Plano de Aula | Metodologia Ativa | Substantivos e Verbos
Palavras Chave | Verbos, Substantivos, Identificação, Aplicação, Atividades Lúdicas, Interativas, Colaboração, Dramatização, Caça ao Tesouro, Montagem de História, Análise de Peças de Teatro, Discussão em Grupo, Reflexão, Comunicação Eficaz |
Materiais Necessários | Cartas com palavras, Mapas, Quadro para apresentações, Papel e canetas para anotações, Cenários para dramatização, Projetor para slides, Computador ou tablet para acessar recursos digitais |
Códigos BNCC | EF03LP08: Identificar e diferenciar, em textos, substantivos e verbos e suas funções na oração: agente, ação, objeto da ação. |
Ano Escolar | 3º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Português |
Unidade Temática | Gramática |
Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.
Objetivos
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de objetivos visa estabelecer as metas claras que os alunos devem alcançar ao final da aula. Ao definir objetivos específicos, o professor orienta o foco dos alunos durante as atividades práticas e demonstra a importância de compreender plenamente os conceitos de verbos e substantivos. Esta clareza de propósito ajuda os alunos a se engajarem de maneira mais efetiva nas atividades de aplicação em sala, garantindo que o aprendizado seja consolidado de forma ativa e participativa.
Objetivos principais:
1. Capacitar os alunos a distinguir claramente entre verbos e substantivos, identificando-os em frases simples.
2. Desenvolver a habilidade de compreensão sobre as funções de verbos e substantivos, através de exemplos práticos e interativos.
Objetivos secundários:
- Incentivar a participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo para reforçar o aprendizado colaborativo.
- Estimular a curiosidade dos alunos sobre como verbos e substantivos são utilizados no dia a dia, ampliando seu vocabulário e compreensão linguística.
Introdução
Duração: (20 - 25 minutos)
A introdução tem como finalidade despertar o interesse dos alunos e revisar conceitos prévios sobre verbos e substantivos, utilizando situações problema que estimulam o pensamento crítico e contextualizando o uso dessas classes de palavras de maneira real e lúdica. Este momento serve para engajar os estudantes e prepará-los para as atividades práticas que seguirão, garantindo que a base teórica seja aplicada de maneira significativa.
Situações Problema
1. Peça aos alunos para imaginar que são detetives da linguagem e que o desafio é encontrar todos os 'espiões' (verbos) e 'objetos importantes' (substantivos) escondidos nas frases que o professor irá projetar.
2. Proponha um cenário de teatro onde os alunos terão que atuar como personagens que só podem usar verbos e substantivos para se comunicar. Eles precisarão entender claramente os papéis dos verbos (ações) e dos substantivos (nomes) para que a peça faça sentido.
Contextualização
Explique que os verbos são como as ações em uma história, eles fazem as coisas acontecerem. Já os substantivos são os personagens, lugares e coisas que participam das ações. Utilize exemplos do cotidiano, como 'eu corro' (verbo) e 'o cachorro' (substantivo), para demonstrar como eles são usados em frases simples e em como a junção deles forma o significado completo de uma ação.
Desenvolvimento
Duração: (75 - 85 minutos)
A etapa de desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem de forma prática e intensiva os conceitos de verbos e substantivos que estudaram previamente. Utilizando metodologias ativas e lúdicas, como jogos, dramatizações e construções de histórias, esta etapa busca consolidar o aprendizado de forma engajadora e significativa. Os alunos, ao trabalharem em grupos, também desenvolvem habilidades de colaboração e comunicação, além de reforçar a compreensão dos conceitos linguísticos através da prática contínua e do feedback imediato.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Caça ao Tesouro dos Verbos e Substantivos
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Praticar a identificação e uso de verbos e substantivos em um contexto divertido e dinâmico.
- Descrição: Nesta atividade lúdica, os alunos serão divididos em grupos de até cinco pessoas e participarão de uma caça ao tesouro na sala de aula. O professor espalhará cartas pelo ambiente, cada uma contendo uma palavra. Os grupos deverão classificar a palavra como verbo ou substantivo e justificar sua escolha com uma pequena frase que use a palavra corretamente em contexto.
- Instruções:
-
Divida a turma em grupos de até cinco alunos.
-
Explique que cada grupo receberá um mapa que indica as posições das 'pistas' (cartas espalhadas pela sala).
-
Cada pista contém uma palavra que os alunos devem classificar como verbo ou substantivo.
-
Após classificar a palavra, o grupo deve formular uma pequena frase usando a palavra de maneira correta.
-
Os grupos devem retornar ao professor com suas respostas para verificar se estão corretas e receber a próxima pista.
-
O primeiro grupo a encontrar todas as palavras corretamente classificadas e utilizadas em frases vence a atividade.
Atividade 2 - Montando a História Perfeita
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Desenvolver a habilidade de usar verbos e substantivos em conjunto para construir narrativas significativas.
- Descrição: Os alunos, em grupos, receberão cartas que contêm verbos e substantivos. O desafio é usar todas as cartas para construir uma história coerente, onde os verbos descrevem as ações dos substantivos. Cada grupo apresentará sua história para a classe, que deverá identificar se os usos de verbos e substantivos estão corretos.
- Instruções:
-
Divida a classe em grupos de até cinco alunos.
-
Distribua cartas para cada grupo; cada carta contém um verbo ou substantivo.
-
Os grupos devem usar todas as suas cartas para construir uma história coerente.
-
Após a construção, cada grupo apresenta sua história para a classe.
-
Os demais alunos devem identificar se os verbos e substantivos foram usados corretamente.
-
Cada correção feita pela classe diminui a pontuação do grupo; o grupo com a maior pontuação vence.
Atividade 3 - Drama de Verbos e Substantivos
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Explorar o uso de verbos e substantivos na construção de diálogos e na expressão de ações e objetivos.
- Descrição: Os grupos de alunos criarão pequenas peças de teatro onde os diálogos devem ser construídos apenas com verbos e substantivos. Cada grupo receberá um cenário e personagens definidos pelo professor, e eles deverão usar sua criatividade para desenvolver uma história coerente.
- Instruções:
-
Divida a classe em grupos de até cinco alunos.
-
Distribua a cada grupo um cenário e personagens pré-determinados.
-
Os grupos devem escrever um pequeno roteiro para uma peça de teatro, usando apenas verbos e substantivos.
-
Cada grupo apresenta sua peça para a classe.
-
Após a apresentação, discuta com a classe a utilização dos verbos e substantivos e como eles contribuíram para o entendimento da história.
-
Realize uma votação para escolher a peça mais criativa e bem executada.
Retorno
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa de retorno é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que reflitam sobre o que aprenderam, compartilhem insights e esclareçam dúvidas. A discussão em grupo ajuda a reforçar a compreensão dos conceitos de verbos e substantivos, além de promover habilidades de comunicação e argumentação. Este momento também serve para o professor avaliar o entendimento dos alunos e a eficácia das atividades realizadas, garantindo que todos os objetivos educacionais tenham sido alcançados.
Discussão em Grupo
Para a discussão em grupo, inicie pedindo que cada grupo compartilhe suas experiências durante as atividades e o que aprenderam sobre verbos e substantivos. Encoraje os alunos a explicar como identificaram os verbos e substantivos nas palavras colocadas no jogo ou nas histórias criadas. Pode-se usar um quadro para cada grupo apresentar uma síntese visual do que discutiram.
Perguntas Chave
1. Quais foram os maiores desafios ao identificar os verbos e substantivos nas atividades?
2. Como o uso de verbos e substantivos corretos influencia a clareza de uma frase ou história?
3. Houve alguma palavra que vocês classificaram de forma diferente em seu grupo? Por que acham que isso aconteceu?
Conclusão
Duração: (5 - 10 minutos)
A finalidade da etapa de Conclusão é solidificar o aprendizado e garantir que os alunos tenham uma compreensão clara e integrada dos conceitos trabalhados. Recapitular os pontos principais ajuda a reforçar a memória e a importância dos temas abordados. Além disso, ao enfatizar a ligação entre teoria e prática e a relevância dos conteúdos no cotidiano, motiva-se os alunos a aplicarem o conhecimento adquirido em situações reais de comunicação.
Resumo
Na conclusão, o professor deve resumir os pontos chave abordados sobre verbos e substantivos, reiterando a definição de cada um e exemplificando seu uso em frases simples. Deve-se também recapitular as atividades realizadas e os conceitos aprendidos através delas.
Conexão com a Teoria
Ao longo da aula, a conexão entre teoria e prática foi estabelecida de forma robusta. Através de atividades dinâmicas e interativas, os alunos puderam aplicar diretamente o conhecimento teórico sobre verbos e substantivos, consolidando a compreensão dessas classes gramaticais e suas funções na língua portuguesa.
Fechamento
Por fim, é essencial destacar a importância dos verbos e substantivos no dia a dia, pois são fundamentais para a comunicação eficaz. A habilidade de identificar e utilizar corretamente essas palavras enriquece a capacidade de expressão e compreensão dos alunos, tanto na leitura quanto na escrita.