Entrar

Plano de aula de Formação do Território Brasileiro

História

Original Teachy

'EF04HI10'

Formação do Território Brasileiro

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Entender a formação do território brasileiro: Os alunos devem ser capazes de compreender como o Brasil se formou, desde a época do descobrimento até os dias atuais. Eles devem ser capazes de identificar quais foram os povos que habitaram o território brasileiro em diferentes períodos da história e como esses povos contribuíram para a formação do Brasil.
  2. Identificar as fases da colonização do Brasil: Os alunos devem ser capazes de identificar as principais fases da colonização do Brasil, desde a chegada dos portugueses até a independência. Eles devem entender como a colonização influenciou a cultura, a economia e a sociedade brasileira.
  3. Reconhecer a importância da diversidade cultural no Brasil: Os alunos devem aprender a valorizar a diversidade cultural do Brasil, reconhecendo a contribuição dos diferentes povos que formaram o país. Eles devem entender que a diversidade cultural é uma das principais riquezas do Brasil e que devemos respeitar e valorizar as diferenças.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos prévios: O professor inicia a aula relembrando aos alunos sobre os conceitos de História e de tempo histórico, que foram abordados em aulas anteriores. Ele pode fazer perguntas simples para os alunos, como "O que é História?" e "Como nós sabemos o que aconteceu no passado?". Essas perguntas ajudarão a engajar os alunos e a prepará-los para o novo conteúdo que será apresentado.

  2. Situações-problema: O professor propõe duas situações-problema para os alunos, a fim de despertar o interesse deles pelo assunto:

    • "Vocês já se perguntaram por que no Brasil se fala português e não espanhol, como nos outros países da América do Sul?"
    • "Vocês já pararam para pensar por que no Brasil temos uma grande diversidade de povos e culturas, com pessoas de diferentes origens, como indígenas, africanos, europeus, asiáticos, entre outros?"
  3. Contextualização: O professor explica aos alunos que para entender as respostas para essas situações-problema, é importante conhecer a história do Brasil, desde o seu descobrimento até os dias atuais. Ele pode mencionar que o Brasil foi colonizado por portugueses, que trouxeram a língua portuguesa, e que ao longo dos séculos, o país recebeu imigrantes de diversas partes do mundo, o que contribuiu para a formação da nossa diversidade cultural.

  4. Introdução ao tópico: O professor introduz o tópico da aula, a formação do território brasileiro, de maneira lúdica e interessante. Ele pode, por exemplo, mostrar no mapa-múndi a localização do Brasil e destacar que ele é o maior país da América do Sul. Além disso, pode mencionar curiosidades, como o fato de que o Brasil já foi colonizado por outros povos, além dos portugueses, como os holandeses e os franceses, e que essa diversidade de colonizadores contribuiu para a formação da nossa cultura.

  5. Ganhar a atenção dos alunos: Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode contar duas histórias curtas, mas interessantes, relacionadas ao tema da aula:

    • A história de Pedro Álvares Cabral e do descobrimento do Brasil.
    • A história da vinda dos imigrantes europeus para o Brasil, no final do século XIX e início do século XX, e de como eles contribuíram para a nossa cultura.

O professor deve encorajar os alunos a fazerem perguntas e a compartilharem suas próprias histórias e experiências relacionadas ao tema da aula. Isso ajudará a tornar a aula mais interativa e significativa para eles.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Sugestão 1: "Caminhando pela história do Brasil"

  1. Divisão da turma em grupos: O professor organiza os alunos em grupos de até cinco alunos. Cada grupo receberá uma tira de papel Kraft grande (ou várias folhas de papel ofício unidas com fita adesiva) e um conjunto de canetinhas coloridas.

  2. Explicação da atividade: O professor explica que cada grupo será responsável por desenhar uma linha do tempo da história do Brasil na tira de papel Kraft. A linha do tempo deve conter os principais eventos da história do Brasil, desde o descobrimento até os dias atuais. Os alunos também devem incluir desenhos e palavras-chave para ilustrar os eventos.

  3. Início da atividade: O professor distribui a tira de papel Kraft e as canetinhas para cada grupo. Ele então inicia a caminhada pela história do Brasil, explicando os principais eventos e episódios históricos de maneira simplificada e adequada à idade dos alunos. Após cada explicação, o professor dá um tempo para os grupos desenharem e escreverem o que foi explicado.

  4. Rotação dos grupos: Após cada parada, os grupos são convidados a passar para a próxima parte da linha do tempo. Dessa forma, a atividade se torna dinâmica e engajadora.

  5. Finalização da atividade: Ao final da atividade, cada grupo apresenta a sua linha do tempo para a turma, explicando o que foi desenhado e escrito. Isso permite que os alunos aprendam uns com os outros e reforcem os conceitos aprendidos.

Sugestão 2: "Jogo da diversidade cultural"

  1. Divisão da turma em grupos: Novamente, o professor organiza os alunos em grupos de até cinco alunos. Cada grupo receberá um conjunto de cartas contendo informações sobre diferentes povos e culturas que contribuíram para a formação do Brasil.

  2. Explicação da atividade: O professor explica que cada grupo deve, em rodadas, escolher uma carta e ler a informação contida nela. Eles devem então discutir e identificar como essa cultura contribuiu para a formação do Brasil. Por exemplo, uma carta pode falar sobre o povo indígena e sua influência na língua, na culinária e nas tradições brasileiras.

  3. Início da atividade: O professor distribui as cartas para cada grupo e inicia o jogo. Ele faz a leitura da primeira carta e dá um tempo para o grupo discutir e identificar as contribuições daquela cultura para o Brasil.

  4. Rotação dos grupos: Após cada rodada, os grupos passam as cartas para o grupo ao lado, garantindo que todas as cartas sejam lidas e discutidas pelos alunos.

  5. Finalização da atividade: Ao final da atividade, o professor promove uma discussão em sala de aula, perguntando para cada grupo sobre as culturas que discutiram. Isso permite que todos os alunos aprendam sobre as diferentes culturas que formaram o Brasil.

O professor deve escolher uma das sugestões de atividades, levando em consideração as necessidades e características de sua turma. Ambas as atividades são lúdicas e envolvem a participação ativa dos alunos, o que torna o processo de aprendizagem mais significativo e divertido para eles.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em grupo: O professor reúne todos os alunos em um grande círculo e promove uma discussão em grupo sobre as soluções ou conclusões encontradas por cada grupo durante as atividades. Ele pode pedir que um representante de cada grupo compartilhe o que eles aprenderam durante a construção da linha do tempo ou durante o jogo da diversidade cultural. O professor deve encorajar todos os alunos a participarem da discussão, fazendo perguntas e expressando suas opiniões.

  2. Conexão com a teoria: O professor então faz a conexão entre as atividades práticas e a teoria apresentada no início da aula. Ele reforça os principais conceitos aprendidos, explicando como a formação do território brasileiro e a diversidade cultural do país estão interligados. O professor pode utilizar o material produzido pelos alunos durante as atividades para ilustrar seus pontos, como as linhas do tempo desenhadas pelos grupos ou as cartas do jogo da diversidade cultural.

  3. Reflexão individual: Para finalizar, o professor propõe que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. Para isso, ele faz duas perguntas simples, que os alunos devem responder mentalmente:

    • "Qual foi a parte mais interessante da aula de hoje, e por quê?"
    • "O que você aprendeu hoje que não sabia antes?"
  4. Compartilhamento das reflexões: Após um minuto de reflexão, o professor convida os alunos a compartilharem suas respostas, se sentirem confortáveis. Ele enfatiza que não há respostas certas ou erradas, e que o importante é refletir sobre o que foi aprendido. Esta etapa permite ao professor avaliar o impacto da aula e identificar quais pontos precisam ser reforçados em aulas futuras.

  5. Agradecimento e encerramento: O professor agradece a participação de todos e encerra a aula, incentivando os alunos a continuarem explorando e aprendendo sobre a história do Brasil.

O retorno é uma etapa crucial para consolidar o aprendizado dos alunos, pois permite que eles reflitam sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas. Além disso, promove a autoavaliação e a expressão de ideias, habilidades importantes para o desenvolvimento dos alunos.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo da Aula: O professor inicia a conclusão resumindo os principais pontos abordados durante a aula. Ele reforça a ideia de que a formação do território brasileiro é resultado de um longo processo histórico, que começou com o descobrimento por Pedro Álvares Cabral e a colonização pelos portugueses, mas que também envolveu a presença de outros povos e culturas, como os indígenas, africanos e imigrantes de diversas partes do mundo. Ele destaca a importância da diversidade cultural no Brasil, que é uma das principais riquezas do país.

  2. Conexão entre Teoria e Prática: O professor então explica como as atividades práticas realizadas durante a aula ajudaram a reforçar a compreensão dos alunos sobre o tema. Ele destaca que a construção da linha do tempo e o jogo da diversidade cultural permitiram aos alunos visualizar de maneira concreta e lúdica como o Brasil foi formado e como a diversidade cultural se manifesta no país. Além disso, essas atividades estimularam o trabalho em equipe, a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.

  3. Materiais Extras: O professor sugere alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Ele pode indicar livros infantis que contam a história do Brasil de maneira simplificada e adequada à idade dos alunos, como "Histórias do Brasil para crianças" de Ana Maria Machado. Além disso, pode sugerir sites, jogos educativos e documentários que tratam da história do Brasil, como o site "História do Brasil para crianças" (http://www.historiadobrasil.net/), o jogo "Descobrindo o Brasil" (https://www.descobrindoobrasil.com/) e o documentário "Brasil: Uma História - A colonização" disponível no YouTube.

  4. Importância do Assunto para a Vida Diária: Por fim, o professor destaca a importância do assunto abordado para a vida diária dos alunos. Ele explica que entender a formação do território brasileiro e a diversidade cultural do país ajuda os alunos a compreenderem melhor a sociedade em que vivem, a respeitar e valorizar as diferenças culturais e a se reconhecerem como parte de uma nação com uma história rica e diversa. Além disso, o conhecimento de história é fundamental para a formação de cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade.

  5. Encerramento: O professor encerra a aula reforçando a importância do estudo da história e convidando os alunos a continuarem explorando e aprendendo sobre o Brasil e o mundo. Ele ressalta que a história é um assunto fascinante e que cada descoberta e aprendizado feito pelos alunos contribui para a formação de um cidadão mais informado, crítico e consciente de sua história e de seu lugar no mundo.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies