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Plano de aula de Deslocamentos e Localização: Malhas Quadriculadas

Matemática

Original Teachy

'EF04MA16'

Deslocamentos e Localização: Malhas Quadriculadas

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Deslocamentos e Localização: Malhas Quadriculadas

Palavras ChaveMalhas quadriculadas, Deslocamentos, Localização, Mapas, Jogos, Orientação espacial, Trabalho em equipe, Problemas práticos, Matemática interativa, Atividades lúdicas, Comunicação, Estratégias de deslocamento, Unidades de medida
Materiais NecessáriosPapéis quadriculados, Papéis adesivos, Marcadores, Réguas, Tesouras, Papéis em branco, Papéis coloridos, Fitas adesivas
Códigos BNCCEF04MA16: Descrever deslocamentos e localização de pessoas e de objetos no espaço, por meio de malhas quadriculadas e representações como desenhos, mapas, planta baixa e croquis, empregando termos como direita e esquerda, mudanças de direção e sentido, intersecção, transversais, paralelas e perpendiculares.
Ano Escolar4º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaGeometria

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5-10 minutos)

A etapa de Objetivos é essencial para direcionar o foco tanto dos alunos quanto do professor sobre o que será aprendido e praticado durante a aula. Ao estabelecer claramente os objetivos, os alunos podem melhor compreender a importância do tópico e como ele se aplica em situações práticas. Isso facilita a preparação e a participação ativa dos estudantes nas atividades propostas, garantindo uma maior eficácia no processo de ensino e aprendizagem.

Objetivos principais:

1. Desenvolver a habilidade de localização e orientação espacial dos alunos, permitindo que descrevam e localizem pontos específicos em malhas quadriculadas.

2. Capacitar os alunos a identificar e descrever trajetos e caminhos entre dois pontos em uma malha quadriculada, utilizando termos de orientação (como 'norte', 'sul', 'leste' e 'oeste') e unidades de medida.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar o raciocínio lógico e matemático dos alunos ao resolver problemas de localização e deslocamento.

Introdução

Duração: (15-20 minutos)

A Introdução serve para engajar os alunos e revisar o conhecimento prévio sobre o tema, utilizando situações problema que estimulem a aplicação prática dos conceitos de deslocamento e localização em malhas quadriculadas. Além disso, ao contextualizar a relevância do tema com exemplos do cotidiano e curiosidades, os alunos conseguem visualizar a aplicação prática do que aprenderam, aumentando assim o interesse e a motivação para a aula.

Situações Problema

1. Imagine que você está em um jogo de tabuleiro gigante, onde cada quadrado do chão é como uma malha quadriculada. Se você precisasse chegar do quadrado 2,3 até o quadrado 5,8, como você poderia descrever o caminho para seus amigos que estão em pontos diferentes?

2. Pensem em uma cidade vista de cima, onde as ruas e quarteirões formam uma grande malha quadriculada. Se alguém estiver em um ponto conhecido, como a praça central (3,5) e precisar chegar ao cinema (7,9), quais direções essa pessoa deve seguir?

Contextualização

As malhas quadriculadas estão presentes em diversos aspectos do nosso dia a dia, desde mapas que usamos para nos orientar até jogos e planejamento urbano. Por exemplo, engenheiros usam malhas para projetar edifícios em cidades, e os GPS utilizam conceitos de malhas para traçar rotas. O entendimento dessas estruturas ajuda não só na matemática, mas também em habilidades práticas como seguir direções corretamente e entender mapas.

Desenvolvimento

Duração: (75-80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e interativa os conceitos de deslocamento e localização em malhas quadriculadas que estudaram previamente. Por meio de atividades lúdicas e desafiadoras, os alunos têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades de resolução de problemas, trabalho em equipe e aplicação de conhecimentos matemáticos em contextos do mundo real. Esta etapa, ao ser a mais longa, visa consolidar o aprendizado por meio da prática ativa e da colaboração entre pares.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - O Mistério do Mapa dos Piratas

> Duração: (60-70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de comunicação, trabalho em equipe e aplicação prática de conceitos de deslocamento em malhas quadriculadas.

- Descrição: Os alunos são divididos em grupos de até 5 pessoas. Cada grupo recebe um 'mapa do tesouro' que é, na verdade, uma grande malha quadriculada desenhada em papel quadriculado. Em um canto do mapa está marcado o 'X' que indica o tesouro, e no outro canto um ponto de partida. O desafio é que, entre o ponto de partida e o tesouro, há obstáculos (desenhados por um dos membros do grupo) que só podem ser atravessados seguindo instruções precisas de direção e número de passos.

- Instruções:

  • Cada grupo recebe um mapa quadriculado e um conjunto de obstáculos desenhados em papel adesivo.

  • Um membro do grupo, escolhido aleatoriamente, é responsável por olhar o mapa e guiar verbalmente os outros membros até o tesouro, usando termos de direção e contando os passos.

  • Os demais membros do grupo devem desenhar o caminho descrito em um papel em branco que servirá como 'mapa final'.

  • O mapa final deve ser comparado com o original para verificar a precisão das instruções.

  • Cada grupo tem 30 minutos para completar o desafio.

Atividade 2 - Cidade Matemágica

> Duração: (60-70 minutos)

- Objetivo: Promover o entendimento de deslocamentos eficientes e conexões urbanas, além de fortalecer habilidades de planejamento e execução em grupo.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos transformam a sala de aula em uma grande cidade de papel quadriculado. Cada grupo recebe um setor da cidade para construir, incluindo edifícios, ruas e parques. O desafio é conectar corretamente os setores da cidade de modo que o caminho mais curto entre dois pontos seja determinado com precisão, considerando pontos de referência fixos como 'torres' em cada setor.

- Instruções:

  • Divida a sala em seções e distribua o papel quadriculado para cada grupo.

  • Cada grupo deve construir uma parte da cidade, desenhando edifícios, ruas e parques.

  • Determine 'torres' em pontos estratégicos de cada setor que servirão como referência para a localização.

  • Os grupos devem então conectar suas cidades, garantindo que as ruas formem trajetos que permitam o deslocamento eficiente entre os setores.

  • Ao final, teste os trajetos com um 'passeio' de um grupo por toda a cidade, medindo o tempo de deslocamento e comparando com mapas reais.

Atividade 3 - Corrida Espacial

> Duração: (60-70 minutos)

- Objetivo: Fomentar o planejamento estratégico, a tomada de decisões e a aplicação de conceitos matemáticos em um contexto lúdico e colaborativo.

- Descrição: Os alunos, em grupos, simulam uma corrida espacial onde devem traçar o melhor caminho para 'navegar' pelos planetas de uma grande malha quadriculada no chão. Cada planeta tem diferentes obstáculos e recursos que influenciam a decisão de trajeto. O objetivo é alcançar o planeta final, marcado como 'base de resgate', utilizando o menor número de 'combustível' (papel colorido) possível.

- Instruções:

  • Prepare no chão da sala uma grande malha quadriculada com diferentes 'planetas' marcados em quadrados específicos, cada um com um desafio ou recurso especial.

  • Distribua entre os grupos 'combustível' (papel colorido) que eles devem usar para 'viajar' entre os planetas.

  • Cada grupo deve planejar seu trajeto, considerando os desafios e recursos de cada planeta, e anotar em um mapa o caminho escolhido.

  • Os grupos, então, executam o trajeto, movendo-se na malha quadriculada e coletando informações sobre a eficácia do planejamento.

  • O grupo que chegar à 'base de resgate' com o menor gasto de 'combustível' vence a corrida.

Retorno

Duração: (15-20 minutos)

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos reflitam sobre o aprendizado adquirido durante as atividades práticas e discutam as estratégias utilizadas com seus colegas. Isso não só consolida o conhecimento, mas também promove habilidades de comunicação e argumentação, essenciais para a compreensão plena dos conceitos matemáticos abordados e para o desenvolvimento de uma mentalidade crítica e colaborativa.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor deve reunir todos os alunos e introduzir a atividade com a seguinte frase: 'Hoje tivemos a oportunidade de explorar como descrever e localizar pontos em malhas quadriculadas de maneira prática e divertida. Agora, vamos compartilhar nossas experiências e descobertas. Cada grupo terá a chance de explicar o desafio que enfrentou, como resolveu os problemas e que estratégias usou para chegar às soluções. Vamos começar com o grupo que explorou o 'Mistério do Mapa dos Piratas.'

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios que seu grupo enfrentou ao navegar pela malha quadriculada e como vocês os superaram?

2. Como a utilização de termos de direção e unidades de medida ajudou na precisão dos seus deslocamentos?

3. Houve alguma situação em que vocês precisaram ajustar seu plano original? Como isso afetou o resultado final?

Conclusão

Duração: (5-10 minutos)

A etapa de Conclusão serve para reforçar e sintetizar os conhecimentos adquiridos, garantindo que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada dos conteúdos trabalhados. Além disso, ao destacar a aplicabilidade dos conceitos estudados, motiva-se os alunos a perceberem a matemática como uma ferramenta útil e relevante em diversas situações práticas.

Resumo

Na conclusão da aula, é essencial resumir os principais pontos abordados, como a habilidade de localizar e descrever pontos em malhas quadriculadas, a identificação de trajetos e caminhos, e o uso de termos de orientação e unidades de medida. Este resumo ajuda a consolidar o conhecimento adquirido e a garantir que todos os alunos compreenderam os conceitos fundamentais.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, a conexão entre teoria e prática foi estabelecida através de atividades interativas e contextualização com situações do cotidiano. Os alunos puderam aplicar diretamente o conhecimento teórico em cenários práticos, como o jogo do tesouro e a construção de cidades, o que permitiu uma compreensão mais profunda e significativa do conteúdo matemático.

Fechamento

Por fim, é importante destacar a relevância dos conceitos de deslocamento e localização em malhas quadriculadas no dia a dia, seja ao seguir mapas, planejar rotas ou jogar jogos que envolvam estratégia espacial. Essas habilidades são essenciais tanto para o desenvolvimento acadêmico dos alunos quanto para suas competências práticas em situações reais.

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