Entrar

Plano de aula de Ações Humanas: Tempo e Espaço

História

Original Teachy

'EF04HI01'

Ações Humanas: Tempo e Espaço

Objetivos (5 minutos)

  1. Compreender o conceito de tempo e espaço na perspectiva histórica, permitindo que os alunos entendam a importância de registrar e estudar eventos passados.
  2. Identificar e discutir ações humanas que ocorreram em diferentes tempos e espaços, desenvolvendo a habilidade de perceber a mudança e a continuidade ao longo do tempo.
  3. Desenvolver a capacidade de localização espacial, estimulando a percepção do espaço e a orientação geográfica como ferramentas fundamentais para a compreensão do passado e do presente.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Relembrando conteúdos anteriores: O professor iniciará a aula fazendo uma breve revisão dos conceitos de passado e presente, relembrando aos alunos como eles sabem que o tempo passa e as coisas mudam. Pode-se usar exemplos simples do cotidiano, como o crescimento das plantas, a troca das estações do ano, entre outros.

  2. Situações-problema: O professor apresentará duas situações que serão o ponto de partida para a compreensão do tópico da aula.

    • A primeira situação é a seguinte: "Imagine que vocês são arqueólogos e encontraram um objeto antigo. Como vocês saberiam de onde ele veio e de qual época ele é?"
    • A segunda situação é: "Vocês estão lendo um livro sobre a vida de um personagem famoso. Como vocês sabem se essas coisas aconteceram há muito tempo ou não?"
  3. Contextualização: O professor explicará que entender o tempo e o espaço é muito importante para a História, pois ajuda a entender como as pessoas viviam em diferentes épocas e lugares. Ele pode dar exemplos de como a vida hoje é diferente da vida no passado, como a tecnologia, as roupas, os meios de transporte, entre outros. Além disso, pode falar sobre a importância de conhecer a geografia de um lugar para entender sua história.

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar curiosidades históricas relacionadas ao tópico da aula. Por exemplo, pode contar sobre a descoberta de fósseis de dinossauros, explicando que os cientistas usam as rochas e a posição dos fósseis para determinar a idade dos dinossauros. Outra curiosidade pode ser sobre os mapas antigos, que eram desenhados de maneira diferente dos mapas atuais, mas ainda assim ajudavam as pessoas a se localizarem e entenderem o espaço ao seu redor.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Teoria - O que é tempo e espaço na História? (5 - 10 minutos)

    • O professor explicará que o tempo é uma maneira de medir a duração dos eventos, e que na História, usamos o tempo para organizar e entender os eventos passados.

    • Ele também esclarecerá que o espaço, no contexto histórico, refere-se aos lugares onde os eventos acontecem, e que a geografia desse lugar pode influenciar a maneira como as pessoas vivem e agem.

    • Utilizando uma linguagem simples e exemplos do dia a dia, o professor ajudará os alunos a compreender esses conceitos abstratos. Ele pode, por exemplo, comparar o tempo com uma linha que vai do passado ao presente e explicar que a História é como um livro que conta a história de pessoas e lugares em diferentes tempos e espaços.

  2. Atividade - Linha do Tempo Móvel (10 - 15 minutos)

    • Material Necessário: Folhas de papel, canetas coloridas, fita adesiva ou barbante e pregadores.

    • O professor dividirá a turma em grupos de até cinco alunos e explicará a atividade. Cada grupo irá criar uma "Linha do Tempo Móvel" para representar eventos históricos importantes.

    • O professor distribuirá para cada grupo uma folha de papel e canetas coloridas. Ele pedirá para cada grupo pensar em cinco eventos históricos que eles já conhecem (ex: descobrimento do Brasil, independência do Brasil, chegada do homem na Lua, etc).

    • Em seguida, cada grupo desenhará esses eventos em ordem cronológica na folha de papel, criando uma linha do tempo horizontal.

    • O professor explicará como usar o barbante e os pregadores para pendurar a linha do tempo em um local visível da sala de aula, permitindo que os alunos possam movimentar os eventos conforme a aula avança.

  3. Discussão - Explorando a Linha do Tempo Móvel (5 - 10 minutos)

    • O professor pedirá que cada grupo explique seus eventos e onde eles os posicionaram na linha do tempo.

    • Ele fará perguntas para estimular a reflexão dos alunos, como: "Por que vocês acham que esse evento aconteceu antes ou depois desse outro?" ou "Como vocês acham que a geografia influenciou esse evento?"

    • Durante a discussão, o professor poderá fazer correções ou esclarecer dúvidas, reforçando os conceitos de tempo e espaço na História.

  4. Atividade - Caça ao Tesouro Histórico (10 - 15 minutos)

    • Material Necessário: Pequenos objetos variados (como brinquedos, livros, utensílios domésticos, entre outros) embrulhados em papel pardo ou jornal, cartões com perguntas escritas à mão.

    • O professor esconderá os objetos embrulhados pela sala de aula.

    • Em cada local onde um objeto foi escondido, o professor deixará um cartão com uma pergunta sobre um evento histórico que foi discutido na linha do tempo móvel.

    • Os grupos de alunos serão desafiados a encontrar os objetos e responder as perguntas nos cartões, utilizando o conhecimento adquirido durante a aula.

    • O grupo que conseguir encontrar e responder a maior quantidade de perguntas corretamente ganhará o jogo.

  5. Discussão - Reflexão sobre a Atividade (5 - 10 minutos)

    • Após a conclusão do jogo, o professor promoverá uma discussão em sala de aula para que os alunos reflitam sobre o que aprenderam durante a atividade.

    • Ele fará perguntas como: "Como vocês usaram o tempo e o espaço para resolver o jogo?" ou "Vocês acham que a atividade de hoje ajudou a entender melhor o que é tempo e espaço na História? Por quê?"

    • O professor encorajará os alunos a compartilhar suas opiniões e descobertas, reforçando a importância do tempo e do espaço no estudo da História.

Este é um modelo proposto de desenvolvimento para a aula, mas o professor pode adaptar as atividades conforme a necessidade e o ritmo dos alunos. O importante é que as atividades sejam lúdicas, interativas e promovam a reflexão e a compreensão dos conceitos de tempo e espaço na História.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos)

    • O professor reunirá todos os alunos em uma grande roda para promover uma discussão em grupo sobre as soluções e conclusões encontradas por cada equipe durante as atividades.

    • Ele pedirá que um representante de cada grupo compartilhe as respostas e reflexões de sua equipe sobre os eventos históricos representados na linha do tempo móvel e as respostas encontradas na caça ao tesouro.

    • O professor incentivará os alunos a fazerem perguntas uns aos outros e a comentarem sobre as soluções apresentadas. Isso ajudará a reforçar o entendimento do conceito de tempo e espaço na História e a valorizar a diversidade de ideias e perspectivas.

  2. Conexão com a Teoria (3 - 5 minutos)

    • O professor fará a ligação entre as atividades práticas realizadas durante a aula e a teoria apresentada no início. Ele relembrará os conceitos de tempo e espaço na História, ressaltando como os eventos históricos são organizados em uma linha do tempo e como a geografia de um lugar pode influenciar a maneira como as pessoas vivem e agem.

    • Ele também destacará como as atividades práticas ajudaram a tornar esses conceitos mais concretos e compreensíveis para os alunos. Pode-se, por exemplo, mencionar como a manipulação dos eventos na linha do tempo móvel e a busca por objetos e respostas na caça ao tesouro permitiram aos alunos vivenciar de forma tangível a noção de tempo e espaço na História.

  3. Reflexão Final (2 - 3 minutos)

    • Por fim, o professor proporá que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. Ele fará duas perguntas simples para orientar essa reflexão:

      1. "O que vocês acharam mais interessante sobre o estudo do tempo e do espaço na História?"

      2. "Como vocês podem usar o que aprenderam hoje para entender melhor os eventos que acontecem ao seu redor?"

    • O professor dará um minuto para que os alunos pensem sobre essas perguntas e, em seguida, convidará alguns voluntários a compartilharem suas reflexões com a turma. Isso ajudará a consolidar o aprendizado e a motivar os alunos a continuarem explorando e aprendendo sobre o tema em casa e nas futuras aulas de História.

Este retorno é uma etapa crucial para a consolidação do aprendizado, pois permite que os alunos revisem e apliquem os conceitos aprendidos, façam conexões com suas experiências e reflitam sobre o valor do que aprenderam. Além disso, promove a participação ativa e a interação entre os alunos, reforçando o espírito de colaboração e o respeito às diferentes perspectivas.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo da Aula (2 - 3 minutos)

    • O professor começará a conclusão fazendo um resumo dos principais pontos discutidos durante a aula. Ele relembrará brevemente o que significa tempo e espaço na perspectiva histórica, destacando a importância desses conceitos para a compreensão dos eventos passados e presentes.

    • Ele ressaltará como a atividade da linha do tempo móvel e a caça ao tesouro ajudaram a tornar esses conceitos mais concretos e compreensíveis para os alunos, permitindo-lhes manipular os eventos no tempo e no espaço de maneira prática e interativa.

  2. Conexão entre Teoria, Atividades Práticas e Aplicações (1 - 2 minutos)

    • Em seguida, o professor explicará que a aula de hoje foi dividida em três partes: a introdução teórica, as atividades práticas e a discussão em grupo. Ele destacará como essas partes se conectam, reforçando a ideia de que a teoria é a base para a compreensão dos conceitos, as atividades práticas permitem a aplicação e a vivência desses conceitos, e a discussão em grupo ajuda a consolidar o aprendizado e a valorizar a diversidade de ideias e perspectivas.

    • O professor mencionará também como as atividades práticas e a discussão em grupo permitiram que os alunos aprendessem de maneira lúdica e interativa, desenvolvendo habilidades de pensamento crítico, trabalho em equipe e comunicação.

  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos)

    • O professor sugerirá alguns materiais extras para os alunos que desejarem aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Pode-se indicar livros de História adequados para a faixa etária dos alunos, sites educativos com jogos e atividades sobre História, e documentários ou filmes que retratem eventos históricos de maneira interessante e acessível.

    • Ele também pode sugerir que os alunos continuem explorando o conceito de tempo e espaço em seu dia a dia, observando e registrando mudanças e continuidades ao seu redor, e pesquisando sobre a história de sua cidade, país e do mundo.

  4. Importância do Assunto (1 - 2 minutos)

    • Por fim, o professor reforçará a importância do estudo do tempo e do espaço na História, explicando que esses são conceitos fundamentais para entendermos o mundo em que vivemos. Ele pode dar exemplos de como o conhecimento do passado nos ajuda a compreender o presente e a planejar o futuro, e de como a geografia influencia a vida das pessoas e o desenvolvimento das sociedades.

    • Ele também pode mencionar que a capacidade de entender e contextualizar os eventos em relação ao tempo e ao espaço é uma habilidade valiosa em muitas áreas além da História, como a ciência, a literatura, a arte e até mesmo a vida cotidiana.

A conclusão é uma etapa importante para consolidar o aprendizado e motivar os alunos a continuarem explorando e aprendendo sobre o tema. Além disso, ela ajuda a reforçar a conexão entre a teoria, as atividades práticas e as aplicações, e a valorizar a importância e a relevância do que foi aprendido.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies