Entrar

Plano de aula de Paisagens: Natural e Urbana

Geografia

Original Teachy

'EF04GE09'

Paisagens: Natural e Urbana

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Identificar e diferenciar paisagens naturais e urbanas: Os alunos serão capazes de distinguir as características de uma paisagem natural (como montanhas, rios, florestas) de uma paisagem urbana (como prédios, ruas, parques urbanos).

  2. Reconhecer elementos das paisagens naturais e urbanas: Os alunos serão capazes de identificar os elementos que compõem as paisagens naturais e urbanas, como animais, plantas, pessoas, construções, veículos, entre outros.

  3. Compreender a ação humana na transformação das paisagens: Os alunos irão perceber que as paisagens urbanas são moldadas pela ação humana, enquanto as paisagens naturais são formadas pela natureza, com pouca ou nenhuma interferência humana.

Objetivos Secundários:

  • Estimular a observação e o pensamento crítico: Os alunos serão incentivados a observar as paisagens ao seu redor e a pensar criticamente sobre como essas paisagens foram formadas e o papel que as pessoas desempenham em sua transformação.

  • Desenvolver a linguagem oral e a capacidade de expressão: Os alunos serão encorajados a descrever as paisagens que observam e a expressar suas ideias e pensamentos de forma clara e coerente.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Relembrando conteúdos anteriores: O professor começará a aula relembrando os alunos sobre o que eles já aprenderam em aulas anteriores de geografia, como a diferença entre cidade e campo, os tipos de moradia (casas, apartamentos) e os meios de transporte (carro, ônibus, bicicleta). Esses conceitos serão importantes para a compreensão do tópico atual.

  2. Situações-problema: O professor apresentará duas situações para despertar a curiosidade dos alunos e introduzir o tópico:

    • Primeira situação: "Vocês já pararam para pensar por que vemos tantos prédios, carros e pessoas quando estamos na cidade, mas quando vamos para uma área mais afastada, como um parque ou uma floresta, vemos mais árvores, pássaros e animais?"
    • Segunda situação: "Vocês já imaginaram como seria nosso bairro ou nossa cidade se não tivesse nenhuma pessoa para construir as casas, as ruas ou os parques?"
  3. Contextualização: O professor explicará que o estudo das paisagens naturais e urbanas é importante para entendermos o mundo ao nosso redor. Ele mencionará que, assim como os artistas pintam paisagens em seus quadros, os geógrafos estudam as paisagens para entender como as pessoas vivem e interagem com o ambiente.

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor apresentará algumas curiosidades e fatos divertidos relacionados ao tema:

    • Curiosidade 1: "Vocês sabiam que a maior parte da superfície do nosso planeta é coberta por água? Isso é chamado de paisagem natural aquática."
    • Curiosidade 2: "E que as cidades também podem ter áreas verdes, como parques e jardins? Essas são chamadas de paisagens urbanas verdes e ajudam a tornar as cidades mais bonitas e agradáveis para as pessoas."

O objetivo dessa introdução é despertar a curiosidade dos alunos, fazendo com que eles se interessem pelo assunto e queiram aprender mais sobre as paisagens naturais e urbanas. Além disso, a revisão de conteúdos anteriores e as situações-problema ajudam a preparar o terreno para a compreensão do tópico.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Teoria sobre Paisagens Naturais e Urbanas: (10 - 12 minutos)

    • O professor iniciará a sessão de teoria explicando de maneira clara e acessível o que são paisagens naturais e paisagens urbanas.

    • Paisagens naturais: O professor mostrará exemplos de paisagens naturais, como montanhas, rios, florestas e campos, destacando que essas paisagens são formadas pela natureza, sem a interferência direta das pessoas.

    • Paisagens urbanas: Em seguida, o professor apresentará exemplos de paisagens urbanas, como cidades, bairros, praças e parques urbanos. Ele explicará que as paisagens urbanas são moldadas pela ação humana, com construções de casas, prédios, ruas e avenidas, além da presença de veículos e pessoas.

    • Características de cada tipo de paisagem: O professor destacará as principais características que diferenciam as paisagens naturais das paisagens urbanas, ressaltando a presença de elementos naturais (como árvores, animais, rios) nas paisagens naturais e a predominância de elementos construídos pelo homem (como edifícios, estradas, veículos) nas paisagens urbanas.

  2. Atividade 1 - "Caça-palavras das Paisagens": (5 - 6 minutos)

    • Para reforçar o conteúdo teórico, o professor proporá uma atividade lúdica: a "Caça-palavras das Paisagens".

    • O professor distribuirá uma folha de atividades que contém uma grade com letras embaralhadas e uma lista de palavras relacionadas às paisagens naturais e urbanas.

    • Os alunos deverão encontrar as palavras na grade e, quando encontrarem, deverão circulá-las. As palavras podem incluir: rio, praia, cidade, parque, montanha, casa, estrada, floresta, prédio, entre outras.

    • O professor circulará pela sala para ajudar os alunos, esclarecer dúvidas e reforçar o aprendizado.

  3. Atividade 2 - "Construindo uma Paisagem": (10 - 12 minutos)

    • O professor explicará a segunda atividade, "Construindo uma Paisagem", explicando que os alunos terão a oportunidade de criar suas próprias paisagens naturais e urbanas.

    • Para isso, o professor distribuirá materiais como papel, lápis de cor, giz de cera, cola, tesoura, revistas, entre outros.

    • Os alunos serão divididos em grupos de até 5 alunos e cada grupo receberá uma folha grande de papel e os materiais para construção.

    • Cada grupo terá a tarefa de desenhar uma paisagem natural e uma paisagem urbana, usando os materiais disponíveis. Eles deverão incluir tantos elementos quanto possível em cada paisagem, como árvores, animais, construções, veículos, pessoas, entre outros.

    • O professor acompanhará o trabalho dos grupos, orientando-os, estimulando a colaboração e a criatividade.

    • Ao final da atividade, cada grupo apresentará sua paisagem para a turma, explicando os elementos que incluíram e o porquê. O professor aproveitará essas apresentações para reforçar os conceitos aprendidos e avaliar a compreensão dos alunos.

Essa etapa do plano de aula tem como objetivo proporcionar um aprendizado ativo, envolvendo os alunos em atividades práticas que reforçam os conceitos teóricos apresentados. Através das atividades "Caça-palavras das Paisagens" e "Construindo uma Paisagem", os alunos serão capazes de identificar e diferenciar paisagens naturais e urbanas, reconhecer seus elementos e compreender a influência humana na transformação das paisagens.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo: (5 - 6 minutos)

    • O professor irá reunir todos os alunos em uma grande roda para promover uma discussão em grupo sobre as atividades realizadas. Cada grupo terá a oportunidade de apresentar a paisagem que criou e explicar os elementos que incluiu e o porquê.

    • Durante as apresentações, o professor incentivará os alunos a fazerem perguntas aos colegas, a expressarem suas opiniões e a compararem as paisagens criadas com as que eles observam em seu dia a dia.

    • O professor fará perguntas para estimular a reflexão e a compreensão dos alunos, como: "Por que vocês acham que incluíram mais prédios do que árvores na paisagem urbana?" ou "Vocês acham que nossa cidade poderia ter mais áreas verdes, como parques e jardins? Por quê?".

  2. Conexão com a Teoria: (3 - 4 minutos)

    • Após as apresentações, o professor fará uma breve recapitulação dos conceitos teóricos discutidos no início da aula, reforçando a diferença entre paisagens naturais e urbanas e o papel da ação humana na transformação das paisagens.

    • O professor fará conexões entre as atividades práticas e a teoria, destacando como os alunos aplicaram o que aprenderam ao desenhar suas paisagens e ao discutir sobre elas.

  3. Reflexão Final: (2 - 3 minutos)

    • Para encerrar a aula, o professor proporá um momento de reflexão individual. Os alunos serão convidados a pensar sobre o que aprenderam na aula e a responder duas perguntas simples:

      • Pergunta 1: "O que você mais gostou de aprender sobre paisagens naturais e urbanas hoje e por quê?"
      • Pergunta 2: "Como você pode usar o que aprendeu hoje para entender melhor as paisagens que vê ao seu redor?"
    • O professor dará um minuto para os alunos pensarem sobre as respostas. Em seguida, alguns voluntários serão convidados a compartilhar suas reflexões com a turma.

Este momento de retorno é essencial para consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos reflitam sobre o que aprenderam e façam conexões entre a teoria, as atividades práticas e o mundo real. Além disso, a discussão em grupo e a reflexão individual estimulam o pensamento crítico e a expressão oral dos alunos, habilidades fundamentais para o seu desenvolvimento acadêmico e pessoal.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo da Aula: (2 - 3 minutos)

    • O professor iniciará a conclusão da aula fazendo um breve resumo dos principais pontos abordados na aula. Ele relembrará os alunos sobre a diferença entre paisagens naturais e urbanas, os elementos que compõem cada tipo de paisagem e a influência humana na transformação das paisagens.

    • O professor poderá usar as ilustrações das paisagens criadas pelos alunos durante a atividade "Construindo uma Paisagem" para reforçar os conceitos e tornar a revisão mais lúdica e interativa.

  2. Conexão entre Teoria, Atividades Práticas e Aplicações: (1 - 2 minutos)

    • Em seguida, o professor explicará como a aula conectou a teoria, as atividades práticas e as aplicações. Ele reforçará que, ao aprender sobre as paisagens naturais e urbanas, os alunos não apenas adquiriram conhecimento teórico, mas também desenvolveram habilidades práticas, como observação, pensamento crítico e expressão oral.

    • O professor destacará que a compreensão das paisagens naturais e urbanas é uma habilidade importante para entender o mundo ao nosso redor e para tomar decisões conscientes em relação ao meio ambiente e ao planejamento urbano.

  3. Materiais Extras: (1 minuto)

    • O professor sugerirá alguns materiais extras para os alunos que desejarem aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto. Esses materiais podem incluir livros infantis sobre o tema (como "A Cidade e o Campo", de Ruth Rocha), vídeos educativos disponíveis na internet (como os do canal "Mundo Bita", que abordam de maneira lúdica o tema das paisagens) e jogos interativos (como o jogo "Cidade Verde", disponível em diversos sites educativos).

    • O professor lembrará os alunos que o aprendizado não se restringe à sala de aula e que eles podem continuar explorando e aprendendo sobre as paisagens naturais e urbanas em suas casas, em seus bairros e em suas cidades.

  4. Importância do Assunto: (1 - 2 minutos)

    • Por fim, o professor destacará a importância do assunto para a vida cotidiana dos alunos. Ele explicará que, ao entender as paisagens naturais e urbanas, os alunos poderão apreciar melhor a beleza e a diversidade do mundo ao seu redor e compreender a importância de preservar as paisagens naturais e de planejar o crescimento das cidades de maneira sustentável.

    • O professor também mencionará que os conhecimentos adquiridos na aula poderão ser aplicados em outras disciplinas, como Ciências (ao estudar os ecossistemas), Artes (ao criar desenhos e pinturas de paisagens) e Língua Portuguesa (ao descrever paisagens em textos).

Este momento de conclusão é fundamental para consolidar o aprendizado, reforçar a importância do tema e motivar os alunos a continuar explorando e aprendendo. Além disso, ao conectar a teoria, as atividades práticas e as aplicações, o professor ajuda os alunos a perceberem a relevância e a utilidade do que aprenderam, incentivando-os a se tornarem aprendizes autônomos e motivados.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies