Entrar

Plano de aula de Substantivos e Verbos

Português

Original Teachy

'EF03LP08'

Substantivos e Verbos

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Substantivos e Verbos

Palavras ChaveVerbos, Substantivos, Identificação, Aplicação, Atividades Lúdicas, Interativas, Colaboração, Dramatização, Caça ao Tesouro, Montagem de História, Análise de Peças de Teatro, Discussão em Grupo, Reflexão, Comunicação Eficaz
Materiais NecessáriosCartas com palavras, Mapas, Quadro para apresentações, Papel e canetas para anotações, Cenários para dramatização, Projetor para slides, Computador ou tablet para acessar recursos digitais
Códigos BNCCEF03LP08: Identificar e diferenciar, em textos, substantivos e verbos e suas funções na oração: agente, ação, objeto da ação.
Ano Escolar3º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos visa estabelecer as metas claras que os alunos devem alcançar ao final da aula. Ao definir objetivos específicos, o professor orienta o foco dos alunos durante as atividades práticas e demonstra a importância de compreender plenamente os conceitos de verbos e substantivos. Esta clareza de propósito ajuda os alunos a se engajarem de maneira mais efetiva nas atividades de aplicação em sala, garantindo que o aprendizado seja consolidado de forma ativa e participativa.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a distinguir claramente entre verbos e substantivos, identificando-os em frases simples.

2. Desenvolver a habilidade de compreensão sobre as funções de verbos e substantivos, através de exemplos práticos e interativos.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo para reforçar o aprendizado colaborativo.
  2. Estimular a curiosidade dos alunos sobre como verbos e substantivos são utilizados no dia a dia, ampliando seu vocabulário e compreensão linguística.

Introdução

Duração: (20 - 25 minutos)

A introdução tem como finalidade despertar o interesse dos alunos e revisar conceitos prévios sobre verbos e substantivos, utilizando situações problema que estimulam o pensamento crítico e contextualizando o uso dessas classes de palavras de maneira real e lúdica. Este momento serve para engajar os estudantes e prepará-los para as atividades práticas que seguirão, garantindo que a base teórica seja aplicada de maneira significativa.

Situações Problema

1. Peça aos alunos para imaginar que são detetives da linguagem e que o desafio é encontrar todos os 'espiões' (verbos) e 'objetos importantes' (substantivos) escondidos nas frases que o professor irá projetar.

2. Proponha um cenário de teatro onde os alunos terão que atuar como personagens que só podem usar verbos e substantivos para se comunicar. Eles precisarão entender claramente os papéis dos verbos (ações) e dos substantivos (nomes) para que a peça faça sentido.

Contextualização

Explique que os verbos são como as ações em uma história, eles fazem as coisas acontecerem. Já os substantivos são os personagens, lugares e coisas que participam das ações. Utilize exemplos do cotidiano, como 'eu corro' (verbo) e 'o cachorro' (substantivo), para demonstrar como eles são usados em frases simples e em como a junção deles forma o significado completo de uma ação.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 85 minutos)

A etapa de desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem de forma prática e intensiva os conceitos de verbos e substantivos que estudaram previamente. Utilizando metodologias ativas e lúdicas, como jogos, dramatizações e construções de histórias, esta etapa busca consolidar o aprendizado de forma engajadora e significativa. Os alunos, ao trabalharem em grupos, também desenvolvem habilidades de colaboração e comunicação, além de reforçar a compreensão dos conceitos linguísticos através da prática contínua e do feedback imediato.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Caça ao Tesouro dos Verbos e Substantivos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Praticar a identificação e uso de verbos e substantivos em um contexto divertido e dinâmico.

- Descrição: Nesta atividade lúdica, os alunos serão divididos em grupos de até cinco pessoas e participarão de uma caça ao tesouro na sala de aula. O professor espalhará cartas pelo ambiente, cada uma contendo uma palavra. Os grupos deverão classificar a palavra como verbo ou substantivo e justificar sua escolha com uma pequena frase que use a palavra corretamente em contexto.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até cinco alunos.

  • Explique que cada grupo receberá um mapa que indica as posições das 'pistas' (cartas espalhadas pela sala).

  • Cada pista contém uma palavra que os alunos devem classificar como verbo ou substantivo.

  • Após classificar a palavra, o grupo deve formular uma pequena frase usando a palavra de maneira correta.

