Entrar

Plano de aula de Registro Audiovisual

Artes

Original Teachy

'EF15AR16'

Registro Audiovisual

Objetivos

(5 - 10 minutos)

  1. Objetivo Principal:

    • Compreender a importância dos registros audiovisuais e como eles podem ser usados para registrar e compartilhar informações.
  2. Objetivo Principal:

    • Reconhecer diferentes formas de registros audiovisuais, incluindo música e imagens, e como cada um contribui para a expressão artística.
  3. Objetivo Principal:

    • Desenvolver habilidades práticas na criação de registros audiovisuais simples, como gravações de áudio e vídeos.

Objetivos Secundários:

  • Aplicar conhecimento adquirido sobre registros audiovisuais para explorar e apreciar exemplos de arte audiovisual.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico por meio da exploração de formas variadas de registros audiovisuais.
  • Desenvolver habilidades de colaboração e comunicação ao trabalhar em grupos para criar registros audiovisuais.

Introdução

(10 - 15 minutos)

  1. Relembrando conceitos: O professor inicia a aula relembrando os conceitos de áudio e visual, e como esses elementos são usados para transmitir informações e expressões artísticas. Pode ser feita uma breve discussão sobre como esses elementos são usados no dia a dia, como na televisão, no cinema, na música, entre outros.

  2. Situações Problema:

    • O professor pode propor aos alunos que imaginem como seria o mundo sem a possibilidade de registrar sons e imagens, levando-os a refletir sobre a importância do registro audiovisual na sociedade atual.

    • Outra situação pode ser a de explicar como seria possível compartilhar um momento importante como um aniversário ou um evento escolar com alguém que não pode estar presente. Isso levará a discussão para a importância do registro audiovisual.

  3. Contextualização: Após as situações problema, o professor pode mostrar exemplos reais de como o registro audiovisual é usado em diversas áreas, como jornalismo, cinema, música, entre outros, e como isso impacta na vida dos alunos, como assistir a um desenho animado, ouvir uma música ou assistir a notícias na televisão.

  4. Ganhando a atenção dos alunos:

    • O professor pode introduzir a aula com uma curiosidade sobre a história do registro audiovisual, como o fato de que o primeiro filme da história foi feito pelos irmãos Lumière, em 1895, e a primeira gravação de som foi feita por Thomas Edison em 1877.

    • Outro fato interessante é que antes da invenção da câmera e do gravador, as pessoas precisavam usar a pintura, a escrita e a música ao vivo para registrar e compartilhar eventos. Esses fatos podem despertar nos alunos a curiosidade sobre como essas invenções revolucionaram a forma como as pessoas se comunicam e expressam artisticamente.

Desenvolvimento

(20 - 25 minutos)

  1. Apresentação da Teoria:

    • O que é um Registro Audiovisual? (5 minutos): O professor deve explicar que um registro audiovisual é uma maneira de capturar e guardar sons e imagens para serem reproduzidos posteriormente. Explicar, também, que os registros audiovisuais podem ser usados para muitos propósitos, como para manter memórias, compartilhar informações ou criar arte.

    • Reconhecimento de registros audiovisuais (5 minutos): Dando continuidade, o professor pode apresentar diferentes exemplos de registros audiovisuais. Podem ser exibidos trechos de um filme, um vídeo musical, uma notícia em vídeo, um podcast, etc. Concluindo essa etapa, os alunos serão questionados para reconhecerem qual tipo de registro cada exemplo representou.

    • Papel dos registros audiovisuais na sociedade (5 minutos): O professor pode conversar sobre a relevância dos registros audiovisuais para a sociedade moderna, destacando seu papel em diversas áreas como o entretenimento, a transmissão de notícias, a educação e o próprio registro da história da humanidade.

  2. Construção de Conhecimento Prático:

    • Quebra-cabeça de Equipamentos de Registros Audiovisuais (5 minutos): Podem ser espalhadas imagens de diferentes equipamentos usados para fazer registros audiovisuais (como câmera de vídeo, gravador de som, celular, microfone, etc.) e os alunos, em grupos, podem montar essas peças no quadro classificando-as como ferramentas para registro de áudio ou vídeo.

    • Discussão Dirigida (5 minutes): Depois do "quebra-cabeça", o professor pode abrir uma discussão, solicitando que os alunos expliquem o que cada equipamento faz, quais são suas funções e quando se poderia utilizá-los.

  3. Aplicações Práticas

    • Roteiro de um minuto (10 minutos): Divididos em grupos, os alunos devem criar um roteiro para um pequeno vídeo ou gravação de áudio de um minuto, que poderia ser uma pequena notícia, uma história, uma música, uma piada, etc.

    • Montagem do Registro Audiovisual (5 minutos): Com o roteiro pronto, os alunos podem começar a fazer seus registros audiovisuais, utilizando os equipamentos disponíveis, como celulares e tablets. Esta atividade prática permite que os alunos apliquem o que aprenderam, e também desenvolvam habilidades de colaboração e expressão criativa.

    • Compartilhamento e análise dos registros (10 minutos): Ao final, cada grupo pode reproduzir seus registros para a turma, e juntos, podem discutir o processo de criação, as dificuldades encontradas e como cada registro se encaixa no conceito de registro audiovisual discutido em sala.

Retorno

(5 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (2 - 3 minutos):

    • O professor deve incentivar uma discussão em grupo com todos os alunos para compartilhar as soluções ou conclusões encontradas por cada grupo na atividade de criação de registro audiovisual.

    • Cada grupo pode apresentar seu trabalho, explicando o conceito por trás de seu registro audiovisual, as escolhas que fizeram durante a criação e como resolveram os desafios encontrados.

    • O professor pode aproveitar este momento para fazer perguntas que possam aprofundar a compreensão dos alunos sobre o tema, como por exemplo, por que escolheram esse formato de registro, quais foram as dificuldades encontradas, como resolveram essas dificuldades, entre outras.

  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos):

    • Após as apresentações e discussões, o professor deve retomar a teoria apresentada no início da aula e relacioná-la com as atividades práticas realizadas pelos alunos.

    • O professor pode ressaltar os pontos mais importantes da teoria e como eles se manifestaram nos trabalhos dos alunos. Pode ser ressaltado, por exemplo, como a importância dos registros audiovisuais na sociedade e na arte foi observada nas apresentações dos alunos.

    • Essa conexão entre a teoria e a prática é essencial para que os alunos possam consolidar o conhecimento adquirido e entender a aplicabilidade do que aprenderam.

  3. Reflexão sobre o Aprendizado (1 - 2 minutos):

    • Para finalizar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam por um minuto sobre o que aprenderam na aula.

    • Duas perguntas simples podem ser propostas para orientar a reflexão dos alunos: "O que você aprendeu hoje sobre registros audiovisuais que você não sabia antes?" e "Como você pode usar o que aprendeu hoje em sua vida diária ou em outras disciplinas?"

    • Os alunos podem compartilhar suas reflexões com a turma, o que permite ao professor avaliar a efetividade da aula e identificar possíveis dificuldades de aprendizado que precisam ser abordadas em aulas futuras.

  4. Feedback e Encerramento (1 - 2 minutos):

    • O professor pode finalizar a aula agradecendo a participação dos alunos, dando feedback sobre as atividades realizadas e ressaltando a importância do conhecimento adquirido.

    • O professor deve também encorajar os alunos a continuarem explorando o tema de registros audiovisuais fora da sala de aula, seja assistindo a filmes, ouvindo música, fazendo suas próprias gravações ou observando como os registros audiovisuais são usados em diferentes contextos.

Conclusão

(5 - 10 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos):

    • O professor fará uma recapitulação final e geral dos principais pontos que foram abordados durante a aula. Isso inclui a definição de registro audiovisual, a importância dos registros audiovisuais na sociedade, a variedade de formas que os registros audiovisuais podem assumir e a importância dos equipamentos utilizados para criar esses registros.
  2. Conexão Teoria-Prática (2 - 3 minutos):

    • O professor destacará como os alunos conseguiram aplicar a teoria aprendida na prática durante a atividade de criação de um registro audiovisual. Essa conexão entre a teoria e a prática ajuda a consolidar o aprendizado e a tornar os conceitos mais tangíveis para os alunos.
  3. Sugestões de Materiais Extras (1 - 2 minutos):

    • Para complementar o que foi aprendido na aula, o professor pode sugerir alguns recursos adicionais para os alunos explorarem em casa. Isso pode incluir sites com informações adicionais sobre a história do registro audiovisual, vídeos do YouTube que ilustram diferentes técnicas de gravação de áudio e vídeo, ou mesmo filmes e músicas que são exemplos notáveis de arte audiovisual.
  4. Importância no Dia a Dia (1 - 2 minutos):

    • Por fim, o professor irá resumir a importância do registro audiovisual em nossas vidas cotidianas. Isso pode incluir a maneira como usamos registros audiovisuais para capturar memórias importantes, como aniversários e formaturas, como consumimos entretenimento, como filmes e música, e como nos mantemos informados sobre o mundo ao nosso redor, através de notícias e documentários.
  5. Encerramento (1 minuto):

    • O professor encerra a aula reforçando o quão importante é o conhecimento sobre registros audiovisuais, não apenas para a disciplina de Artes, mas também para a vida cotidiana dos alunos. Ele/ela pode encorajar os alunos a considerar como eles usam e interagem com registros audiovisuais em suas vidas diárias e a explorar mais formas de se expressar através das artes audiovisuais.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies