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Plano de aula de Acentuação: Introdução

Português

Original Teachy

'EF03LP04'

Acentuação: Introdução

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Acentuação: Introdução

Palavras ChaveAcentuação, Acentos gráficos, Acento agudo, Acento circunflexo, Acento grave, Oxítonas, Paroxítonas, Proparoxítonas, Pronúncia, Ortografia, Exemplos práticos, Regras de acentuação, Identificação, Correção, Leitura, Escrita
Materiais NecessáriosQuadro branco, Marcadores, Apagador, Caderno dos alunos, Lápis ou caneta, Folhas de exercícios impressas, Projetor (opcional), Slides de apresentação (opcional)
Códigos BNCCEF03LP04: Usar acento gráfico (agudo ou circunflexo) em monossílabos tônicos terminados em a, e, o e em palavras oxítonas terminadas em a, e, o, seguidas ou não de s.
Ano Escolar3º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é preparar os alunos para a compreensão básica do conceito de acentuação, destacando a importância de reconhecer e aplicar corretamente os acentos gráficos nas palavras. Isso é essencial para a construção de uma base sólida em ortografia e leitura, habilidades fundamentais para o desenvolvimento linguístico dos alunos.

Objetivos principais:

1. Identificar palavras que necessitam de acentos gráficos.

2. Utilizar corretamente os acentos gráficos nas palavras.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é preparar os alunos para a compreensão básica do conceito de acentuação, destacando a importância de reconhecer e aplicar corretamente os acentos gráficos nas palavras. Isso é essencial para a construção de uma base sólida em ortografia e leitura, habilidades fundamentais para o desenvolvimento linguístico dos alunos.

Contexto

Comece a aula explicando aos alunos que a acentuação é uma parte importante da escrita e da leitura em português. Diga que os acentos ajudam a pronunciar corretamente as palavras e a distinguir palavras que têm a mesma escrita, mas significados diferentes. Mostre exemplos simples no quadro, como 'avó' e 'avô', 'pêra' e 'pera'. Explique que, ao longo da aula, eles vão aprender quando usar cada tipo de acento e por que isso é importante.

Curiosidades

Sabia que a acentuação pode mudar totalmente o significado de uma palavra? Por exemplo, 'papa' é o líder da Igreja Católica, enquanto 'pápa' é a forma imperativa do verbo 'papar', que significa comer. Esse pequeno símbolo pode fazer uma grande diferença!

Desenvolvimento

Duração: (50 - 60 minutos)

A finalidade desta etapa é fornecer aos alunos um entendimento detalhado e prático sobre os diferentes tipos de acentos gráficos e suas regras de uso. Isso ajudará os alunos a identificar e aplicar corretamente os acentos, melhorando sua ortografia e leitura.

Tópicos Abordados

1. Introdução aos Acentos: Explique o que são acentos gráficos e por que são importantes na língua portuguesa. Dê exemplos básicos de palavras acentuadas e não acentuadas e como a pronúncia e o significado podem mudar. 2. Tipos de Acentos: Detalhe os três principais tipos de acentos gráficos: agudo (´), circunflexo (^) e grave (`). Explique as regras básicas de uso de cada um deles com exemplos práticos. 3. Acento Agudo: Mostre exemplos de palavras que utilizam o acento agudo, como café, chapéu e você. Explique que o acento agudo é usado para marcar a sílaba tônica em palavras paroxítonas e oxítonas. 4. Acento Circunflexo: Apresente exemplos de palavras com acento circunflexo, como você, pêssego e ângulo. Explique que o acento circunflexo é usado para marcar a sílaba tônica em palavras paroxítonas e oxítonas e para distinguir homônimos. 5. Acento Grave: Explique que o acento grave é utilizado em casos de crase, principalmente em combinações com a preposição 'a' e o artigo 'a', como em à, às, àquele. 6. Regras de Acentuação: Aborde algumas das principais regras de acentuação, como a regra das oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. Dê exemplos claros e peça aos alunos para anotarem essas regras. 7. Exemplos Práticos: Escreva várias palavras no quadro e peça aos alunos para identificarem quais palavras estão corretamente acentuadas e quais não estão. Corrija os erros juntos e explique o porquê das correções.

Questões para Sala de Aula

1. Qual é a diferença entre as palavras 'avó' e 'avô'? Como a acentuação muda o significado dessas palavras? 2. Escreva a palavra 'pé' com o acento correto. Explique por que esse acento é necessário. 3. Identifique e corrija a acentuação na seguinte frase: 'O médico disse que eu deveria comer mais pêra.'

Discussão de Questões

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o entendimento dos alunos sobre a acentuação gráfica, garantindo que eles compreendam as regras e apliquem corretamente os acentos nas palavras. Este momento de retorno também permite que os alunos compartilhem suas dificuldades e aprendizados, promovendo um ambiente interativo e colaborativo.

Discussão

  • Qual é a diferença entre as palavras 'avó' e 'avô'? Como a acentuação muda o significado dessas palavras?

  • Explique que 'avó' com acento agudo na última sílaba refere-se à mãe do pai ou da mãe, ou seja, a mãe dos pais dos alunos. Já 'avô' com acento circunflexo refere-se ao pai do pai ou da mãe. A acentuação, portanto, é crucial para dar o significado correto à palavra.

  • Escreva a palavra 'pé' com o acento correto. Explique por que esse acento é necessário.

  • A palavra 'pé' deve ser escrita com acento agudo na letra 'e'. Explique que o acento agudo é necessário para indicar a sílaba tônica, que é a última sílaba da palavra, destacando a pronúncia correta. Sem o acento, a palavra seria lida de forma incorreta, perdendo seu significado.

  • Identifique e corrija a acentuação na seguinte frase: 'O médico disse que eu deveria comer mais pêra.'

  • A frase correta seria: 'O médico disse que eu deveria comer mais pêra.'. Explique que 'médico' precisa do acento circunflexo na letra 'e' para marcar a sílaba tônica e 'pêra' precisa do acento circunflexo na letra 'e' para diferenciar de 'pera', que é um verbo. A acentuação ajuda a pronunciar corretamente e a entender o contexto da frase.

Engajamento dos Alunos

1. Por que é importante usar acentos gráficos nas palavras? Discutam como isso ajuda na comunicação. 2. Vocês conseguem pensar em outras palavras que mudam de significado quando são acentuadas? Escrevam algumas no quadro. 3. Como vocês se sentiram ao corrigir as palavras? Foi fácil ou difícil identificar onde os acentos deveriam estar? 4. Peça aos alunos para criarem frases com palavras acentuadas e compartilhem com a turma. Pergunte aos colegas se a acentuação está correta e por quê. 5. Pergunte aos alunos quais estratégias eles podem usar para lembrar das regras de acentuação. Discutam em grupo.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o conteúdo apresentado ao longo da aula, garantindo que os alunos compreendam e retenham as informações sobre acentuação gráfica. Este momento também permite que os alunos façam conexões entre a teoria e a prática, reconhecendo a importância do conteúdo para o seu desenvolvimento linguístico.

Resumo

  • Introdução aos acentos gráficos e sua importância na língua portuguesa.
  • Apresentação dos três principais tipos de acentos: agudo, circunflexo e grave.
  • Exemplos práticos de palavras com acento agudo, circunflexo e grave.
  • Regras básicas de acentuação para palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
  • Exercícios de identificação e correção de palavras acentuadas.

A aula conectou a teoria com a prática ao incluir exemplos práticos de palavras acentuadas e não acentuadas, bem como exercícios onde os alunos puderam identificar e corrigir a acentuação das palavras. Isso ajudou a solidificar o entendimento das regras de acentuação e a aplicação prática no dia a dia dos alunos.

A acentuação é fundamental para a correta pronúncia e entendimento das palavras na língua portuguesa. Saber acentuar corretamente as palavras facilita a comunicação escrita e oral, evitando mal-entendidos. Além disso, conhecer as regras de acentuação ajuda os alunos em suas leituras e na escrita de textos, preparando-os melhor para a vida acadêmica e social.

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