  • Os grupos devem retornar ao professor com suas respostas para verificar se estão corretas e receber a próxima pista.

  • O primeiro grupo a encontrar todas as palavras corretamente classificadas e utilizadas em frases vence a atividade.

Atividade 2 - Montando a História Perfeita

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a habilidade de usar verbos e substantivos em conjunto para construir narrativas significativas.

- Descrição: Os alunos, em grupos, receberão cartas que contêm verbos e substantivos. O desafio é usar todas as cartas para construir uma história coerente, onde os verbos descrevem as ações dos substantivos. Cada grupo apresentará sua história para a classe, que deverá identificar se os usos de verbos e substantivos estão corretos.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até cinco alunos.

  • Distribua cartas para cada grupo; cada carta contém um verbo ou substantivo.

  • Os grupos devem usar todas as suas cartas para construir uma história coerente.

  • Após a construção, cada grupo apresenta sua história para a classe.

  • Os demais alunos devem identificar se os verbos e substantivos foram usados corretamente.

  • Cada correção feita pela classe diminui a pontuação do grupo; o grupo com a maior pontuação vence.

Atividade 3 - Drama de Verbos e Substantivos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar o uso de verbos e substantivos na construção de diálogos e na expressão de ações e objetivos.

- Descrição: Os grupos de alunos criarão pequenas peças de teatro onde os diálogos devem ser construídos apenas com verbos e substantivos. Cada grupo receberá um cenário e personagens definidos pelo professor, e eles deverão usar sua criatividade para desenvolver uma história coerente.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até cinco alunos.

  • Distribua a cada grupo um cenário e personagens pré-determinados.

  • Os grupos devem escrever um pequeno roteiro para uma peça de teatro, usando apenas verbos e substantivos.

  • Cada grupo apresenta sua peça para a classe.

  • Após a apresentação, discuta com a classe a utilização dos verbos e substantivos e como eles contribuíram para o entendimento da história.

  • Realize uma votação para escolher a peça mais criativa e bem executada.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa de retorno é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que reflitam sobre o que aprenderam, compartilhem insights e esclareçam dúvidas. A discussão em grupo ajuda a reforçar a compreensão dos conceitos de verbos e substantivos, além de promover habilidades de comunicação e argumentação. Este momento também serve para o professor avaliar o entendimento dos alunos e a eficácia das atividades realizadas, garantindo que todos os objetivos educacionais tenham sido alcançados.

Discussão em Grupo

Para a discussão em grupo, inicie pedindo que cada grupo compartilhe suas experiências durante as atividades e o que aprenderam sobre verbos e substantivos. Encoraje os alunos a explicar como identificaram os verbos e substantivos nas palavras colocadas no jogo ou nas histórias criadas. Pode-se usar um quadro para cada grupo apresentar uma síntese visual do que discutiram.

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios ao identificar os verbos e substantivos nas atividades?

2. Como o uso de verbos e substantivos corretos influencia a clareza de uma frase ou história?

3. Houve alguma palavra que vocês classificaram de forma diferente em seu grupo? Por que acham que isso aconteceu?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da etapa de Conclusão é solidificar o aprendizado e garantir que os alunos tenham uma compreensão clara e integrada dos conceitos trabalhados. Recapitular os pontos principais ajuda a reforçar a memória e a importância dos temas abordados. Além disso, ao enfatizar a ligação entre teoria e prática e a relevância dos conteúdos no cotidiano, motiva-se os alunos a aplicarem o conhecimento adquirido em situações reais de comunicação.

Resumo

Na conclusão, o professor deve resumir os pontos chave abordados sobre verbos e substantivos, reiterando a definição de cada um e exemplificando seu uso em frases simples. Deve-se também recapitular as atividades realizadas e os conceitos aprendidos através delas.

Conexão com a Teoria

Ao longo da aula, a conexão entre teoria e prática foi estabelecida de forma robusta. Através de atividades dinâmicas e interativas, os alunos puderam aplicar diretamente o conhecimento teórico sobre verbos e substantivos, consolidando a compreensão dessas classes gramaticais e suas funções na língua portuguesa.

Fechamento

Por fim, é essencial destacar a importância dos verbos e substantivos no dia a dia, pois são fundamentais para a comunicação eficaz. A habilidade de identificar e utilizar corretamente essas palavras enriquece a capacidade de expressão e compreensão dos alunos, tanto na leitura quanto na escrita.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies