Objetivos (5 minutos)
- Compreender o conceito de tempo e espaço na perspectiva histórica, permitindo que os alunos entendam a importância de registrar e estudar eventos passados.
- Identificar e discutir ações humanas que ocorreram em diferentes tempos e espaços, desenvolvendo a habilidade de perceber a mudança e a continuidade ao longo do tempo.
- Desenvolver a capacidade de localização espacial, estimulando a percepção do espaço e a orientação geográfica como ferramentas fundamentais para a compreensão do passado e do presente.
Introdução (10 - 15 minutos)
-
Relembrando conteúdos anteriores: O professor iniciará a aula fazendo uma breve revisão dos conceitos de passado e presente, relembrando aos alunos como eles sabem que o tempo passa e as coisas mudam. Pode-se usar exemplos simples do cotidiano, como o crescimento das plantas, a troca das estações do ano, entre outros.
-
Situações-problema: O professor apresentará duas situações que serão o ponto de partida para a compreensão do tópico da aula.
- A primeira situação é a seguinte: "Imagine que vocês são arqueólogos e encontraram um objeto antigo. Como vocês saberiam de onde ele veio e de qual época ele é?"
- A segunda situação é: "Vocês estão lendo um livro sobre a vida de um personagem famoso. Como vocês sabem se essas coisas aconteceram há muito tempo ou não?"
-
Contextualização: O professor explicará que entender o tempo e o espaço é muito importante para a História, pois ajuda a entender como as pessoas viviam em diferentes épocas e lugares. Ele pode dar exemplos de como a vida hoje é diferente da vida no passado, como a tecnologia, as roupas, os meios de transporte, entre outros. Além disso, pode falar sobre a importância de conhecer a geografia de um lugar para entender sua história.
-
Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar curiosidades históricas relacionadas ao tópico da aula. Por exemplo, pode contar sobre a descoberta de fósseis de dinossauros, explicando que os cientistas usam as rochas e a posição dos fósseis para determinar a idade dos dinossauros. Outra curiosidade pode ser sobre os mapas antigos, que eram desenhados de maneira diferente dos mapas atuais, mas ainda assim ajudavam as pessoas a se localizarem e entenderem o espaço ao seu redor.
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
-
Teoria - O que é tempo e espaço na História? (5 - 10 minutos)
-
O professor explicará que o tempo é uma maneira de medir a duração dos eventos, e que na História, usamos o tempo para organizar e entender os eventos passados.
-
Ele também esclarecerá que o espaço, no contexto histórico, refere-se aos lugares onde os eventos acontecem, e que a geografia desse lugar pode influenciar a maneira como as pessoas vivem e agem.
-
Utilizando uma linguagem simples e exemplos do dia a dia, o professor ajudará os alunos a compreender esses conceitos abstratos. Ele pode, por exemplo, comparar o tempo com uma linha que vai do passado ao presente e explicar que a História é como um livro que conta a história de pessoas e lugares em diferentes tempos e espaços.
-
-
Atividade - Linha do Tempo Móvel (10 - 15 minutos)
-
Material Necessário: Folhas de papel, canetas coloridas, fita adesiva ou barbante e pregadores.
-
O professor dividirá a turma em grupos de até cinco alunos e explicará a atividade. Cada grupo irá criar uma "Linha do Tempo Móvel" para representar eventos históricos importantes.
-
O professor distribuirá para cada grupo uma folha de papel e canetas coloridas. Ele pedirá para cada grupo pensar em cinco eventos históricos que eles já conhecem (ex: descobrimento do Brasil, independência do Brasil, chegada do homem na Lua, etc).
-
Em seguida, cada grupo desenhará esses eventos em ordem cronológica na folha de papel, criando uma linha do tempo horizontal.
-
O professor explicará como usar o barbante e os pregadores para pendurar a linha do tempo em um local visível da sala de aula, permitindo que os alunos possam movimentar os eventos conforme a aula avança.
-
-
Discussão - Explorando a Linha do Tempo Móvel (5 - 10 minutos)
-
O professor pedirá que cada grupo explique seus eventos e onde eles os posicionaram na linha do tempo.
-
Ele fará perguntas para estimular a reflexão dos alunos, como: "Por que vocês acham que esse evento aconteceu antes ou depois desse outro?" ou "Como vocês acham que a geografia influenciou esse evento?"
-
Durante a discussão, o professor poderá fazer correções ou esclarecer dúvidas, reforçando os conceitos de tempo e espaço na História.
-
-
Atividade - Caça ao Tesouro Histórico (10 - 15 minutos)
-
Material Necessário: Pequenos objetos variados (como brinquedos, livros, utensílios domésticos, entre outros) embrulhados em papel pardo ou jornal, cartões com perguntas escritas à mão.
-
O professor esconderá os objetos embrulhados pela sala de aula.
-
Em cada local onde um objeto foi escondido, o professor deixará um cartão com uma pergunta sobre um evento histórico que foi discutido na linha do tempo móvel.
-
Os grupos de alunos serão desafiados a encontrar os objetos e responder as perguntas nos cartões, utilizando o conhecimento adquirido durante a aula.
-
O grupo que conseguir encontrar e responder a maior quantidade de perguntas corretamente ganhará o jogo.
-
-
Discussão - Reflexão sobre a Atividade (5 - 10 minutos)
-
Após a conclusão do jogo, o professor promoverá uma discussão em sala de aula para que os alunos reflitam sobre o que aprenderam durante a atividade.
-
Ele fará perguntas como: "Como vocês usaram o tempo e o espaço para resolver o jogo?" ou "Vocês acham que a atividade de hoje ajudou a entender melhor o que é tempo e espaço na História? Por quê?"
-
O professor encorajará os alunos a compartilhar suas opiniões e descobertas, reforçando a importância do tempo e do espaço no estudo da História.
-
Este é um modelo proposto de desenvolvimento para a aula, mas o professor pode adaptar as atividades conforme a necessidade e o ritmo dos alunos. O importante é que as atividades sejam lúdicas, interativas e promovam a reflexão e a compreensão dos conceitos de tempo e espaço na História.
Retorno (10 - 15 minutos)
-
Discussão em Grupo (5 - 7 minutos)
-
O professor reunirá todos os alunos em uma grande roda para promover uma discussão em grupo sobre as soluções e conclusões encontradas por cada equipe durante as atividades.
-
Ele pedirá que um representante de cada grupo compartilhe as respostas e reflexões de sua equipe sobre os eventos históricos representados na linha do tempo móvel e as respostas encontradas na caça ao tesouro.
-
O professor incentivará os alunos a fazerem perguntas uns aos outros e a comentarem sobre as soluções apresentadas. Isso ajudará a reforçar o entendimento do conceito de tempo e espaço na História e a valorizar a diversidade de ideias e perspectivas.
-
-
Conexão com a Teoria (3 - 5 minutos)
-
O professor fará a ligação entre as atividades práticas realizadas durante a aula e a teoria apresentada no início. Ele relembrará os conceitos de tempo e espaço na História, ressaltando como os eventos históricos são organizados em uma linha do tempo e como a geografia de um lugar pode influenciar a maneira como as pessoas vivem e agem.
-
Ele também destacará como as atividades práticas ajudaram a tornar esses conceitos mais concretos e compreensíveis para os alunos. Pode-se, por exemplo, mencionar como a manipulação dos eventos na linha do tempo móvel e a busca por objetos e respostas na caça ao tesouro permitiram aos alunos vivenciar de forma tangível a noção de tempo e espaço na História.
-
-
Reflexão Final (2 - 3 minutos)
-
Por fim, o professor proporá que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. Ele fará duas perguntas simples para orientar essa reflexão:
-
"O que vocês acharam mais interessante sobre o estudo do tempo e do espaço na História?"
-
"Como vocês podem usar o que aprenderam hoje para entender melhor os eventos que acontecem ao seu redor?"
-
-
O professor dará um minuto para que os alunos pensem sobre essas perguntas e, em seguida, convidará alguns voluntários a compartilharem suas reflexões com a turma. Isso ajudará a consolidar o aprendizado e a motivar os alunos a continuarem explorando e aprendendo sobre o tema em casa e nas futuras aulas de História.
-
Este retorno é uma etapa crucial para a consolidação do aprendizado, pois permite que os alunos revisem e apliquem os conceitos aprendidos, façam conexões com suas experiências e reflitam sobre o valor do que aprenderam. Além disso, promove a participação ativa e a interação entre os alunos, reforçando o espírito de colaboração e o respeito às diferentes perspectivas.
Conclusão (5 - 10 minutos)
-
Resumo da Aula (2 - 3 minutos)
-
O professor começará a conclusão fazendo um resumo dos principais pontos discutidos durante a aula. Ele relembrará brevemente o que significa tempo e espaço na perspectiva histórica, destacando a importância desses conceitos para a compreensão dos eventos passados e presentes.
-
Ele ressaltará como a atividade da linha do tempo móvel e a caça ao tesouro ajudaram a tornar esses conceitos mais concretos e compreensíveis para os alunos, permitindo-lhes manipular os eventos no tempo e no espaço de maneira prática e interativa.
-
-
Conexão entre Teoria, Atividades Práticas e Aplicações (1 - 2 minutos)
-
Em seguida, o professor explicará que a aula de hoje foi dividida em três partes: a introdução teórica, as atividades práticas e a discussão em grupo. Ele destacará como essas partes se conectam, reforçando a ideia de que a teoria é a base para a compreensão dos conceitos, as atividades práticas permitem a aplicação e a vivência desses conceitos, e a discussão em grupo ajuda a consolidar o aprendizado e a valorizar a diversidade de ideias e perspectivas.
-
O professor mencionará também como as atividades práticas e a discussão em grupo permitiram que os alunos aprendessem de maneira lúdica e interativa, desenvolvendo habilidades de pensamento crítico, trabalho em equipe e comunicação.
-
-
Materiais Extras (1 - 2 minutos)
-
O professor sugerirá alguns materiais extras para os alunos que desejarem aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Pode-se indicar livros de História adequados para a faixa etária dos alunos, sites educativos com jogos e atividades sobre História, e documentários ou filmes que retratem eventos históricos de maneira interessante e acessível.
-
Ele também pode sugerir que os alunos continuem explorando o conceito de tempo e espaço em seu dia a dia, observando e registrando mudanças e continuidades ao seu redor, e pesquisando sobre a história de sua cidade, país e do mundo.
-
-
Importância do Assunto (1 - 2 minutos)
-
Por fim, o professor reforçará a importância do estudo do tempo e do espaço na História, explicando que esses são conceitos fundamentais para entendermos o mundo em que vivemos. Ele pode dar exemplos de como o conhecimento do passado nos ajuda a compreender o presente e a planejar o futuro, e de como a geografia influencia a vida das pessoas e o desenvolvimento das sociedades.
-
Ele também pode mencionar que a capacidade de entender e contextualizar os eventos em relação ao tempo e ao espaço é uma habilidade valiosa em muitas áreas além da História, como a ciência, a literatura, a arte e até mesmo a vida cotidiana.
-
A conclusão é uma etapa importante para consolidar o aprendizado e motivar os alunos a continuarem explorando e aprendendo sobre o tema. Além disso, ela ajuda a reforçar a conexão entre a teoria, as atividades práticas e as aplicações, e a valorizar a importância e a relevância do que foi aprendido.