e a linha de chegada.

    Passo 2: Depois de medido o tempo, os alunos devem registrar a duração e comparar com os outros grupos.

    Passo 3: O professor conduz uma discussão em sala de aula, para que os alunos possam perceber a importância da utilidade de se medir o tempo em situações reais, e como o tempo é medido em segundos e minutos.

  2. Atividade 2: "Medindo a sala" (10 - 12 minutos)

    O professor propõe a atividade "Medindo a sala". Os alunos são novamente divididos em pequenos grupos e cada grupo recebe uma fita métrica.

    Passo 1: Cada grupo deve medir o comprimento e a largura da sala de aula, registrando as medidas em metros e centímetros.

    Passo 2: Depois de medir, os alunos devem comparar as medidas com os outros grupos.

    Passo 3: O professor conduz uma discussão em sala de aula, para que os alunos percebam a importância da medição de comprimento em situações reais, e como o comprimento é medido em metros e centímetros.

  3. Atividade 3: "O relógio maluco" (10 - 12 minutos)

    O professor pode conduzir a atividade "O relógio maluco" com a turma toda.

    Passo 1: O professor coloca um relógio (ou desenha um relógio no quadro) com os números embaralhados.

    Passo 2: Em seguida, o professor pede aos alunos que indiquem o tempo que o professor diz em voz alta, apontando para os números no relógio.

    Passo 3: O professor pode aumentar a dificuldade, pedindo para os alunos indicarem o tempo em diferentes unidades de medida: horas, minutos e segundos.

    Passo 4: O professor conduz uma discussão em sala de aula, para que os alunos possam perceber a importância da medição do tempo em situações reais, e como o tempo é medido em horas, minutos e segundos.

Essas atividades são projetadas para serem divertidas e envolventes, ao mesmo tempo em que permitem aos alunos aplicar e reforçar o conhecimento sobre unidades de medida de comprimento e tempo. Ao final, o professor pode retomar as atividades em grupo para uma discussão geral, reforçando os conceitos aprendidos.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em grupo (3 - 4 minutos): O professor convoca todos os alunos para uma grande roda de conversa. Cada grupo tem a oportunidade de compartilhar os resultados de suas atividades práticas. Eles podem discutir as estratégias que usaram para medir o tempo ou o comprimento, as unidades de medida que escolheram e como fizeram para registrar suas observações. O professor deve encorajar todos os alunos a participarem e a ouvirem atentamente as contribuições dos colegas.

  2. Conexão com a teoria (2 - 3 minutos): Após a discussão, o professor retoma os conceitos teóricos abordados na aula. Ele ressalta como as atividades práticas se relacionam com a teoria, reforçando a importância das unidades de medida de comprimento e tempo. O professor pode usar os exemplos trazidos pelos alunos para ilustrar a aplicação desses conceitos em situações do cotidiano.

  3. Reflexão individual (2 - 3 minutos): Para finalizar a aula, o professor propõe que os alunos reflitam por um minuto sobre o que aprenderam. Ele faz duas perguntas simples para orientar a reflexão:

    • "Qual foi a unidade de medida de comprimento ou tempo que você mais usou hoje e por quê?"
    • "Como você vai usar o que aprendeu hoje em situações fora da escola?"

    Depois desse minuto de reflexão, o professor dá a oportunidade para alguns alunos compartilharem suas respostas com a turma, se desejarem.

  4. Feedback do professor (1 minuto): O professor encerra a aula dando um feedback geral sobre o desempenho da turma. Ele destaca os pontos fortes observados durante as atividades práticas e a participação na discussão em grupo. O professor também identifica possíveis áreas de melhoria e sugere maneiras de os alunos aprofundarem seu entendimento sobre o assunto.

O retorno é uma etapa crucial do plano de aula, pois permite ao professor avaliar o quanto os alunos compreenderam do conteúdo e ajustar o ensino, se necessário. Além disso, proporciona aos alunos a oportunidade de consolidar o que aprenderam, refletir sobre sua aprendizagem e valorizar o esforço que fizeram durante a aula.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos): O professor inicia a conclusão fazendo um resumo dos principais pontos abordados na aula. Ele reforça a ideia de que as unidades de medida são usadas para quantificar e comparar o comprimento de objetos e a duração de eventos. Além disso, reitera as unidades de medida de comprimento (metro, centímetro) e tempo (segundo, minuto) e como elas são aplicadas em situações cotidianas.

  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos): O professor explica como a aula conectou a teoria e a prática. Ele menciona que, por meio das atividades práticas, os alunos puderam vivenciar e aplicar os conceitos teóricos aprendidos. As atividades "A corrida dos caracóis", "Medindo a sala" e "O relógio maluco" permitiram que os alunos explorassem o conceito de unidades de medida de comprimento e tempo de maneira lúdica e significativa.

  3. Materiais Complementares (1 minuto): O professor sugere alguns materiais complementares para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos. Podem ser indicados jogos educativos online que abordem o tema de unidades de medida, livros de atividades matemáticas que incluam exercícios de medição, ou até mesmo vídeos educativos disponíveis na internet. O professor pode também sugerir que os alunos continuem explorando e praticando a medição em situações cotidianas, como medir o tempo de uma atividade de lazer ou o comprimento de um objeto em casa.

  4. Importância do Assunto (1 - 2 minutos): Por fim, o professor ressalta a importância do estudo das unidades de medida. Ele explica que a habilidade de medir com precisão é fundamental em muitos aspectos da vida diária, desde cozinhar, fazer artesanato até planejar e gerenciar o tempo. Além disso, o professor destaca que a compreensão das unidades de medida é essencial para o progresso em matemática e em outras áreas do currículo escolar.

A conclusão serve para consolidar o aprendizado dos alunos, reforçar a aplicabilidade dos conceitos aprendidos e motivar a continuidade do estudo do tema. Ao final da aula, os alunos devem ter uma compreensão clara das unidades de medida de comprimento e tempo e serem capazes de aplicar esse conhecimento em situações práticas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies