Entrar

Plano de aula de Substantivos e Verbos

Português

Original Teachy

'EF03LP08'

Substantivos e Verbos

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Fornecer aos alunos uma compreensão básica do que são substantivos e verbos, e como eles são usados na língua portuguesa.

  2. Capacitar os alunos a identificar e diferenciar substantivos e verbos em diferentes contextos, incluindo textos de leitura, histórias ou frases simples.

  3. Promover a prática ativa dos alunos na identificação e uso de substantivos e verbos, através de atividades práticas em sala de aula e em casa.

O professor deve apresentar os objetivos de aprendizagem de maneira clara e envolvente para os alunos, incentivando-os a participar ativamente das atividades de aprendizagem. O professor pode usar exemplos do dia a dia dos alunos para ilustrar a importância e a relevância dos substantivos e verbos na comunicação diária. O professor também deve encorajar os alunos a fazer perguntas e a compartilhar suas próprias experiências e conhecimentos sobre o assunto.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de conceitos anteriores: O professor inicia a aula recordando os alunos sobre o que são palavras e a importância delas na comunicação. Pode-se fazer isso através de perguntas simples, como "O que é uma palavra?" e "Por que precisamos de palavras para nos comunicar?". Essa revisão é crucial para a compreensão dos conceitos de substantivos e verbos.

  2. Situações problema: O professor, então, propõe duas situações problema para engajar os alunos:

    • "Imagine que você está brincando no parque. Quais são as palavras que você usaria para descrever o que está acontecendo ao seu redor?" (possíveis respostas: árvore, escorregador, correr, pular, etc.)
    • "Agora, imagine que você está contando uma história sobre o seu dia. Quais são as palavras que você usaria para falar sobre as coisas que você fez?" (possíveis respostas: eu, fui, brinquei, comi, etc.)
  3. Contextualização: O professor explica que as palavras que usamos para descrever pessoas, lugares, objetos e ações são chamadas de substantivos e verbos. Ele também enfatiza a importância dessas duas classes de palavras na construção de frases e na comunicação efetiva.

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre a língua portuguesa, como o fato de que o português tem mais de 450.000 palavras, tornando-se a sexta língua mais falada do mundo. Além disso, o professor pode mostrar como as palavras podem mudar de classe gramatical, como o substantivo "rio" que pode se tornar um verbo na frase "Eu rio muito".

  5. Introdução do tópico: Por fim, o professor introduz o tópico da aula: substantivos e verbos, explicando que eles são peças importantes na construção das frases. Ele pode dar alguns exemplos iniciais de substantivos e verbos, como "casa" (substantivo) e "correr" (verbo), e pedir aos alunos que identifiquem mais exemplos ao seu redor. O professor deve reforçar que, ao final da aula, os alunos serão capazes de identificar e diferenciar substantivos e verbos.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Para a etapa de desenvolvimento, sugere-se que sejam apresentadas as seguintes atividades, que podem ser adaptadas conforme a necessidade do professor ou da turma.

  1. Jogo do Substantivo e do Verbo (10 - 12 minutos)

    • Divida a turma em dois grupos e organize duas filas, uma para cada time.
    • Explique que você vai mostrar uma palavra e o grupo que identificar corretamente se é um substantivo ou um verbo ganha um ponto.
    • Comece com palavras simples e do cotidiano dos alunos, como "casa", "comer", "gato", "pular", "eu", "beber", etc.
    • O aluno que ganhou o ponto vai para o final da fila e o jogo continua até que todos tenham tido a oportunidade de participar.
    • Ao final, o grupo com mais pontos ganha.
    • Esta atividade permite que os alunos pratiquem a identificação de substantivos e verbos de maneira lúdica e cooperativa.
  2. Caça ao Substantivo e ao Verbo (10 - 12 minutos)

    • Antes da aula, o professor esconde pela sala de aula cartões com palavras escritas (substantivos e verbos).
    • Os alunos, divididos em grupos, devem encontrar os cartões e classificar as palavras como substantivos ou verbos.
    • O grupo que encontrar e classificar corretamente a maior quantidade de palavras em um tempo determinado ganha.
    • Esta atividade promove a competição saudável entre os alunos, além de estimular a percepção visual e a agilidade na identificação das palavras.
  3. Teatro de Substantivos e Verbos (15 - 18 minutos)

    • O professor pode propor que a turma organize pequenas peças de teatro, onde os alunos devem representar substantivos e verbos.
    • Para isso, divida a turma em grupos pequenos e dê a cada grupo um envelope com cartões que contenham palavras escritas (substantivos e verbos).
    • Os alunos devem, sem falar, organizar as palavras em duas colunas, uma para substantivos e outra para verbos.
    • Em seguida, os alunos devem escolher uma palavra de cada coluna e, em sequência (semelhante a uma frase), encenar a palavra.
    • Por exemplo, se eles escolherem "menina" (substantivo) e "corre" (verbo), um aluno pode imitar uma menina correndo.
    • O grupo que conseguir encenar o maior número de palavras corretamente em um tempo determinado ganha.
    • Esta atividade promove a criatividade, a colaboração e o trabalho em equipe, além de consolidar o conhecimento sobre substantivos e verbos.

Estas são apenas sugestões de atividades. O professor pode optar por realizar uma ou mais atividades, de acordo com o tempo disponível e o perfil da turma. O mais importante é garantir que os alunos estejam ativamente envolvidos na identificação e classificação de substantivos e verbos, de forma lúdica e prazerosa.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos)

    • Após a conclusão das atividades, o professor deve reunir todos os alunos em um círculo e promover uma discussão sobre as soluções encontradas em cada atividade.
    • O professor pode começar pedindo a um representante de cada grupo que compartilhe as palavras que conseguiram identificar como substantivos e verbos durante as atividades.
    • O professor deve fazer perguntas dirigidas para o grupo, como "Por que vocês acham que essa palavra é um substantivo/verbo?" ou "Como vocês sabem que essa palavra é um substantivo/verbo?".
    • Durante a discussão, o professor deve reforçar os conceitos de substantivos e verbos, corrigir eventuais equívocos e elogiar o esforço e a participação de todos os alunos.
  2. Conexão com a Teoria (3 - 4 minutos)

    • Após a discussão, o professor deve retomar os conceitos de substantivos e verbos apresentados no início da aula e fazer a conexão com as atividades realizadas.
    • O professor pode perguntar, por exemplo, "Como as atividades de hoje ajudaram vocês a entender o que são substantivos e verbos?" ou "Vocês conseguem pensar em outros exemplos de substantivos e verbos?"
    • Essa etapa é importante para que os alunos percebam a aplicação prática dos conceitos teóricos e internalizem a aprendizagem de maneira mais efetiva.
  3. Reflexão Final (2 minutos)

    • Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam por um minuto sobre o que aprenderam naquela aula.
    • O professor pode fazer duas perguntas simples para orientar a reflexão dos alunos:
      1. "O que vocês acharam mais fácil na identificação de substantivos e verbos?"
      2. "O que vocês acharam mais difícil na identificação de substantivos e verbos?"
    • O professor deve incentivar os alunos a compartilhar suas respostas, promovendo um ambiente de respeito e valorização da opinião de cada um.

O retorno é uma etapa crucial do plano de aula, pois permite ao professor avaliar o progresso dos alunos, reforçar os conceitos aprendidos e identificar possíveis lacunas de aprendizagem. Além disso, estimula a reflexão e a metacognição, habilidades essenciais para o desenvolvimento do pensamento crítico e da autonomia dos alunos.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Sumarização do Conteúdo (2 - 3 minutos)

    • O professor deve começar a conclusão recapitulando os principais pontos aprendidos na aula: o que são substantivos e verbos, como identificá-los e a importância deles na construção das frases.
    • Ele pode usar exemplos dados pelos alunos durante a aula para reforçar os conceitos e as definições.
    • O professor também deve lembrar aos alunos que eles tiveram a oportunidade de praticar a identificação de substantivos e verbos de várias maneiras divertidas e interativas.
  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos)

    • Em seguida, o professor deve explicar como a aula conectou a teoria (definições e conceitos de substantivos e verbos) com a prática (atividades de identificação e classificação de palavras).
    • Ele pode ressaltar que, ao participarem das atividades, os alunos puderam aplicar os conceitos aprendidos e entender melhor como substantivos e verbos são usados na comunicação cotidiana.
    • É importante que os alunos percebam a relevância e a utilidade do que aprenderam, e como isso pode contribuir para a melhoria de suas habilidades de leitura, escrita e comunicação.
  3. Materiais Extras (1 minuto)

    • O professor pode sugerir alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o assunto. Isso pode incluir jogos online interativos, vídeos educativos, livros de gramática infantil, entre outros.
    • Por exemplo, o professor pode indicar o site "Escola Kids" que oferece uma variedade de jogos, atividades e artigos sobre gramática para crianças.
    • O professor deve ressaltar que esses materiais são opcionais e que o mais importante é que os alunos pratiquem a identificação e o uso de substantivos e verbos em suas atividades diárias de leitura e escrita.
  4. Relevância do Assunto (1 - 2 minutos)

    • Por fim, o professor deve concluir a aula enfatizando a importância do conhecimento sobre substantivos e verbos para a comunicação efetiva.
    • Ele pode explicar que, ao entender a função e a importância de substantivos e verbos, os alunos serão capazes de construir frases mais claras e coerentes, e de expressar suas ideias de maneira mais precisa e eficaz.
    • Além disso, o professor pode dizer aos alunos que, ao aprenderem a identificar e diferenciar substantivos e verbos, eles estarão desenvolvendo habilidades importantes para a leitura, a escrita e a compreensão de textos.
    • O professor pode dar exemplos de como os substantivos e os verbos são usados em diferentes contextos, desde a leitura de um livro até a escrita de uma redação, e como essas habilidades são valorizadas em diferentes áreas da vida e do trabalho.

A conclusão é uma etapa fundamental do plano de aula, pois permite ao professor revisar e reforçar os principais pontos de aprendizagem, conectar a teoria e a prática, e ressaltar a relevância e a aplicabilidade do que foi aprendido. Além disso, ela fornece aos alunos recursos adicionais para aprofundar seu conhecimento e motivação para continuar aprendendo.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies