Entrar

Plano de aula de Meios e Comunicação

História

Original Teachy

'EF04HI08'

Meios e Comunicação

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Meios e Comunicação

Palavras ChaveMeios de Comunicação, Evolução Tecnológica, História, Atividades Práticas, Cinejornal, Correio Telegráfico, Rádio Retro, Discussão em Grupo, Impacto Social, Metodologia de Sala de Aula Invertida
Materiais NecessáriosPapel, Lápis de cor, Cartolina, Revistas antigas, Gravadores de voz, Dispositivos móveis para gravação, Lanternas, Materiais para efeitos sonoros
Códigos BNCCEF04HI08: Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação) e discutir seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais.
Ano Escolar4º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória Geral

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para direcionar o foco dos alunos para as competências que serão desenvolvidas durante a aula. Ao estabelecer claramente o que se espera alcançar, os alunos podem melhor direcionar seus esforços de aprendizado. Esta etapa também serve para alinhar as expectativas e garantir que tanto o professor quanto os alunos estejam cientes dos resultados de aprendizado desejados.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificar e descrever as mudanças e evoluções nos meios de comunicação ao longo da história.

2. Fomentar uma discussão sobre como essas mudanças nos meios de comunicação impactam diferentes grupos sociais.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos por assuntos históricos e de evolução tecnológica.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos e conectar o conteúdo que eles estudaram em casa com o mundo real. As situações-problema estimulam o pensamento crítico e a aplicação do conhecimento prévio, enquanto a contextualização destaca a relevância histórica e social dos meios de comunicação. Isso prepara o terreno para uma discussão mais aprofundada e aplicação prática durante as atividades em sala.

Situações Problema

1. Imagine que você vive em tempos onde não há telefones celulares, internet ou televisão. Como você acha que as pessoas se comunicavam com amigos e familiares que moravam longe?

2. Pense em um evento importante que aconteceu no passado, como a chegada do homem à lua. Como as pessoas de diferentes partes do mundo ficaram sabendo desse evento naquela época?

Contextualização

Para entender a importância dos meios de comunicação ao longo da história, podemos comparar a situação atual, onde as notícias e informações são transmitidas instantaneamente globalmente, com o passado, onde as notícias demoravam dias, semanas ou até meses para chegar a diferentes partes do mundo. Por exemplo, a invenção do telégrafo em 1837 revolucionou a comunicação ao permitir a transmissão de mensagens a longas distâncias em questão de minutos, o que antes levava dias ou semanas por correio ou mensageiros.

Desenvolvimento

Duração: (65 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e criativa o conhecimento adquirido sobre os meios de comunicação. Ao trabalhar em grupos, eles desenvolvem habilidades de colaboração, apresentação e pensamento crítico. Cada atividade proposta visa imergir os alunos em um contexto histórico específico, onde eles devem utilizar materiais e tecnologias da época para recriar e entender os meios de comunicação habituais, facilitando assim uma aprendizagem profunda e significativa.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Cinejornal do Passado

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Compreender e recriar os meios de comunicação de uma época específica, desenvolvendo habilidades de pesquisa e apresentação.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas. Cada grupo representará uma 'agência de notícias' dos anos 1930. Eles deverão criar um cinejornal, utilizando materiais como papel, lápis de cor e cartolina para simular notícias da época, como a ascensão de Hitler na Alemanha ou a Grande Depressão nos Estados Unidos. O objetivo é que eles criem um produto que seja informativo, mas também reflita a tecnologia e os meios de comunicação da época.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Explique o contexto histórico e tecnológico dos anos 1930 brevemente.

  • Forneça materiais como papel, lápis de cor, cartolina e revistas antigas para inspiração.

  • Cada grupo deve escolher duas notícias importantes da época e criar um 'cinejornal' visual, que pode ser uma combinação de desenhos, textos e títulos.

  • Os alunos deverão apresentar seu cinejornal para a classe, simulando uma transmissão ao vivo daquela época, utilizando a linguagem e o estilo de apresentação típicos dos noticiários da década de 1930.

Atividade 2 - Correio Telegráfico

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Entender a importância do código Morse e do telégrafo na comunicação histórica, além de promover trabalho em equipe e coordenação.

- Descrição: Os alunos, organizados em grupos, vão simular uma sala de operações de telegrafia dos anos 1800. Cada grupo terá a tarefa de decodificar uma mensagem telegráfica histórica e, em seguida, enviar uma mensagem codificada para outro grupo, usando um código Morse simplificado. Eles usarão lanternas para simular a transmissão da mensagem. O desafio é completar a transmissão da mensagem antes que a música pare, em um ritmo que simula a velocidade do telegrafista profissional.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Explique o funcionamento básico do código Morse e mostre um exemplo de mensagem codificada.

  • Dê a cada grupo uma mensagem codificada que eles devem decodificar.

  • Após decodificar a mensagem, cada grupo deve codificar uma nova mensagem e enviá-la para outro grupo usando lanternas como 'telegrafistas'.

  • Os grupos devem tentar completar a transmissão antes que a música termine, o que simboliza a velocidade de transmissão do telegrafista.

Atividade 3 - Rádio Retro

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar a evolução da comunicação através do rádio e desenvolver habilidades de comunicação e criatividade.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão criar um programa de rádio que remete aos anos 1950. Cada grupo será responsável por desenvolver uma pequena peça de rádio, incluindo locução, efeitos sonoros (que podem ser feitos utilizando materiais simples disponíveis em sala), e anúncios publicitários da época. O objetivo é imergir os alunos no ambiente de produção de rádio daquela década.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5.

  • Introduza o contexto histórico e tecnológico dos anos 1950.

  • Forneça acesso a gravadores de voz ou permita que os alunos usem seus dispositivos móveis para gravar.

  • Cada grupo deve preparar uma pequena peça de rádio, que pode ser um drama, uma comédia ou um anúncio, respeitando o estilo e linguagem da década de 1950.

  • Os grupos apresentarão suas peças para a classe, que votará na melhor produção baseada na qualidade da apresentação e fidelidade ao estilo da época.

Retorno

Duração: (20 - 30 minutos)

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos articulem e reflitam sobre o conhecimento adquirido durante as atividades práticas. A discussão em grupo ajuda a consolidar a aprendizagem, permitindo que os alunos compartilhem perspectivas e entendimentos diferentes. Além disso, as perguntas-chave propostas visam aprofundar a compreensão dos alunos sobre a evolução dos meios de comunicação e seu impacto na sociedade, promovendo uma reflexão crítica sobre a importância da comunicação em diferentes contextos históricos e sociais.

Discussão em Grupo

Após a conclusão das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a discussão com uma breve introdução: 'Agora que todos tiveram a oportunidade de explorar diferentes meios de comunicação do passado, vamos compartilhar nossas descobertas e experiências. Cada grupo terá alguns minutos para apresentar o que criou e discutir como esses meios de comunicação podem ter impactado diferentes grupos sociais na época. Vamos ouvir atentamente e depois teremos tempo para perguntas e comentários.'

Perguntas Chave

1. Como os diferentes meios de comunicação do passado afetaram a maneira como as pessoas se comunicavam e recebiam informações?

2. De que maneira a evolução dos meios de comunicação influenciou a sociedade e a cultura da época?

3. Pode-se fazer uma conexão entre os meios de comunicação do passado e os atuais? Como isso afeta a forma como nos comunicamos hoje?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da etapa de Conclusão é consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos tenham compreendido os conceitos chave da aula e possam articular a importância dos meios de comunicação de forma clara. Além disso, visa reforçar a ligação entre teoria e prática, demonstrando como os conhecimentos adquiridos podem ser aplicados e são relevantes para a vida diária e acadêmica dos alunos.

Resumo

Na etapa de Conclusão, o professor deve resumir e recapitular os principais pontos abordados sobre os meios de comunicação, enfatizando as mudanças e evoluções observadas ao longo da história, e discutindo seu impacto em diferentes grupos sociais. É importante que os alunos possam conectar as atividades práticas realizadas em sala com o conteúdo teórico estudado, reforçando o aprendizado.

Conexão com a Teoria

O professor deve explicar como as atividades práticas, como a criação de cinejornais, simulação de salas de telegrafia e produção de rádio, ajudaram a aplicar e solidificar a teoria estudada previamente em casa. Destacar como a metodologia de sala de aula invertida permitiu uma aprendizagem mais eficaz ao permitir que os alunos explorassem e experimentassem, de forma criativa, os conceitos históricos dos meios de comunicação.

Fechamento

Por fim, o professor deve discutir a importância dos meios de comunicação na vida cotidiana, passada e presente, e como o entendimento desses meios contribui para uma cidadania informada e crítica. Esta reflexão final visa garantir que os alunos percebam a relevância do que aprenderam para além do contexto escolar, influenciando suas interações e entendimentos no mundo real.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies